PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Um romance pode se algo complicado, e o sentimento de ciúme pode acabar aparecendo, de forma intencional ou não. Se você percebeu que um garoto está intencionalmente tentando fazer você sentir ciúme, será necessário agir para acabar com o comportamento sem complicar ainda mais o relacionamento de vocês. O método exato a ser seguido vai depender se o garoto é um paquera, um namorado ou ex-namorado, pois existem alguns princípios básicos para cada caso.

Método 1
Método 1 de 3:

Lidando com um paquera

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao lidar com um paquera que está tentando causar ciúme, é importante se perguntar se essa tentativa dele está sendo intencional ou acidental. Ele pode estar paquerando com outras garotas na sua frente para chamar a sua atenção, mas existe a possibilidade de ele ser galanteador naturalmente, o que o leva a fazer isso sem pensar.
    • Esse problema geralmente ocorre quando o garoto paquera com você e com outras garotas ao mesmo tempo. Pode ser difícil saber se ele realmente gosta de você ou se ele está simplesmente flertando com garotas aleatoriamente. Para saber se o garoto gosta mais de você do que das outras garotas, verifique se ele paquera você de forma diferente do que costuma fazer com elas.
    • Por exemplo, quando você o vir em um corredor, preste atenção para onde ele está olhando. Se ele imediatamente fixar o olhar em você, provavelmente é um bom sinal. Por outro lado, se ele ficar olhando para outra garota e não notar a sua presença, será um mau sinal. [1]
    • Tente não presumir que um garoto que está falando o tempo todo sobre a namorada dele na sua frente está fazendo isso para causar ciúme. Talvez ele simplesmente seja louco por ela e queira demonstrar isso pra você. [2] Mesmo que ele realmente esteja usando a namorada dele para tentar fazer você sentir ciúme ou começar a gostar dele, a deslealdade e o desrespeito demonstrados por esse comportamento são um sinal claro de que talvez você deva ficar longe dele, pois ele provavelmente seria um péssimo namorado.
  2. Se você acha que o seu paquera está tentando causar ciúmes em você, a melhor coisa a se fazer é dizer a ele como se sente. Existe uma boa chance de as ações dele serem causadas pela insegurança de não saber o que você está sentindo. Abrir o jogo pode mostrar para o garoto que a atração é mútua, resolvendo o problema.
    • É claro que é mais fácil falar do que fazer isso. Você também enfrentará o risco da rejeição ao contar para ele o que você está sentindo. Mesmo assim, abrir o jogo é a única forma de resolver a situação antes que ela fique pior.
    • Espere a próxima vez que vocês estiverem paquerando em um local reservado, onde estejam só vocês dois, para dizer que você está sentindo algo mais. Espere a resposta dele antes de abordar o tópico do ciúme.
  3. Você precisará lidar com o ciúme de qualquer forma, não importa a resposta dele, mas o método a ser adotado dependerá dela.
    • Se o seu paquera tiver interesse em ter algo mais sério com você, avise de forma casual e brincalhona que ele deve guardar a paquera só para você. Tente evitar fazê-lo se sentir culpado, mas deixe claro que você não deseja que ele paquere outras garotas.
    • Se o seu paquera reagir de forma indiferente ou rejeitar a ideia de ter algo mais sério, peça para ele parar de paquerar com você. Ter que lidar com flertes frequentes de alguém que não quer compromisso só fará com que ele brinque com as suas emoções, e isso não é nada saudável para nenhum de vocês.
  4. Se o seu paquera não mudar o comportamento após essa conversa, é melhor cortar as relações com ele.
    • Começar um relacionamento com alguém que não consegue parar de flertar com outras garotas provavelmente irá gerar frustrações e inseguranças constantes, desgastando o relacionamento em longo prazo.
    • Continuar uma amizade quando apenas um dos dois tem interesse pelo outro é sempre difícil, por isso, se ele continuar iludindo você, a melhor coisa a se fazer é esquecê-lo e seguir em frente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Lidando com o namorado

PDF download Baixe em PDF
  1. Converse com o seu namorado e diga a ele como você se sente em relação ao comportamento recente dele. Tente definir limites, especificando o que é aceitável e o que não é. [3]
    • Talvez o seu namorado não esteja realmente tentando fazer você sentir ciúme, pois ele pode não estar percebendo o efeito que as interações dele com outras garotas tem em você. Conversar sobre isso com ele pode ajudar a melhorar o problema. [4]
    • Mesmo que a intenção dele tenha sido essa, talvez a motivação para isso tenha sido a insegurança que ele sente. Conversar plenamente sobre o assunto pode dar aos dois a chance de falarem o que sentem, o que pode fazer você se sentir mais segura quanto aos sentimentos dele. [5]
  2. Antes, durante e depois da conversa, tente ficar calma. Não exploda quando o seu namorado disser ou fizer algo que causa ciúme em você.
    • Fale sobre seus sentimentos usando autorreferência ("Eu sinto que..", por exemplo) em vez de colocar a culpa nele ("Você me faz sentir"...).
    • Se realmente for um mal-entendido, manter-se calma poderá ajudá-la a resolver as coisas da melhor forma possível e com o mínimo de conflito.
    • Se o seu namorado estiver tentando tirar você do sério intencionalmente, explodir só dará a ele a reação que ele queria. Em vez de fazer como ele esperava, mantenha a calma e adote uma postura madura ao conversar. Se o comportamento dele continuar após essa conversa, talvez ele tenha problemas sérios de autocontrole, o que faz com que terminar o namoro se torne uma boa opção. [6]
  3. Às vezes, um garoto pode tentar fazer você sentir ciúme por ter insegurança sobre os sentimentos que você tem por ele. Essa insegurança não justifica o comportamento, mas torna ele algo normal. [7]
    • As tentativas de causar ciúme em você são a forma que ele encontrou de chamar a atenção. Ao "lembrar" você de que ele é um bom partido, o garoto estará tentando ganhar a sua afeição.
    • Tente reconectar-se com o seu namorado para fornecer a segurança que ele precisa. Elogie-o, reconheça quando ele fizer coisas boas pra você, abrace-o, beije-o e não tenha medo de fazer qualquer outro tipo de interação física que você achar apropriada. [8]
  4. Além de ter de lidar com as inseguranças dele, cuide também das suas. Ter mais confiança e autoestima geralmente facilita o controle de um ciúme exagerado, [9] além de oferecer uma maior motivação para fortalecer o relacionamento.
    • Compreenda suas próprias emoções. Admita quando você estiver sofrendo com o ciúme, tente perceber que ele é um sentimento natural e não tenha vergonha dele. Você só poderá aprender a superar esse sentimento após entendê-lo plenamente.
    • Dedique um tempo para focar nos seus interesses próprios que não têm ligação com o relacionamento de vocês. Desenvolver-se como indivíduo pode ajudá-la a perceber o que você tem de bom para oferecer ao relacionamento, ajudando-a a perceber que o seu namorado realmente a ama. [10]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Lidando com um ex-namorado

PDF download Baixe em PDF
  1. [11] Se o seu ex-namorado ficar tentando expor intencionalmente o novo relacionamento dele para você, dar uma resposta ciumenta significará dar exatamente o que ele quer. Não responda quando ele falar por e-mail, mensagens ou pelas redes sociais. Se ele tentar fazer você sentir ciúmes pessoalmente, responda da maneira mais natural possível, termine a conversa e se afaste.
    • Além de não respondê-lo diretamente, também é necessário resistir à tentação de postar aquela atualização de status vaga e passivo-agressiva no Facebook ou Twitter, além de evitar reclamar para amigos em comum que possam contar para ele.
    • Persista. No começo, talvez ele tente ainda mais deixá-la com ciúmes, mas se você manter a consistência e ignorá-lo, provavelmente ele entenderá que aquilo não vai funcionar.
  2. Se ele for realmente teimoso e continuar incomodando você, corte a relação. Exclua a amizade, pare de segui-lo e bloqueie-o das redes sociais. Se a situação estiver muito séria, bloqueie o número dele no seu telefone e marque os e-mails dele como spam. [12]
    • Talvez ele se sinta realizado de ter conseguido incomodá-la, mas agora que ele não tem mais como continuar o que estava fazendo, ele não terá escolha a não ser parar.
  3. Você pode sentir a necessidade de usar fogo contra fogo, no caso, ciúme contra ciúme, mas isso geralmente não é uma boa ideia. Entrar em um novo relacionamento só para fazer ciúme ao ex não será justo com o novo namorado.
    • Além disso, ficar exibindo um novo namorado que você realmente goste também pode prejudicar o relacionamento. Tentar usar o novo amado para conseguir voltar com o seu "ex" faz com que o seu foco fique na relação antiga, fortalecendo o ciúme e alimentando indefinidamente a guerra entre vocês. Uma opção muito melhor é cortar o relacionamento com ele e focar totalmente as atenções no novo amor.
  4. Mesmo que a oportunidade de voltar com o seu "ex" apareça e mesmo que você esteja considerando aproveitá-la, não faça isso. Um "ex" que toma a atitude de tentar fazer causar ciúmes em você intencionalmente é claramente uma pessoa capaz de machucá-la. Esse não é o tipo de cara que merece o seu amor e carinho. [13]
    Publicidade

Avisos

  • Se o seu namorado atual continuar tentando fazer você sentir ciúme intencionalmente, talvez vocês precisem procurar uma terapia de casais para resolver esses problemas. No pior caso, os problemas de vocês não poderão ser resolvidos, o que faz com que o fim do relacionamento seja a melhor opção.
  • Se um ex-namorado piorar o comportamento quando você começar a ignorá-lo, fazendo abusos ou ameaças, talvez seja uma boa ideia fazer uma denúncia à polícia.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 104 694 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade