PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Seu absorvente interno se perdeu ou ficou preso na vagina? Não se preocupe, é normal! Não tenha vergonha. Esses acessórios podem ficar presos por vários motivos, como exercícios físicos. Removê-los é muito fácil; no entanto, se não conseguir, consulte um médico imediatamente. Deixar o absorvente dentro da vagina por muito tempo pode gerar infecções.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se para remover o absorvente interno

PDF download Baixe em PDF
  1. Não ignore o problema por se sentir envergonhada — resolva-o de imediato. Caso contrário, colocará sua saúde em risco. [1] Isso acontece com muitas pessoas.
    • Nunca deixe um absorvente interno na vagina por oito horas ou mais ou você poderá adquirir a síndrome do choque tóxico . Embora tratável, ela pode ser fatal. No entanto, se estiver usando o absorvente há pouco tempo (como uma hora), espere e tente removê-lo mais uma vez — absorventes internos secos ficam presos com mais frequência e o fluxo menstrual pode facilitar sua remoção. [2] [3]
    • Tente remover o absorvente por conta própria (o que deverá ser fácil). Se não conseguir, consulte um médico sem delongas. Deixar esses acessórios na vagina por muito tempo é extremamente perigoso.
  2. Se estiver tensa, você pode até piorar o problema. Tem certeza de que há um absorvente na vagina? Será que você não o removeu e se esqueceu? Se estiver certa, lembre-se: ele não está "preso" no sentido literal da palavra. Acontece que os músculos da vagina o manterão imóvel até que ele seja removido. [4]
    • Não surte. A vagina é uma área relativamente pequena e fechada e o absorvente não ficará perdido nela para sempre. Isso já aconteceu com milhares de mulheres e não é preciso entrar em pânico.
    • Se quiser, tome um banho morno para relaxar antes de tentar remover o acessório. Respire fundo; se estiver muito tensa, seus músculos ficarão tenso, dificultando a remoção.
  3. Remova o absorvente interno com as mãos limpas para não levar germes à cavidade vaginal. Manter hábitos higiênicos também evitará infecções, complicações e problemas.
    • Corte as unhas, já que colocará os dedos na vagina para pegar o absorvente. Isso deixará o processo menos doloroso.
    • Vá a um local reservado (por motivos higiênicos, o banheiro provavelmente será a melhor opção) e tire a roupa para facilitar a remoção do absorvente interno.
Parte 2
Parte 2 de 3:

Removendo o absorvente interno preso

PDF download Baixe em PDF
  1. Se puder enxergá-lo e ele não estiver preso na vagina, agache-se (chegando perto do chão, mas sem se sentar) e puxe com cuidado. Mantenha os pés e joelhos abertos.
    • Puxe o cordão com cuidado para tentar remover o absorvente; fazê-lo facilitará o processo. Se o acessório estiver bem posicionado, cerca de 2,5 cm desse cordão serão visíveis. Mude de posição se não conseguir. Apoie os pés em algo; sente-se na privada ou ponha um pé sobre a banheira (caso seu banheiro tenha uma, claro).
    • Muitas vezes, o cordão fica preso na vagina junto ao absorvente e removê-lo pode levar um ou dois minutos. Se for o caso, avance ao próximo Passo.
  2. Essas posições facilitam a remoção do absorvente interno preso. "Faça força" na vagina para tentar soltar o acessório e, se não encontrá-lo, mude de posição.
    • Apoie os pés em uma lata de lixo ou na banheira ou fique agachada sobre a privada (por motivos higiênicos). Se necessário, deite-se na cama com as pernas erguidas e abertas; no entanto, as melhores posições ainda são ficar sentada ou agachada.
    • "Faça força" na vagina, como se tentasse evacuar, dar à luz ou fazer exercícios kegel inversos. Isso pode levar o absorvente a uma posição mais acessível para sua remoção. Respire fundo.
  3. Leve-o ao ponto mais "fundo" que alcançar e faça movimentos circulares entre o cérvix e a vagina em si. Os absorventes internos costumam ficar presos nesse ponto. Se necessário, use o indicador e o polegar. [5]
    • Ao encontrar o absorvente, ponha outro dedo na vagina (caso só tenha usado um no passo anterior). Pegue o cilindro de algodão com os dedos e tente puxar o acessório inteiro, não só o cordão. Não se desespere; se for rápida demais, poderá empurrar o tampão ainda mais. Quando senti-lo, puxe. [6]
    • Não tente remover o absorvente da vagina por mais de dez minutos. Se não conseguir tirá-lo dali, não se desespere; consulte um médico. Se sentir o cordão, prenda-o sob o dedo e contra a parede lateral interna da vagina; depois, puxe o acessório com calma.
    • Tente usar seu dedo mais longo; embora a dica seja útil, cada vagina é diferente e, por isso, você também pode ter de usar outro membro.
Parte 3
Parte 3 de 3:

Removendo o absorvente interno com auxílio

PDF download Baixe em PDF
  1. Tente aplicar um produto do tipo ao dedo antes de levá-lo à vagina para puxar o absorvente. Assim, o processo será menos doloroso e mais fácil.
    • Não leve água à vagina, nem use um sabonete. Caso contrário, pode gerar infecções. Ademais, não passe cremes perfumados no órgão genital, pois eles podem irritar a pele.
    • Use um espelho para examinar a situação da vagina. Tente também urinar: essa atividade natural pode soltar o absorvente interno.
  2. Se isso não funcionar, não ponha objetos estranhos, como pinças de metal, na vagina .
    • Não custa repetir: nunca use qualquer objeto para tentar remover o absorvente. Isso pode ser anti-higiênico e piorar o problema.
    • Objetos estranhos também podem arranhar as paredes vaginais. Seu objetivo é remover o acessório sem causar mais problemas.
  3. Caso não consiga encontrar ou remover o absorvente interno, vá ao hospital imediatamente. Se ficar preso, ele pode causar infecções e outros problemas. Embora muitas mulheres tenham vergonha disso, você também pode pedir que uma segunda pessoa (como seu parceiro) tente remover o acessório — desde que seu ajudante vista luvas.
    • Um médico poderá remover o absorvente preso com facilidade. Não se sinta envergonhada; isso acontece o tempo todo e o profissional de saúde certamente já presenciou situações semelhantes. Nunca ponha sua saúde em risco.
    • Às vezes, algumas mulheres se esquecem de remover absorventes internos da vagina antes de inserirem outro, prendendo assim o acessório anterior. Lembre-se bem dessas ocasiões, pois deixar esses absorventes no corpo por muito tempo pode causar infecções sérias. Se apresentar sintomas como mau cheiro, corrimento vaginal, tontura, dores ou pressão na pélvis ou desconfortos abdominais, consulte um médico imediatamente. [7]

Dicas

  • Mexa-se com calma e cuidado para tornar o processo de remoção menos doloroso.
  • Experimente usar vaselina ou água para soltar o absorvente interno.
  • Fique relaxada.

Avisos

  • Não deixe um absorvente interno na vagina por mais de oito horas.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 139 857 vezes.

Este artigo foi útil?