Baixe em PDF
Baixe em PDF
As tapeçarias podem ser belas decorações para cômodos que precisem de algo a mais, além de dar textura às paredes e bloquear parte do som. Ainda que elas não se quebrem em caso de queda, ficarão melhores se forem penduradas da maneira correta. Há muitos modos diferentes de se pendurar a tapeçaria, mas não importa qual for a sua escolha, com alguns passos, você logo terá uma bela peça em exibição na sua parede.
Passos
-
Use um varão com ponteiras se a sua tapeçaria tiver um bolso. A maioria das tapeçarias modernas vem com um bolso na borda superior. Nesse caso, você pode usar um varão parecido com o de cortina. Esse é um método fácil e direto de se pendurar tapeçarias. [1] X Fonte de pesquisa
- Pode-se colocar suportes na parede e pendurar o varão neles.
- Lembre-se de que esse método manterá a tapeçaria um pouco distante da parede. A distância vai depender dos suportes escolhidos. Se quiser que a decoração fique rente à parede, escolha outro método. [2] X Fonte de pesquisa
-
Compre o varão, as ponteiras e os suportes de parede. Escolha um varão com ponteiras que combinem com a decoração do local. Embora haja varões específicos para tapeçarias, você também pode usar os varões de cortina normais, desde que eles caibam dentro do bolso da tapeçaria. O diâmetro necessário depende do peso da peça a ser pendurada, e o comprimento depende da largura dela.
- Um varão de 1,5 a 2 cm de diâmetro sustentará uma tapeçaria média ou grande que pese entre 1 e 5 kg.
- O varão deve ser longo o bastante para que as ponteiras apareçam após as bordas da tapeçaria. Os suportes devem ficar junto com as bordas da tapeçaria. Assim, a peça poderá cobrir um pouco os suportes e dar mais foco às ponteiras do que a eles.
- Os suportes precisam sair um pouco da parede para que a tapeçaria fique a pelo menos 1 cm de distância da superfície, prevenindo o acúmulo de umidade.
-
Decida onde pendurar a tapeçaria. O melhor é colocá-la de modo que o centro fique no nível do olho de uma pessoa de estatura média. Mas você pode pendurá-la como quiser para que fique combinando com o resto do cômodo.
- Talvez seja necessário deixá-la um pouco mais alta se ela for ficar sobre um sofá ou se suas paredes forem bem altas.
-
Passe a tapeçaria, se necessário. Antes de pendurá-la, pode ser preciso passá-la para remover os vincos. Use um ferro em temperatura baixa ou média para testar primeiro e passe o verso da tapeçaria. Se os vincos não saírem, coloque um lençol branco sobre a frente da tapeçaria para passá-la.
- Talvez você precise aumentar a temperatura do ferro e usar um pouco de vapor para remover os vincos, mas não se esqueça de testar em um canto da peça primeiro.
-
Encontre as vigas. Use uma ferramenta apropriada para achar as vigas da casa, de modo que possa prender os suportes a elas. Faça furos espaçados para que os suportes fiquem no limite da largura da tapeçaria. Use um nível para ver se esses furos estão nivelados, de modo que a peça não acabe torta.
- As tapeçarias nem sempre precisam ser penduradas nas vigas. Na maioria dos casos, você pode usar parafusos para drywall e pendurá-las onde quiser.
- Caso não tenha um nível, você pode medir desde o teto até a altura desejada para a tapeçaria. A distância do teto ao buraco deve ser a mesma dos dois lados.
-
Prenda os suportes. Fixe-os à parede usando os buracos feitos. Utilize os parafusos corretos para seu tipo de parede. Estes podem ser parafusos para alvenaria, para drywall ou para madeira.
-
Empurre o varão para dentro do bolso no verso da tapeçaria. Passe-o pelo bolso que já está na parte de trás da peça de decoração e prenda as ponteiras nele.
-
Pendure a tapeçaria sobre os suportes e admire sua nova peça de arte. Coloque o varão com segurança nos suportes e dê uma última olhada para ver se tudo parece nivelado e firme.Publicidade
-
Use rodapé para pendurar uma tapeçaria diretamente contra a parede. Tal é um método muito barato e fácil de se pendurar tapeçarias, embora ainda exija que a peça tenha um bolso na parte de trás. [3] X Fonte de pesquisa
- A decoração ficará bem reta com esse método.
- Ele também garante que a peça fique rente à parede. [4] X Fonte de pesquisa
-
Pegue um pedaço de rodapé um pouco menor do que a largura da tapeçaria. Corte um pedaço de rodapé ou uma ripa de madeira de modo que ela fique um pouco menor do que a largura da decoração. [5] X Fonte de pesquisa
- Também pode-se usar uma barra de metal ou plástico, mas é mais difícil perfurá-las.
- O rodapé deve caber no bolso atrás da tapeçaria.
-
Faça furos nas duas pontas do rodapé. Os buracos devem estar a distâncias iguais do fim do rodapé e centralizados. Os parafusos que você usará precisam caber neles.
-
Encontre as vigas . Use uma ferramenta adequada para localizá-las na parede. Embora isso nem sempre seja necessário, ajudará você a encontrar o local mais seguro para pendurar a peça.
- Caso não tenha vigas ou não possa usá-las, ou se quiser pendurar a decoração em outro lugar, você pode usar parafusos para drywall ou alvenaria, dependendo do tipo de parede a ser utilizada.
-
Marque a localização dos parafusos nas paredes e faça os furos. Use o rodapé para marcar a localização dos buracos. Depois de segurá-lo nivelado contra a parede, você pode inserir um lápis ou parafuso nele para fazer uma marquinha na parede. Fure nesses locais para alinhar os buracos com aqueles feitos no rodapé.
- O rodapé precisa ficar nivelado durante esse passo para que a tapeçaria fique reta.
-
Coloque buchas, se for usá-las. Caso precise das buchas, se estiver pendurando direto no drywall ou no gesso, coloque-as nos buracos perfurados.
- As buchas ajudam na estabilidade e evitam que os parafusos saiam da parede.
-
Deslize o rodapé para dentro do bolso do varão, no verso da tapeçaria.
-
Aperte os parafusos do rodapé até a parede. Aparafuse um lado de cada vez, passando o parafuso do rodapé para o buraco ou a bucha daquele lado. Repita com o parafuso do outro lado.
-
Dê um passo para trás e veja se a tapeçaria está nivelada. Agora que ela está pendurada, dê um passo para trás para ver se tudo está nivelado. Se sim, você terminouPublicidade
-
Use esse método para fazer o bolso do varão, se a sua tapeçaria não tiver um. Caso a peça não tenha esse bolso, você pode adicioná-lo à borda superior do verso dela para pendurá-la usando os métodos anteriores.
- Essa é uma maneira fácil de preparar a decoração para ser pendurada com um varão ou um rodapé. [6] X Fonte de pesquisa
-
Pegue um pedaço de tecido um pouco mais curto do que a tapeçaria. Você pode usar um algodão grosso, linho ou até viés para tapete. Esses materiais serão fortes o bastante para segurar a decoração.
- A tira precisa ser grossa o suficiente para embrulhar o varão no sentido do comprimento e deixar uma pequena sobra de tecido. [6] X Fonte de pesquisa
-
Costure a tira de tecido à mão ao longo da borda superior do verso da tapeçaria. Use uma linha forte de algodão, do tipo usado em casas de botão, para costurar. Pegue pelo menos duas linhas do urdume (as linhas horizontais) com cada ponto para que o resultado fique forte o bastante e consiga suportar a decoração.
- Para que a costura não fique visível, use uma linha da principal cor da tapeçaria.
- Costure a tira pelo meio, de modo que metade dela fique para fora da tapeçaria. Assim, quando você inserir o varão, a peça vai ficar reta.
- Procure deixar a tira reta, mesmo que a borda da tapeçaria não seja assim. Caso contrário, a decoração ficará torta. [6] X Fonte de pesquisa
-
Insira um varão dentro do bolso. Você pode usar um varão para cortina ou tapeçaria, ou um pedaço de rodapé. Como alternativa, insira um varão um pouco mais curto do que a tapeçaria.
- Você pode pendurar o varão curto sobre dois parafusos presos à parede. Assim, os suportes usados não vão aparecer. [6] X Fonte de pesquisa
-
Veja se a tapeçaria está nivelada. Dê alguns passos para trás e observe a peça para ter a certeza de que ela ficou reta. Caso contrário, experimente desfazer os pontos e prender novamente o bolso. [6] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Use o velcro para um método fácil e adaptável de pendurar a decoração. Ele permite a você trocar a localização da peça de vez em quando. O velcro também é muito útil quando se pendura tapeçarias em paredes curvadas, pois se adapta à parede no qual é instalado.
- Esse é o método preferido por muitos curadores de museus. [6] X Fonte de pesquisa
-
Pegue uma tira de velcro. Use um pedaço um pouco mais curto do que a largura da tapeçaria. Você precisará dos dois lados do velcro para poder prendê-los. A largura vai depender do peso e do tamanho da tapeçaria a ser pendurada.
- O velcro varia em largura dos 1,25 cm aos 10 cm. Quanto mais longa e pesada for a decoração, mais largo o velcro a ser usado para sustentá-la.
-
Costure o lado macio do velcro na tapeçaria. Use uma linha forte de algodão, do tipo usado em casas de botão, para costurar o velcro na borda superior da decoração. Pegue pelo menos duas linhas do urdume com cada ponto para deixar a costura forte o bastante.
- Use linha da cor principal da tapeçaria para que a costura não fique visível.
- Você também pode primeiro costurar o velcro a uma tira de lona usando a máquina de costura e depois costurar essa tira na tapeçaria à mão. A tira fornecerá mais rigidez e apoio à decoração.
-
Pegue um pedaço de rodapé ou uma ripa de madeira e faça furos nas pontas. Essa peça deve ser um pouco mais curta do que a tapeçaria. Faça um furo em cada ponta da madeira. Eles devem ficar a distâncias iguais das extremidades e centralizados.
-
Grampeie o outro lado do velcro ao pedaço de madeira. Use um grampeador industrial para prender o pedaço de velcro à ripa de madeira, grampeando a intervalos de 2,5 cm. O velcro não deve cobrir os buracos da ripa.
- Caso pretenda colocar a tapeçaria em uma parede curvada, você terá de usar um material dobrável para esse suporte ou prender o velcro diretamente na parede.
-
Use a ripa para marcar os locais onde fará os furos na parede. Coloque a madeira contra a parede, deixando-a nivelada, e marque a localização dos furos. Tire a madeira e faça os dois buracos na parede.
- Coloque buchas na parede se estiver perfurando drywall ou gesso.
-
Passe os parafusos pela madeira para a parede. Aperte-os pelos furos do suporte para dentro das buchas da parede, de modo a segurar tudo. O suporte de madeira deve estar nivelado para isso.
-
Prenda a tapeçaria ao suporte usando o velcro. É só pressionar o velcro da tapeçaria contra aquele que está preso ao suporte para pendurar. Veja se não há bolsões de ar e se a decoração está reta.Publicidade
-
Monte a peça no quadro para fornecer um fundo rígido. Isso envolve esticar um tecido grosso sobre um quadro e prender a tapeçaria a esse tecido esticado. Assim, sua decoração também ganha uma espécie de borda. [6] X Fonte de pesquisa
-
Faça um quadro de madeira ou corte um pedaço de compensado do tamanho correto. O quadro pode ser feito com quatro pedaços finos de madeira cortados nas medidas desejadas e colados ou aparafusados um ao outro. Use cantoneiras para aumentar a estabilidade dele.
- Você também pode usar um pedaço de compensado pintado como fundo. É só cortar a peça para o tamanho desejado.
- O quadro precisa ter pelo menos 2,5 cm a mais que a tapeçaria em todos os lados, mas você pode usar o tamanho de borda que achar mais apropriado.
- Também é possível usar papel-pluma em vez de compensado ou madeira. Ele é mais fácil de perfurar e por isso é uma base ideal, exceto para as tapeçarias pesadas. Use-o somente para as peças menores.
-
Estique a lona ou outro material resistente sobre o quadro ou o compensado. Use um material forte, como lona, e estique-o sobre o quadro. Cada lado do material precisa ter pelo menos 3,75 cm a mais do que o quadro para que você possa dobrá-lo nas pontas. Use um grampeador industrial para prender o tecido ao quadro.
- Caso queira usar um material leve, como seda, estique-a sobre uma lona ou outro material resistente. Assim, o tecido de baixo dará apoio e você poderá deixar a peça com a aparência desejada. Também é possível colocar uma camada média de flanela entre os dois tecidos. [6] X Fonte de pesquisa
-
Prenda a tapeçaria ao tecido. Use uma linha de algodão forte e faça pontos grandes para prender a decoração ao material do fundo. Os pontos devem pegar pelo menos duas linhas do urdume por vez.
- Escolha uma linha da mesma cor dominante na tapeçaria, de modo que os pontos não apareçam na frente da peça.
- Costure ao longo das bordas e em outras áreas para apoiar bem o peso da tapeçaria.
- Você também pode combinar esse método ao do velcro, prendendo velcro ao quadro e à tapeçaria em vez de dar pontos. Assim, quando cansar do local da tapeçaria e quiser mudá-la, é só tirar o velcro. [6] X Fonte de pesquisa
-
Use uma moldura, se desejado. Você ainda pode comprar uma moldura para a tapeçaria. Ela deverá prover amplo espaço para a lona e a decoração. Não feche a moldura com vidro ou folha acrílica; caso contrário, a umidade pode se acumular lá dentro.
- Muitos museus usam uma caixa de acrílico ou um quadro expositor para emoldurar as tapeçarias.
- Garanta a circulação de ar para que a umidade não se acumule no quadro. [6] X Fonte de pesquisa
-
Pendure o quadro na parede. Use os métodos de sempre para pendurar o quadro com a tapeçaria no local desejado. Encontre as vigas da parede e insira dois parafusos até a metade, na distância adequada para o quadro. Para pendurar, é só apoiar as bordas do quadro nesses parafusos.
- Use um nível para pendurar a peça, de modo que ela fique reta.
- Você também pode utilizar toda uma variedade de peças para pendurar quadros nas paredes, como ganchos adesivos e outros, mas lembre-se de que, se a decoração for pesada, será preciso usar algo mais resistente para que ela não caia. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Use esse método se a sua peça tiver franjas na parte de cima. Se essas franjas ficarem caídas, o resultado talvez não fique muito bonito. O método a seguir esconde a franja superior atrás de um pedaço de madeira, deixando a aparência da decoração mais limpa e arrumada. [6] X Fonte de pesquisa
-
Corte um pedaço de madeira de modo que fique um pouco menor do que a largura da tapeçaria. Você usará um pedaço de madeira para segurar a tapeçaria, portanto, o tamanho dessa madeira depende do peso da peça de decoração.
- Para as aplicações normais, você pode usar uma tábua de 22 por 44 mm ou uma de 22 por 72 mm, mas se a tapeçaria for especialmente grande ou pesada, escolha tábuas maiores. [6] X Fonte de pesquisa
-
Pinte a madeira. A pintura evita a deterioração ácida da tapeçaria nos pontos onde ela ficará em contato com a madeira.
- Você conseguirá ver a madeira nas pontas, portanto, use a mesma cor da parede ou uma das cores principais da tapeçaria. [6] X Fonte de pesquisa
-
Costure à mão um tecido grosso ao longo da borda superior da tapeçaria. Corte um tecido tipo lona de modo que fique alguns centímetros maior do que a largura da tapeçaria. Costure-o à borda frontal superior da decoração usando agulha e linha.
- A lona deve ter cerca de 15 ou 17 cm de largura ou mais, se a tapeçaria for pesada e precisar de mais apoio.
- Os pontos devem ficar retos, mesmo que a borda da tapeçaria em si não seja reta. Caso contrário, a peça vai ficar torta.
- Você pode precisar fazer várias fileiras de pontos ao costurar na lona, especialmente no caso das tapeçarias mais pesadas.
- Cada ponto deve cobrir pelo menos duas linhas de urdume. Use uma linha de algodão grossa e da cor predominante na tapeçaria. [6] X Fonte de pesquisa
-
Dobre as bordas da lona e vire essa parte para trás. Dobre as pontas da tira de lona para o verso da tapeçaria, prendendo as franjas e a borda superior da decoração. Em seguida, vire toda a peça. [6] X Fonte de pesquisa
-
Faça furos na madeira para prender a decoração à parede. Perfure perto das pontas da madeira. Os furos devem ser de mesmo tamanho e estar centralizados e à mesma distância das pontas. [6] X Fonte de pesquisa
-
Use a ripa de madeira para marcar a parede e perfurá-la. Usando um nível, coloque a madeira contra a parede para marcar os locais que serão perfurados. A melhor opção é usar um localizador de vigas para achar essas estruturas e perfurá-las. Como alternativa, você pode instalar parafusos para drywall diretamente sobre a superfície.
- Use buchas se for perfurar o gesso ou o drywall.
- Utilize parafusos fortes o bastante se a tapeçaria for bem grande. Para saber a força deles, leia a embalagem.
-
Deslize a madeira por baixo da aba que está escondendo as franjas e prenda com grampos. Coloque a madeira pintada embaixo da aba, de modo que ela fique entre a lona e a tapeçaria. Use um grampeador industrial para grampear a lona diretamente na parte de trás da madeira. [6] X Fonte de pesquisa
-
Levante a tapeçaria e prenda a madeira na parede. Você precisará de alguém para segurar a peça enquanto você passa os parafusos pela madeira e os prende na parede. Veja se o suporte está bem preso e nivelado.
- A franja embrulhada pela lona e a borda superior da tapeçaria devem ficar entre a madeira e a parede. Prenda bem o suporte de madeira à parede para segurar a decoração no lugar. [6] X Fonte de pesquisa
-
Abaixe a tapeçaria e veja se ela está nivelada. Agora que a tábua está bem presa à parede, você pode deixar cair a parte da tapeçaria que está sendo segurada. Veja se está tudo nivelado e admire seu trabalho!Publicidade
Dicas
- Nunca use adesivos para pendurar tecidos delicados, pois a cola vai danificar o material.
- Você pode usar colchetes ou tachinhas como soluções temporárias para pendurar a tapeçaria, mas tais métodos podem estragar a decoração cortando as linhas, colocando pressão sobre certas partes da trama ou enferrujando. Prendedores de papel também são uma solução temporária.
- Se a sua tapeçaria continuar enrolando, acrescente um bolso para varão fino na parte de baixo. Depois de costurá-lo, você pode colocar um varão nele para manter a peça esticada.
- Sempre pinte a madeira que entrar em contato direto com a tapeçaria, pois o ácido dela pode danificar o tecido. [6] X Fonte de pesquisa
- Nunca pendure um tecido usando argolas, pois o peso dele ficará mal distribuído, o que pode estragá-lo. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Siga sempre as precauções de segurança ao usar ferramentas elétricas.
- Tome muito cuidado ao usar uma escada para pendurar tapeçarias em locais difíceis de se alcançar. Muitos acidentes envolvendo quedas acontecem todo ano, portanto, veja se a escada está bem apoiada antes de subir.
- Caso pretenda pendurar borlas (“tassels”) com a tapeçaria, pense nas crianças e nos gatos, que podem achar esses enfeites divertidos para se brincar. Assim como qualquer outra corda pendurada, as borlas podem aumentar o risco de sufocamento. É melhor evitá-las se você tiver crianças ou bichos de estimação.
Publicidade
Referências
- ↑ https://nimvo.com/how-to-hang-a-tapestry-the-right-way/
- ↑ http://homefixated.com/how-to-hang-a-tapestry/
- ↑ https://www.architecturaldigest.com/story/how-to-hang-a-tapestry
- ↑ http://www.millefleurstapestries.com/en/how-to-hang-a-tapestry
- ↑ https://www.architecturaldigest.com/story/how-to-hang-a-tapestry
- ↑ 6,00 6,01 6,02 6,03 6,04 6,05 6,06 6,07 6,08 6,09 6,10 6,11 6,12 6,13 6,14 6,15 6,16 6,17 6,18 6,19 6,20 http://www.marlamallett.com/mounting.htm
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 58 495 vezes.
Publicidade