Baixe em PDF Baixe em PDF

Pode haver, em alguns casos, a perda de formatação ao copiar e colar o conteúdo de uma aplicação a um documento, por exemplo. Isso ocorre devido aos estilos utilizados, que não são correspondentes. Os produtos que funcionam com base na web possuem formatação HTML, enquanto aplicativos mais antigos não têm tal recurso. Geralmente, a atualização do programa é o suficiente para solucionar o descompasso, mas há alternativas para quem, por alguma razão, não desejar fazer isso.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando o recurso “Colar Especial”

Baixe em PDF
  1. O trecho será copiado à Área de Transferência.
  2. Nele, há vários recursos para formatação de texto colado no documento; há várias maneiras de acessá-lo dependendo do software em uso.
    • No Microsoft Office 2007 e versões posteriores, clique em “Página Inicial” e consulte a seção “Área de Transferência”. Clique na seta para baixo que estará sob o ícone “Colar” e escolha “Colar Especial...”
      • Nas versões mais atuais dos programas do pacote, o ícone de uma prancheta poderá surgir após colar o texto. Se preferir, também é possível fazer alterações de formatações clicando nele.
    • No OpenOffice, acesse “Arquivo”, “Editar” e “Colar Especial”.
    • O Google Docs tem uma opção parecida em “Editar” e “Colar Especial”, mas que funciona apenas para operações de copiar e colar dentro do navegador, não para um programa externo.
  3. De acordo com o software utilizado, elas terão nomenclaturas distintas, com um resultado diferente do texto e sua formatação:
    • Para que toda a formatação seja mantida, escolha “Manter formatação original” ou “Formato HTML”.
    • Opte por “Manter somente texto” se preferir que apenas a formatação do trecho seja igual, mas removendo as imagens.
    • Quando os dois documentos possuírem formatação especial, como listas ou tabelas que devem ser combinadas, opte por “Mesclar formatação”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando programas com suporte ao formato HTML

Baixe em PDF
  1. Geralmente, a falta de suporte a HTML é o que causa a perda de formatação ao colar texto entre um programa e um navegador de internet.
    • Clientes de e-mail e softwares “de escritório”, hoje em dia, já possuem HTML ativado por padrão, seja em um cliente de internet — Gmail e Google Docs, por exemplo — ou uma aplicação separada, como o Microsoft Word ou o Outlook.
    • Aplicativos antigos ou com grandes limitações, como o Editor de Texto (Mac), o Bloco de Notas e o Notepad (Windows), não terão recursos para exibir essa formatação.
  2. É possível que ela até exista em certos programas, mas esteja desativada; para que volte a funcionar, consulte as opções do software. Isso dependerá do cliente em uso; procure pelas opções “Formato HTML” ou “Rich Text”, nas preferências do programa, ou até mesmo na janela destinada a redigir mensagens.
    • Por exemplo: no aplicativo do Outlook, clique em “Arquivo” “Opções”, “Email”. Encontre a seção “Redigir mensagens” e selecione o menu suspenso “Redigir mensagens nesse formato”. Será possível alterar as configurações (HTML, Texto sem formatação e Rich Text).
  3. Assim que os dois softwares — tanto o que é a fonte do texto quanto o que o receberá — estiverem aptos a processar HTML, basta colar o trecho, que será exibido normalmente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Salvando arquivos no formato HTML

Baixe em PDF
  1. Caso não queira trocar o programa utilizado para redação de texto e não consiga habilitar a formatação HTML, ainda será possível realizar uma conversão posterior para ele.
  2. A formatação será convertida para HTML e dará ao usuário a chance de copiá-la quando abrir o item.
    • Acesse “Arquivo”, “Salvar Como” e opte por “Página da Web” (“.htm” ou “.html”), no menu que será exibido. Dependendo do processador de palavras, os passos podem ser diferentes.
  3. Uma página será exibida com o texto formatado; se nada ocorrer, há duas outras opções:
    • Arraste e solte o “.html” sobre o ícone do navegador.
    • Clique com o botão direito no arquivo “.html” e selecione “Abrir com”. Escolha o browser de internet na lista.
  4. Como o texto original estará formatado em HTML, nada deverá mudar ao colá-lo no cliente de e-mail.
    Publicidade

Dicas

  • Atualize os navegadores de internet. Às vezes, os serviços de webmail apresentam erros devido às versões antigas; além de ser gratuito, novos recursos dão mais segurança ao usar a internet.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 462 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade