Baixe em PDF Baixe em PDF

Se um assado é preparado com antecipação, precisa ser reaquecido depois. Também é comum ter de aquecer as fatias que sobraram de um assado. Com um pouco de paciência e a técnica correta, reaquecer um assado é muito fácil: pode-se levá-lo inteiro ao forno ou aquecer as fatias numa frigideira ou no micro-ondas. Lembre-se de que o alimento deve ser armazenado adequadamente até ser reaquecido.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Reaquecendo o assado inteiro

Baixe em PDF
  1. O processo de reaquecimento de um alimento começa ainda no seu preparo. Uma vez que assados tendem a se ressecar quando requentados, convém guardar os sucos e a gordura que se acumulem na bandeja.
    • Deixe a carne ligeiramente mais mal passada do que o que você gostaria. Se você gosta de carne em ponto médio, por exemplo, pode interromper a cocção quando ela estiver mal passada.
    • Terminado o preparo, guarde os sucos num recipiente bem vedado a ser mantido no refrigerador até a hora do reaquecimento.
  2. Se o assado é muito grande, deve ser dividido em porções de tamanhos iguais. Peças de menos de 1,8 kg podem ser reaquecidas inteiras.
  3. Você precisará de certos instrumentos para reaquecer o assado — se não os tiver à mão, compre-os antes de começar. São eles:
    • Papel-alumínio e papel-manteiga;
    • Colher de sopa;
    • Forma.
  4. Assente um pedaço quadrado de papel-alumínio na forma. Use dois pedaços quadrados se o assado estiver dividido em dois. Em cima de cada pedaço de papel-alumínio, coloque um pedaço de papel-manteiga, e o assado por cima deste.
  5. Use a colher de sopa nesta etapa. Regue o assado com 2~3 colheres de sopa: 2 colheres, se é um pedaço pequeno; 3, se é uma peça grande. A função dos sucos é evitar que o assado se desidrate ao ser requentado.
  6. Enrole o papel-alumínio e o papel-manteiga por cima dele até cobri-lo por completo. Tente fazer o embrulho com justeza para que a umidade permaneça no interior do assado.
  7. Com o assado posicionado na forma, coloque-o no forno preaquecido a 180 °C, onde ele deve ficar por 20~25 minutos.
    • Use um termômetro culinário para garantir que o interior da carne chegou a 63 °C, que é a temperatura segura para o consumo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Reaquecendo partes de um assado

Baixe em PDF
  1. É possível requentar as fatias do assado no fogão com uma frigideira de ferro, que vai ajudar a preservar o calor e a umidade da carne. Corte as fatias com a espessura desejada — tenha em mente que, quanto mais finas elas forem, mais fácil aquecê-las. [1]
    • Coloque a frigideira em fogo médio.
    • Deposite as fatias nela.
    • Cozinhe-as por alguns minutos, virando-as periodicamente para a carne se aquecer homogeneamente.
  2. Quando as fatias são grossas, de até 2 cm, os resultados talvez sejam piores com uma frigideira de ferro, sendo preferível substituí-la por uma frigideira com grelha. [2]
    • Deixe a frigideira aquecendo em fogo baixo ou médio.
    • Acomode as fatias num prato de grés ou de outro material resistente a altas temperaturas.
    • Coloque o prato dentro da frigideira. Passados seis minutos, a carne emanará sucos ou sangue, o que sinaliza que ela foi suficientemente reaquecida e pode ser consumida com segurança.
  3. A regra geral é não reaquecer assados inteiros no micro-ondas, pois o método não é totalmente seguro e resseca a carne. No entanto, se você vai requentar um prato de comida que tenha pedaços pequenos de assado, o micro-ondas pode ser uma opção fácil e rápida. [3]
    • Disponha vegetais e demais acompanhamentos no centro do prato e os pedaços da carne nas bordas. Regue o assado com um pouco d'água se quiser evitar que ele se resseque muito.
    • Cubra o prato com uma tampa ou filme plástico que possa ser usado no micro-ondas. Posicione o prato próximo à borda da bandeja do aparelho e ligue-o.
    • Aqueça o prato por um minuto e sirva.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Armazenando a carne para reaquecê-la

Baixe em PDF
  1. Caso você precise guardar uma peça inteira de carne, é importante armazená-la com precaução redobrada. Embale-a a vácuo com um filme plástico, cobrindo toda a superfície da carne. Qualquer fissura criaria risco de contaminação.
  2. É importante que a carne fique na parte mais fria da geladeira, que é, geralmente, o canto dela. Reacomode os alimentos para abrir espaço, se necessário.
  3. Ao cabo desse período, jogue o assado no lixo imediatamente. Tentar comê-lo seria arriscado. [4]
    • Coloque na embalagem plástica uma etiqueta com a data do preparo do assado para não correr o risco de comê-lo por acidente depois de quatro dias.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 31 075 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade