Baixe em PDF
Baixe em PDF
De crianças que esperam ansiosamente pela visita da Fada dos Dentes a adultos que temem a consulta ao dentista, perder um dente é um processo comum e, de maneira geral, limpo. No entanto, quando há sangramento, você pode recorrer à estratégias simples para lidar com a situação. De qualquer forma, não pense que as dicas abaixo substituem o atendimento de um profissional médico ou dentista caso o fluxo de sangue seja intenso e incessante.
Passos
-
Deixe a natureza agir. Se a extração de um dente de leite provocar mais que um sangramento leve, pode ser que você o tenha arrancado cedo demais. Deixar que o dente fique naturalmente mole — a ponto de cair com uma intervenção mínima — quase sempre é o método mais recomendado e menos doloroso (e limpo). [1] X Fonte de pesquisa
- Em vez de amarrar o dente com fio dental e puxá-lo, como seus pais provavelmente faziam, incentive seu filho a mexer nele até deixá-lo mole. A língua é a melhor ferramenta para o processo; basta fazer um movimento de vai e vem.
- Se precisar ajudar a criança, segure o dente com o polegar e o indicador, usando uma gaze para cobri-lo. Depois, faça o movimento. Caso o dente apresente resistência, ele não está pronto para ser arrancado.
- Se estiver preocupado com um dente mole que não cai, consulte um dentista.
-
Prepare-se para um pouco de sangue. Alguns dentes de leite caem sem gerar sangramento, mas é normal haver um pouco de sujeira. Lembre-se de que algumas gotas de sangue misturadas com a saliva podem fazer parecer que a criança está com um problema. Por isso, prepare a criança (e não se desespere) para caso algo do tipo ocorra.
- Fazer um gargarejo com água fria após arrancar o dente ajuda a limpar a boca; no entanto, não repita o processo. O objetivo é formar um coágulo, não removê-lo com a água.
-
Aplique uma gaze limpa e úmida à gengiva por 15 minutos. Se o sangramento for modesto, como costuma acontecer com dentes de leite, não é preciso fazer qualquer intervenção. No entanto, se ainda houver sangue após cerca de um minuto, use uma gaze para estancar o fluxo e facilitar a formação do coágulo.
- Umedeça a gaze com água limpa para evitar que o sangue grude. Peça que a criança morda o material por 15 minutos. [2] X Fonte de pesquisa
- Instrua-o a não relaxar a mordida ou ficar movimentando os pedaços de gaze. Ele deve ficar imóvel. Pode não ser a melhor estratégia para o seu caso, mas lembre o pequeno da recompensa da Fada dos Dentes.
- Você pode ter de imobilizar a gaze se a criança for muito pequena, principalmente se achar que ela pode engolir o objeto.
- Verifique como a criança está após 15 minutos. Se o sangramento não tiver parado, troque a gaze e, logo depois, entre em contato com um dentista. [3] X Fonte de pesquisa
-
Erga a cabeça da criança, com o rosto levemente inclinado para cima. Se precisar usar gaze para parar o sangramento, recorra à gravidade para limitar o fluxo de sangue à área; incline a cabeça para trás, evitando que a garganta do pequeno seja atingida.
- Engolir sangue pode provocar náuseas. É por isso que também devemos inclinar a cabeça para trás quando o nariz sangra.
-
Não faça a criança gargarejar repetidas vezes. Água morna com sal como enxaguante bucal é um remédio comum para acabar com o sangramento após a retirada de um dente. No entanto, se a estratégia for usada durante a formação de um coágulo, vai dissolvê-lo ou removê-lo e, assim, reiniciar o fluxo de sangue.
- Não use água oxigenada ou enxaguantes à base de álcool, que também podem dissolver ou remover coágulos. [4] X Fonte de pesquisa
- Bebidas e alimentos quentes também podem provocar a volta do sangramento; não consuma itens como sopa no dia seguinte. Beber água gelada é a melhor maneira de hidratar a área após a extração de um dente (para crianças e adultos).
- Você pode começar enxaguando a boca com água morna e sal (cerca de uma colher de chá de sal para uma xícara do líquido) no dia seguinte à extração do dente para deixar a área limpa. Peça que o pequeno cuspa todo o produto depois de usá-lo.
-
Entre em contato com um dentista se o sangramento não parar depois de 15 minutos. Vale a pena reiterar essa informação, já que arrancar dentes de leite não deve, sob circunstâncias normais, causar sangramentos fortes. [5] X Fonte de pesquisa
- Sangramentos ininterruptos podem indicar que parte do dente ficou presa na gengiva, que houve algum dano na área ou que o seu filho tem um problema médico que torne sangramentos excessivos um problema. Não brinque com a saúde e entre em contato com um profissional de imediato.
- Dito isso, um sangramento leve no local de onde o dente foi arrancado ou uma coloração rosada na saliva do pequeno não são sinais de um problema sério. Se o sangue ficar acumulado ou pingando da área, o melhor a fazer é esperar.
Publicidade
-
Deixe que o dentista arranque os dentes. Nunca vale a pena pegar uma pinça e cuidar daquele dente mole por conta própria só para economizar um pouco de dinheiro. Você pode danificar ou até quebrar os outros dentes no local, além de causar danos aos nervos, à gengiva e à mandíbula, ficar sob o risco de desenvolver infecções ou até provocar um sangramento excessivo.
- Deixe que um profissional faça um diagnóstico do seu problema e o resolva de modo adequado — e, com sorte, até salve o dente no processo. [6] X Fonte de pesquisa
-
Siga as instruções do dentista para se recuperar depois de arrancar um dente. Esses cuidados recomendados variam de acordo com o tipo do dente, o método de extração, seu histórico médico e vários outros fatores.
- Os Passos a seguir trazem várias dicas para cuidar do sangramento depois de arrancar o dente; no entanto, eles não substituem consultas a profissionais.
-
Morda uma gaze limpa e umedecida para facilitar a formação do coágulo. O dentista vai pedir que você faça isso logo depois da extração do dente. Ele pode recomendar que você segure a gaze por 15, 30 ou até 60 minutos, dependendo dos detalhes particulares do seu caso. [7] X Fonte de pesquisa [8] X Fonte de pesquisa
- Exerça pressão constante sobre a gaze e deixe-a imóvel na boca. Não atrapalhe a formação do coágulo.
- Se a gaze ficar saturada com sangue nos 15 minutos, adicione mais um pedaço do material (sem remover o anterior). Lembre-se: não atrapalhe a formação do coágulo.
- Mesmo depois de segurar a gaze inicial por 45-60 minutos, você pode ter de continuar aplicando novos pedaços por 3-5 horas ou mais. Siga as instruções do dentista.
-
Deixe a cabeça erguida, com o rosto levemente inclinado para trás. Como dito na seção anterior, tire proveito da gravidade para reduzir o fluxo de sangue à cabeça e limitar a drenagem pela garganta.
- Também vale repetir a seguinte dica: é comum o paciente ficar nauseado se engolir sangue; por isso, incline a cabeça para trás sempre que a sua boca (ou o nariz) estiver sangrando.
-
Experimente usar um saquinho de chá. Não, a ideia não é tomar chá (ou café ou outra bebida ou alimento) quente no primeiro dia — o que pode dissolver coágulos de sangue. Recorra às propriedades características do chá preto, que podem melhorar a formação do coágulo.
- O ácido tânico encontrado no chá preto promove a coagulação; assim, tente umedecer um saquinho velho do produto e morda-o junto da gaze. [9] X Fonte de pesquisa Deixe-o na boca por 15 minutos e veja se o sangramento para ou diminui. Repita o processo quantas vezes forem necessárias com novos saquinhos. [10] X Fonte de pesquisa
- O chá pode criar manchas temporárias nos dentes e na gengiva, mas elas logo vão sumir.
-
Não enxague a boca com água e sal até o dia seguinte. Não pense que usar água morna com sal vai parar o sangramento na boca; é bem mais provável que o produto dissolva os coágulos em formação no local da extração do dente. O líquido em temperaturas normais, no entanto, vai ajudar a manter o local limpo — e por isso tem certo valor.
- Gargareje e cuspa a mistura de uma xícara de água morna e cerca de uma colher de chá de sal. Faça isso uma ou mais vezes por dia, 24 horas após a extração do dente ou seguindo as instruções do dentista.
- Faça esse gargarejo rápido logo após a extração do dente; evite repeti-lo quando o coágulo estiver se formando na boca. Enxaguantes com água oxigenada ou álcool, em particular, podem inibir essa formação. [11] X Fonte de pesquisa
- O dentista pode recomendar que deixe para gargarejar alguns dias após a extração para evitar a alveolite, que ocorre quando um coágulo dissolvido expõe o orifício na boca após a extração do dente. Isso pode causar dores e provocar infecções.
-
Entre em contato com um dentista se o sangramento não parar após o período mencionado acima. É normal haver secreções e um fluxo de sangue por alguns dias após a extração e isso não costuma ser motivo para alarde. No entanto, sangramentos ativos podem ser um sinal de complicações no procedimento ou de outros problemas médicos.
- Se houver gotas ou acúmulo de sangue no local da extração pelos primeiros 15-20 segundos após a remoção da gaze, significa que o fluxo está intenso.
- Além de tentar manter a cabeça erguida, limitar os exercícios físicos nos primeiros dias após a extração é outra maneira de reduzir as chances de haver um sangramento intenso. Movimentos aumentam a pressão sanguínea, o que, por sua vez, deixa a gengiva mais propensa a sangrar. [12] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.wikihow.com/Pull-Out-a-Tooth
- ↑ http://life.familyeducation.com/child-care/first-aid/48278.html
- ↑ http://life.familyeducation.com/child-care/first-aid/48278.html
- ↑ http://expertbeacon.com/take-steps-reduce-pain-when-your-child-loses-their-baby-teeth/#.VaVOv66UzGc
- ↑ http://life.familyeducation.com/child-care/first-aid/48278.html
- ↑ http://www.wikihow.com/Pull-Out-a-Tooth
- ↑ http://www.emedicinehealth.com/mouth_wounds_how_to_stop_bleeding-health/article_em.htm
- ↑ http://www.burbankdentalimplants.com/just-had-a-tooth-extracted-or-dental-implant-and-it-wont-stop-bleeding-ramsey-amin-dds-reviews-quick-easy-cheap-solution/
- ↑ http://www.burbankdentalimplants.com/just-had-a-tooth-extracted-or-dental-implant-and-it-wont-stop-bleeding-ramsey-amin-dds-reviews-quick-easy-cheap-solution/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 69 143 vezes.
Publicidade