PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todo relacionamento passa por momentos difíceis. Às vezes, as dificuldades surgem por conta dos relacionamentos anteriores da outra pessoa. Se está pensando muito nos ex-namorados da sua parceira, é preciso resolver essa situação para que vocês consigam seguir em frente. Trata-se de uma questão séria que deve ser resolvida caso não queira magoar ou perder essa pessoa querida.

Método 1
Método 1 de 3:

Focando no presente e no futuro

PDF download Baixe em PDF
  1. Lembre-se de que os relacionamentos anteriores estão no passado e há um motivo para não terem dado certo! Utilize técnicas de consciência plena para treinar o seu cérebro a focar no momento atual e controlar seus pensamentos quando eles divagarem para o passado. [1]
    • Experimente uma atividade sensorial. Comece dando nome a todas as coisas do presente que consegue ver, sentir, ouvir, tocar, experimentar e cheirar. [2]
    • Repita afirmações que ajudem a focar no presente, como: "Estou feliz no meu relacionamento e não vou dar ouvidos aos pensamentos de ciúmes". [3]
    • Pratique a apreciação consciente. Encontre cinco coisas positivas no seu relacionamento que normalmente passam despercebidas. [4]
  2. [5] A ideia é mudar como pensa sobre as coisas. Por mais que esteja focando no passado da sua namorada, lembre-se de que você é o presente dela e que tem algo que ela nunca teve nos relacionamentos anteriores. A garota o escolheu por quem você é. Escolha ela também!
    • Pergunte o que ela mais dá valor no relacionamento de vocês e veja se ela fala do futuro. Se a resposta for positiva, sinal de que ela está pensando em vocês juntos!
  3. Sempre que um pensamento sobre um relacionamento anterior surgir na sua cabeça, tente substituí-lo por algo positivo, como coisas que ama na sua namorada e no relacionamento de vocês. Goste ou não, o passado dela faz parte de quem ela é: lembre-se de que tudo o que aconteceu contribuiu para a pessoa que ela é hoje. [6] Aceite-a por inteiro e tente fazer uma substituição de pensamento para conseguir isso. [7]
    • Pense em uma imagem positiva que tem dela, seja uma memória de algo que fizeram juntos ou um sentimento que tem sobre o relacionamento.
  4. Dedique a sua energia na criação de momentos significativos para vocês como um casal. Conforme seguem em frente, distanciando-se do passado, construam um futuro juntos com atividades, fotografias e memórias. Assim, vai ser mais fácil focar no presente e no futuro, esquecendo o passado dela. Algumas sugestões:
    • Viajem juntos.
    • Planejem um passeio a dois que queriam fazer há um tempo.
    • Finjam ser turistas na sua própria cidade.
    • Aprendam algo novo juntos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Resolvendo o problema

PDF download Baixe em PDF
  1. Este é um problema comum nos relacionamentos e que causa muita ansiedade. É bem provável que sua namorada também esteja passando por algo parecido, mesmo que o relacionamento de vocês esteja indo bem. [8] [9] Saiba que tocar no assunto, apesar de difícil, vai ser melhor para a relação.
  2. É muito importante não suprimir o que está sentindo, pois se esses sentimentos estiverem causando problemas ou distrações, não é uma boa ideia tentar esquecê-los ou ignorá-los. [10] Você deve ser sincero e lidar com tudo o que está sentindo dentro do relacionamento, pois é preciso estar confortável e confiar na sua namorada.
    • Tentar ignorar ou suprimir suas emoções só aumentará o risco de elas voltarem ainda mais fortes no futuro. Ao se fechar para sua namorada, não vai ser possível lidar com o problema e você acabará criando mais problemas entre vocês.
  3. Depois de identificar que os padrões, o foco e o comportamento estão sendo causados por você, é uma boa ideia tocar no assunto e conversar sobre ele com sua namorada. Assim, você a deixará ciente do que está pensando e de como se sente. Mantenha a cabeça aberta e ouça o que a garota tem a dizer sobre o assunto.
    • Diga o que sente e o que o incomoda: "Oi, eu estou pensando muito em algo ultimamente e isso está me incomodando. Podemos conversar um pouco?".
    • Converse sobre qualquer coisa do passado que possa contribuir para sua reação: [11] "Talvez isso esteja me incomodando por que no passado, eu...".
    • Pergunte a opinião dela: "O que você acha?".
    • Peça ajuda: "Sinto que talvez eu precise de mais amor e apoio para superar essa questão. Acho que ia ajudar bastante se você...".
  4. Se acredita que está obcecado com o assunto pelo fato da sua namorada ter falado sobre ele, é hora de conversar. Deixe-a ciente de como se sente sempre que ela fala do ex, e permita que ela se explique. A conversa deve ser tranquila, seguindo lentamente na direção de um acordo sobre como os dois podem mudar e como podem seguir em frente. [12]
    • Abra-se sobre o tema: "Notei uma coisa e ia me ajudar muito se a gente pudesse conversar sobre isso, para eu entender melhor a situação".
    • Demonstre que entendeu o que ela disse repetindo tudo e dizendo "Certo, entendo...".
    • Fale sobre como se sente: "Quando você fala do Marcos ou dos seus relacionamentos anteriores, eu sinto que...".
    • Encontrem um meio termo: "O que podemos fazer para seguir em frente?".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Avaliando seus sentimentos e pensamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Pergunte-se por qual motivo está pensando nos ex-namorados da sua parceira. Isso está acontecendo por conta de um comportamento específico dela, como sempre mencionar os namorados durante as conversas? Ou o problema ocorre por conta de um comportamento seu, como se comparar mentalmente aos outros rapazes?
    • Para entender a situação, escreva uma lista de tudo que vier à cabeça. Ao lado de cada item, escreva o que estava acontecendo no momento anterior ao pensamento, o que fez por conta disso e o que poderia ter feito diferente. [13]
  2. Tente se lembrar do passado, de quando discutiram sobre relacionamentos antigos ou ficou pensando muito sobre eles, e encontre alguns padrões ou temas. [14] Identificar esses temas o ajudará a descobrir por que essa situação o está incomodando ou por qual motivo ela continua se repetindo. Quando vocês discutem relacionamentos antigos, quais são os temas tratados? [15]
    • As conversas são mais focadas em experiências sexuais? Talvez haja alguma coisa no relacionamento de vocês que ela gostaria de melhorar.
    • Os papos têm algo a ver com o que ela sentia pelo ex? Talvez você esteja se sentindo inseguro no relacionamento ou ela esteja sentindo falta de intimidade.
    • Tem a ver com como a família dela lidava com um relacionamento antigo? É possível que você não se sinta confortável com os familiares dela ou que ela esteja ansiosa com a relação de vocês.
  3. [16] Quando se pega pensando nos relacionamentos antigos da sua namorada, o que sente? As emoções podem guiá-lo até o problema real. Alguns exemplos de como identificar o que está sentindo pode ajudá-lo a alcançar uma questão mais profunda. Você: [17]
    • Está se comparando aos antigos namorados dela? Talvez isso signifique que está se sentindo inadequado ou pra baixo. Avalie sua autoestima e dê um jeito de levantá-la.
    • Está preocupado achando que ela vai "voltar" para o ex? Isso pode ser sinal de ansiedade. Avalie o nível de confiança entre vocês e veja se é possível lidar com alguma dessas questões.
    • Fica irritado ou nervoso sempre que ouve sobre os relacionamentos anteriores ou coisas que ela fez no passado? Talvez você esteja com ciúmes. Analise o nível de segurança que sente no relacionamento e discuta essas inseguranças.
  4. [18] O que esses pensamentos constantes estão fazendo com a relação de vocês? [19] O problema o incomoda o suficiente a ponto de querer consertá-lo, afinal, você está lendo este artigo. É bem provável que, mesmo que você não tenha falado nada, ela saiba que algo o incomoda. Pense bem em como essa situação faz com que os dois se sintam.
    • Isso tudo faz com que ela se sinta culpada? Lembre-se de que o passado ficou para trás e que ela não pode mudar o que já aconteceu. Você também não pode.
    • A situação está causando brigas entre vocês? A raiva e o ressentimento podem resultar desses pensamentos e das complicações causadas na relação.
    • Vocês estão felizes com o relacionamento atual? O que estão fazendo para melhorar a situação?
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 82 054 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade