Baixe em PDF Baixe em PDF

Se os gerânios não forem podados com frequência, crescerão fininhos demais e com poucas folhas. Dar uma podada de vez em quando vai fazer com que floresçam com mais força, exaltando a beleza da planta. E você não precisa jogar fora os ramos que cortar – pode criar novas mudas de gerânio a partir deles. Leia as instruções a seguir para saber mais sobre a época e o modo certos de podar o gerânio e como reaproveitar os galhos cortados.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Saiba quando podar

Baixe em PDF
  1. Quando você comprar um vasinho novo de gerânios, podá-los imediatamente vai incentivar o crescimento na forma de um pequeno arbusto arredondado. Se estiver satisfeito com o formato da planta, pode transplantar diretamente para um outro vaso maior ou para o jardim. No entanto, se não se importar de sacrificar alguns raminhos, vai ser recompensado mais tarde quando começar a florescer. [1]
    • Existem diversas variedades de gerânio. Algumas variedades são perenes e por isso é importante podá-las. Outras são anuais e a poda pode ser interessante, mas já que não duram mais de uma estação, não é fundamental.
  2. Depois da época da floração, podar os gerânios vai ajudá-los a suportar melhor o período de frio. Espere até que as flores tenham morrido e a planta esteja menos viçosa, no fim do verão ou começo do outono – se você mora em uma região com as estações bem definidas. Desta forma os gerânios armazenarão energia durante o período de frio para depois florescer com mais força quando o clima começar a esquentar.
    • Se você mora em uma região onde não faz tanto frio, pode deixar a planta fora de casa o ano todo.
    • Se onde você mora chega a fazer muito frio, como no extremo sul do Brasil, pode ser melhor colocar os gerânios em vasos dentro de casa durante o inverno.
  3. As plantas continuarão a crescer mesmo durante o inverno, com ramos mais longos e lenhosos e não tão bonitos. Por este motivo o gerânio deve ser podado no início da nova estação, estimulando o crescimento mais abundante com a chegada do clima mais quente.
    • Se você deixou as plantas fora de casa durante um inverno mais rigoroso, pode-as no fim de setembro ou assim que o tempo começar a esquentar.
    • Se você mora em uma região mais fria e precisou colocar as plantas para dentro de casa, espere até que não haja mais o risco de geadas e então transplante-as para o jardim ou comece a deixar os vasos fora. Você pode acostumá-los gradualmente ao clima externo, colocando-os fora no sol durante o dia e trazendo de novo para dentro durante a noite.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Usando o método certo de poda

Baixe em PDF
  1. Inspecione a planta de todos os ângulos para identificar áreas com problemas, como por exemplo áreas com poucas folhas, ramos mortos ou tortos. Determine onde vai ser preciso podar para dar ao gerânio uma aparência saudável e mais atraente.
    • A poda vai estimular o crescimento de novos brotos e folhas; por isso, cortar uma parte da planta não vai necessariamente deixar um buraco definitivo.
    • Se uma parte grande da planta tiver morrido, você vai precisar fazer uma poda drástica. Pode levar algumas semanas para que cresçam novas folhas e flores, mas a planta provavelmente sobreviverá se o tronco principal estiver verde e saudável.
  2. É muito importante para favorecer o crescimento de novas flores, pois faz com que o gerânio direcione as energias para produzir novos botões. Ao mesmo tempo, ajuda a ter uma visão melhor dos galhos. Você pode tirar as flores mortas sempre que enxergar uma, sem precisar usar ferramentas, para ajudar a manter a planta saudável.
    • Segure a flor morta pelo caule com o dedão e o dedo indicador.
    • Aperte com a unha até cortá-lo e então tire a flor morta.
    • Você pode esperar até o ramo florido morrer completamente para, então, removê-lo completamente, cortando-o mais baixo.
  3. O próximo passo é descartar folhas e talos mortos ou murchos. Podá-los vai evitar que a planta desperdice energia para mantê-los vivos. Use tesouras de poda para cortar toda a folhagem que estiver seca ou morta até a base da planta. Este é um passo fundamental principalmente durante a primavera, pois fará com que os gerânios floresçam com toda a força depois, mas você pode também cortar as folhas secas durante todo o ano. [2]
    • Não tente salvar folhas que estejam secando mas ainda não estejam completamente mortas. É melhor podá-las para dar lugar a ramos novos e mais fortes.
  4. Durante a primavera, podar mesmo os caules saudáveis vai estimular a planta a produzir mais flores. Siga um caule com flor até a junção com o tronco principal e, usando uma tesoura de poda, corte-o no ponto de união. Este procedimento vai ativar brotos que estavam adormecidos que logo começarão a crescer.
    • Se preferir fazer uma poda menos drástica, procure um nó, que é como um anel no caule do gerânio. Corte pouco menos de 1cm acima deste nó e novos brotos surgirão dali.
  5. Caules "longilíneos" são aqueles que cresceram muito compridos e altos, mas com pouca ou nenhuma folha. Cortá-los perto da base da planta vai favorecer o surgimento de novos brotos, dando uma forma mais cheinha à planta. Use tesouras de poda para cortar os ramos próximo à base, a menos de 1cm do nó mais baixo e use as estacas para fazer novas mudas de gerânio.
    • Ao fim da época de floração, pode pelo menos um terço da planta para prepará-la para o período frio.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Propagando as estacas

Baixe em PDF
  1. Segure uma estaca em posição vertical, encontre o nó mais perto da base e corte pouco menos de 1cm abaixo do nó. Lembre-se sempre de qual extremidade é a base, pois as estacas não crescerão se forem plantadas de cabeça para baixo.
    • Se os ramos forem muito compridos, podem ser cortados em mais de uma estaca contanto que cada uma seja cortada logo abaixo de um nó.
    • Ramos de galhos que florescem geralmente não criam raízes, pois não têm os hormônios certos para tal. Os ramos precisam ser de galhos que crescem, não dos que florescem.
  2. A nova muda não vai conseguir alimentar todas as folhas logo de cara, mas manter só uma vai ajudar no processo. Corte todas as folhas secas e tente manter uma folha saudável perto do topo.
    • Você ainda pode plantar a estaca, mesmo que não tenha nenhuma folha.
    • Se houver só uma folha saudável e ela for bem grande, faça um corte com uma tesoura no meio da folha e deixe as duas metades. Isto é feito porque uma estaca que acabou de ser plantada normalmente não consegue alimentar a área de uma folha muito larga.
  3. Você não deve plantar as mudinhas em terra normal, pois ela pode pegar muita umidade e apodrecer as raízes. Escolha casca de coco, musgo sphagnum ou vermiculita e misture-a com perlita ou areia de construção. Você precisa de um recipiente de plástico ou de argila para cada estaca que você quer criar. [3]
  4. O hormônio vegetal vai ajudar seu gerânio a florescer. Mergulhe cerca de 50 centímetros da ponta de baixo da estaca e remova o excesso. Você pode encontrar hormônios em agropecuárias ou pela internet.
  5. Use uma vareta ou caneta para fazer um buraco na terra e plante a estaca, com a base sempre para baixo. A ponta com a folha deve ficar para fora da terra. Dê umas batidinhas de leve ao redor da muda.
  6. Depois de uma ou duas semanas as primeiras raízes começarão a aparecer. Algumas semanas depois surgirão os primeiros brotos e então você pode transplantar o gerânio para outro vaso ou para o jardim.
    Publicidade

Dicas

  • Corte um pouco os caules principais das plantas obtidas através das estacas para incentivar novas ramificações e remova talos indesejados.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tesoura de poda.
  • Vaso pequeno e terra (para fazer novas mudas).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 48 816 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade