Baixe em PDF Baixe em PDF

Quem é professor e usa quadro branco sabe como a vida útil deles pode ser curta. Este artigo ensina a recuperar quadros brancos que precisam de limpeza constante e são difíceis de apagar, embora dificilmente voltem a ser como eram quando novos. Não jogue seu quadro branco fora; seguindo os Passos abaixo, você conseguirá utilizá-lo tranquilamente por muito tempo.

Método 1
Método 1 de 2:

Restaurando o quadro

Baixe em PDF
  1. A manutenção do quadro começa pelo cuidado com os apagadores, já que é a sujeira acumulada neles que o estraga. Bata-os sempre, aspire-os e limpe-os com uma escova sempre houver sujeira. Essa simples manobra fará a maior diferença. [1]
  2. Limpe o quadro com o apagador seco e limpo. Tire todas as marcas que puder, mas não esquente a cabeça se não ficar perfeito.
  3. Um pano umedecido com água também funciona caso não tenha um produto comercial, mas não passe nenhum outro tipo de produto de limpeza; eles são agressivos e detonam a camada de proteção da lousa, que é o que permite apagar com tanta facilidade.
    • Passe o pano úmido em todo o quadro, até que não dê para ver nenhuma marca ou poeira.
    • Nunca use materiais abrasivos e ásperos para limpar a lousa , prefira panos macios ou papel-toalha.
  4. O óleo de penetração é um produto oleoso e ele deixará a lousa lubrificada, ainda que um tanto escorregadia. Assim, quando você escrever nela, as marcas não secarão, não se tornarão permanentes e será mais fácil escrever e apagá-la. [2]
  5. Use papel-toalha para secar quando acabar, fazendo movimentos circulares. O ideal é que a oleosidade seja levemente sentida com a ponta dos dedos, mas o óleo não deve acumular em lugar nenhum e nem ficar visível.
  6. Desenhe alguns traços com o pincel atômico e espere de 10 a 15 minutos antes de apagá-los. Se a lousa não estiver arruinada e você tiver feito todos os Passos corretamente, os riscos deverão sair com facilidade mesmo depois desse tempo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Preservando o quadro

Baixe em PDF
  1. Ele tem um revestimento não poroso, que impede que a tinta penetre. Assim como o teflon de uma panela, quando esse revestimento é arranhado, a tinta dos marcadores passa a entrar e secar na superfície do quadro e ele fica inutilizável. Sempre use um pano macio.
    • Cola e fita adesiva também tiram o revestimento do quadro branco quando retiradas. [3]
  2. A limpeza é fundamental para preservar seu quadro branco. Um spray de limpeza e papel-toalha removerão as marcas antes que elas sequem e a deixarão a superfície perfeita por muito tempo.
    • Ainda que o revestimento do quadro esteja intacto, deixá-lo rabiscado por muito tempo deixará marcas do mesmo jeito.
    • Remova as manchas mais difíceis com álcool isopropílico. Use um papel-toalha para passá-lo na lousa inteira e seque com um pano limpo – não o deixe secar no quadro. [4]
  3. Esses marcadores têm componentes químicos para manter a tinta diluída e essas substâncias podem amolecer o pigmento no quadro. Pinte a lousa com rapidez e seque com um apagador seco e limpo.
    • Seja realmente rápido, pois demorar muito fará com que a tinta seque por cima das manchas e você conseguirá o efeito contrário.
    • Este Método serve para limpar marcas definitivas menores também, desde que sejam bem cobertas pela tinta. [5]
  4. O brilho e a oleosidade do quadro branco são propositais; sabões e detergentes servem para diluir gorduras não solúveis em água, o que é ótimo para a louça e outros objetos, mas não nesse caso. Como o revestimento brilhante da lousa é intencional, tirá-lo encurtará muito sua vida útil.
    • O álcool desnaturado é mais potente do que a água e não desgastará o revestimento que o seu quadro talvez ainda tenha.
  5. Caso faça isso no fim do dia, use um papel-toalha e um pano seco, para preservar a lousa.
  6. Caso seja necessário lavá-los, umedeça um pano limpo e esfregue neles, mas sem encharcar. Depois, seque-o com um pano limpo. Isso também será muito útil para conservar o quadro.
  7. Existe um limite para esses Métodos funcionarem. Se a lousa tiver perdido completamente o acabamento, ou se você tiver que aplicar o óleo de penetração com muita frequência, o melhor é comprar uma nova. É possível reaplicar o acabamento, mas é mais barato e mais fácil comprar uma nova, com o verniz de fábrica.
    • Esse tipo de óleo deixará o quadro utilizável novamente, mas a escrita pode ficar um pouco barulhenta; embora a lousa possa ser usada normalmente, não terá a qualidade de uma nova.
    Publicidade

Dicas

  • O produto comercial para limpar quadro branco pode ser encontrado pela internet e provavelmente é vendido pelo próprio fabricante do quadro. Esses produtos parecem com cera automotiva.
  • As palavras marcadas na lousa podem ser reescritas com um pincel atômico e apagadas.
  • Quando comprar um quadro novo, use lenços umedecidos para limpá-lo e mantê-lo envernizado.
  • As manchas são causadas pelo ressecamento dos poros do quadro e o óleo de penetração preenche esses poros, facilitando apagá-las.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Óleo de penetração
  • Produto para limpar quadro branco
  • Panos limpos
  • Apagador
  • Papel-toalha

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 138 557 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade