Este artigo foi coescrito por Kelli Miller, LCSW, MSW
. Kelli Miller é Psicoterapeuta, Autora e apresentadora de programas de TV e rádio em Los Angeles, California. Kelli possui uma clínica particular e é especialista em relacionamentos de casais e família, depressão, ansiedade, sexualidade, maternidade e muito mais. Kelli também coordena grupos de tratamento ao vício de álcool e drogas. Como autora, recebeu o Next Generation Indie Book Award pelo livro "Thriving with ADHD: A Workbook for Kids". Também escreveu "Professor Kelli's Guide to Finding a Husband". Kelli foi apresentadora do "The Dr. Debra and Therapist Kelli Show" no LA Talk Radio. Você pode conferir o trabalho dela no YouTube, em https://www.youtube.com/user/kellibmiller, no Instagram, em @kellimillertherapy e no website: www.kellimillertherapy.com. Recebeu seu título de Mestra em Assistência Social pela University of Pennsylvania e formou-se em Sociologia/Saúde pela University of Florida.
Há 8 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 16 146 vezes.
Muitas mulheres que são amantes acham que elas são as únicas que entendem o que estão vivendo com seus parceiros ou suas parceiras. No entanto, não é verdade! Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os efeitos psicológicos comuns de estar em uma situação assim. Para isso, contamos com a ajuda de especialistas em relacionamentos — que dão excelentes dicas para quem se encontra em circunstâncias do tipo.
Passos
-
Toda traição envolve um peso emocional enorme. Pode ser que você viva um conflito interno por saber que a pessoa tem família. Não ignore suas emoções! Por mais que você a ame, ainda é normal passar por um turbilhão de sentimentos com a possibilidade de afetar gente que é inocente e não tem nada a ver com a história. Pode acontecer até de você sentir rancor pela pessoa por não largar tudo para viver esse caso. [1] X Fonte de pesquisa
- Você até pode se sentir responsável pelo estado do relacionamento da pessoa, mas lembre-se: ela também está fazendo uma escolha. Não é justo que a culpa caia toda nas suas costas.
Publicidade
-
Isso é ainda mais provável se a pessoa disse a você que estava solteira. Pode ser que você tenha se envolvido com a pessoa achando que ela estava solteira, mas descoberto a verdade pouco tempo depois. Se já estava a par da situação, então também é normal começar a ficar ressentida com o tempo — e esperar que ela escolha entre esse caso e o relacionamento "oficial". Nessas horas, é interessante pensar em um prazo para você mesma exigir uma resposta definitiva ou terminar de vez. [2] X Fonte de pesquisa
- Explique o que você está sentindo à pessoa e diga que não dá para o relacionamento continuar enquanto você estiver magoada ou com raiva. Diga que está na hora de seguir com sua vida.
-
É normal ficar infeliz quando se tem que esconder um relacionamento. E você também corre o risco de ficar deprimida se seu relacionamento não for condizente com a realidade. Por exemplo: talvez você acredite que a pessoa vai deixar o namoro ou casamento "oficial" dela para entrar de vez na sua vida, mas se sinta rejeitada caso isso não aconteça. Lembre-se: você merece ser feliz — e, se esse affair não traz felicidade, talvez esteja na hora de repensar as coisas. [3] X Fonte de pesquisa
- É direito seu ficar triste ou decepcionada. Não tenha pressa de passar pelo processo de separação após o fim do relacionamento.
- Se você ficar muito deprimida, perder as esperanças ou o interesse sobre o futuro ou tiver dificuldade de regular suas emoções, busque um profissional da saúde mental. Ele vai ajudar a processar tudo o que está acontecendo.
Publicidade
-
Pode ser que você fique desconfortável com a ideia de contar o que está acontecendo a amigos e parentes próximos. Além disso, é bem possível que a pessoa não inclua você no sistema de apoio dela. Pelo contrário: ela pode até pedir seu afastamento de certas companhias. É normal se sentir sozinha nessas situações. [4] X Fonte de pesquisa
- Busque formas de controlar sua vida! Não deixe a pessoa mudar seus planos ou proibir você de conviver com seus amigos e parentes.
- Se você se sentir à vontade, converse com amigos próximos sobre o que está acontecendo. Eles podem até não aprovar a situação, mas vão estender a mão.
-
Pode ser que a pessoa minta sobre ser casada ou prometa terminar, mas não termine. Muitas mulheres nem se dão conta de que são amantes! Sendo assim, é normal se sentir enganada ao descobrir a verdade. Dependendo da situação, você pode até se sentir traída. Prepare-se para se defender se achar que a pessoa está tirando vantagem da sua confiança. [5] X Fonte de pesquisa
- Geralmente, a ansiedade aumenta após a mulher se dar conta de que é amante. Se você acabou de descobrir o que está acontecendo, talvez esteja na hora de terminar esse caso de vez.
Publicidade
-
Talvez a pessoa tome todas as decisões e afete sua independência. Às vezes, pode acontecer de a pessoa dizer que sabe o que é melhor para você — mas, na verdade, só estar manipulando sua relação. Não aceite quando ela tentar guiar sua vida, ou você pode acabar questionando sua própria independência (ou pior: sua sanidade). [6] X Fonte de pesquisa
- O melhor a fazer é colocar suas necessidades emocionais em primeiro lugar de verdade. Quem sabe você não descobre que não vai aceitar ser "mandada" em nenhum relacionamento?
-
Você já viu que a pessoa não está sendo honesta com a própria parceira. Por isso, é normal questionar por que você tem que confiar nela — o que pode acabar respingando nos seus outros relacionamentos. Para evitar que isso aconteça, trabalhe na sua autoconfiança: reserve um tempo para si mesma, busque novos hobbies e interesses e interaja mais com amigos e parentes próximos. [7] X Fonte de pesquisa
- A comunicação está no cerne dos seus problemas de confiança. Tente conversar com a pessoa e entender por que ela está traindo sua parceira. O ideal é que ela seja honesta e aberta para que você decida se pode dar um voto de confiança. Caso contrário, talvez não dê mesmo para acreditar no que ela diz.
Publicidade
-
O relacionamento pode mudar e ficar mais complicado. Pode ser também que você crie uma dependência emocional da pessoa ou comece a questionar por que está se envolvendo com ela. Nessas horas, é melhor pensar no que é melhor para sua vida. [8] X Fonte de pesquisa
- Se você está pensando demais nas expectativas do relacionamento, é melhor conversar com a pessoa sobre seus objetivos. Talvez vocês se deem conta de que estão juntos por motivos completamente diferentes e incompatíveis.
-
A pessoa provavelmente está tendo um caso só porque você é diferente da parceira oficial dela. Muitas vezes, quem trai está buscando algo que falta no relacionamento — e, com o tempo, a pressão de satisfazer essas "necessidades" pode gerar um peso emocional e mental enorme. [9] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: talvez você sinta que não consegue ser genuína e natural porque tem medo de que não é isso que a pessoa quer.
- Aprenda a defender seus interesses! Não é responsabilidade sua fazer a pessoa se sentir bem consigo mesma. Reflita se você está conseguindo o que quer para sua vida. Se não for o caso, é melhor parar e pensar se vale a pena insistir no relacionamento.
Publicidade
-
Estudos indicam que muitos "amantes" desenvolvem quadros de ansiedade clínica. Mais especificamente, pode ser que você tenha ansiedade generalizada porque está preocupada com o futuro do relacionamento ou por medo de ser criticada ou rejeitada. [10] X Fonte de pesquisa
- Decida se o relacionamento vale o peso mental que ele está gerando. Pode ser que você se dê conta de que ficaria mais tranquila se terminasse de vez. Enquanto isso, faça atividades que tragam paz de espírito à sua vida: escreva, leia, pinte, medite, etc.
-
Muitos casos extraconjugais terminam quando a pessoa comprometida finalmente decide ser fiel. Nessas situações, é comum até que ela busque terapia de casal. Por outro lado, 90% dos amantes não buscam ajuda, ou seja, acabam se sentindo abandonados. Não deixe de cuidar da sua saúde emocional! [11] X Fonte de pesquisa
- Busque ajuda de um terapeuta profissional ou até amigos de confiança. O importante é você recorrer a um sistema de apoio que esteja por perto nos seus momentos de necessidade.
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.wbur.org/dearsugar/2017/05/26/dear-sugar-episode-fifty-two-rerun
- ↑ https://www.wbur.org/dearsugar/2017/05/26/dear-sugar-episode-fifty-two-rerun
- ↑ https://www.theatlantic.com/family/archive/2020/12/dear-therapist-i-had-affair-married-man/617361/
- ↑ https://psyct.psychopen.eu/article/view/167/html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/between-the-sheets/201809/how-the-other-woman-or-man-fares-after-affair
- ↑ https://youtu.be/LBIFw3-wLp8?t=228
- ↑ https://www.theatlantic.com/family/archive/2018/10/relationship-started-as-affair-cheating/572926/
- ↑ https://www.theatlantic.com/family/archive/2018/10/relationship-started-as-affair-cheating/572926/
- ↑ https://youtu.be/EY2WnoI6zHQ?t=135
Sobre este guia wikiHow
Aviso Médico
O conteúdo deste artigo não foi feito para substituir orientações médicas, assim como exames, diagnósticos ou tratamentos. Entre em contato com um médico ou outro profissional de saúde sempre que quiser começar, mudar ou interromper qualquer tipo de tratamento de saúde.