Baixe em PDF Baixe em PDF

Os jeans costumam ser mais resistentes do que a maioria das outras peças de roupa, mas isso não quer dizer que eles não vão sofrer algum desgaste com o tempo. Quando uma calça jeans adorada é danificada, pode ser muito desanimador. Por sorte, salvá-la do lixo é bem fácil. Seja uma costura estourada ou um buraco, há soluções!

Método 1
Método 1 de 3:

Consertando um rasgo

Baixe em PDF
  1. Antes de começar a arrumar os jeans de maneira adequada, você precisará cortar o excesso de linha ou as bordas desfiadas causadas pelo rasgo. Pegue uma tesoura e tente cortar bem perto. Você precisa se livrar das saliências, mas sem perder o material que possa ser aproveitado. [1]
  2. Normalmente, é possível costurar os rasgos menores sem usar remendos se você não tiver perdido muito material. Primeiro, vire a calça do avesso. Dessa maneira, quando você costurar, as novas costuras não ficarão tão visíveis. Pegue uma agulha e linha e costure para trás e para frente até fechar o rasgo. Procure deixar os pontos bem próximos uns dos outros.
    • Se puder, use uma linha igual àquela usada no resto da calça jeans. Em muitos casos, ela será preta ou branca. Se o rasgo estiver em um local muito visível, longe das costuras naturais, o recomendado é que você escolha uma cor que combine melhor com a da calça (geralmente preto ou azul).
  3. Depois que fechar o rasgo, você pode cortar os pedaços que estão sobrando. Corte a linha de costura tão próxima do material da calça quanto puder. Caso haja alguma borda desfiada que você não pegou da primeira vez, corte-a agora. [2]
  4. Agora que você fez o reparo, sele o jeans usando um ferro de passar para alisar os vincos e dar à roupa um certo frescor.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Arrumando uma costura estourada

Baixe em PDF
  1. Arrumar uma costura estourada é diferente de costurar um rasgo normal, pois o tecido dessas costuras costuma ser bem mais reforçado do que o do resto da calça. Embora por isso o reparo possa ser mais desafiador do que costurar tecido normal, ele vai ficar bem melhor no final. Se for feito da maneira correta, será praticamente impossível saber que havia um problema no começo.
  2. Na grande maioria dos casos, você encontrará uma costura rasgada com no máximo alguns centímetros. A menos que o rasgo seja minúsculo ou muito maior, geralmente é bom cortar uma linha mais ou menos do tamanho do seu braço. As costuras das calças jeans costumam ser bastante reforçadas, e a linha vai sumir mais rápido do que você imagina. Se sobrar algum excesso quando você terminar, sempre é possível cortar.
    • Escolha uma cor de linha que lembre a da costura existente o máximo possível. Esta nem sempre é igual à cor da calça em si; algumas marcas de jeans preferem usar linha dourada. Escolher uma cor parecida fará com que o reparo fique menos visível.
  3. [3] Segure o tecido e a costura rasgada juntos e costure-os devagar. Recomenda-se que você tente seguir o padrão de pontos já existente. Quanto melhor você conseguir imitá-lo, mais difícil será para qualquer um detectar que havia um rasgo em primeiro lugar.
    • Você precisará de uma linha mais forte para penetrar no tecido da costura.
  4. Depois de fechar o rasgo, pegue uma tesoura e corte o excesso de linha o mais perto que puder.
  5. É sempre bom passá-la depois de costurar para alisar os vincos na linha e ajudar a selar o reparo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Remendando um buraco

Baixe em PDF
  1. Quando se trata de buracos maiores que não podem ser fechados com apenas uma costura, sua melhor aposta é usar um remendo: um pedaço extra de tecido que pode ser colocado na peça para cobrir o buraco. Os remendos podem ser encontrados em uma loja de artigos para artesanato local. Compre um cuja cor seja a mais parecida possível com a da sua calça. É preciso adquirir algo um pouco maior do que o buraco que será coberto para que você tenha um tecido a mais, caso cometa erros. [4]
    • Embora os remendos de jeans sejam sua melhor aposta para arrumar a calça, você pode aproveitar a oportunidade para customizar a roupa com um remendo colorido ou de flanela. Acrescentar algo que se destaque bastante do resto da peça dará a ela um toque de realidade. Embora os remendos fiquem melhores quando costurados na parte interna no jeans, prender tecidos diferentes do lado de fora os deixará mais destacados. [5]
    • Caso esteja a fim de reciclar, você pode pegar os remendos de calças que não use mais.
  2. Mesmo que o buraco seja grande e exija um remendo, você ainda deve cortar essas bordas. Ainda que pareça que você está perdendo material, as bordas desfiadas não vão ajudar na tarefa de remendar o buraco, portanto é melhor se livrar delas, deixando o espaço limpo. Pegue uma tesoura e corte fora o excesso de linha ao redor do buraco. No final, não deverá haver linhas saindo. [6]
  3. Com os remendos em particular, recomenda-se que você vire o jeans do avesso ao costurá-los. Dessa maneira, as costuras mais óbvias não poderão ser vistas de fora. Você também terá um pouco mais de espaço para cometer erros na costura.
    • Geralmente, é melhor costurar um remendo de jeans pela parte de dentro. Assim, ele ficará menos evidente e esconderá as linhas de costura mais visíveis.
  4. Depois de virar o jeans do avesso, pegue uma agulha de costura e linha e prenda o remendo. Procure manter os pontos bem próximos uns dos outros para integrar o tecido à calça o máximo possível.
  5. É ainda mais importante passar a calça depois de colocar um remendo nela do que após consertar pequenos rasgos. O ferro vai ajudar a deixar o conserto uniforme e a selá-lo.
    Publicidade

Dicas

  • Costure sobre uma tábua de passar. Assim, você terá uma superfície segura sobre a qual trabalhar sem o risco de estragar o tecido, especialmente se for passá-lo mais tarde. [7]
  • Os kits especializados para reparo de jeans estão disponíveis por valores baratos e podem ser comprados em alguns armarinhos. [8]
  • Os jeans usados com mais frequência se desgastam mais rápido. [9]
Publicidade

Avisos

  • Não espere demais para consertar um rasgo. Em apenas quatro semanas, algo pequeno pode se transformar em um buracão, e o dano só vai piorando e ficando mais difícil de consertar com o tempo. Resolva os problemas cedo e você vai economizar o trabalho mais tarde.
  • Cuidado para não se machucar com a agulha!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 486 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade