Baixe em PDF Baixe em PDF

Nem sempre é fácil conversar com seus pais e pedir permissão para algo. Se precisa da permissão deles para jogar videogame, use a cabeça e peça de forma inteligente. Pedir da forma errada pode gerar uma discussão e fazer com que perca os privilégios de jogar por um tempo. Lembre-se, entretanto, de que é apenas um jogo e de que o relacionamento de vocês é mais importante.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Deixando seus pais felizes

Baixe em PDF
  1. Arrume seu quarto, faça as lições de casa e cuide de suas tarefas domésticas. Antes de pedir para jogar, faça tudo que seus pais esperam de você. Se o seu quarto estiver uma zona, pode apostar que seus pais não vão deixar que ligue o videogame! É bem provável que eles peçam para você fazer aquilo que deveria ter feito antes. Se você cuidar das tarefas primeiro e disser que já fez tudo, seus pais não vão ter motivos para dizer que você não merece curtir um joguinho!
  2. Estude bastante e tire boas notas, pois deixar seus pais impressionados com coisas importantes — como os estudos — vai aumentar suas chances de ouvir um "sim" ao pedir para jogar videogame.
    • É possível impressioná-los e deixá-los orgulhosos mesmo que você não seja o melhor dos alunos. Sempre que receberem visitas em casa, comporte-se de forma educada e sociável, sempre ajudando com o preparo de alimentos e a organização da mesa. Eles vão ficar felizes com seu comportamento e certamente vão dar um jeitinho de agradar você.
  3. Antes de pedir qualquer coisa aos seus pais, agradeça-os pelo que já fizeram por você. Por exemplo, diga algo como "Oi mãe, só queria agradecer pelo meu jogo novo. Estou gostando muito dele. Se estiver tudo bem, acho que vou jogar um pouco agora...". Seus pais ficarão felizes com seu gesto e sua pergunta será indireta e educada, aumentando suas chances de ouvir uma resposta positiva.
    • Sempre demonstre sua gratidão de forma sincera. Se sua fala parecer armada, é pouco provável que seu plano tenha sucesso.
    • Para aumentar a eficácia dessa técnica, agradeça a seus pais com frequência, não apenas quando quiser algo. Demonstrar gratidão com regularidade vai ajudar o relacionamento de vocês, facilitando os momentos nos quais você precisa de algo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo a pergunta corretamente

Baixe em PDF
  1. Se os seus pais estão ocupados ou de mau-humor, é melhor deixar para pedir para jogar depois.
    • Não sabe se agora é o melhor horário? Pergunte se seus pais têm uns minutinhos para conversar ou se estão ocupados demais.
    • Caso eles digam que estão ocupados, diga que está tudo bem e que pode conversar depois. Não faça pressão para que tomem uma decisão rápida, pois eles provavelmente têm um bom motivo para estarem ocupados.
  2. Nada de fazer exigências ou birra! Basta pedir por favor, sem implorar ou exagerar nos pedidos. Por exemplo, diga algo como "Eu posso jogar videogame por uma hora antes de dormir?". Eles querem que você seja feliz e se divirta, mas se não souber pedir com educação, seus pais podem tentar "ensinar uma lição" a você negando seu pedido.
  3. Às vezes, basta explicar seu motivo para querer jogar para conseguir uma resposta positiva. Teve um dia difícil na escola? Acabou de fazer várias lições de casa? Precisa de um tempinho para relaxar? Pode apostar que seus pais sabem como você se sente! Vai ser mais difícil negar seu pedido se você for sincero e demonstrar abertura.
  4. Tente se oferecer para ajudar seus pais em troca de jogar um pouco de videogame mais tarde. [1] Se eles normalmente pedem para você ajudar em casa, seja com a louça ou com as roupas sujas, aproveite a oportunidade. Suas chances de ouvir um "sim" aumentam consideravelmente se o negócio ofertado for bom para seus pais.
    • Pergunte se eles topam montar um sistema de tarefas e recompensas. Seus pais podem criar uma lista de coisas que precisam ser feitas semanalmente em troca de algumas horas de videogame. Assim, você sabe o que esperam e pode adiantar as tarefas quando possível para jogar mais.
  5. Muitos pais não jogam videogames, mas eles podem sim curtir a brincadeira. Mesmo que eles não joguem, não custa nada convidá-los para jogar com você. É possível que eles fiquem empolgados e topem o convite, mesmo sem saber sobre o que é o jogo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lidando com uma resposta negativa

Baixe em PDF
  1. Respeite a decisão de seus pais de forma madura. [2] Mesmo que a resposta deles seja negativa, não xingue seus pais e nem se tranque no seu quarto, batendo a porta. Quer ser respeitado e tratado como um filho maduro o suficiente para tomar suas próprias decisões? Demonstre maturidade!
  2. Ao entender por que seus pais disseram "não", você saberá o que mudar no futuro, aumentando suas chances de ouvir um "sim". Lembre-se sempre de que seus pais amam você e querem sua felicidade. É bem provável que o não tenha sido dito com a melhor das intenções.
    • Tente transformar as crenças infundadas de seus pais. Descubra qual o motivo deles e faça o possível para mudá-lo.
    • Por exemplo, se eles acham que você tem jogado por muito tempo e dizem que isso não é saudável, registre quanto tempo você joga por semana e converse com eles para definir um limite.
    • Se eles consideram os jogos uma atividade antissocial, por você jogar sozinho no seu quarto, mostre como os jogos na verdade envolvem interações com outras pessoas na internet e que vocês trabalham juntos para conquistar objetivos em comum. Se perceberem que você está desenvolvendo habilidades de liderança e a lidar com um time, é possível que a posição deles mude.
  3. Mostre aos seus pais que você é maduro e encontre outra forma construtiva de passar seu tempo no futuro próximo — vá ler um livro, ajudar com o jantar ou simplesmente sente para conversar com eles. Pergunte novamente se pode jogar mais tarde, quando eles virem um pouco sobre seu bom comportamento.
    Publicidade

Dicas

  • Pare de jogar quando seus pais mandarem, ou você pode perder esse privilégio por um tempo.
  • Ser visto com bons olhos por seus pais é algo que vai beneficiar você na adolescência e na vida adulta.
  • Faça o possível para não arranjar encrenca em casa ou na escola. Suas punições podem envolver a perda de privilégios, incluindo o videogame.
  • A melhor forma de pedir para jogar videogame na TV da sala é fazer isso de forma educada quando seus pais não estiverem usando o aparelho!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 374 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade