Baixe em PDF Baixe em PDF

O cabelo bicolor, metade preto e metade vermelho, está super em alta. Se quiser fazer esse look em casa mesmo, prepare-se para gastar algumas horinhas para deixar os cabelos perfeitos. Pintar as madeixas de preto não é um trabalho complicado, mesmo que nunca tenha feito isso na vida. A camada vermelha, por outro lado, dá um pouquinho mais de trabalho, já que é preciso descolorir o cabelo primeiro. Por isso, leia nosso artigo e prepare-se para todo o processo antes de colocar as mãos na massa!

Parte 1
Parte 1 de 4:

Entendendo o processo

Baixe em PDF
  1. Ele ficará um pouco oleoso, mas essa é a ideia! A oleosidade natural ajuda a proteger o couro cabelo e as raízes da tinta e isso é ainda mais importante quando usamos tinturas vermelhas. [1] Além disso, a absorção pelos fios também melhora, deixando a cor muito mais vibrante.
    • Se tiver que lavar o cabelo antes de pintá-lo, use apenas o shampoo, pois o condicionador dificulta a fixação da cor.
  2. Esqueça o mercado e dê uma passadinha na perfumaria para comprar um bom produto. Opte por uma versão líquida ou em mousse, levando em conta que a primeira dá um resultado mais escuro e opaco do que a última. [2]
    • Se é a primeira vez que está pintando o cabelo, use um tonalizante. Se já está acostumado a pintar as madeixas, pode partir direto para a tinta.
    • Se é loiro natural, é melhor pintar o cabelo de castanho escuro antes de passar o preto. Às vezes os fios ficam esverdeados quando passam do loiro direto para essa cor.
  3. Isso depende apenas do seu gosto e não existe certo ou errado aqui. Como regra geral, comece fazendo um meio rabo de cavalo, repartindo o cabelo na altura das orelhas.
    • Para um resultado mais sutil, pegue um pouco mais de cabelo depois de ter feito o meio rabo de cavalo. Você pode, por exemplo, reparti-lo mais próximo da nuca, para que a parte preta fique bem maior do que a vermelha.
    • É bom pensar nisso antes de começar a pintar, para não se arrepender no meio do processo.
  4. Com a ajuda de um espelho ou de um amigo, divida o cabelo ao meio, na horizontal, separando a parte de cima da de baixo. Depois, prenda ambas para evitar problemas na hora de pintar.
    • Veja se você prendeu todo o cabelo em volta do rosto. É importante tingir essa parte de preto para criar um efeito mais legal. [3]
  5. Para isso, basta colocar uma folha com a mesma largura e comprimento do cabelo entre as duas camadas, dobrando os cantos para que fique bem presa. Para ter ainda mais segurança, prenda com uma presilha, também. [4]
    • O papel alumínio deve ficar logo abaixo da metade de cima do cabelo, para proteger a outra da tinta preta.
    • Se você acha que consegue passar a tinta preta sem sujar a camada de baixo, nem precisa do papel alumínio.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Pintando a parte preta

Baixe em PDF
  1. Siga as instruções da caixa para misturar a tintura e proteja as mãos com luvas e os ombros com uma toalha velha. Para evitar que a tinta manche seu rosto, aplique uma camada de vaselina ou de um hidratante mais grosso na região em volta do cabelo.
    • Se tiver uma capa de cabeleireiro, use-a no lugar da toalha.
  2. Comece pela frente, fazendo mechinha por mechinha. Solte um pouco de cabelo da presilha, passe a tinta preta tomando cuidado para cobri-lo da raiz às pontas e, depois, prenda-o com um grampinho, para que não atrapalhe. [5]
    • Se seu cabelo for muito grosso, separe-o em mechas menores, com cerca de dois dedos cada.
    • Faça um coque com cada mechinha tingida e prenda com um grampo, se preferir.
  3. Ao terminar as mechas, vá prendendo-as para que não encostem na outra metade. Siga as instruções da caixa, deixando a tintura agir pelo tempo indicado. É bom ficar com a toalha nos ombros, para o caso da tinta pingar.
    • Quando terminar de aplicar a tintura, coloque um timer para acompanhar o tempo de ação.
  4. Antes disso, faça um rabo de cavalo baixo com a outra metade do cabelo, para que não atrapalhe. Para enxaguar, coloque a cabeça na água corrente e se tiver prendido a parte tingida também, solte-a para lavá-la melhor.
    • Não molhe a outra metade do cabelo.
    • O ideal é fazer isso com a ajuda de alguém.
    • Enxague o cabelo até que a água saia limpa.
  5. Torça com cuidado para remover o excesso de água e depois coloque uma toalha entre as camadas, apertando-a para absorver toda a umidade que puder. Feito isso, passe o secador como de costume.
    • Enquanto isso, deixe a outra metade do cabelo presa em um rabo de cavalo baixo.
    • Quando a parte preta estiver totalmente seca, prenda-a de novo para tingir a vermelha
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Descolorindo e pintando a parte vermelha

Baixe em PDF
  1. A maioria dos tons mais fortes e vibrantes está disponível apenas em tonalizante. A menos que seu cabelo natural seja loiro, você terá que descolorir a parte de baixo para que a cor pegue bem. Se passar o tonalizante sem fazer isso, quase não dará para ver a cor. [6] Se nunca descoloriu o cabelo antes, é melhor procurar um profissional.
    • Descolorir os cabelos não é tão fácil quanto pintá-los. Nesse processo, você usa mais química e, por isso, pode acabar até causando queimaduras no couro cabeludo.
    Resposta do Especialista
    P

    Uma leitora do wikiHow pergunta: É possível tingir um cabelo preto de ruivo sem descolori-lo?"

    Laura Martin

    Cosmetologista
    Laura Martin é uma Cosmetologista na Geórgia. Atua como hair stylist desde 2007 e como professora de cosmetologia desde 2013.
    CONSELHO DO ESPECIALISTA
    Resposta de Laura Martin :

    A cosmetologista Laura Martin aconselha: "Se seu cabelo for naturalmente preto, sim. Você pode deixá-lo 3 ou 4 tons mais claro sem descolori-lo completamente com uma tintura vermelha intensa."

  2. Comece com ele totalmente seco (você nunca deve aplicar descolorante nos fios úmidos ou molhados). [7] Leia as instruções do produto com muita atenção e siga-as à risca. Também é importante usar luvas e tomar bastante cuidado tanto durante a aplicação, como na hora de enxaguar o produto. Para enxaguá-lo, lave o cabelo com água morna até que ela saia limpa.
    • É importante fazer a aplicação em um local bem ventilado por conta do cheiro do produto.
  3. Passe um pente de dentes largos nos fios, desfazendo todos os nós. Antes de passar o tonalizante deixe-os secarem um pouco, pois para receber o produto o cabelo não pode nem estar encharcado, nem seco. [8]
  4. Para aplicar, siga as instruções do rótulo, mas antes cubra os ombros com uma toalha velha para não se sujar. Depois da aplicação, deixe o produto fazer efeito pelo tempo recomendado pelo fabricante.
    • O tonalizante não estraga tanto o cabelo e quanto mais tempo ficar no cabelo, mais intensa a cor será. [9]
  5. Com a camada de cima ainda presa, siga as instruções do produto para enxaguar o cabelo. Para o molhar inteiro, deite a cabeça para trás na hora de lavar. Deixe a água correr até que saia limpa. [10]
    • Seque o cabelo cuidadosamente usando uma toalha. O melhor é apenas remover o excesso de umidade, deixando-o secar naturalmente, arrumando-o como de costume depois.
    • Tente não usar fronhas claras por um tempo para evitar que manchem.
    • Lembre-se de usar água fria para selar as cutículas e manter a cor.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Cuidando da cor

Baixe em PDF
  1. Os tons mais vibrantes ficam apagados facilmente. Faça tudo o que puder para preservá-los usando, por exemplo, produtos livres de sulfato. Procure por shampoos e condicionadores para cabelos tingidos e lave-os com menos frequência, sempre em água fria. [11]
    • Se for preciso, use shampoo seco entre as lavagens.
    • Evite molhar o cabelo em piscinas, pois o cloro pode acabar com as cores mais fortes. [12]
  2. O descolorante resseca o cabelo e se você não tiver cuidado, pode danificá-lo bastante. Se teve que descolorir os fios, é importante fazer de tudo para mantê-los saudáveis. Para isso, compre um bom condicionador e aplique-o uma ou duas vezes na semana.
  3. Além de hidratarem o cabelo, esses cremes ainda possuem proteínas e outros ingredientes que o deixa mais forte. Uma hidratação semanal ajuda a recuperar os fios secos, restaurando também as cutículas danificadas na descoloração.
    • Procure produtos que contenham ingredientes como glicerina, vitamina E, manteiga de shea, proteínas, queratina, óleo marroquino, de argan, abacate ou de coco. [13]
  4. As temperaturas elevadas abrem as cutículas e soltam a cor, então tente limitar o uso do secador, chapinha e babyliss. Se tiver que usá-los, passe um protetor térmico primeiro, criando uma barreira entre os fios e o calor.
    • Depois de descolorido, seu cabelo ficará bem mais seco e propenso ao ressecamento. Por isso, é importante usar ferramentas de calor com muito cuidado. [14]
  5. Infelizmente, as cores mais vibrantes perdem o brilho em pouco tempo, coisa de semanas. Para renová-la, porém, não é preciso descolorir o cabelo outra vez (pelo menos não sempre). Basta passar o tonalizante outra vez, seguindo o mesmo procedimento da primeira. [15] Dependendo de quão bem os fios absorveram a cor da primeira vez, você terá que retocá-los com maior ou menor frequência. [16]
    • Depois da primeira vez que pintar o cabelo, terá apenas que retocar as raízes. Pinte as pontas apenas se achar que estão precisando de uma renovada.
    • Não descolora o cabelo sempre que quiser retocar a cor, pois isso pode danificá-lo bastante. Deixe para descolorir apenas quando precisar refazer as raízes.
    • Fique sempre atento à saúde dos fios e só repita a descoloração se eles estiverem saudáveis e fortes o suficiente para aguentar a química.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 21 119 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade