Baixe em PDF
Baixe em PDF
Seu computador Windows fica travando ou congelando? Não importa se ele está congelado agora, trava na hora de ligar ou desligar ou até para de funcionar em momentos aleatórios, existem algumas formas bem fáceis de encontrar a causa do problema — e resolvê-lo de uma vez por todas. Leia o artigo abaixo para conhecer alguns desses truques com as versões 8.1, 10 e 11 do Windows!
O que você precisa saber
- Se o Windows travou por causa de um programa específico, pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas, selecione o app e clique em "Encerrar Tarefa".
- Malwares e vírus podem travar ou congelar o computador. Por isso, faça uma varredura completa ou off-line com o Windows Defender.
- Você também pode dar uma olhada na memória RAM, verificar se há erros no disco rígido e reparar arquivos de sistema corrompidos com ferramentas internas simples.
- O Windows Update consegue buscar e instalar drivers atualizados que podem resolver certos problemas. Caso uma atualização seja a causa do travamento ou congelamento, dá para desinstalá-la.
Passos
-
Espere um pouco para ver se o sistema volta ao normal. Se seu computador travar enquanto executa uma tarefa que pesa muito no processador ou na memória RAM, pode ser que ele volte ao normal depois de um tempo. Em vez de pressionar todas as teclas possíveis e tentar fechar programas à força, aguarde alguns minutos.
- Se a tela ficou preta quando o computador congelou, pressione a tecla Windows + Ctrl + Shift + B para redefinir os drivers de vídeo. [1] X Fonte Confiável Microsoft Support Ir à fonte
-
Encerre tarefas travadas com o Gerenciador de Tarefas. Caso o computador não volte ao normal sozinho, pressione Ctrl + Shift + Esc ao mesmo tempo para exibir todos os programas abertos no Gerenciador de Tarefas .
- Se você não conseguir abrir o Gerenciador de Tarefas, pressione Ctrl + Alt + Del e clique em Gerenciador de Tarefas . Também dá para clicar no Iniciar com o botão direito do mouse e selecionar o utilitário.
- Quando o Gerenciador de Tarefas abrir, encontre o programa que mais usa recursos de CPU, memória, disco ou GPU.
- Para fechar o programa, clique no nome dele e selecione Encerrar Tarefa . Isto pode levar alguns segundos.
-
Reinicie o computador. Se o computador continuar sem resposta ou você não conseguir abrir o Gerenciador de Tarefas, não dá para fazer muita coisa sem reiniciá-lo. Pressione o botão de energia da máquina até a tela apagar; em seguida, aperte-o de novo.
- Se a tela do seu computador ficou azul antes de congelar (o erro conhecido como "tela azul da morte"), você pode analisar os arquivos desse congelamento e ver quais softwares, hardwares e drivers causaram o problema.
Publicidade
-
Abra o painel da Segurança do Windows. Caso o Windows continue travando ou congelando, vale a pena tentar detectar possíveis malwares ou vírus . Isso é bem fácil de fazer com o Windows Defender, que vem pré-instalado no computador. Faça o seguinte para abrir a Segurança do Windows:
- Pressione a tecla Windows + S e digite segurança .
- Clique em Segurança do Windows .
-
Clique em Proteção contra vírus e ameaças . O título aparece ao lado de um escudo azul. Você vai ver informações sobre a varredura de vírus mais recente.
-
Clique em Opções de verificação . Você até pode clicar em Verificação rápida para detectar ameaças mais óbvias, mas essa opção não passa por todos os arquivos do computador.
-
Selecione um tipo de verificação. Escolha entre um destes dois tipos:
- Verificação completa: faz uma verificação profunda em todos os arquivos do computador, podendo levar até uma hora.
- Verificação do Microsoft Defender Off-line: reinicia o computador no Modo de Segurança, que não tem acesso à internet, para remover malwares mais complexos. Esse processo leva menos de 15 minutos.
-
Clique em Verificar agora e siga as instruções da tela. Se você optou pela verificação off-line, o computador vai reiniciar antes do início dela. Quando o processo terminar, siga as instruções da tela para colocar as ameaças detectadas em quarentena e remover o que for perigoso.Publicidade
-
Abra o painel do Windows Update. Se houver um problema com um driver ou firmware do seu computador, pode ser que alguma atualização resolva o caso. Essas atualizações costumam aparecer no Windows Update, mas também dá para verificar se há alguma através do site do fabricante do PC. Faça o seguinte:
- Acesse o Iniciar e clique em Configurações .
- No Windows 10, clique em Atualização e Segurança > Windows Update . No Windows 11, clique direto em Windows Update .
-
Clique em Verificar se há atualizações . O sistema vai verificar se há atualizações recentes para o Windows e seus softwares, drivers e firmwares.
-
Instale todas as atualizações. Se houver atualizações disponíveis, siga as instruções da tela para instalá-las. Pode ser que você precise reiniciar o computador para elas fazerem efeito. Nesse caso, clique em Reiniciar agora .
- Às vezes, atualizações de BIOS/UEFI , hardwares de terceiros e afins não ficam disponíveis pelo Windows Update. Você pode acessar o site de suporte do fabricante desses dispositivos e peças e ver se há algo a instalar.
- Se houver uma atualização de BIOS, veja se o computador está ligado na tomada (no caso de notebooks) ou a uma fonte de energia estável. Caso ele desligue durante a atualização, a máquina inteira pode deixar de funcionar de vez.
Publicidade
-
Abra o painel de Configuração do Sistema. Se determinado aplicativo que abre automaticamente estiver travando ou congelando o sistema, você pode desativá-lo usando as opções de inicialização. Antes disso, ligue o Windows com uma Inicialização Seletiva para ver se ele continua travando mesmo sem certos itens. Faça o seguinte para abrir o menu de Configuração do Sistema:
- Pressione a tecla Windows + S .
- Digite msconfig e pressione Enter .
-
Acesse a aba Geral . Você vai ver três opções de inicialização do Windows.
-
Selecione Inicialização seletiva . A opção aparece em terceiro lugar.
-
Desmarque a opção "Carregar itens de inicialização". Deixe as outras marcadas.
-
Clique em OK e reinicie o computador. Quando o computador reiniciar, veja se você consegue recriar o problema que causava o travamento ou congelamento. Se isso não acontecer, quer dizer que um dos programas de inicialização automática provavelmente era o responsável por tudo.
-
Abra os Aplicativos de Inicialização. Agora, dá para escolher quais programas vão abrir automaticamente e quais você prefere abrir de forma manual.
- Pressione a tecla Windows + S e digite aplicativos de inicialização .
- Clique em Aplicativos de Inicialização nos resultados de pesquisa. [3] X Fonte de pesquisa
-
Desative todos os programas que você não precisa abrir automaticamente. Certos programas podem não só travar ou congelar o computador, mas também deixar o Windows mais lento. Por isso, desative todos aqueles que você não quiser abrir automaticamente toda vez que ligar o PC.
- Você ainda pode acessar esses programas pelo Iniciar, mesmo que eles não abram automaticamente.
-
Abra o menu de Configuração do Sistema outra vez. Use a mesma ferramenta de antes. Pressione a tecla Windows + S , digite msconfig e pressione Enter .
-
Marque a opção "Carregar itens de inicialização". Deixe "Inicialização seletiva" marcada.
-
Clique em OK para salvar as alterações. A partir de agora, o Windows vai inicializar somente com os programas que você autorizou.Publicidade
-
Pressione a tecla Windows + X no teclado. Você vai abrir o menu Usuário Avançado, que traz um link rápido para executar o Prompt de Comando ou o Windows PowerShell como administrador. Você pode usar a ferramenta para buscar e reparar arquivos de sistema do Windows, o que talvez resolva toda a situação.
-
Clique em Prompt de Comando (Admin) ou Windows PowerShell (Admin) . Você pode executar o Verificador de Arquivos do Sistema a partir de um desses dois lugares. [4] X Fonte de pesquisa
- No Windows 11, talvez você veja a opção Windows Terminal (Admin) . Ela também, serve.
-
Digite DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth e aperte Enter . No Windows 8.1, 10 ou 11, execute esse comando antes da varredura. [5] X Fonte Confiável Microsoft Support Ir à fonte Se você usa o Windows 7, pule este passo.
- O comando se conecta ao Windows Update para obter os arquivos necessários para corrigir erros. Ele pode levar até 30 minutos, mas não costuma ser tão demorado.
- Após alguns momentos, você vai ver a mensagem "A operação foi concluída com êxito". Nesse ponto, avance ao próximo passo.
-
Digite sfc /scannow e pressione Enter . Isto serve para verificar os arquivos do sistema, o que pode demorar um pouco. Não feche a janela durante o processo.
- Se o Verificador detectar arquivos corrompidos, ele vai substituir todos por versões reparadas.
- Se o Verificador não encontrar nada, você vai ver a mensagem "A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade".
- Se você receber a mensagem "A Proteção de Recursos do Windows não pôde executar a operação solicitada", faça uma nova varredura no Modo de Segurança.
Publicidade
-
Abra o Explorador de Arquivos do Windows. Para isso, clique com o botão direito do mouse no Iniciar e selecione Explorador de Arquivos ou clique no ícone da pasta na barra de tarefas. Se o disco rígido estiver com algum problema, pode ser que isso faça o computador congelar. Felizmente, é bem fácil ver se é o caso pelo Explorador de Arquivos.
- Se você tem vários discos rígidos, verifique cada um deles.
-
Clique em Este Computador . A opção fica no painel da esquerda. Clique nela para ver uma lista de todos os discos conectados no painel da direita.
-
Clique com o botão direito do mouse no seu disco rígido e selecione Propriedades . O computador vai abrir uma caixa de diálogo com várias abas.
-
Acesse a aba Ferramentas . Você vai ver opções para verificação de erros e otimização.
-
Clique em Verificar . Você vai ter a opção de fazer a varredura no disco rígido.
-
Clique em Verificar unidade . O Windows vai buscar erros no disco rígido selecionado. [6] X Fonte de pesquisa Se ele detectar alguma coisa, vai tentar reparar tudo.
- Repita o processo com todos os discos rígidos conectados ao computador.
Publicidade
-
Abra a ferramenta Diagnóstico de Memória do Windows. Se sua memória RAM estiver com algum problema, o computador vai travar ou congelar em momentos aleatórios — e, muitas vezes, sua única opção vai ser reiniciá-lo à força. Felizmente, o Windows tem uma ferramenta interna que libera espaço na memória. Faça o seguinte para abri-la:
- Primeiro, salve tudo que você tem aberto (já que o computador vai reiniciar).
- Pressione a tecla Windows + S .
- Digite mdsched.exe e aperte Enter .
-
Clique em Reiniciar agora e verificar se há problemas (recomendado) . A opção vai reiniciar o computador imediatamente, fazendo uma verificação da memória fora do Windows.
- A verificação pode demorar um pouco. Dá para você sair de perto do computador, fazer outras coisas e voltar depois.
- Como a ferramenta nem sempre mostra os resultados dos testes, vamos ensinar você a encontrá-los quando o Windows reiniciar.
-
Quando a verificação terminar, clique com o botão direito do mouse no Iniciar e selecione Visualizador de Eventos . Terminada a verificação, seu computador vai reiniciar no Windows. Para ver os resultados, você tem que ir ao Visualizador de Eventos.
-
Clique em Logs do Windows no painel da esquerda. Você vai ver vários logs embaixo.
-
Clique com o botão direito do mouse no log "Sistema" e selecione Buscar... . Isto vai expandir a janela "Buscar".
-
Digite MemoryDiagnostics e clique em Buscar Próximo . Assim você vai explorar o log do sistema em busca de todas as entradas criadas pela ferramenta Diagnóstico de Memória do Windows. [7] X Fonte de pesquisa
- Se você não encontrar nenhum erro, o problema provavelmente não tem a ver com a memória RAM.
Publicidade
-
Pressione a tecla Windows + S e digite energia . Se seu computador travar ou congelar quando estiver em desuso ou ao entrar ou sair do modo suspenso, talvez você consiga resolver o problema nas configurações de energia. Digite energia para ver uma série de resultados.
-
Clique em Editar plano de energia . Você vai ver informações sobre seu plano de energia atual.
-
Clique em Alterar configurações de energia avançadas . A opção aparece debaixo das configurações gerais do plano.
-
Clique duas vezes em PCI Express . Isto vai expandir outra opção.
-
Clique duas vezes em Gerenciamento de Energia do Estado da Conexão . A partir de agora, você vai ver opções para ajustar as configurações de energia do item.
-
Selecione Desligado do(s) menu(s). Se você estiver usando um notebook, escolha Desligado nos dois menus.
-
Clique em OK . Ao desativar o recurso, você provavelmente vai resolver problemas de congelamento causados pelas configurações de energia e suspensão. Se isso não fizer efeito, você pode desfazer as mudanças para reativar o Gerenciamento de Energia do Estado da Conexão.Publicidade
-
Abra a ferramenta Limpeza de Disco. Se o cache do Windows tiver arquivos corrompidos ou seu disco rígido estiver ficando cheio, pode ser que o sistema trave e pare de funcionar. É bem fácil eliminar arquivos desnecessários, incluindo arquivos temporários do Windows , com a Limpeza de Disco. Faça o seguinte para abrir a ferramenta:
- Pressione a tecla Windows + S .
- Digite limpeza de disco .
- Clique em Limpeza de Disco . [8] X Fonte Confiável Microsoft Support Ir à fonte
-
Clique em Limpar arquivos do sistema . A opção fica no canto inferior esquerdo da janela.
-
Selecione quais arquivos você quer excluir. Caso você queira excluir somente arquivos temporários criados pelo Windows, marque as opções "Arquivos temporários" e "Arquivos de instalação do Windows temporários". Dá para selecionar outras opções, como "Lixeira", se você quiser liberar espaço de modo geral.
-
Clique em OK . Você vai ver uma mensagem de confirmação.
-
Clique em Excluir arquivos para confirmar a decisão. A ferramenta vai fechar quando você excluir os arquivos.
- Se ainda houver pouco espaço no disco rígido, o computador pode continuar travando ou congelando. Nesse caso, pense em outras formas de liberar memória.
Publicidade
-
Acesse o Iniciar e clique em Configurações . Se o computador começou a travar ou congelar depois que você instalou uma atualização, dá para desfazer o processo e ver se isso resolve o problema.
- Caso você não consiga usar o Windows de jeito nenhum, ligue o computador no Modo de Segurança antes de seguir os passos abaixo.
-
Clique em Atualização e Segurança (no Windows 10). No Windows 11, pule este passo.
-
Clique em Windows Update . Isso vai abrir o painel do Windows Update.
-
Clique em Exibir histórico de atualização ou Histórico de atualização . Você vai ver uma dessas duas opções, dependendo do sistema operacional.
-
Clique em Desinstalar atualizações . A opção fica no rodapé do painel à direita no Windows 11 e no topo do Windows 10.
-
Selecione a atualização mais recente. Você vai ver uma lista de todas as atualizações recentes do Windows, além de outros programas que têm atualizações internas. Clique na mais recente — aquela que surgiu mais ou menos na época que o computador começou a travar ou congelar.
-
Clique em Desinstalar . A opção fica no topo da lista. Clique nela para remover a atualização selecionada do computador.
- A maioria das atualizações vai tentar se reinstalar automaticamente. Por isso, é bom você pausar esse recurso e ver se ele resolve o problema. Basta voltar ao Windows Update e selecionar um período de tempo em "Pausar atualizações".
Publicidade
-
Abra o Painel de Controle do Windows. Se você acha que sabe quando o computador começou a travar ou congelar, pode tentar restaurar o sistema a um ponto anterior a essa data. Para abrir o Painel de Controle, pressione a tecla Windows + S , digite painel de controle e clique em Painel de Controle .
-
Digite restauração na barra de pesquisa. A barra de pesquisa fica no canto superior direito do Painel de Controle. [9] X Fonte Confiável Microsoft Support Ir à fonte
-
Clique em Backup e Restauração nos resultados de pesquisa. Você vai ver as opções de restauração avançadas.
-
Clique em Abrir a Restauração do Sistema . Se a Restauração do Sistema estiver ativada, você vai ver o ponto de restauração mais recente recomendado, bem como a opção de escolher outro.
- Caso você não tenha nenhum ponto de restauração, siga outro método.
-
Selecione um ponto de restauração. Se o ponto de restauração recomendado for muito recente, clique em Escolher um ponto de restauração diferente e selecione Avançar para achar outro.
-
Clique em Fazer uma varredura em programas afetados . Com essa opção, você vai ver quais softwares vão ser removidos e quais atualizações vão ser desfeitas pelo processo de restauração. Clique em Fechar quando terminar.
- A Restauração do Sistema não afeta seus arquivos pessoais.
-
Clique em Concluir para restaurar seu computador. Você vai restaurar o computador à data e à hora selecionadas.Publicidade
-
Clique em Pesquisar e digite botão de ligar . Alguns computadores mais antigos travam durante a Inicialização Rápida. [10] X Fonte Confiável Microsoft Support Ir à fonte Para desativar o recurso, digite botão de ligar na ferramenta Pesquisar.
-
Clique em Alterar o que os botões de energia fazem .
-
Clique em Alterar configurações que estão atualmente indisponíveis . Agora, você vai ver a opção de ativar ou desativar a Inicialização Rápida.
-
Desmarque a opção "Ativar Inicialização Rápida". Quando você desativar a opção, pode ser que seu computador com Windows 8.1 pare de travar ou congelar durante a inicialização.
-
Clique em Salvar Alterações . Da próxima vez que você ligar o computador, ele não deve travar ou congelar mais.Publicidade
-
Acesse o Iniciar e clique em Configurações . Caso seu computador continue travando ou congelando, você pode tentar redefini-lo. Felizmente, dá para fazer isso sem perder nenhum dado pessoal. Comece abrindo o menu de Configurações.
-
Clique em Sistema (no Windows 11) ou Atualização e Segurança (no Windows 10).
-
Clique em Recuperação . A opção fica no painel à direita no Windows 11 e no painel à esquerda no Windows 10.
-
Clique em Restaurar o PC (no Windows 11) ou Começar agora (no Windows 10).
-
Decida se você quer preservar seus arquivos ou apagar tudo. Selecione Manter meus arquivos se você não quiser perder nenhum dado (a não ser programas instalados e configurações modificadas). Caso você queira apagar todos os arquivos pessoais e programas, selecione Remover tudo .
-
Siga as instruções da tela para redefinir seu computador. Quando o computador religar, use-o por um tempo e veja se ele continua travando ou congelando.
- Se ele não travar, reinstale os programas um a um para encontrar a origem do problema. Caso um programa em particular traga de volta os sintomas, quer dizer que o problema tem a ver com ele ou um driver relacionado.
- Se ele travar, quer dizer que o problema não tem nada a ver com aplicativos ou dispositivos — e provavelmente está relacionado a algum hardware.
Publicidade
Referências
- ↑ https://support.microsoft.com/pt-br/windows/troubleshooting-black-or-blank-screens-in-windows-51ef7b96-47cb-b454-fcab-fac643784457
- ↑ https://support.microsoft.com/pt-br/topic/troubleshoot-windows-8-1-windows-8-or-windows-7-hangs-or-freezes-752adf9f-d1c4-e766-a9d5-6081b88de359
- ↑ https://www.asus.com/us/support/FAQ/1044726
- ↑ https://www.dell.com/support/kbdoc/en-us/000126064/how-do-i-run-the-system-file-checker-in-microsoft-windows
- ↑ https://support.microsoft.com/pt-br/windows/usando-o-verificador-de-arquivos-do-sistema-no-windows-365e0031-36b1-6031-f804-8fd86e0ef4ca
- ↑ https://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/53235.windows-10-built-in-tools-for-hard-disk-health-check.aspx
- ↑ https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/all/how-do-i-see-the-results-of-memory-diagnostic-i/36f9d014-256a-4757-927a-d85ade3b0c09
- ↑ https://support.microsoft.com/pt-br/windows/limpeza-de-disco-em-windows-8a96ff42-5751-39ad-23d6-434b4d5b9a68
- ↑ https://support.microsoft.com/pt-br/windows/usar-a-restaura%C3%A7%C3%A3o-do-sistema-a5ae3ed9-07c4-fd56-45ee-096777ecd14e
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 6 716 vezes.
Publicidade