Baixe em PDF Baixe em PDF

Se traiu alguém que ama e deseja reatar o relacionamento, saiba de antemão que você terá de se esforçar para reconquistar a pessoa e é possível que não dê certo. A traição tem um peso muito grande e pode acabar com sua parceira e com a confiança que ela tinha em você – não raro, esse é um motivo comum para o término de relações sólidas e duradouras. No entanto, se você realmente o ama, quer mostrar que se arrepende e voltar com ela, prepare-se para se comprometer a restaurar a relação e seguir em frente com seu amor.

Método 1
Método 1 de 3:

Assumindo os seus erros

Baixe em PDF
  1. . A primeira coisa a se fazer para reconquistar sua parceira é terminar o relacionamento e cortar qualquer tipo de contato com a outra. Seja claro e decidido, mostre que não tem mais interesse em falar com ela; apague o contato do celular, exclua-a das redes sociais e qualquer outro meio de comunicação. [1]
    • Pode ser útil reconstruir a confiança no relacionamento se você envolver seu cônjuge nesse passo. Apague os contatos da amante do seu celular na frente de sua esposa e permita que ela leia a mensagem que você enviará para encerrar o caso de infidelidade.
    • Pense bem no que quer. Se não está pronto para tirar essa pessoa de sua vida, também não está pronto para retomar seu relacionamento – na realidade, nenhum relacionamento seu dará certo se ela continuar em sua vida.
  2. Quando você tem uma amante, trai completamente a confiança da pessoa amada. Prove que quer recuperar a confiança admitindo os seus erros aberta e honestamente. Seja transparente e explique o porquê de ter traído a parceira. Dê-lhe tempo para processa a informação e fazer perguntas. [2]
    • Pense bem no que vai dizer antes de começar a conversa. As ideias precisam estar bem claras em sua mente: explique o que fez, por qual razão se sente culpado e concentre-se em conduzir a conversa bem.
    • Pode ser tentador omitir coisas para não magoar seu cônjuge ou por ter medo de que ele rompa com você para sempre. Porém, é importante ser perfeitamente franco aqui.
    • Seu cônjuge provavelmente ficará bem triste. Dê-lhe tempo para processar as informações da maneira que achar melhor. Isso pode levar dias ou até semanas.
    • Seu cônjuge provavelmente fará perguntas bastante íntimas quanto à natureza da traição. É importante responder a todas as perguntas de maneira honesta, independente do quanto você se sentir envergonhado.
  3. Assuma a responsabilidade; nada que sua parceira tenha feito antes justifica as suas atitudes, ela não controla você. Demonstre sinceramente que sabe que suas ações são de responsabilidade inteiramente sua.
    • Diga que sabe que a magoou e que fará qualquer coisa para retomar o que tinham antes. Peça desculpas e pergunte se ela está disposta a perdoá-lo e tentar novamente.
    • Não seja falso. Peça desculpas pelas coisas que acha que deve, não invente nem esconda nada.
    • Há várias coisas que podem explicar uma traição. Porém, ao pedir desculpas, expresse remorso usando bastante o pronome "Eu". Em outras palavras, foque no que fez em vez de acusar seu parceiro, sua amante ou qualquer motivação em particular.
  4. Peça perdão . Sua parceira não a perdoará tão facilmente. Se acontecer, provavelmente demorará muito tempo até que ela realmente consiga. Para ficar com ela, mostre que você está realmente arrependida e disposta a qualquer coisa para ser perdoada.
    • Deixe claro que não espera ser perdoado imediatamente e que se empenhará para recuperar a confiança e o amor dela.
    • Ouça o que ela tem a dizer. Preste atenção e deixe-a falar sobre as expectativas dela sobre seu comportamento. Sem isso, você não saberá como fazer para seguirem em frente.
    • Entenda que o processo de perdoar não é linear: sua parceira pode até querer perdoá-lo, mas ela provavelmente demorará para se recuperar do baque. Não espere que tudo aconteça do dia para a noite.
  5. Sua parceira provavelmente precisará de tempo e privacidade depois da conversa. Demonstre seu amor e respeito deixando-a em paz. Isso não quer dizer que você deva desaparecer, mas que sua presença pode atrasar a recuperação emocional dela. [3]
    • Caso morem juntos, dê um jeito e vá passar um tempo em um hotel ou na casa de algum amigo ou parente.
    • Não a pressione a aceitá-lo de volta. Respeite-a, dê tempo para ela digerir o que aconteceu e refletir sobre o relacionamento.
    • Compreenda que sua vida sexual (caso vocês tivessem uma) não será a mesma por um bom tempo. Não a pressione a desejá-lo, deixe que ela sinta que está pronta antes de tentar qualquer coisa.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Superando a infidelidade

Baixe em PDF
  1. A terapia de casal pode ser uma ótima maneira de lidar com os resultados da traição. Procure um profissional especializado no assunto e vá às sessões com sua parceira regularmente. Isso os ajudará a recuperar a intimidade e seguir em frente como casal. [4]
    • Sua parceira deve concordar com essa ideia. Diga que gostaria que fossem ao terapeuta juntos para recuperar a confiança nela e pergunte se está interessada, mostrando que a vê de igual para igual. Se ela aceitar, inclua-a na procura por um especialista.
    • Marque as consultas para horários que atendam às necessidades de ambos. Por serem um casal e precisarem comparecer juntos, talvez as sessões aconteçam semanalmente ou uma vez a cada duas semanas. Leve os horários de sua parceira em consideração quando agendá-las.
    • Seja claro com o terapeuta e diga que o problema do relacionamento foi a sua traição. Diga que está a par do tempo que será necessário para retomar a relação, para que o terapeuta saiba que você está disposto a aguardar quanto for preciso.
  2. A comunicação é fundamental para reconstruir a confiança que vocês outrora tiveram. Mantenha o contato com ela, seja honesta sobre seus sentimentos e sobre sua rotina. Além disso, lembre-se de que os relacionamentos mais saudáveis são aqueles em que ambas as partes têm vínculos de amizade, compartilhando entre si sentimentos, desejos, temores e motivações. Você precisa discutir abertamente sobre tudo com sua parceira para determinar por que a traiu e como seguir em frente após a traição.
    • Se ela pedir que você seja mais honesto ao dizer aonde vai e o que está fazendo, entenda porque ela está fazendo isso e combinem de se falar regularmente.
    • Fale abertamente sobre seus pensamentos e sentimentos ao longo dos dias. Permita-se emocionar-se e expressar a dor que você também está sentindo.
    • Além disso, deixe que sua parceira desabafe com você. Chame-a para conversar, esforce-se para escutar e realmente compreender como ela se sente.
  3. Vocês dois ficarão mais predispostos a brigar temporariamente. Embora seja normal, é importante fazer seu melhor para superar isso. Não insista na briga para ter razão e tente não trazer à tona problemas passados que não tenham nada a ver com o assunto, para não piorar ainda mais as coisas.
    • Seja justo com sua parceira. Concentre-se no problema em questão e deixe quaisquer problemas aleatórios para lá. Mantenha a calma, fale de coisas específicas, converse sobre o que ambos estão sentindo e evite trivializar os problemas do relacionamento. [5]
    • Cheguem a uma solução real. Brigar cansa e o fato de uma das partes desistir pelo cansaço não significa que os problemas estejam resolvidos. Mesmo que um não esteja entendendo o outro como deveria, faça o seu melhor para chegarem a uma solução verdadeira, uma que seja minimamente satisfatória para ambos seguirem em frente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tentando reconquistar a confiança

Baixe em PDF
  1. Para retomar a confiança, é possível que ela faça alguns pedidos específicos, como passar mais tempo com você ou pedir para você provar diariamente que mudou. Atenda aos pedidos e esforce-se para cumprir qualquer coisa aceitável que ela pedir. [6]
    • Sua parceira pode exigir acesso a mensagens, emails e a outros dispositivos para descobrir com quem você anda conversando. Caso não veja problema nisso, deixe-a acessar tudo isso quando ela quiser.
    • Agir na defensiva e exigir mais privacidade para você mesmo pode deixá-la desconfiada; se existe alguma razão para não fazer o que ele disser, seja claro e honesto sobre isso.
    • Diga algo como “Eu faço questão de fazer o que você pedir se isso significa restituir a confiança que você tinha em mim. Você ainda está disposto a dizer o que espera de mim? Eu preciso saber para onde estamos indo com essa relação e sou todo ouvidos”.
    • Algumas pessoas acham útil contratar detetives particulares para garantir a interrupção de todo e qualquer contato com amantes. Só sigam nessa linha se a investigação for algo pelo qual ambos estejam dispostos a passar.
  2. Faça as promessa que quiser, elas não significarão nada sem um esforço genuíno de sua parte para mostrar que você está empenhado em ser diferente. Em outras palavras, não basta ser honesto, você terá que cumprir cada promessa que fizer. [7]
    • Ao contrário do que se pensa, não são as demonstrações extravagantes que importam. Mostre sua dedicação com pequenos gestos diários de boa vontade, como ajudá-la a fazer algo que não conseguiria sozinha ou dar apoio com coisas que antes ignorava.
    • Alguns exemplos são se esforçar para mostrar que presta atenção ao que ela fala, ser mais participativo nas tarefas domésticas se ela estiver atolada em trabalho ou tomar atitudes para mostrar que você se importa com esse relacionamento e com sua parceira.
    • Pode ser útil estabelecer um ritual diário para você e sua parceira. Por exemplo, tomem uma xícara de café descafeinado juntos após o jantar para discutir como foi o dia.
  3. Ela não é obrigada a aceitá-lo de volta e é bem possível que nem queira. A traição é um motivo sério o suficiente para desfazer um casamento e mais ainda para relacionamentos sem matrimônio. Se decidir que não a quer de volta, respeite a decisão dela e continue com sua vida. [8]
    • Insistir em ficar com alguém que não a quer gerará ainda mais tensão e danos emocionais. Se você realmente quer provar que ama essa pessoa, demonstre isso deixando-a seguir em frente sem você.
  4. Aceite a resposta de sua ex e viva sem olhar para trás; não fique esperando que ela volte para você. Lembre-se de que ela não deve nada a você e não é obrigada a aceitá-lo de volta. Viva sua vida e aprenda com seu erro.
    • Escolha não repeti-lo em relacionamentos futuros se realmente se arrepende do que fez. Veja essa situação como uma oportunidade para fazer as coisas direito e melhorar suas relações românticas.
    • Traições não acontecem do nada. Reflita sobre o que fomentou o caso de infidelidade. Após identificar as razões, veja se você consegue fazer algo quanto a elas.
    • Seguir em frente também é um ato de gentileza consigo próprio. Você feriu alguém, mas não precisa sofrer para sempre por causa disso. Se seu cônjuge quiser encerrar a relação, ele tem o direito — mas não tente remoer demais a culpa. Apenas prometa ser alguém melhor no futuro.
    • Procure um terapeuta se achar necessário. Um terapeuta terá mais condições de ajudá-la a superar o fim e a fazer escolhas mais saudáveis para seus relacionamentos no futuro.
    Publicidade

Dicas

  • Não culpe os outros e nem tente justificar suas atitudes. As únicas coisas que podem ajudá-lo depois de uma traição são assumir seu erro, pedir desculpas e falar abertamente sobre o problema.
  • Se a sua ex não quiser mais falar com você, deixe-a em paz. Dê o espaço de que ela precisa e, se ela o ama, entrará em contato um dia.
Publicidade

Avisos

  • Alguns livros de autoajuda prometem soluções rápidas e “infalíveis” para recuperar seu amor, mas não se engane – você precisará de mais do que um buquê de flores e uma caixa de chocolates para reconquistá-lo. Seja honesto, esforce-se e aguarde pacientemente até que as coisas se resolvam, se tiver essa sorte.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 154 955 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade