Baixe em PDF Baixe em PDF

Redimensionar arquivos JPEG pode ser muito útil para quando precisar enviar várias imagens em um só e-mail ou fazer o upload a um site. A qualidade das imagens sempre será levemente reduzida; aumentar o tamanho delas além do original fará com que fiquem “pixelizadas” (cheias de blocos). Através de sites gratuitos, programas de computador ou aplicativos de dispositivos móveis, você pode redimensionar rapidamente as fotos.

Método 1
Método 1 de 5:

Utilizando um site de redimensionamento de imagens

Baixe em PDF
  1. Há vários serviços online que permitirão que você envie uma imagem e ajuste-a como desejar; procure por “redimensionar jpeg” em um site de busca para encontrar diversas ferramentas. De preferência, faça esse procedimento em um computador, não em um celular ou tablet. Os endereços abaixo são alguns dos mais populares:
  2. Normalmente, as ferramentas online aceitam praticamente qualquer tipo de arquivo de imagem; clique em “Choose file” (Escolher arquivo), “Upload Image” (Enviar Imagem) ou “Browse” (Pesquisar) para encontrar a foto que deve ser trabalhada.
    • Quando a imagem estiver em outro site, baixe-a ao computador primeiro, e depois faça o upload no serviço de redimensionamento.
  3. Cada site possui opções distintas para ajustar o tamanho dela; em alguns, há uma caixa de seleção (clique e arraste) ou cursores deslizantes que dão a oportunidade de escolher o tamanho final. Em certas ferramentas, o usuário deve inserir o tamanho da imagem redimensionada.
    • Criar uma imagem com tamanho maior do que a original a deixará com baixa qualidade.
  4. Há opções de compressão em alguns sites de redimensionamento; quanto maior ela for, menor será o tamanho do arquivo, mas a queda de qualidade será grande. Deve haver um menu suspenso ou cursor deslizante para definir com maior precisão a qualidade final; saiba, no entanto, que nem todos os serviços oferecem esse controle.
  5. Após definir tamanho e qualidade, clique em “Resize” (Redimensionar) para que uma nova foto seja criada; provavelmente, você conseguirá ver uma prévia com as alterações antes que o download seja feito ao PC.
    • Ao baixar uma imagem redimensionada, não apague a original, de forma que possa voltar e realizar novas mudanças se o resultado não for satisfatório.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Utilizando o Paint no Windows

Baixe em PDF
  1. Assim, você poderá repetir o processo se os resultados não forem bons.
    • Para copiá-la, clique com o botão direito sobre o arquivo e escolha “Copiar”. Na mesma pasta, clique em um espaço em branco e selecione “Colar” para criar a cópia.
  2. Clique com o botão direito sobre ela e escolha “Editar”; clique no Paint.
  3. Para redimensioná-la por completo, pressione Ctrl + A , escolhendo-a por total; outra opção é clicar em “Selecionar”, na guia “Início”, e depois em “Selecionar Tudo”. Uma linha pontilhada aparecerá nas bordas da foto.
  4. A janela “Alongar e Distorcer” abrirá.
  5. O processo pode ser feito por pixels ou porcentagem; na primeira opção, você deve inserir o tamanho exato da nova imagem. Na segunda, coloque porcentagens maiores do que “100” para que o retrato fique maior do que no original.
    • Por padrão, o Paint manterá a razão de aspecto original; inserir um valor em um campo automaticamente mudará o valor do outro. Isso ocorre para que a imagem não fique esticada ou esmagada após o redimensionamento. Desmarque “Manter Taxa de Proporção” para que você mesmo possa definir o valor que deseja utilizar nos campos “Horizontal” e “Vertical”.
    • Deixar uma imagem com um tamanho maior do que a original criará uma cópia muito mais pixelizada.
  6. Não há uma opção para pré-visualizar o trabalho, portanto, aplique as mudanças para observá-las.
    • Use o atalho Ctrl + Z para desfazer as mudanças, caso não o agradem. Se preferir, faça-o clicando no botão “Desfazer”, no topo da janela.
  7. Ela adquirirá novas dimensões, mas a tela continuará no tamanho original. Clique e arraste as caixas em volta das bordas da tela para redimensioná-la da melhor forma possível, removendo a parte branca em excesso.
  8. Escolha “Salvar Como” (guia “Arquivo”) e opte por “Imagem JPEG”; dê um nome ao arquivo e defina em que local ele será armazenado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Utilizando o Pré-visualização do Mac OS X

Baixe em PDF
  1. Essa é uma medida sempre prudente, em especial antes de mudar o tamanho da foto. Assim, é possível reverter ao estado original se algo der errado ou o resultado não for bom. Escolha o arquivo de imagem, aperte Command + C e depois Command + V para fazer uma cópia na mesma localização.
  2. Ele deverá abrir sozinho ao clicar duas vezes no arquivo; caso a imagem abra em outro programa, clique com o botão direito sobre ela e escolha “Abrir Com” e “Pré-visualização”.
  3. Você poderá optar por “Pixels”, Porcentagem” e várias outras unidades para servirem como escala; com “Pixels”, há como determinar o tamanho exato da imagem redimensionada.
  4. Os dois campos estão interligados; alterar um deles mudará também o outro, mantendo as proporções da imagem corretas e impossibilitando que a imagem fique alongada ou espremida. Desmarque “Escala proporcional” para redimensionar os dois aspectos livremente.
  5. Quando o objetivo for fazer com que a imagem se adeque às limitações de um e-mail ou algum serviço online, é importante ficar de olho no tamanho.
  6. A imagem será corretamente redimensionada de acordo com as configurações escolhidas; se não gostar dos resultados, pressione Command + Z para desfazer as mudanças e voltar ao tamanho original.
  7. Clique em “Arquivo” e em “Salvar” para armazená-las. [1]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Utilizando um iPhone, iPad ou iPod Touch

Baixe em PDF
  1. Não há uma ferramenta que permita o redimensionamento de imagens no iOS, mas na App Store, você pode adquirir um app para realizar o serviço. Alguns dos mais conhecidos são:
    • Simple Resize.
    • Image Resizer Free.
    • Desqueeze - Batch Resizer.
  2. Provavelmente, o iOS pedirá que você libere o acesso às fotos, algo necessário para que o app consiga navegar pelas imagens armazenadas em seu dispositivo. Encontre a foto desejada e toque nela para abri-la.
  3. Normalmente, os aplicativos possuem opções de edição para o usuário, e o redimensionamento é uma delas; pressione o botão "Resize" para iniciar o processo.
  4. Cada aplicativo terá uma interface diferente, mas no geral, você pode escolher dentre vários tamanhos pré-definidos ou colocar uma resolução personalizada; a largura e a altura são correlacionadas, mantendo a proporção.
    • Toque em um ícone de uma corrente ou cadeado para que a proporção seja desativada; dessa forma, você conseguirá inserir valores diferentes em cada campo, mas saiba que a imagem poderá ficar esticada ou esmagada.
  5. Acesse o app “Fotos” para encontrá-la como qualquer outra foto no seu dispositivo iOS.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Redimensionando imagens no Android

Baixe em PDF
  1. Assim como no iOS, não há um programa nativo que faça tal serviço, mas existem vários apps na Play Store, com algumas opções gratuitas. Procure por: [2]
    • Redimensionador de Imagens - Photo Resizer.
    • Editor de Fotos - Photo Editor
    • Image Shrink.
    • Reduce Photo Size.
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, será necessário fornecer acesso às imagens armazenadas, o que é importante para que ele consiga carregá-las.
  3. Esse passo varia de acordo com a ferramenta instalada; geralmente, você deve procurar “Selecionar foto”, no menu principal, para acessar o sistema de armazenamento do Android.
  4. Após abrir a imagem, você terá que escolher a ferramenta “Redimensionar” do aplicativo; novamente, o processo varia de acordo com o programa.
  5. As informações da original serão exibidas (tanto em pixels quanto o tamanho no computador); dependendo do aplicativo, haverá tamanhos pré-definidos para o usuário escolher, bem como alternativas para tamanhos customizados. Ao optar pela segunda opção, é muito provável que, ao alterar um valor, o correspondente também seja mudado para manter a escala de altura e largura.
  6. Em certos programas, ela será automaticamente guardada, mas também pode ser necessário tocar em “Salvar” para armazená-la. A original não sofrerá mudanças.
  7. Cada aplicativo armazena as imagens redimensionadas em uma localização distinta; geralmente, será possível achá-las abrindo a pasta “Imagens” e depois a pasta com o nome do programa que realizou o processo. Agora, você poderá compartilhar as imagens como qualquer outra foto do dispositivo.
    Publicidade

Avisos

  • Você sacrificará bastante qualidade ao tentar redimensionar uma imagem a um tamanho maior. O melhor é apenas deixar o JPEG menor; do contrário, os pixels são esticados, deixando a foto mais borrada e com menor qualidade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 54 835 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade