Baixe em PDF Baixe em PDF

Imagine que um garoto chamou você para sair ou que você saiba que ele está planejando fazer isso. É uma situação onde é difícil falar a coisa certa, principalmente se você nunca tiver passado por isso antes! Não importa se a sua resposta será um "Sim" sem dúvidas, um "Não" definitivo ou um indeciso "Talvez", é necessário analisar os seus sentimentos para ter certeza de que a escolha certa será feita. Não concorde com nada que deixe você desconfortável e lembre-se, não há problema nenhum em pedir a ele um tempo para pensar.

Método 1
Método 1 de 3:

Como dizer sim

Baixe em PDF
  1. Pergunte-se se você está mesmo interessada nele ou se apenas gostou do interesse que ele demonstrou. Se você analisar o que sente e perceber que se interessa mesmo por ele, não tenha medo de dizer um sincero "Sim!!". Por outro lado, se o interesse não existir e você estiver se sentindo mal por dizer "Não", tente definir se será mais fácil rejeitá-lo agora ou depois. [1]
  2. Alguns garotos chamarão você para um parque, uma dança ou para o cinema no primeiro encontro apenas para passar algum tempo com você e conhecê-la melhor. Se você ainda estiver na escola, ou seja, nos primeiros anos de ensino ou no Ensino Fundamental ou Médio, os garotos podem chamar você para atividades mais simples, como lanchar juntos, voltar para casa juntos, dar as mãos, dentre outras. [2] Alguns garotos também podem convidar você para acompanhá-los apenas em algum evento específico, como um baile.
    • Não tenha medo de perguntar as intenções dele. Se você gosta dele mas não sabe ao certo o que ele deseja, é completamente normal perguntar. Se ele disser algo vago, como por exemplo "Você quer sair comigo?", você pode responder "Claro! O que você tem em mente?".
    • Se vocês forem em grupo para um evento, garanta que ele realmente está chamando você para ser o par dele. Se ele convidar você junto com os outros amigos dele, significa que provavelmente ele gosta de você, mas não necessariamente de uma maneira romântica. Pode ser uma forma que ele encontrou para conhecê-la melhor ou para saber se você também gosta dele antes de tomar uma atitude.
  3. A resposta exata depende da pergunta. Tente saber exatamente o que ele está propondo para vocês e aceite caso você se sinta confortável.
    • Se ele chamar você para um evento específico, basta concordar em ir. Se ele chamá-la para dançar, você pode dizer "Sim, eu adoraria".
  4. Se ele chamar você para um primeiro encontro, lembre-se de saber a hora e o local exatos. Defina se ele vai passar para pegá-la ou se vocês vão se encontrar lá. Também é importante saber se o evento será em grupo ou em casal. Com isso em mente, garanta que você estará disponível no dia e horário marcados, verificando se você não tem nenhum compromisso já agendado.
    • Você não precisa saber os detalhes antes de dizer sim. O importante não é o evento, mas sim o fato de ele querer passar algum tempo com você. Se você também deseja passar um tempo com ele, responda sim e defina os detalhes depois.
    • Não tenha medo de remarcar se você tiver algum compromisso. Se você realmente quer mostrar que está interessada, ofereça uma alternativa. Diga, por exemplo, "Eu adoraria ver esse filme com você, mas eu irei ao aniversário de um amigo na sexta a noite. Podemos ir no sábado?".
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Como dizer não

Baixe em PDF
  1. Não há necessidade de justificar demais os motivos da recusa. Você não se sentir atraída por ele, por exemplo, já é suficiente. Você também pode até se sentir atraída mas se ver obrigada a recusar por outra razão, talvez uma amiga sua goste dele ou os seus pais não deixem você namorar ou talvez você simplesmente não se sinta pronta para um relacionamento. Não importa a situação, o importante é ser sincera com ele e com você mesma. [3]
    • Se você não sentir atração por ele, basta dizer isto para ele. Não seja rude nem insulte-o, basta dizer algo como "Eu gosto da nossa amizade, mas eu não me sinto atraída por você dessa forma".
    • Se uma amiga sua gostar dele, não conte o segredo, a não ser que ela permita. Apenas diga que você não está interessada sem dar pistas de que existe um outro motivo por trás dessa decisão.
    • Se os seus pais não permitirem que vocês namorem, seja sincera com ele. Entretanto, tenha cuidado para não iludi-lo. Se você disser que se interessa muito por ele mas que não pode namorá-lo, ele pode continuar insistindo.
    • Caso você não se sinta pronta para um relacionamento, é normal. Você encontrará alguém quando a hora certa chegar e tudo será bem melhor quando isso acontecer. Ele pode ser o primeiro a chamar você para sair, mas não será o último. [4]
  2. Não dê desculpas e não aceite o convite apenas para ser simpática. Com certeza ele preferirá um "Sim" a um "Não", mas ele também provavelmente lidaria melhor com uma rejeição imediata do que com um encontro ruim.
  3. Diga algo simples como "Desculpa, mas eu não gosto de você dessa forma". Não há necessidade de dar grandes detalhes sobre o motivo da recusa, basta dizer a ideia principal. Tente não humilhá-lo com um discurso longo e desnecessário.
    • Se ele perguntar os motivos específicos, sinta-se livre para explicar. Tome cuidado apenas para a conversa não se tornar um debate e não deixe ele convencê-la a sair com ele. Seja firme e clara. Não ceda.
    • Se você for amiga dele, é possível usar isto como um motivo. Diga "Eu adoro a nossa amizade, mas eu não tenho atração romântica por você. Podemos deixar a nossa amizade como está?".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Caso você não tenha certeza

Baixe em PDF
  1. Se você não tiver certeza ou se não tiver tido muita sorte em encontros passados, talvez não consiga dar uma resposta definitiva logo de cara. Diga a ele que você precisa pensar a respeito e que dará uma resposta definitiva nos próximos dias, mas não deixe-o esperando por muito tempo. Ele ficará muito ansioso pela sua resposta caso goste mesmo de você. [5]
    • Lembre-se de ao menos dar algum tipo de resposta, mesmo se você não puder explicar porque não pode responder em definitivo ainda. É necessário coragem para chamar para sair alguém que você gosta muito. Diga pelo menos que você vai pensar sobre o pedido. Isso é especialmente importante caso o pedido seja via mensagem de texto, e-mail ou algum mensageiro instantâneo. Se você não responder, ele não terá nada para fazer além de especular!
  2. Fale apenas com pessoas que você confia. Descreva a situação, explique porque você não tem certeza e analise os prós e os contras do sim e do não. Lembre-se, você não precisa necessariamente seguir conselhos de alguém, mas eles podem ajudá-lo a entender os seus próprios sentimentos. Se você não se sentir confortável para falar sobre isso com alguém, faça você mesma uma lista dos prós e dos contras e tente decidir sozinha.
  3. Tente responder algo o mais próximo possível de um "sim" ou de um "não", especialmente se houver condições envolvidas. Quando você decidir, fale em particular com ele e diga o que decidiu. Caso essa conversa em particular não seja possível, responda por mensagem de texto ou por algum mensageiro instantâneo.
    • Não há necessidade de explicar todo o processo de decisão, especialmente se foi muito difícil se decidir. Entretanto, se você se sentir confortável em fazer isso, não há problema algum. Isso pode até ajudá-lo a entender porque você demorou tanto para responder.
  4. Não há pressa. Você não precisa sair com ele imediatamente. Ele será paciente e esperará até que você se sinta confortável caso realmente respeite você.
    • Diga algo como "Eu gosto de você, mas gostaria de conhecê-lo melhor antes de iniciar um relacionamento. Vamos sair como amigos e ver o que acontece".
    • Se você quer dizer sim mas não deseja iniciar um relacionamento, diga "Eu quero sair com você, segurar a sua mão, beijá-lo, mas eu ainda não estou pronta para um relacionamento" e dê um beijinho na bochecha dele para mostrar que você está sendo sincera.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 139 243 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade