Baixe em PDF Baixe em PDF

Saber o tamanho de sua cintura faz toda a diferença para saber quais roupas servem e para determinar se o seu peso está saudável. Por sorte, essa é uma medida fácil de tirar e você só precisará de uma fita métrica!

Método 1
Método 1 de 2:

Tirando a medida

Baixe em PDF
  1. A parte do corpo a ser medida deve estar nua, sem a interferência de materiais que possam alterá-la. Tire as roupas, ou erga a barra da camisa e abaixe o cós da calça.
  2. Apalpe seu quadril a partir da parte inferior, passando pela extremidade superior e chegando às costelas; a parte macia entre essas estruturas ósseas é sua cintura. [1] Se restarem dúvidas, trata-se da parte mais estreita de seu tronco e costuma ser alinhada ao umbigo.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Laila Ajani

    Instrutora Fitness
    Laila Ajani é Treinadora e fundadora da Push Personal Fitness, uma organização de personal training localizada em San Francisco. Laila foca em treino para competidores (ginastas, levantadores de peso e tenistas), personal training, maratonas e levantamento olímpico. Laila é certificada pela National Strenght & Conditioning Association (NSCA), USA Powerlifting (USAPL) e é uma Especialista em Exercício Corretio (CES).
    Laila Ajani
    Instrutora Fitness

    Nossa especialista concorda: ao medir a cintura, procure pela menor parte dela (costuma ser um pouco acima de onde as pessoas medem. Caso queira medir os quadris, faça o exato contrário: meça no local em que os quadris são mais largos.

  3. Fique em pé e com as costas retas, respirando normalmente. Segure a ponta marcando 0 no umbigo e dê a volta pelas costas com a fita, até que ela acabe na frente novamente. Ela não deve ficar colada ao corpo, mas ter uma pequena folga, além de ficar paralela ao chão. [2]
    • Arrume a fita se necessário, para que ela não fique torcida em nenhum ponto (principalmente nas costas).
  4. Respire fundo e veja a medida marcada. [3] O lugar onde o 0 e o fim da volta dada na fita se encontram é o tamanho da sua cintura. A medida pode ser em polegadas ou centímetros, dependendo da fita utilizada.
  5. Repita a medição para ter certeza se o número ao qual chegou é o correto. Se ele for diferente do primeiro resultado, meça uma terceira vez e anote a média entre os três números.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Interpretando o resultado

Baixe em PDF
  1. Para os homens, o número ideal deve ser menor do que 95 cm; já para as mulheres, o ideal é menor do que 80 cm. [4] Uma medida maior do que o estabelecido para o seu sexo pode ser um sinal de alerta para doenças sérias, como doenças cardíacas e risco de AVC, [5] além de diabetes tipo 2 e câncer. [6]
    • É fundamental conversar com um médico se a sua cintura estiver muito maior do que deveria.
  2. Há casos em que um tamanho aumentado da circunferência abdominal não deve causar preocupação, como uma gestação, ou problemas de saúde que causem distensão abdominal e inchaço. Nesses quadros, a cintura deve ficar maior mesmo, mas sem maiores riscos de doenças graves. Além disso, alguns grupos étnicos têm predisposição a terem um abdômen maior, como os chineses, japoneses, sul-africanos, aborígenes e descendentes de nativos do Estreito de Torres. [7]
  3. Verifique seu Índice de Massa Corporal (IMC) para saber mais sobre seu peso ideal . Se o tamanho da sua circunferência abdominal não deixou clara a situação sobre sua saúde, calcule o seu IMC. [8] Para tanto, devem-se levar em conta seu peso e sua altura, para descobrir se você deve ganhar ou perder peso. [9]
    • Se os resultados mostrarem que você está acima do peso ou com obesidade mórbida, converse com um médico para saber quais são as opções disponíveis para emagrecer e manter-se dentro do ideal.
    Publicidade

Dicas

  • Para detectar possíveis alterações, meça sua cintura todos os meses. Além de monitorar sua saúde e mudanças de peso, isso também é útil para comprar roupas ou mandar fazê-las de acordo com seu tipo físico, principalmente em ocasiões como casamentos e formaturas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 280 071 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade