Baixe em PDF Baixe em PDF

A margarida é uma flor perene popular que pode ser cultivada em jardins e canteiros no mundo todo. Os jardineiros costumam podar as margaridas durante o verão para aumentar o número de botões que as flores produzem e para manter a planta produzindo mais flores mesmo depois do período que ela deveria parar. Eles também costumam podar antes do inverno começar para remover as plantas mortas e feias do jardim.

Método 1
Método 1 de 2:

Encorajando o crescimento na primavera e no verão

Baixe em PDF
  1. Tire as flores mortas antes que elas comecem a produzir sementes. Isso fará com que a planta invista sua energia em produzir flores novas em vez de gastar na produção de sementes em flores passadas. Você pode remover o caule, que conecta a flor morta à terra, facilmente com as mãos. [1]
    • Use luvas de jardinagem já que alguns caules são mais duros e podem irritar a pele.
    • Use um cortador de mão para remover as flores passadas.
    • As flores perenes duram de três a quatro semanas, em média. [2]
  2. Tanto os caules quanto as folhas podem morrer em qualquer época do ano, então você deve remover áreas mortas assim que as perceber. Os caules e folhas mortas ficarão marrom escuros ou pretos e frágeis. Use uma tesoura de poda para cortar essas partes ou puxe as folhas ou caules individuais com as mãos.
    • Tire também qualquer folha ou caule que esteja amarelado e murchando. A folhagem amarela provavelmente não vai se recuperar e é tão feia quanto a que já está morta.
  3. Pegue uma tesoura de poda afiada e corte as partes de cima do canteiro de margaridas todo. [3] Isso garante que, assim que os caules continuarem a crescer e as flores ressurgirem, elas ficarão todas com a mesma altura.
    • Esse processo costuma ser chamado de “deadheading”, porque você remove as cabeças mortas das flores. [4]
    • Se você não tiver uma tesoura de poda, compre uma em uma loja de artigos para jardinagem ou de casa e construção.
    • Corte os caules passados abaixo da folhagem para evitar que eles apareçam.
  4. Se você olhar bem para o canteiro de margaridas, verá vários botões pequenos — cada um terá uns 60 mm — crescendo a uns 12 cm abaixo das flores grandes. Quando podar as margaridas, não corte esses botões.
    • Se você fizer isso, terá que esperar mais de um mês para ter flores novas depois de podar o canteiro. [5]
  5. As margaridas não demoram para crescer. Depois de podadas, elas crescerão de novo depois de 14 a 20 dias. [6] Se você não podar as margaridas, seu canteiro ficará cheio de sementes feios em vez de belas flores.
  6. Mantenha a poda durante os ciclos das margaridas na primavera e no verão. Assim que perceber que a maioria das flores morreu e está começando a produzir sementes, pode a planta.
    • Ao podar, você está basicamente forçando a planta a repetir uma parte do seu ciclo reprodutivo em vez de deixar que ela termine o ciclo, como faria naturalmente. [7]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Preparando as margaridas para outono e inverno

Baixe em PDF
  1. As margaridas podem chegar até 1,2 m de altura durante o pico do verão. Assim que florescerem pela última vez no começo do outono, corte a metade de cima da planta para que sobre apenas 45 a 60 cm. Os caules verdes cheios de folhas das margaridas ainda ficarão bonitos no jardim no outono. [8]
    • Nesse estágio, a planta vai focar sua energia em manter as folhas, em vez de produzir sementes.
  2. Se houver margaridas completamente mortas no jardim, o ideal é removê-las por inteiro. Os caules das margaridas mortas costumam ser frágeis, então você vai conseguir dobrá-los e puxá-los perto da terra. Pegue uma tesoura de poda e corte os caules de margarida de 7,5 a 10 cm do chão. [9]
    • As margaridas mortas no inverno não terão nenhuma parte verde nos caules ou folhas e começarão a ficar com uma aparência viscosa e feia.
  3. Faça uma poda drástica todo o ano depois da primeira geada ou do dia mais frio. Use uma tesoura de jardinagem bem afiada para cortar cada caule até que eles fiquem com 2,5 a 5 cm acima do nível do solo. [10]
    • Se você não souber sobre as geadas ou indicações climáticas na região onde você mora, faça uma pesquisa ou acompanhe a previsão do tempo.
    Publicidade

Dicas

  • A margarida Shasta é o tipo mais comum cultivada em jardins. Existem diversas outras variedades de margarida, incluindo a margarida silvestre, a margarida-do-campo, a margarida-amarela e a margarida-rasteira. [11]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tesoura de poda.
  • Luvas de lona.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 18 733 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade