Baixe em PDF Baixe em PDF

Todas as pessoas têm problemas para perder peso em um determinado lugar do corpo. Algumas engordam mais nos quadris e nas coxas enquanto outras lutam para perder gordura nos braços. Seja qual for a área onde a gordura está localizada, a única solução é perder peso corporal de modo geral. Tratar, tonificar ou perder peso em uma região específica é praticamente impossível. É necessário alterar alguns aspectos da alimentação, exercícios e estilo de vida para conseguir perder peso e tonificar a barriga.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Comendo corretamente para perder os pneuzinhos

Baixe em PDF
  1. As dietas radicais podem produzir um efeito imediato, mas a menos que se mantenha esta dieta para sempre, provavelmente você vai acabar recuperando o peso perdido ao retornar à vida normal. [1]
    • Além disso, muitas dietas que estão na moda, como aquelas que envolvem o consumo de produtos industrializados, podem não ser saudáveis a longo prazo.
    • Muitos nutricionistas aconselham que se fique longe dessas dietas e se faça pequenas mudanças no estilo de vida. É mais fácil conseguir fazer mudanças sutis e mantê-las por um bom tempo. [2]
  2. Infelizmente, não há como perder peso em apenas um lugar do corpo. Para se livrar dos pneuzinhos, é preciso perder peso corporal em geral, diminuindo a quantidade de calorias consumidas diariamente. [3]
    • Calcule as calorias que você ingere lendo os rótulos dos alimentos e anotando tudo em um diário. Também há muitos sites na internet que fazem o cálculo de calorias de graça e que podem ajudar a controlar as calorias consumidas e a pesquisar o valor nutricional de cada alimento.
    • Se você quiser perder peso rapidamente, consuma de 500 a 750 calorias a menos diariamente. Assim, é possível perder entre 0,5 a 1 kg por semana se você também fizer exercícios. [4]
    • Uma dieta com menos de 1200 calorias por dia não é possível de ser mantida e não é recomendável. Dietas de baixo consumo de calorias podem resultar em carência nutritiva com o passar do tempo.
  3. A dieta deve ser composta principalmente por frutas, legumes, grãos integrais e proteínas de carnes magras. Uma alimentação equilibrada que inclua todos os grupos de alimentos garante o consumo das quantidades adequadas de cada nutriente todos os dias. [5]
    • Além disso, diversifique a alimentação. Por exemplo, não coma apenas uma maçã todos os dias. Alterne entre maçãs, morangos ou laranjas.
    • Uma alimentação equilibrada implica no consumo de porções adequadas de cada comida. Consumir porções do tamanho certo pode ajudar na perda de peso. [6]
  4. Essa combinação de alimentos auxilia no regime, principalmente na perda de gordura localizada na barriga. [7]
    • Diversos estudos mostram que diminuir o consumo de carboidratos e aumentar o de proteínas ajuda a perder a gordura abdominal armazenada em volta dos órgãos. [8] Tal dieta pode realmente eliminar os pneuzinhos.
    • Para conseguir uma boa quantia de proteínas, coma porções de 80 a 110 gramas de proteína em cada refeição e de 30 a 50 gramas nos lanches. [9] Essa quantia fornece as necessidades diárias.
    • Complete o restante das refeições com frutas ou legumes. Alguns nutricionistas recomendam comer de cinco a nove porções de frutas e legumes enquanto outros sugerem que se preencha metade do prato com esses alimentos. [10]
  5. É melhor diminuir a ingestão diária de carboidratos caso você coma mais proteínas, frutas e legumes. Dessa maneira, a perda de gordura dos pneuzinhos é acelerada. [11]
    • Os carboidratos são encontrados em vários alimentos, como laticínios, grãos, vegetais ricos em amido, frutas e legumes.
    • Não retire completamente os carboidratos da alimentação. Diminuir o consumo de vegetais ricos em amido e de grãos é uma maneira fácil de cortar os carboidratos da dieta. Muitos dos nutrientes encontrados em tal grupo alimentar podem ser achados também em outros alimentos.
    • Coma apenas uma ou duas porções de alimentos ricos em carboidratos por dia. Complete as refeições com proteínas de carnes magras ou legumes.
  6. A grande maioria dos alimentos industrializados e de besteiras que comemos tem uma grande quantidade de calorias. [12] Diminuir o consumo desses alimentos pode ajudar na perda do excesso de peso corporal e do indesejado pneuzinho.
    • O melhor modo de evitar o consumo é não ter esse tipo de alimento em casa. Se você comprar comida saudável, vai comer comida saudável.
    • Prepare as próprias refeições em casa sempre que possível, pois a maioria dos restaurantes enche os alimentos de manteiga, açúcar e óleo. Ao cozinhar em casa, abandone a manteiga e use azeite de oliva no lugar.
    • Quando você for comer fora, peça o molho/tempero separado e prefira alimentos ricos em proteínas em vez de pizza e massas para reduzir as calorias.
  7. A hidratação adequada é importante para a saúde em geral. De qualquer forma, beber bastante água diariamente pode ajudar a eliminar o sobrepeso corporal. [13]
    • Ao tentar diminuir a gordura corporal e perder peso, a ingestão da quantia adequada de água pode ajudar a pessoa a se sentir cheia e mais satisfeita no decorrer do dia. [14]
    • Beba pelo menos oito copos de água por dia. Porém, algumas pessoas precisam tomar até 13 copos dependendo da idade, gênero e do nível de atividade. [15]
    • Para ajudar a controlar a fome e perder peso rapidamente, tente tomar um copo cheio de água antes das refeições e do lanche. A água ajuda a preencher rapidamente o estômago, aumentando a sensação de saciedade com menos alimentos.
  8. Tente fazer lanches saudáveis entre as refeições, comendo cenoura, aipo, maçã e iogurte. Lanches calóricos podem estragar o regime ou mesmo aumentar o peso. [16]
    • A maioria dos lanches deve ter de 100 a 150 calorias caso você esteja tentando perder peso. [17]
    • Além disso, apenas faça um lanche quando as refeições forem separadas por mais de quatro ou seis horas.
    • Para algumas pessoas, o ganho de peso não tem nada a ver com o que se come nas refeições e sim com o que se come entre as refeições. Abandone o péssimo hábito de beliscar sem pensar enquanto você fica parado em frente à geladeira ou vasculhando os armários.
    • Evite lanches no final da noite e prefira tomar um chá ou mascar um chiclete. Estabeleça um horário entre as 7 e 8 da noite como um limite para fazer sua última refeição do dia.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Incorporando exercícios

Baixe em PDF
  1. Um exercício que ajuda a tonificar a barriga, principalmente os pneuzinhos e a musculatura oblíqua, é o abdominal oblíquo alternado. [18] Para fazer esse exercício:
    • Deite-se de costas com as mãos atrás da cabeça. Levante as pernas de modo que elas fiquem de 30 a 60 cm acima do solo.
    • Dobre o joelho esquerdo, traga-o em direção a cabeça e leve o cotovelo direito em direção ao joelho esquerdo, levantando o tronco.
    • Em seguida, estique a perna esquerda e faça a mesma coisa do lado oposto, encostando o joelho direito no cotovelo esquerdo.
    • Faça de 15 a 20 repetições, aumentando o número conforme você for se fortalecendo.
  2. Este exercício é um pouco mais fácil de executar em comparação ao oblíquo alternado e também tem como alvo o fortalecimento dos pneuzinhos e da musculatura oblíqua. [19] Para fazer o exercício:
    • Sente-se no chão com as costas retas e os pés estendidos à frente. Dobre um pouco os joelhos e mantenha os pés apoiados no chão.
    • Incline um pouco o corpo para trás de modo que as costas fiquem em um ângulo um pouco menor do que 90 graus com o chão. Segure halteres de 2 a 4 kg com as mãos e vire o corpo para a esquerda, aproximando-o do chão.
    • Volte com o corpo para a posição original e, em seguida, faça o mesmo movimento para o lado direito. Repita de 20 a 25 vezes.
  3. O exercício da prancha é excelente para tonificar toda região central do abdômen, mas a prancha lateral fortalece especificamente a musculatura oblíqua. [20] Para fazer este exercício:
    • Fique de lado com o cotovelo direito dando apoio ao corpo e o braço esquerdo descansando no quadril. O corpo deve estar completamente em linha reta. Mantenha a posição entre 30 a 60 segundos.
    • Repita do outro lado, usando o cotovelo esquerdo para apoiar o corpo. Você pode alternar os lados algumas vezes.
  4. Aulas de ioga e Pilates ajudam a tonificar o corpo inteiro e deixam os músculos maiores e magros. Esses tipos de exercícios são perfeitos para aqueles que não querem ficar "robustos".
    • Faça aulas em um estúdio de ioga ou em um clube ou academia se você for sócio.
    • Experimente vídeos ou DVDs de ioga. Essa opção pode ser mais barata do que frequentar um estúdio de ioga ou pagar a mensalidade de uma academia.
  5. Além de melhorar a saúde em geral, o treino cardiovascular também ajuda a queimar calorias e a diminuir a gordura corporal total. [21]
    • Há vários exercícios que você pode fazer. Experimente correr, subir ladeiras, fazer caminhadas, andar de bicicleta, dançar e praticar kickboxing.
    • É preciso fazer pelo menos 30 minutos de exercícios cardiovasculares cinco vezes por semana para se manter saudável e perder peso. [22]
    • Se você não tiver tempo para adicionar exercícios à rotina, experimente incorporar mais atividade no dia a dia. Vá a pé aos lugares em vez de ir de carro, faça tarefas domésticas, faça compras e assim por diante.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Avaliando o progresso e mantendo a motivação

Baixe em PDF
  1. Para poder avaliar o quanto você progrediu, é bom tirar as medidas. Assim, é possível observar a quantidade de gordura perdida no quadril e na barriga.
    • Use uma fita métrica para tirar a medida da cintura e da parte inferior à cintura (uns 5 cm abaixo do umbigo) e por fim meça o quadril.
    • As medições podem ajudar a acompanhar o progresso e são mais úteis do que a balança, já que os músculos pesam mais do que a gordura.
    • Não se esqueça de tirar as medidas no início para ter uma referência.
  2. Perder os pneuzinhos significa perder gordura extra, ou seja, peso corporal total. Verificações regulares na balança também podem ajudar a observar a queima de gordura a longo prazo. [23]
    • Pese-se de uma a duas vezes por semana na parte da manhã, em jejum. Lembre-se de que roupas e sapatos também pesam um pouco, então se pese sem roupas ou apenas com as roupas de baixo.
    • Controle o peso para que você possa avaliar o progresso. Você vai conseguir perceber ganhos ou perdas de peso excessivos com mais rapidez ao acompanhar o seu peso.
  3. Estudos mostram que pessoas que sabem o que comem por meio de anotações em diários perdem mais peso do que as que não fazem o mesmo. [24]
    • Esses diários podem ajudar na organização e na percepção da responsabilidade que você tem sobre as decisões tomadas, para que suas escolhas sejam mais conscientes. [25]
    • Você pode usar uma caneta ou lápis e um caderno ou então baixar um aplicativo no celular.
    • Anote todas as refeições, lanches e bebidas. Essas informações podem ser úteis caso você note um ganho ou uma perda de peso indesejado. É possível avaliar as escolhas alimentares que você fez que podem ter interferido nas alterações.
  4. Perder peso junto com alguém pode ser uma grande fonte de inspiração. Estudos mostram que as pessoas com apoio obtiveram melhores resultados no regime. [26]
    • Exercite-se com alguém para ter mais diversão e motivação caso um dos dois sinta vontade de desistir.
    • Peça aos amigos, familiares ou colegas de trabalho para que o apoiem ou pergunte se eles querem se juntar a você no treino e na dieta.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre fale com um médico antes de fazer quaisquer alterações na alimentação ou começar novos exercícios.
  • Os exercícios não ajudam a perder aquela gordura abdominal persistente. Os exercícios para tonificar fortalecem os músculos sob a camada de gordura, mas não a eliminam. O único jeito de perder gordura é comer menos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 315 730 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade