PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Pedir perdão por saber que é a atitude certa a ser tomada não se resume simplesmente a proferir meia dúzia de palavras. O perdão é uma forma de admitir que reconhece o seu erro e aprendeu com ele. Para pedir que alguém o desculpe, primeiro é preciso passar um tempo pensando nas suas atitudes e na maneira como elas afetaram a pessoa ofendida. Em seguida, aproxime-se da pessoa com sinceridade, preparado para ser rejeitado. Não é nada fácil tomar essa atitude, mas é possível aprender a fazer as coisas do jeito certo seguindo os passos abaixo. Continue a leitura do artigo para saber mais.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando-se para pedir perdão

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de elaborar um pedido de desculpas, é preciso identificar o que fez para aborrecê-la. É importante saber qual atitude específica levou a pessoa a ficar com raiva de você. Se não souber direito o motivo, o melhor a fazer é perguntar.
    • Cenário ilustrativo 1: envergonhei o meu amigo ao dar um escândalo na festa dele.
    • Cenário ilustrativo 2: eu dei um coice no meu cônjuge e passei o resto do dia impaciente e irritadiço com ele.
  2. Além de perceber o que foi feito para magoar a pessoa, você também precisa saber o que o levou a tal atitude. Claro que os motivos não devem servir como desculpa, mas eles podem ajudá-lo a formular o pedido de perdão, pois assim você assume a responsabilidade por suas ações. [1]
    • Cenário ilustrativo 1: eu dei um escândalo na festa pois estava me sentindo excluído e queria mais atenção.
    • Cenário ilustrativo 2: tratei mal meu cônjuge porque não dormi bem na noite anterior e tinha muitas coisas na cabeça.
  3. É importante ter mais compreensão em relação ao outro. Ter empatia significa entender por que as suas atitudes prejudicaram a pessoa após se colocar no lugar dela e imaginar a dor que sentiu. Sem empatia, o pedido de desculpas pode acabar soando falso e vazio. [2] Antes de pedir perdão, dedique um tempo para pensar nos motivos dela. Imagine se a mesma coisa tivesse acontecido com você. Como se sentiria? O que faria?
    • Cenário ilustrativo 1: se um amigo desse um show na minha festa, eu ia ficar com raiva e me sentir traído.
    • Cenário ilustrativo 2: se meu cônjuge me atacasse gratuitamente e me tratasse mal o dia inteiro, eu me sentiria magoado e confuso.
  4. Pedir desculpas pode ser difícil, pois primeiro é necessário admitir que fez algo errado. Porém, saiba que pedir perdão não é confessar ser uma má pessoa. Um estudo mostrou que passar uns minutos enunciando a si mesmo as boas qualidades que tem (em particular, antes de se desculpar com alguém) pode ajudar na hora do pedido. [3]
    • Experimente tirar um momento só para si antes de pedir perdão, olhe no espelho e fale três coisas que gosta na sua personalidade.
  5. Se há muito o que dizer à pessoa, é uma boa ideia escrever tudo antes de falar. Ao colocar as palavras no papel, é mais fácil descobrir o melhor jeito de se expressar. Você também pode levar essas anotações quando encontrar a pessoa para não se esquecer de nada.
    • Quando se dedica um tempo para planejar as desculpas, você demonstra à pessoa que pensou muito sobre o erro. O pedido será visto como ainda mais sincero.
    • É melhor se desculpar pessoalmente. No entanto, se não conseguir entrar em contato com a pessoa por telefone ou pessoalmente, mande um e-mail ou carta. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Pedindo perdão

PDF download Baixe em PDF
  1. A primeira coisa a fazer é expressar remorso pelas suas atitudes. Em outras palavras, você precisa deixar claro que está arrependido do que fez. Esse passo é muito fácil; basta começar com: “Desculpe” ou “Me perdoe”. [5]
    • Reforce a expressão de remorso dizendo exatamente o motivo de seu arrependimento. Por exemplo: “Sinto muito por dar um escândalo na sua festa” ou “Peço desculpas por ter sido grosso e impaciente com você ontem.”
  2. É importante revelar o motivo por trás das ações, mas tome cuidado para não o utilizar como uma justificativa. Basta dizer o que o levou a agir daquela forma, mas não se alongue nesse momento e deixe bem claro que não está tentando usar seus motivos como uma desculpa. [6]
    • Por exemplo: “Dei um escândalo pois me senti excluído e queria receber mais atenção, mas nada justifica o meu comportamento” ou “Agi assim pois dormi mal na noite anterior e estava com muitos problemas na cabeça, mas não é culpa sua e foi um erro descontar em você”.
  3. Além de garantir que está assumindo responsabilidade pelas suas ações, a empatia também deixa claro que entende o que causou. Diga à pessoa que consegue imaginar como ela ficou após o que fez. [7]
    • Por exemplo: “Sei que o envergonhei ao dar um show na sua festa na frente dos seus novos amigos do trabalho” ou “Quando o tratei mal naquele dia, talvez você tenha se sentido desrespeitado”.
  4. Depois de ter falado sobre a sua atitude e sobre o motivo que o levou a cometer um erro, você deve acertar as coisas. Em outras palavras, é legal dizer à pessoa o que pretende fazer futuramente para evitar situações semelhantes. Uma opção é dar exemplos imaginários ou dizer como vai reagir de outro jeito no futuro. [8]
    • Por exemplo: “Na próxima vez, vou me abrir para alguém em vez de fazer pirraça”. Ou então: “Quando tiver outro dia ruim, vou tirar um tempo só para mim e procurar não descontar a raiva em você”.
  5. É importante mostrar o tempo e o esforço que dedicou ao pedido de desculpas e o que pretende fazer para evitar uma situação semelhante no futuro. Se fez alguma coisa para corrigir um erro, conte à pessoa como agiu. Essa atitude demonstra disposição em admitir que você errou, assim como um desejo sincero de consertar esse erro.
    • Por exemplo: “Eu até mudei depois desse incidente. Estou tentando encontrar um meio mais produtivo de canalizar minha raiva. Agora estou indo à academia e fazendo aulas de kickboxing. Já até falei com um psicólogo sobre meus ataques de raiva”.
  6. Depois de se explicar, pergunte se a pessoa aceita o seu perdão. Talvez esse seja o momento mais difícil da conversa, pois sempre existe a chance de que ela não aceite. Na verdade, você deve demonstrar compreensão e dar essa opção a ela. Saiba apenas que é possível insistir e tentar novamente depois de um tempo caso ela não esteja pronta para perdoá-lo agora. Não desanime. [9]
    • Por exemplo: “Eu me preocupo muito com você e valorizo a nossa amizade. Por favor, me perdoa?”
  7. Compense o erro com uma boa ação ou um agrado. Compre um buquê de flores ou um cartão com um pedido de desculpas por escrito. Mostre que as suas ações não são apenas para amenizar a culpa, mas para fazer o outro se sentir melhor também. Só não acredite que as flores ou qualquer outro presente substitua um pedido de desculpas sincero. [10]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Lidando com a decepção

PDF download Baixe em PDF
  1. Se achar que o perdão está garantido e no final for rejeitado, é compreensível que fique desapontado. Porém, se as expectativas não estiverem na lua e o perdão acontecer, você vai se sentir muito mais recompensado. Prepare-se para o pior, mas espere o melhor. [11]
  2. Se a pessoa não o desculpar, demonstre empatia . Diga algo como: “Tudo bem, também não sei se eu mesmo conseguiria me perdoar. Só espero que com o tempo nós possamos nos aproximar novamente. Eu valorizo muito a sua amizade”.
    • Não fique bravo com a outra pessoa caso ela não o perdoe. O perdão é um privilégio, não um direito. Lembre-se de que há mais chances de uma resposta positiva se você for uma pessoa simpática e compreensiva depois do ocorrido. [12]
  3. Pequenas transgressões podem ser perdoadas facilmente, mas algumas feridas precisam de tempo para cicatrizar. Não espere ser desculpado de uma hora para outra se você agiu com grosseria extrema. Mesmo que o seu pedido seja recusado, continue tentando. [13]
    • Pedir desculpas pessoalmente costuma ser o melhor método, mas, se não for possível, comunique-se por outros meios. Mande cartas, e-mails, mensagens, mas não desista.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que as ações valem mais do que mil palavras. Depois do pedido de desculpas, mostre que mudou por meio de gestos concretos o mais rápido possível.
  • É uma boa ideia praticar o pedido de perdão. Esse gesto não é muito natural para várias pessoas, portanto precisa ser praticado.
  • Se a pessoa estiver muito irritada e você achar que não consegue lidar com a situação, espere e aproxime-se em um momento mais adequado.
  • Antes de se desculpar, pense em como a pessoa se sentiu e como você se sentiria na mesma situação. Ao entender os sentimentos do outro, fica mais fácil saber por que deve pedir perdão.
  • Escreva o pedido de desculpas para não ficar sem saber o que dizer na hora. A escrita dá uma impressão maior de organização e controle.
Publicidade

Avisos

  • Não culpe a outra pessoa quando estiver se desculpando. Ela pode rejeitar o resto do seu pedido de perdão caso você fale algo que fira o ego dela. Lembre-se de que pode conversar sobre outras questões em um momento futuro caso pretenda continuar com esse relacionamento.
  • Não dê desculpas pelo seu ato, pois assim pode passar a impressão de que não se arrependeu de verdade do que fez.
  • Não exagere no remorso para não parecer fingimento. Seja honesto e sincero, mas não passe do ponto na dose de drama.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 811 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade