PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Muita gente só vem a descobrir que ordenhar uma vaca não é tão fácil quanto parece quando já está frente a frente com o úbere dela. Antes de começar a ordenha, amarre a cabeça dela a fim de que ela não se afaste. Outro preparativo importante é limpar o úbere, sentar-se num banco resistente e lubrificar cada teta individualmente. Esprema a teta desde a base num movimento descendente, e extraia o leite num balde.

Método 1
Método 1 de 3:

Prendendo a vaca e limpando o úbere

PDF download Baixe em PDF
  1. A vaca deve estar encabrestada e ser amarrada a um poste ou uma viga bem firmes. Ponha-a num ambiente tranquilo, silencioso. O animal estar ansioso ou amedrontado dificultará muito o processo, tornando-o mais desagradável tanto para ele quanto para o ordenhador. [1]
    • Se sua fazenda dispõe de uma barreira de estabulação (estrutura similar a uma caixa de madeira à qual é presa a cabeça da vaca para facilitar a ordenha, vacinação, marcação etc.), você poderá conduzir o procedimento com mais segurança.
    • Barreiras de estabulação mais sofisticadas têm uma barra ou alavanca lateral às quais se prendem traves de madeira ou metal em torno do pescoço do bovino, imobilizando-o. Em estruturas mais rudimentares, essa trave é substituída por uma ripa ou uma corda.
  2. Ao aproximar-se do úbere, fale com ela num tom baixo, suave e acariciando-a no flanco, o que permite que ela saiba onde você está. Não faça movimentos repentinos. O objetivo é que ela conheça sua posição em todos os momentos: se for surpreendida, pode escoiceá-lo ou pisoteá-lo.
    • Enrolar a cauda em torno da pata da vaca a impedirá de escoiceá-lo. O pelo da cauda não tem boa aderência e se soltará espontaneamente em questão de minutos.
  3. Conforme o dia avança, o úbere se suja de grama, feno e terra. Lave-o antes de começar a ordenha para impedir que a sujeira — bem como quaisquer bactérias alojadas ali — contamine o leite. [2]
    • Fazer a lavagem com água morna faz com que o leite seja extraído mais facilmente.
  4. Não faça a ordenha com as tetas ainda úmidas, posto que o sabão pode pingar no balde e contaminar o leite. [3] Seque-as com um trapo macio e limpo de algodão.
    • Evite arranhar ou irritar as tetas durante a secagem. Trata-se de uma região sensível, na qual qualquer incômodo pode levar a vaca a agitar-se ou desferir um coice.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Ordenhando a vaca à mão

PDF download Baixe em PDF
  1. Mãos humanas carregam bactérias que, se transmitidas ao bovino, podem ser prejudiciais. Para que tanto você quanto a vaca continuem com a saúde em dia, e também para evitar ferir o úbere com a aspereza da sua pele, vista um par de luvas de látex antes de começar. [4] Quem prefere não usar luvas pode lubrificar as mãos com vaselina no intuito de minimizar a fricção.
    • Há pessoas que preferem lubrificar o úbere com pomada para a ordenha, que, a exemplo da vaselina, reduz a fricção entre a mão e as tetas. Essa pomada é geralmente vendida em lojas especializadas em fazendas e suprimentos agropecuários.
  2. Depurar é o ato de espremer cada teta (como se estivesse a ordenhá-la) com vistas a livrar os dutos lactíferos do leite inicial e expulsar a sujeira ou as bactérias que este possa conter. [5] Não despeje no balde o leite da etapa depurativa, que é geralmente impuro e impróprio para o consumo.
  3. Sua função é reter o leite estilado. [6] O ideal seria posicionar o balde entre as pernas — o que requer certa prática, mas pode ser feito com conforto e facilidade. Essa posição minimiza as chances de que a vaca faça tombar o balde de leite.
    • Algumas vacas apenas ficam no lugar se lhes é oferecido feno ou algum tipo de grão para ruminar enquanto o ordenhador trabalha. Se estiver lidando com uma dessas vacas mimadas, fique de olho na comida e esteja as postos para restitui-la; na escassez de comida, ela ficará inquieta de dificultará a ordenha.
  4. Fique numa posição que permita que você se afaste rapidamente caso ela se torne agressiva. Se você se sentar num banco para fazer a ordenha, deixe-o bem próximo da vaca. É importante que você fique assim — praticamente debaixo dela — para haver a menor distância possível entre o balde e o úbere. [7]
    • Não é seguro sentar-se de pernas cruzadas no solo, posição na qual a vaca poderia pisoteá-lo ou escoiceá-lo facilmente.
  5. Escolha duas que sejam diagonais entre si (a dianteira esquerda e a traseira direita, por exemplo), embora também seja possível trabalhar no par dianteiro primeiro e no par traseiro depois. [8] Comece ordenhando cada teta delicadamente, segurando-a entre os dedos polegar e indicador estendidos, a fim de que cada uma se acomode bem na sua palma à medida que é espremida. [9]
  6. Enquanto você faz isso, é importante continuar pressionando a teta na base a fim de que o leite não volte duto lactífero acima. Não puxe e nem estique as tetas. O movimento adequado é feito contraindo-se em os dedos em sequência, começando pelo médio e concluindo com o mindinho. Seja firme mas delicado. [10]
  7. Muitas vezes, basta olhá-la para constatar se ela foi ou não suficientemente ordenhada. Enquanto uma teta carregada tem um aspecto túrgido e é firme ao toque, o quarto vazio do úbere fica flácido, enrugado, é bem mais macio e maleável. Um fazendeiro experiente é capaz de avaliar pelo tato se todo o leite já desceu. [11]
    • Ordenhado o primeiro quarto do úbere, repita o procedimento com a outra mão no quarto adjacente. A maioria das pessoas prefere alternar as mãos (primeiro a direita, depois a esquerda e assim por diante). O movimento descendente de prensagem exige menos esforço quando realizado alternadamente do que quando realizado simultaneamente.
  8. Se você começou ordenhando as duas tetas da direita, terá de apanhar seu banco e se sentar à esquerda da vaca para facilitar o acesso às outras tetas. Se usou o método da diagonal, não é necessário trocar de lado.
    • Observe bem onde põe os pés ao aproximar-se da vaca. A pata de uma vaca pode ultrapassar os 450 kg, peso suficiente para machucar, quiçá até quebrar, um pé humano.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando uma ordenhadeira

PDF download Baixe em PDF
  1. É importante deixar a máquina funcionar alguns minutos antes de começar a ordenha para que ela possa acumular pressão. Aproveite esse tempo para amarrar a vaca e lavar e secar o úbere.
  2. Além de estimular a teta a porejar o leite, a depuração elimina quaisquer bactérias ou sujeira que tenham contaminado a entrada do duto lactífero. [12]
    • Como consequência, o leite da depuração não deve ser esguichado no balde, ou contaminará todo o leite da ordenha. Deixe-o cair no solo.
  3. Tão logo seja liberada a pressão no interior da máquina, a sucção começará. Posicione, o mais rápido que puder, cada teteira nas tetas da vaca. À medida que o leite começar a fluir, ajuste cada teteira de modo que estejam na vertical em relação ao úbere. [13]
    • Algumas vacas podem levantar a pata traseira na tentativa de desalojar as teteiras ou derrubar o balde. Deixe a alça do balde numa posição bem acessível para que seja fácil apanhá-lo se ele for chutado.
  4. Espere todo o leite ser drenado do úbere, que se tornará flácido. Isto variará de uma vaca para outra, mas, em geral, o processo de ordenha leva cinco minutos. [14]
    • Devido às diferenças entre os úberes ou a problemas de formação, a ordenha de algumas vacas pode levar mais do que sete minutos. Fique de olho na ordenhadeira, certificando-se de que o leite ainda está fluindo. Assim que o fluxo se interromper, pare o aparelho.
  5. Feito isso, remova as teteiras. A ordem dessas duas etapas é importante: tentar remover as teteiras com a sucção ainda ligada pode ser doloroso para o bovino e até danificar as sensíveis estruturas que compõem o úbere. [15]
    • Ordenhadeiras modernas não exigem que as teteiras sejam removidas manualmente. Uma vez que todo o leite seja porejado, elas caem, uma a uma.
    • Tome cuidado para não tropeçar nos tubos e fios ao se locomover.
  6. As tetas da vaca ficam vulneráveis a bactérias e infecções mesmo instantes após a ordenha, daí a importância de que sejam devidamente limpas e protegidas. A maneira mais eficiente de fazê-lo é higienizá-las com um desinfetante pós-ordenha, com o qual você deve revestir todas as quatro tetas da vaca, prevenindo assim a proliferação de bactérias. [16]
    • Como muitas vacas gostam de se alimentar após a ordenha, convém oferecer a elas pasto fresco ou feno.
    Publicidade

Dicas

  • Enxúgue e limpe bem a ordenhadeira após cada uso para mantê-la em boas condições.
  • O fluxo do leite deve ser consistente, branco e suave. [17] Um jorro dividido, como se houvesse uma obstrução no duto lactífero, é sinal de que a vaca pode ter contraído uma inflamação como a mastite, que exige tratamento. Havendo a suspeita de mastite, passe os primeiros jorros numa peneira fina, observando se ela retém grumos. Se notá-los, procure um veterinário. [18] Esses grumos assemelham-se a massas de muco.
  • Fazer a ordenha manual quando não se tem esse hábito cansa as mãos. Uma única vaca pode produzir até 40 L de leite por ordenha. Você pode fazer pausas, se necessário, mas tornará mais provável que a vaca se torne impaciente e agressiva (o que não é bom).
Publicidade

Avisos

  • Vacas podem escoicear na diagonal, numa amplitude limitada, ou diretamente para trás de si.
  • É possível que você seja acertado no rosto (talvez nos olhos) pela cauda do animal, o que é não é perigoso, mas pode ser irritante. Caso isso aconteça, lave o rosto e os olhos — pois a cauda de uma vaca quase certamente abriga esterco e bactérias.
  • Não é porque a vaca está sendo ordenhada que terá boas maneiras: não se surpreenda se ela fizer o "número dois" durante a ordenha. E também existe a chance de ela urinar. Fique de olho no lombo dela: se ela arqueá-lo, apanhe rapidamente o balde e recue.
  • Vacas também dão coices — e muito potentes, por sinal. Um deles pode até arrancar seus dentes ou causar uma concussão. Ordenhe vacas gentis, doces e bem treinadas, ou peça o acompanhamento de uma pessoa experiente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 48 857 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade