Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quando você desenvolve um aplicativo, poder rastrear as análises de instalações é muito útil para a atribuição móvel, para melhorar o ranqueamento do aplicativo ou para rastrear campanhas. Por isso, as empresas criaram ferramentas que compilam vários dados úteis para o seu aplicativo e, um dos mais bem-sucedidos é o Google Firebase. Mesmo que configurar o Firebase dê trabalho, os diversos serviços e análises que ele fornece o fazem valer a pena. Este artigo lhe ensinará como configurar o Firebase para o aplicativo para iOS que você fez e como usá-lo para rastrear novos usuários.
Passos
-
Instale o Xcode e o CocoaPods no seu computador da Apple. No computador Apple que você está usando para desenvolver o aplicativo, instale o Xcode 12.2 ou uma versão mais recente e depois instale o CocoaPods 1.10.0 executando o comando sudo gem install cocoapods no Terminal. [1] X Fonte de pesquisa [2] X Fonte de pesquisa
- Infelizmente, o Xcode só está disponível para o macOS. Mesmo que seja possível executar o Xcode usando uma máquina virtual, ele vai rodar mais devagar do que rodaria em um Mac, e problemas específicos de VM podem acontecer (que são difíceis de resolver).
- O seu aplicativo deve ter sido projetado para os seguintes sistemas operacionais (ou versões mais recentes): iOS 10, macOS 10.12, tvOS 12 e watchOS 6.
-
Execute seu aplicativo em um dispositivo Apple físico ou simulado. Para testar a coleta de dados e a funcionalidade do aplicativo como um todo, configure um dispositivo Apple físico ou use um simulador.
- Se quiser usar o Cloud Messaging, uma ferramenta que permite receber notificações e carga de dados de até 4.000 bytes, você terá que executar o aplicativo em um dispositivo Apple físico. [3] X Fonte de pesquisa
-
Entre no Firebase com uma conta do Google. Entrar na conta levará você até o console do Firebase, onde, eventualmente, você poderá gerenciar várias configurações e ver análises do seu aplicativo.Publicidade
-
Abra o console do Firebase e clique em Criar um projeto . Depois de abrir o console , crie um projeto para o seu app clicando no botão branco Criar um projeto .
-
Nomeie o projeto e clique em Continuar . Assim que digitar um nome, clique no botão azul Continuar para seguir com a configuração do seu projeto.
-
Habilite o Google Analytics e clique em Continuar . O Google Analytics é necessário para rastrear as instalações do seu aplicativo, então habilite-o antes de seguir para o próximo passo.
- Além de rastrear instalações de aplicativo, o Google Analytics também fornece vários recursos úteis, como análise de falhas, cloud messaging, testagem A/B e muito mais.
-
Ajuste a localização e o compartilhamento de dados do Analytics. Use o menu suspenso para selecionar seu país. Decida quais dados do Analytics você quer compartilhar com o Google aceitando as configurações padrão ou alterando-as você mesmo desmarcando a caixa de seleção azul.
-
Aceite os termos do Google Analytics e crie o seu projeto. Clique na caixa de seleção azul para aceitar os termos do Google Analytics, depois aperte o botão azul Criar projeto .
-
Clique em Continuar assim que o projeto terminar de carregar. Depois de clicar no botão azul Continuar , você será levado de volta para o console do Firebase. O topo da página agora exibirá o nome do seu projeto e várias opções de gerenciamento aparecerão na tela.
- O Firebase tem um modelo gratuito, chamado de “Spark plan” e um modelo que você paga à medida que usa, chamado de “Blaze plan”. Determine qual deles é melhor para o seu app comparando os recursos que cada plano oferece .
Publicidade
-
Abra o console do Firebase e clique em iOS+ . Quando você abre o console , clique no botão branco redondo escrito iOS+ sob “Começar adicionando o Firebase ao seu app”.
-
Encontre o ID do pacote do seu aplicativo no Xcode e digite-o na caixa “ID do botão da Apple ID”. O ID do pacote do seu app será listado ao lado de “Identificador do Pacote” na guia Geral do seu app.
-
Digite um apelido e o ID da App Store do seu aplicativo. Se optar por digitar um apelido para o seu aplicativo, ele será usado para identificar seu app no projeto do Firebase. Ao colocar o ID da App Store, os Links Dinâmicos do Firebase serão enviados à página do seu aplicativo para os usuários na App Store e o processo permitirá que o Google Analytics importe e meça eventos de conversão no Google Ads.
- Seu ID da App Store é uma série de número após “id”, no final da URL do app.
- Se o seu aplicativo ainda não tem ID da App Store, você pode inserir um depois nas configurações do seu projeto.
-
Clique em Registrar app e baixe o arquivo de config. Depois de clicar no botão azul Registrar app , o próximo passo aparecerá. Clique no no botão Download GoogleService-Info.plist para baixar o arquivo de configuração necessário.
-
Adicione o arquivo de configuração ao seu projeto no Xcode. Mova o arquivo “GoogleService-Info.plist” na raiz do projeto no Xcode.
-
Abra uma janela do Terminal e selecione o diretório do projeto do Xcode do seu aplicativo. Para navegar até o diretório do seu projeto, passe pelos diretórios de nível superior digitando cd (nome do diretório) até chegar à pasta que contém o diretório do seu projeto. Depois, digite cd (nome do projeto) .
-
Crie um Podfile pelo Terminal com o pod init . Os Podfiles são usados por CocoaPods, um gerenciamento de dependências usado pelo Firebase.
-
Abra o Podfile e escreva pod ‘Firebase/Analytics’ , depois salve o arquivo. Isto vai importar o kit de desenvolvimento de software do Analytics (SDK), permitindo que você rastreie e manipule dados vindos do seu app.
- Você também pode adicionar outros SDKs suportados pelo Firebase conferindo esta lista .
-
Execute pod install no Terminal e depois abra o arquivo.xcworkspace recém-criado com o comando open (nome do projeto).xcworkspace . Você pode usar o novo arquivo “.xcworkspace” para todos os desenvolvimentos futuros no seu app.
-
Importe o módulo do Firebase na sua classe AppDelegate . O módulo do Firebase deve ser importado com import Firebase se estiver codificando em Swift ou @import Firebase; se estiver usando o Objective-C.
-
Configure uma instância em FirebaseApp . Para usuários de Swift, faça isso FirebaseApp.configure() ; para usuários de Objective-C, escreva [FIRApp configure]; . Geralmente, essas instâncias serão configuradas no seu método application:didFinishLaunchingWithOptions: .
-
Verifique se a instalação do Firebase deu certo executando seu aplicativo. Assim que tiver executado o app, verifique o console do Firebase para garantir que você instalou o Firebase corretamente.Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:
Usando o Firebase para Rastrear as instalações do seu aplicativo
-
Abra o projeto no Firebase pelo console. Vá até o console do Firebase e abra o projeto que tem o apelido do seu aplicativo.
-
Clique em Painel sob “Analytics” na barra lateral. Assim que o Painel do Analytics estiver aberto, você verá várias estatísticas sobre atividade de usuários e engajamento.
-
Encontre o gráfico intitulado “Usuários por versão do App” e filtre por tipo de usuário. Clique na seta no canto superior direito do gráfico para abrir um menu suspenso que permitirá que você faça um gráfico detalhando todos os usuários, novos usuários ou usuários recorrentes. O gráfico de novos usuários mostrará quantos usuários abriram seu app pela primeira vez por determinado período, ou seja, rastreará as novas instalações.Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 713 vezes.
Publicidade