Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você é um estudante do Ensino Fundamental, sabe como é fácil perder o controle das tarefas e trabalhos a entregar. Portanto, siga essas instruções para organizá-los por matéria e para que você não tenha que caçar seus trabalhos no meio de um monte de papéis. Se você conseguir colocar todos os seus papéis em um ou dois fichários, será mais difícil esquecer suas lições em casa.

Método 1
Método 1 de 2:

Organizando um fichário

Baixe em PDF
  1. Caso seu fichário esteja cheio de anotações de várias aulas diferentes, sem obedecer uma ordem, comece separando tudo em pilhas diferentes. Arrume essas pilhas de acordo com a matéria.
  2. Remova também os trabalhos já avaliados e com nota e os mais velhos, separando-os em um fichário ou pasta diferente para deixá-los em casa e usá-los na hora de estudar para provas. Deixe de lado os trabalhos de anos anteriores, os projetos já devolvidos e os papéis que não estiverem relacionados aos assuntos escolares. Guarde o que você for precisar para estudar no futuro e o que quiser guardar de recordação. Jogue o restante no lixo.
    • Guarde o fichário ou pasta "de casa" em um local óbvio, como uma prateleira do seu quarto.
  3. Ter apenas um fichário para todas as aulas é ótimo para a organização, já que você não terá que manusear dois fichários o tempo todo. [1] Caso você tenha muitos papéis, separe-os em dois fichários usando um desses sistemas:
    • Tente usar um fichário para as aulas de antes do intervalo e outro para as aulas após o intervalo. Caso você tenha um armário na escola, só precisará carregar um fichário de cada vez, mas lembre-se de pegar os dois antes de ir para casa no fim do dia. [2]
    • Caso sua escola tenha aulas iguais às segundas, quartas e sextas, e aulas iguais às terças e quintas, separe seus papéis em dois fichários, assim você só precisar levar um fichário por dia à escola. Lembre-se de colocar o fichário certo na mochila na noite anterior.
  4. As divisórias são folhas de papel coloridas, normalmente com uma pequena aba na ponta para você escrever o nome da matéria. Coloque as matérias na ordem em que elas acontecem durante o dia. Por exemplo, se sua primeira aula for de Matemática e a segunda for Inglês, coloque uma divisória azul na primeira página do seu fichário, e escreva "Matemática" na aba. Em seguida, coloque uma divisória vermelha e escreva "Inglês" na aba.
  5. Pastas com abas ou bolsos são ótimas também, pois elas permitem que você guarde papéis sem ter que abrir e fechar os anéis do fichário. [3] Não guarde todos os papéis nessas pastas. É melhor guardar trabalhos que serão entregues no dia seguinte ou nos próximos dias, já que não vão ficar no seu fichário por muito tempo.
  6. A maioria das matérias possui um programa, uma lista de tarefas e outros papéis que você deverá guardar durante todo o semestre. Para cada matéria, coloque um saquinho de plástico com furos após cada divisória para proteger os papéis. Mantenha cada trabalho importante em um saquinho separado para evitar que rasguem.
  7. Antes de colocar o resto dos papéis no seu fichário, organize-os do mais antigo para o mais novo. Caso você tenha mais de quinze trabalhos em uma pilha, use divisórias brancas para organizá-los em categorias. Essas divisórias são exatamente iguais às coloridas, mas a aparência diferente deixa óbvio que elas servem para dividir categorias dentro de uma matéria. [4] Aqui estão alguns exemplos de como dividir seus papéis de uma matéria em várias categorias:
    • Para praticamente todas as aulas, você poderá usar três divisórias brancas com as seguintes categorias "Trabalhos," "Lição de Casa," e "Notas."
    • Caso um professor aplique testes sobre tópicos específicos, organize seu material de acordo com esses tópicos para facilitar na hora de estudar. Por exemplo, divida o material da aula de Inglês em "Exercícios de Leitura" e "Vocabulário."
  8. Depois de decidir como separar seus papéis, guarde cada um na sessão da matéria correta, e dentro dessa sessão, coloque na categoria correta. Organize os trabalhos do mais novo para o mais antigo, facilitando sua busca.
  9. Coloque de dez a vinte folhas para anotações para cada matéria. Provavelmente você vai precisar de mais durante o semestre, porém não é preciso colocar tudo agora. Coloque menos papel no fichário para facilitar suas buscas por notas específicas e reduzir o peso que você terá que carregar todos os dias.
    • Coloque algumas folhas de papel quadriculado para as aulas de matemática e ciências, caso o professor peça.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Mantendo a organização

Baixe em PDF
  1. Escolha um horário todos os dias para arrumar sua mochila e separar seus trabalhos e outros itens. Remova os trabalhos já avaliados e antigos para a pasta específica que você guarda em casa para que possam ser usados para estudar no futuro. Verifique se todos os trabalhos e lições de casa estão no lugar certo do seu fichário.
    • O ideal é organizar o fichário assim que você chegar em casa da escola. Se você esperar muito tempo, pode ser mais difícil de se organizar melhor.
  2. Uma agenda diária ou um calendário portátil podem ajudar na organização das suas tarefas. Muitas pessoas escrevem suas tarefas no espaço reservado ao dia da entrega. Se você se esquece de olhar adiante na sua agenda, tente um outro método para manter todas as tarefas em dia: [5]
    • Cada dia que você receber uma nova tarefa, anote imediatamente na sua agenda um dia para fazê-la. Escreva junto à data de entrega.
    • Toda noite após a escola, olhe na sua agenda, na data de ontem. Risque as tarefas já feitas e reescreva as tarefas ainda não entregues na data de hoje.
  3. Cadernos, fichários, e trabalhos devolvidos podem se perder facilmente em uma bagunça. Evite isso reservando um espaço na sua gaveta ou prateleira e guardando todos os materiais em um mesmo lugar. Coloque todos os papéis em uma pasta, separados do fichário.
  4. Normalmente, você não precisará de cadernos extras, porém alguns professores podem pedir. Caso isso aconteça, será mais fácil separá-los por cor para identificar cada matéria. Por exemplo, caso a divisória do seu fichário para a aula de matemática seja azul, use um caderno azul e materiais de cor azul para a aula de matemática. [6]
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Um ou dois fichários de três ou quatro furos;
  • Uma divisória de plástico colorida para cada matéria (use cores diferentes);
  • Uma pasta de bolso para cada matéria;
  • Saquinhos de plástico ou capa (um para cada papel importante que você desejar proteger);
  • Divisórias brancas (opcionais, para dividir os papéis dentro de uma mesma matéria).

Dicas

  • Caso seus papéis rasguem com facilidade, ou caso você guarde papéis soltos no fichário com frequência, troque para um fichário com zíper, que possa ficar fechado e manter tudo seguro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 106 780 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade