Baixe em PDF Baixe em PDF

O corretivo líquido serve para apagar erros feitos com a caneta. Seja por falta de uso ou por ter passado muito tempo sem tampa, o líquido muitas vezes acaba secando. Mas você pode prolongar a vida útil do seu corretivo com um pouco de hidratação.

Método 1
Método 1 de 3:

Recuperando o corretivo líquido

Baixe em PDF
  1. Adicione água ou um pouco de solvente de corretivo ao líquido seco. Depois, tampe e sacuda.
  2. Abra o pote de corretivo e, com um conta-gotas, pingue três gotas de removedor de esmalte sem acetona na tinta. Feche o vidrinho e sacuda para misturar. Depois, abra e veja se funciona. [1]
    • Caso o corretivo continue muito grosso, coloque mais duas gotas de removedor.
  3. Você pode comprá-lo em lojas de materiais de escritório. Use um conta-gotas para pingar três gotas de solvente no corretivo. Depois, feche o potinho e sacuda para misturar. Teste o corretivo em uma folha de papel. [2]
    • Caso ele continue muito grosso, acrescente duas gotas de solvente. Lembre-se de fechar o vidrinho e sacudir antes de testar outra vez.
    • O solvente costuma ser vendido como “solvente para corretivo líquido”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Recuperando canetinhas corretivas

Baixe em PDF
  1. Às vezes, o problema não passa de uma camada de corretivo seco na ponta, e o líquido dentro da canetinha está perfeitamente normal.
  2. [3] Raspe delicadamente com as unhas caso a pontinha esteja coberta com corretivo seco. Mesmo uma camada fina de tinta seca pode entupir a canetinha.
  3. Isto ajuda a acabar com entupimentos dentro da canetinha. Depois de sacudi-la algumas vezes, experimente fazer um desenho com ela para ver se o corretivo está saindo normalmente. [4]
  4. Você pode precisar remover tanto a parte de cima quanto a de baixo, dependendo do design da caneta. Use um instrumento fino e comprido, como uma agulha de tricô ou um hashi, para remover o coágulo.
  5. Você pode usar algumas gotas de água ou de removedor de esmalte sem acetona.
  6. Caso o corretivo dentro da caneta esteja quase todo seco e você não consiga recuperá-lo, você pode tentar substituir o líquido por um novo. Compre um pote de corretivo e vire um pouco dentro do tubo da caneta.
  7. Use supercola para prender partes que estão se soltando, se precisar.
  8. Às vezes, a canetinha não está funcionando simplesmente porque a bolinha da ponta emperrou. Você pode soltá-la de duas formas:
    • Faça círculos com a caneta em uma pocinha de azeite ou de óleo de massagem para bebês.
    • Deixe a pontinha da caneta em um copo de água morna por mais ou menos dez minutos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Impedindo o corretivo de secar

Baixe em PDF
  1. Caso entre ar no pote, o líquido vai endurecer e secar. Quanto mais tempo você deixar o vidrinho aberto, mas grossa ficará a tinta.
  2. [5] Embora a tinta fique protegida dentro do tubo, o melhor ainda é deixar a caneta tampada. Assim, você previne vazamentos e impede a tinta de secar rápido demais na pontinha. Caso ela seque, você pode acabar com uma canetinha entupida.
  3. De vez em quando, pode ser uma boa ideia abrir o vidrinho de corretivo e limpar o bocal, onde a tinta fica acumulada. Umedeça uma folha de papel toalha dobrada com removedor de esmalte e esfregue o bocal do pote para remover qualquer excesso de tinta que esteja para secar. Assim, você vai conseguir apertar mais a tampa quando fechar o pote, impedindo o ar de entrar.
  4. Uma vez ou outra, passe a caneta por cima de uma folha de papel. Você também pode raspar a tinta seca da ponta da caneta com as suas unhas para evitar entupimentos.
  5. A ponta deve estar sempre para cima. A tinta pode acabar vazando e secando se você guardar as canetinhas de lado ou com a ponta para baixo.
  6. Deixe-o bem longe do sol e do calor. Do contrário, o líquido pode acabar secando e endurecendo.
    Publicidade

Avisos

  • Às vezes, não dá mais para recuperar um corretivo. Você vai precisar comprar um novo se a tinta estiver completamente seca.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 081 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade