Baixe em PDF Baixe em PDF

Em geral, as abelhas não são agressivas, desde que a colmeia não seja incomodada, mas muitas pessoas preferem evitar o contato com esse inseto cujo ferrão injeta veneno. Para evitar picadas, use repelentes naturais ou comerciais e evite ir a locais com abelhas. É possível impedir que elas se aproximem de um lugar usando fumaça, naftalina e óleo de amêndoas-amargas e evitar que formem uma colmeia ao tapar buracos e eliminar fontes de água. Com algumas precauções, é possível mantê-las longe de um acampamento, do seu quintal e da sua casa.

Método 1
Método 1 de 3:

Evitando picadas

Baixe em PDF
  1. Óleo essencial de erva-de-gato (gatária ou catnip) mostrou ser eficaz para repelir abelhas e mosquitos. Ele pode ser encontrado em lojas de artigos para aromaterapia ou na internet. Outras substâncias com cheiros fortes, como óleo de hortelã-pimenta ou de cravo, costumam ser usadas para repelir insetos, mas não funcionam tão bem.
    • Não aplique tais substâncias em crianças com menos de três anos. [1] Se o produto não tiver indicação de uso na pele, faça uma pesquisa na internet para saber se ela provoca irritação cutânea ou outros problemas de saúde.
  2. As abelhas não atacam pessoas, a menos que se sintam ameaçadas e, nesse caso, os repelentes de insetos são inúteis. Porém, certas fórmulas específicas para abelhas podem ser eficazes. Esses repelentes são difíceis de achar, até mesmo na internet.
    • Os repelentes servem mais para insetos que sugam o sangue, como pernilongos, e não contra abelhas. [2]
    • No caso de não encontrar nada específico, use velas, nebulizadores, pulseiras ou repelentes ultrassônicos. Mesmo assim, tais opções nem sempre são eficazes. [3]
  3. Atente os ouvidos a zumbidos enquanto você anda na natureza e não coloque a mão dentro de fendas sem ver o que tem dentro. As abelhas costumam fazer ninhos entre pedras ou em árvores, portanto tome mais cuidado ainda quando for escalar. [4]
    • A maioria das abelhas não incomoda os seres humanos, mas a abelha-africana defende a colmeia com agressividade. Ela pode ser encontrada em muitas áreas da América do Sul.
    • Se ouvir o som de uma colmeia ou se souber que há colmeias em um certo local, mantenha os animais de estimação por perto, de preferência na coleira.
  4. Tudo bem que as roupas não exercem um efeito importante na atração de abelhas, mas é mais provável que peças escuras e vermelhas as irritem mais. [5] [6]
    • As roupas de couro e com pelo também podem deixar as abelhas em estado de alerta.
  5. Estudos recomendam que não se use perfumes, xampus ou outros produtos muito perfumados em regiões com populações dessa espécie. Da mesma forma, ruídos altos de motosserra, cortadores de grama e outras máquinas podem deixá-las em estado de alerta. [7] É pouco provável que esses fatores sejam importantes para abelhas de outras espécies, a menos que você mexa na colmeia.
    • Alguns produtos para cuidados com cães, cavalos e outros animais também podem conter aromas fortes.
    • Não há estudos conclusivos a respeito da atração de outras espécies por perfumes, pois o tema foi pouco pesquisado. A escolha fica a seu critério. [8]
  6. Se você for atacado por um enxame de abelhas, abrigue-se imediatamente em um carro ou em um edifício ou continue correndo até que elas desistam de persegui-lo. Puxe a camiseta para cobrir o rosto se a peça não atrapalhar a sua velocidade. [9]
    • Só entre em lagos, cachoeiras ou rios se você não tiver outra escolha. Algumas abelhas podem esperar a pessoa subir para respirar e picá-la.
    • Quando estiver a salvo, raspe os ferrões do corpo com a unha, com um cartão de banco ou com outro objeto parecido. Não os retire, pois assim o veneno pode entrar na ferida em maior quantidade.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Evitando que as abelhas se aproximem de um local

Baixe em PDF
  1. Elas fogem ou ficam atordoadas e menos agressivas se inalarem uma grande quantia de fumaça. Faça uma fogueira ou acenda velas que produzam muita fumaça para manter tais insetos longe do acampamento ou do seu piquenique. Infelizmente, o churrasco não serve, pois o cheiro da carne é atraente.
    • As velas de citronela, que costumam ser vendidas como repelentes de insetos, podem ajudar a afastar abelhas apenas por causa da fumaça e não da citronela em si.
  2. A naftalina contém um pesticida poderoso que afugenta ou mata muitos insetos, inclusive as abelhas. Essa opção é a mais usada em porões, sótãos e espaços de armazenamento, mas também dá para colocar um pouco de naftalina em sacos de malha fina ou em uma meia de náilon velha e pendurá-los em árvore próximas. [10]
    • A naftalina também pode ser prejudicial para os seres humanos. [11] Mantenha a substância fora do alcance das crianças e evite inalar os vapores fortes que ela produz.
  3. O óleo de amêndoas-amargas ou um dos seus ingredientes ativos puros, o benzaldeído, pode ser usado para repelir abelhas. Aplique uma quantia pequena em um pano e deixe-o em uma local aquecido e ventilado ao ar livre, onde o produto possa evaporar rapidamente. Cuidado com quantidades exageradas, pois o óleo pode ser prejudicial, embora alguns estudos contestem. [12] Não deixe o pano em contato com crianças e animais de estimação.
    • Algumas pessoas colocam a mesma quantia de óleo de melaleuca no pano, que também pode repelir abelhas. [13] Não há comprovação científica desse efeito, mas ele pode funcionar em certos casos.
  4. Às vezes, é uma boa ideia atrair as abelhas para outros lugares como forma de controle, principalmente ao utilizar outros métodos para afastá-las da sua comida. Algumas pessoas gostam de colocar pratos de água com açúcar ou tiras de casca de banana do lado oposto do gramado ou campo usado em um piquenique para as abelhas buscarem alimento em um local afastado. [14] Deixe essas iscas de abelha longe de você, senão o tiro pode sair pela culatra.
    • Se também houver vespas na área, coloque iscas com açúcar e com carne, pois as vespas são atraídas pelos dois alimentos.
    • Não use esse método em acampamentos, pois animais silvestres perigosos também podem ser atraídos pela comida.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Impedindo que as abelhas façam uma colmeia

Baixe em PDF
  1. Cubra a comida e guarde os doces logo depois de comer. Use sacos plásticos e tampe bem todas as latas de lixo ao ar livre.
  2. As abelhas procuram água a distâncias razoáveis da colmeia, portanto muitas vezes elas são flagradas perto de piscinas, sistemas de irrigação ou outras fontes, mesmo que não exista nenhuma colmeia por perto. Se conseguirem a água facilmente, elas devem retornar com frequência e em um número maior. Cubra a piscina quando não estiver em uso e conserte os sistemas de irrigação quebrados, canos com vazamentos ou outras fontes de água parada.
  3. O vinagre pode deixar a água indesejável para as abelhas, fazendo com que elas busquem outras fontes. Adicione cerca de 2 colheres de sopa (30 ml) para cada 4 litros de água antes de encher o recipiente para animais de estimação ou banhos de pássaros.
    • Embora alguns produtos de limpeza com cheiro de desinfetante ou pinho possam ser mais eficazes, não dá para adicioná-los na água destinada a pessoas ou animais.
  4. Se todos esses truques não forem suficientes, é melhor matar as abelhas que surgirem em busca de água para impedir que outras venham. Misture 1/8 de xícara (30 ml) de detergente com 2 xícaras (480 ml) de água e coloque o líquido em um borrifador. Esse spray pode matar abelhas isoladas em um piscar de olhos. [15]
    • Matar poucas abelhas não chega a prejudicar a colmeia, mas não é recomendável contratar um serviço de dedetização e controle de pragas, a não ser que uma colmeia tenha se formado dentro da sua casa ou muito perto dela. As abelhas são importantes para a polinização de diversas plantas.
  5. Se houver várias abelhas rondando o seu quintal, é bom fazer uma inspeção de toda a casa e impedir tentativas de formação de colmeias. Essa tarefa pode ser tediosa, mas ainda é muito mais simples do que se livrar de colmeias que já estiverem estabelecidas.
    • Vede ou cubra todos os orifícios e rachaduras a partir de 3 mm de largura. Examine as paredes, a estrutura, as calhas, os dutos e todos os galpões e dependências.
    • Use telas de malha fina do tamanho certo para cobrir aberturas maiores. Tampe ralos, saídas de dutos de ventilação, portas, janelas e todos os outros espaços grandes.
    • Tampe os buracos que os animais cavam no quintal com terra.
    Publicidade

Dicas

  • Um enxame de abelhas de passagem não costuma ser agressivo. Em geral, elas estão em busca de um novo local para estabelecer a colmeia. Caso fiquem perto da sua casa por um ou dois dias, chame um apicultor profissional para fazer a remoção antes que os insetos formem uma colmeia. [16]
  • As abelhas são a espécie mais importante para a polinização de plantas do planeta. Se for possível, deixe-as em paz ou contrate um apicultor profissional para tirar a colmeia sem prejudicá-la.
  • Ao contrário do que se pensa, não tem problema usar perfume perto de abelhas. [17]
  • A canela não espanta abelhas, apesar do seu efeito em outros insetos, como as formigas. [18]
  • O cravo-de-defunto não repele abelhas ou outros insetos, apenas algumas espécies de nematoides.
  • O óleo essencial de limão e eucalipto é um repelente forte de uso geral. [19] Experimente-o caso outras opções não deem certo.
Publicidade

Avisos

  • Se você for alérgico a picadas de abelha, sempre leve o seu remédio na bolsa quando for acampar ou fazer caminhadas. Mesmo após tomar a medicação assim que levar uma ferroada, procure um pronto-socorro o quanto antes.
  • Não tente remover colmeias por conta própria. Entre em contato com um serviço profissional. Uma tentativa inadequada pode levar a uma série de ferroadas, deixar um número suficiente de abelhas vivas para refazer a colmeia ou atrair outras pragas com os restos de mel que apodrecerem.
  • Tome cuidado ao comer em locais frequentados por animais selvagens ou outros predadores. Coloque todos os restos de comida em recipientes bem fechados ou em latas de lixo com tampa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 82 608 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade