Baixe em PDF Baixe em PDF

A camurça nada mais é do que um couro desgastado, rasgado e envelhecido para adquirir a aparência de feltro. Como o material já foi "destruído", ele rejeita a água bem menos do que o couro. É importante tratar a camurça com antecedência para mantê-la limpa e em bom estado, mas em alguns casos a única opção é lavar e secar sapatos molhados que não tenham sido tratados.

Método 1
Método 1 de 2:

Secando a camurça molhada de maneira segura

Baixe em PDF
  1. Não coloque-os sob a luz do sol ou próximos a um aquecedor, pois o calor excessivo pode fazer com que a camurça entorte e rache. Simplesmente tire os sapatos e deixe-os em um local seco.
    • Não tente remover manchas enquanto os sapatos ainda estiverem molhados, pois isso pode danificar a textura macia de feltro da camurça. [1]
  2. Caso o sapato esteja encharcado, encha-o com lenços de papel ou jornal, preenchendo completamente o espaço interno do calçado. Quando o couro ou a camurça ficam molhados, eles se contraem. Ao secar, o material permanecerá encolhido e o couro poderá rachar quando você colocar o sapato. Para evitar tal problema, enrole um pouco de papel e encha o sapato como se um pé estivesse dentro dele. Não coloque papel demais, de forma que a costura rasgue ou o sapato fique estufado. Coloque apenas papel suficiente para absorver a água e ajudar a manter o formato do sapato.
    • Insira pelo menos um pedaço de papel até o fundo do sapato.
    • A tinta do jornal molhado pode sujar o sapato. Isso geralmente não é um problema, tendo em vista que a mancha ocorrerá na parte de dentro do calçado. De qualquer forma, é recomendável tomar cuidado.
  3. Você também pode utilizar uma escova de unhas ou uma escova de dentes se não tiver outros tipos de escova disponíveis. Faça movimentos leves na direção dos pelos da camurça, escovando quaisquer resíduos de sujeira. Não se preocupe em deixar o sapato em condições perfeitas -- evite esfregar a camurça molhada se possível. [2]
  4. Não esfregue ou escove a camurça vigorosamente. Quando molhados, os pelos da camurça endurecem e ficam quebradiços, tornando-se mais suscetíveis a rasgos. Quando o sapato ficar manchado ou molhado, resista à tentação de secá-lo manualmente. Com apenas um pouco de paciência, é possível restaurar os danos do sapato.
    • Não é possível restaurar sapatos de camurça se a camada exterior tiver sido danificada. Depois de arruinada, a textura de feltro não voltará ao estado original. [3]
  5. Quando os sapatos já estiverem limpos e completamente secos, utilize uma escova de camurça para massagear as fibras de volta à posição original. Faça pequenos movimentos circulares, massageando todas as áreas do sapato até que as fibras estejam macias e brilhantes. Embora sapatos velhos geralmente não possam ser restaurados até o aspecto original, ainda é possível melhorar bastante a condição deles. [4]
  6. Os sapatos de camurça podem durar em qualquer ambiente, desde que as precauções necessárias sejam tomadas. A maioria dos sapatos de camurça deve ser tratada com sprays próprios para o material; fazê-lo pode ser trabalhoso, mas os benefícios valem a pena. Um spray protetor manterá os sapatos secos, evitando manchas e preservando a maciez do revestimento externo durante anos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Removendo manchas

Baixe em PDF
  1. Embora alguns tratamentos contra manchas exijam o uso de água, é necessário esperar até que o sapato esteja completamente seco para iniciar o procedimento. A água faz com que o couro e a camurça fiquem mais fracos e maleáveis. Os procedimentos para a restauração da camurça podem fazer com que o tecido rache ou fique distorcido. Apenas limpe o tecido com água quando absolutamente necessário; caso contrário, limpe o sapato utilizando métodos diferentes.
  2. Tal utensílio foi criado para limpar a camurça, protegendo a cor e a textura do tecido; ele é indispensável para restaurar sapatos de camurça. Basta fazer movimentos circulares leves com a borracha para limpar as manchas do sapato, tomando cuidado para não esfregar com muita força. Ao terminar, use uma escova de nylon ou de camurça para "pentear" o tecido de volta à direção original. De uma maneira geral, as borrachas para camurça são ótimas para tratar:
    • Manchas de água.
    • Manchas de sal.
    • Manchas líquidas (causadas por sucos, bebidas, etc.).
      • Em situações de emergência, uma borracha de lápis resistente também servirá, embora não seja tão eficiente quanto a borracha para camurça.
  3. Misture vinagre com água morna em partes iguais (1/4 copo de cada deve ser suficiente) e esfregue levemente com uma esponja ou uma escova de dentes para limpar as manchas utilizando a mistura. O vinagre também serve para limpar manchas coloridas, como as causadas por vinho ou chocolate, embora não seja muito eficiente contra manchadas causadas por lama ou óleo. [5]
  4. Se tiver derramado óleo nos sapatos, será necessário utilizar uma estratégia de limpeza diferente. Cubra a área manchada com amido de milho ou talco e deixe o produto no sapato durante a noite. No dia seguinte, limpe o produto esfregando levemente com uma escova seca ou levemente úmida. Em seguida, use uma escova de camurça para "pentear" os pelos até que estejam na direção normal. [6]
    • As manchas de óleo são muito mais difíceis de remover. Esteja ciente de que poderá arruinar a camurça durante o processo.
  5. Basta esfregar álcool isopropílico (com concentração 91%, se possível) sobre a mancha. Deixe o sapato secar e use a borracha para remover quaisquer resíduos restantes. [7]
    Publicidade

Dicas

  • Sempre aplique spray protetor e impermeabilize os seus sapatos de camurça com antecedência. A camurça é difícil de tratar, portanto, evite manchas o máximo possível.
  • Os sapatos de camurça devem ser usados durante dias com clima ameno. Evite utilizá-los durante dias chuvosos ou lamacentos.
Publicidade

Avisos

  • Se as manchas forem graves, visite um sapateiro profissional. É impossível restaurar o sapato se a textura estiver arruinada.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Lenços ou qualquer papel simples.
  • Um lugar seco e frio para secar os sapatos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 019 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade