Baixe em PDF Baixe em PDF

Quer um pedaço do paraíso no seu jardim? Palmeiras são bastante populares para adornar paisagens em regiões tropicais. Resistentes às tempestades e oferecendo excelente sombra e cobertura, as palmeiras não costumam exigir muito após serem plantadas. [1] Então, se você quer começar a plantar suas palmeiras agora mesmo, adiante! Veja estes passos para mais detalhes.

Método 1
Método 1 de 4:

Escolhendo as espécies, tamanhos e localização

Baixe em PDF
  1. As palmeiras variam em tamanho, desde espécies relativamente pequenas (Moinho de Vento e Sagu) até algumas gigantes como as Palmeiras Imperiais, que, quando adultas, podem atingir seus 15 metros de altura. A quantidade de sol que uma palmeira exige, bem como o frio que elas suportam também dependem de cada espécie. Consulte uma lista [2] de alguns tipos comuns de palmeiras utilizadas para fachadas, bem como suas necessidades de sol e tolerância ao frio:
    • Palmeiras de climas quentes:
      • Palmeira Imperial de Cuba . Tolerante ao frio (até -5 graus); necessita de luz solar direta ou sombra parcial.
      • Palmeira Sagu . Tolerante ao frio (até -6 graus); necessita de luz solar direta ou indireta.
      • Palmeira das Canárias . Tolerante ao frio (-7 graus).
      • Palmeira Imperial . Tolerante ao frio (até -7 graus); necessita de luz solar direta.
    • Palmeira de climas frios:
      • Palmeira Mexicana . Tolerante ao frio (-9 graus).
      • Palmeira Real Australiana . Tolerante ao frio (até -11 graus); necessita de luz solar direta.
      • Palmeira Pindó . Tolerante ao frio (-12 graus).
      • Palmeira Moinho de Vento Chinesa . Tolerante ao frio (até -13 graus); necessita de luz solar direta.
  2. O tamanho da palmeira dependerá especialmente de três pontos:
    • Orçamento: palmeiras menores custam menos, palmeiras maiores são mais caras. Faça uma pesquisa de preços, pois os valores podem variar bastante dependendo da região. As palmeiras gigantes costumam ser as mais caras.
    • Estética: você quer acompanhar o crescimento da sua palmeira ou quer que ela já se incorpore imediatamente à sua fachada? As árvores já adultas custam muito mais que aquelas ainda jovens.
    • Manuseio: quando adultas, algumas palmeiras exigem o uso de guindastes para serem tiradas do local. [3] Se o local onde você pretende plantar suas palmeiras é de difícil acesso, é melhor optar por uma espécie menor.
  3. Devido ao peso de algumas palmeiras e a necessidade de utilização de material pesado para movê-las, é melhor sempre optar por um local de fácil acesso. Plantá-la no jardim frontal da sua casa será muito mais fácil que no quintal nos fundos.

    DICA DE ESPECIALISTA

    Maggie Moran

    Especialista em Casa e Jardim
    Maggie Moran é uma Jardineira Profissional na Pennsylvania.
    Maggie Moran
    Especialista em Casa e Jardim

    Palmeiras são excelentes plantas de jardim porque suas raízes não são invasivas. A horticultora Maggie Moran explica: "Palmeiras tem raízes pequenas que não descem mais que 90 centímetros, mais ou menos. Elas são pouquíssimo invasivas. Ou seja, você pode plantá-las perto de piscinas e outras estruturas sem muita preocupação. Para garantir, plante-as com algo entre dois e três metros de distância de sua piscina."

  4. Pode ser interessante ligar para as prestadoras de serviços de telefonia, água, gás, etc, para confirmar estes pontos. Romper um cabo de energia ou telefone, ou um cano de água ou gás, lhe trará grandes problemas que podem ser facilmente evitáveis.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Cavando e ajustando o buraco

Baixe em PDF
  1. Isso tornará muito mais fácil a medição do buraco a ser feito, já que você poderá compará-lo o tempo todo com o diâmetro da base da palmeira. Algumas palmeiras podem ser enterradas além da 'bola' de sua raiz.
    • Por exemplo, as Mexicanas ( Washingtonia robusta ) podem ser enterradas entre 1,2 a 1,5 m além da bola da raiz. Essa característica pode ser vantajosa caso queira manter todas as árvores em uma altura nivelada. Isso também evita a necessidade de montar suportes para as árvores recém plantadas.
    • Outras palmeiras, contudo, não podem ser enterradas. Por favor consulte um especialista certificado antes de plantar sua palmeira caso não saiba manusear a sua espécie.
  2. Com uma fita métrica, determine a largura e altura desta parte da raiz e faça o buraco levando isso em consideração.
    • Se estiver muito difícil de abrir o buraco naquele solo, tente fazer um teste de drenagem . Faça um buraco de 40cm de profundidade e encha com água. Se a água secar dentro de 1 ou 2 horas, o terreno possui uma excelente drenagem. Se a água secar dentro de 12 horas, o terreno possui uma drenagem aceitável. Se a água ainda não foi sugada após 24 horas, você provavelmente tem um problema de drenagem no terreno. Não é aconselhável plantar uma árvore ali até que isso seja resolvido.
    • O buraco deve ser fundo o suficiente para cobrir completamente a bola da raiz da palmeira, mas não tão fundo que seu tronco possa apodrecer. A bola da raiz não pode ficar exposta. Palmeiras com a raiz exposta são conhecidas por estar "nas pontas dos dedos" e são menos estáveis. Por outro lado, palmeiras plantadas em profundidades exageradas podem acabar com o tronco podre, ficando também instáveis.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Plantando a palmeira

Baixe em PDF
  1. Evite chacoalhar as raízes em demasia, já que isso poderá acabar matando aqueles ramos mais delicados, responsáveis por sugar os nutrientes. Evite também esticar a bola da raiz antes de plantá-la. Embora possa parecer que você está ajudando as raízes a respirarem, isso acaba causando mais danos que benefícios a elas.
  2. Normalmente, a bola da raiz deverá estar entre 2,5 a 5 cm abaixo do solo quando o buraco estiver preenchido.
  3. As palmeiras comumente possuem troncos curvados, de modo que a planta pode não ficar totalmente na vertical ao final do processo.
    • Não perca de vista o lado 'frontal' da palmeira, isto é, o lado que recebeu mais luz solar. Dependendo da sua preferência, você desejará colocar o lado frontal da árvore direcionado de maneira diferente para deixá-lo mais ornamental. Se a palmeira estiver num jardim frontal, este lado provavelmente estaria virado para a rua; se estiver em um jardim atrás da casa, provavelmente voltado para a casa.
  4. Preencha o buraco com terra, regando aos poucos. Utilize terra apropriada com relação à drenagem e rigidez.
  5. A barreira de terra, atuando como uma elevação ou berma, ao redor da área externa do buraco, ajudará a reter água para a nova árvore. Assim que terminar a barreira, você estará pronto para regar. A barreira manterá umidade suficiente no buraco para impedir que as raízes da planta endureçam. [4]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Concluindo

Baixe em PDF
  1. As palmeiras não possuem grandes raízes para suportá-las, portanto pode ser necessário segurá-las até que estejam totalmente estáveis no solo. A não ser que você esteja utilizando um tipo próprio de terra para preencher o buraco. Nestes casos, normalmente a palmeira já fica estável sem a necessidade de suportes.
    • Embrulhe pelo menos 1/4 do tronco da árvore com uns 40cm de saco de estopa ou juta para evitar que as presas do suporte danifiquem a casca da árvore quando esta balançar com o vento.
    • Coloque estacas em três lados, de maneira equidistantes um dos outros, apertando os suportes de madeira e amarrando-os com um arame na árvore, sobre o saco de estopa.
  2. Pode ser interessante criar uma pequena represa em volta da raiz para evitar que a água vaze ao ser colocada, especialmente em terrenos irregulares ou com absorção menos eficiente. Adubar a base da árvore também ajudará a manter o solo umedecido. Utilize cerca de 7,5 cm de adubo não compactado
  3. Lembre-se que transplantar uma planta sempre traz algum estresse a ela. Fertilizar, infelizmente, também lhe causa um choque. Portanto, para minimizar estes choques e aumentar as chances de sucesso da palmeira, não use fertilizantes nas primeiras 6 a 8 semanas.
    • Quando você finalmente decidir fertilizá-la, lembre-se de utilizar fertilizantes de ação lenta e não coloque-o diretamente próximo ao tronco. Espalhe o fertilizante a cerca de 30 ou 60cm de distância do tronco e evite colocá-lo em excesso. [5]
  4. O período de estabilização de uma árvore dependerá do seu tipo, tamanho, clima, entre outros fatores. Geralmente, as raízes devem ser regadas por completo, mas não encharcadas. Regue diariamente nas primeiras semanas, semanalmente nos próximos meses e vá diminuindo gradualmente a frequência.
    Publicidade

Dicas

    • Algumas ferramentas poderão fornecer tremenda ajuda com árvores maiores, que chegam a pesar 450 kg.
  • Utilize uma correia de nylon ou poliéster para levantar a árvore caso for utilizar uma máquina para este fim, evitando assim danificar a casca da palmeira.
  • Algumas pessoas inserem pequenos pedaços de cano de PVC no chão em volta da bola da raiz (com 5 cm ou um pouco mais), com uma das bocas viradas para cima, facilitando a entrada de água.
  • Muita gente não sabe que pode plantar palmeiras em sua área por conta do clima e região. Dependendo do seu clima, você pode plantar palmeiras sem qualquer proteção. Ainda que esteja em uma região mais fria, você pode plantar algumas espécies com alguns cuidados.
Publicidade

Avisos

  • Tome muito cuidado para não danificar a casca destas árvores, já que qualquer dano poderá gerar oportunidades para que insetos a ataquem.
  • Tome muito cuidado ao proceder com qualquer escavação em seu terreno, já que pode haver cabos de eletricidade, telefone ou outros serviços.
  • Tome muito cuidado ao levantar uma palmeira manualmente, já que o centro de gravidade destas plantas é mais alto por conta de sua raiz relativamente pequena.
  • As palmeiras podem ser bastante temperamentais. Não desanime se sua primeira tentativa der errado.
  • Antes de plantar sua palmeira, tenha certeza de que aquele é o lugar desejado. Uma vez estabilizada, é quase impossível se livrar de uma palmeira, já que uma nova planta pode brotar de um pequeno fragmento de raiz que sobrar no solo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Material para apoiar a árvore
  • Equipamento para escavação (pás ou material elétrico)
  • Materiais para adubar o solo.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 92 025 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade