Baixe em PDF Baixe em PDF

Enquanto católico, você já sabe que a rezar é o fundamento de uma vida espiritual. Mas como começar a colocar isso em prática? Há mais de 1,3 bilhão de católicos no mundo, sendo que cada um tem uma relação individual com Deus e um estilo de prece favorito. [1] De todo modo, este artigo pode ajudar você a encontrar seu caminho através dos melhores métodos — com base no sistema ACLS (adoração, contrição, louvor e súplica) — para ter uma conversa honesta e pura com o Senhor. Leia nosso guia e tire suas dúvidas!

1

Faça uma prece de adoração.

Baixe em PDF
  1. Você pode fazer uma prece de adoração expressando a Deus, seja em voz alta ou mentalmente, que reconhece as honras da sua vida e está sempre admirado com Ele. Por exemplo: diga "Eu Te amo, Deus, e meu coração é do Senhor". [2]
    • Também dá para você usar trechos da Bíblia, como este, de Salmos: "Eu te amarei, ó Senhor, fortaleza minha. O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio" (Salmos 18:1,2). [3]
    • Missas católicas passam pelos quatro tipos de prece: adoração, contrição, louvor e súplica (ACLS). Participar delas é uma boa oportunidade e praticar com outras pessoas.
    Publicidade
2

Faça uma prece de contrição.

Baixe em PDF
  1. Através dela (o segundo tipo de prece no sistema ACLS), dá para você mostrar a Deus que reconhece e assume a responsabilidade por seus defeitos. Enquanto católico, talvez você já até esteja familiarizado com os ensinamentos da igreja de que todo nós somos pecadores. Com uma prece de contrição, como o exemplo abaixo, fica mais fácil se aproximar do Senhor: [4]
    • "Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia."
    • "Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias."
    • "Senhor Jesus, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador."
3

Faça uma prece de louvor

Baixe em PDF
  1. O louvor (a terceira parte do sistema ACLS) pode envolver agradecer a Deus por coisas boas específicas da sua vida ou simplesmente por estar ao seu lado. Expressar gratidão ao Senhor, até com um simples "Obrigado, Deus, por cuidar de mim", é essencial para os católicos. [5]
    • Uma das preces de louvor mais tradicionais do catolicismo vem de São Ricardo.
      "Obrigado ao Senhor, Jesus Cristo,
      por todos os benefícios que traz à minha vida,
      Ó, mais piedoso amigo, redentor e irmão.
      Que eu possa vê-lo com mais clareza,
      amá-lo com mais força
      e segui-lo com mais afinco." [6]
    • Você também pode fazer uma prece mais casual e pessoal dizendo algo como "Obrigado, meu Deus, por me dar este fim de semana com minha família. Serei eternamente grato ao Senhor."
    Publicidade
4

Faça uma prece de súplica.

Baixe em PDF
  1. A súplica (o quarto item do sistema ACLS) é uma forma de mostrar uma necessidade a Deus e pedir a ajuda d'Ele. Através dela, reconhecemos que precisamos do Senhor e da força que Ele nos confere. Use alguns dos exemplos abaixo como guia para criar uma prece própria: [7]
    • "Querido Deus: o Senhor é o Grande Curador para todos. Rezo para receber o Seu poder e me sarar. Irei honrar e confiar no Senhor aconteça o que acontecer, mas espero algo bom."
    • "Senhor: estou desesperado pela Sua sabedoria. Não sei o que fazer diante desta decisão tão difícil. Irei ouvir Sua voz e sei que o Senhor me guiará."
    • "Querido Deus: estou confuso com minha fé, e sinto que o Senhor está longe de mim. Meu coração está carregado de dúvidas e medo. Por favor, traga uma revelação à minha vida. Irei continuar confiando no Senhor, que sempre foi bom na minha vida."
5

Reze usando um terço.

Baixe em PDF
  1. Ele é um método consagrado que remete à Virgem Maria e passa pelos eventos da vida de Cristo. Portanto, usar esse objeto é um jeito lindo e importante de rezar — e, acima de tudo, capaz de aproximar você de Deus e do resto da comunidade católica. [8]
    Publicidade
6

Medite sobre Deus.

Baixe em PDF
  1. Através da meditação, é possível focar as energias mentais n'Ele. Por exemplo: você pode criar o hábito de pensar em um trecho da Bíblia, o que ele significa na sua vida e o que pode indicar sobre o mundo de modo geral. [9]
    • Outro exemplo: medite sobre o milagre em que Jesus alimentou cinco mil pessoas. Comece lendo a passagem de Mateus 14 e faça as seguintes perguntas a si mesmo:
    • Por que Jesus fez isso?
    • O que os discípulos dele sentiram?
    • O que será que aquelas cinco mil pessoas famintas sentiram? E o que sentem as pessoas que não têm acesso a alimentos hoje?
7

Faça uma oração contemplativa.

Baixe em PDF
  1. Talvez você precise de bastante prática, já que ela envolve o silêncio total dos pensamentos — até sentir somente a presença do Senhor. Muitas pessoas têm dificuldade para silenciar seus monólogos interiores a princípio, mas isso é possível. Basta ter paciência para fazer a contemplação! [10]
    • Pense na oração de contemplação como um tipo de prece que se pode alcançar após praticar por bastante tempo.
    • Para começar o processo de contemplação, sente-se em silêncio e tente esvaziar sua mente.
    • Se você gostar desse tipo de prece, peça a Deus a força necessária para desenvolver a habilidade.
    Publicidade
8

Fale em línguas.

Baixe em PDF
  1. Embora muitos católicos não tenham esse costume, existem movimentos dentro da religião que o integraram às suas práticas. Ao falar em línguas, você vai ceder a mente para toda a glória de Deus. [11]
    • Para começar, tente encontrar um grupo de pessoas que também fale em línguas. Inspire-se no comportamento dele, pois talvez isso facilite as coisas.
    • Em 2014, o Papa Francisco se ajoelhou diante de mais de cinco mil católicos que falavam em línguas como sinal de apoio ao movimento.
    • Muitos adeptos do costume entendem a referência que Paulo faz em Coríntios 13 às "línguas dos homens e dos anjos" como uma prática moderna de falar em línguas.
9

Use uma prece católica popular.

Baixe em PDF
  1. Se você não sabe como formular a oração, use um modelo que seja popular entre católicos de todo o mundo. Elas são famosas por um motivo: faz séculos que fazem total diferença na vida das pessoas. Por exemplo:
    • Ave Maria : Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Amém. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém."
    • Glória ao Pai : “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém."
    • Pai Nosso: "Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome. Venha a nós, o vosso Reino. Seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém."
    Publicidade
10

Converse com Deus.

Baixe em PDF
  1. Conversar com o Senhor, seja em voz alta ou mentalmente, pode aproximar você d'Ele. Fale do seu dia, das coisas boas e ruins que viveu, de suas preocupações e de tudo mais que for importante. Isso vai ter um efeito enorme. [12]
    • Por exemplo: diga "Deus, tive um péssimo dia hoje e senti muito estresse no trabalho. Mas fico feliz por chegar em casa e ver minha família e meus bichos. Com a Sua ajuda, sei que tenho forças para continuar".
    • Ou: "Senhor, hoje foi um dia muito importante para mim. Estou feliz por ter conseguido passar tempo com meus amigos. Obrigado por trazê-los à minha vida."
11

Reze com frequência e persistência.

Baixe em PDF
  1. Como você tem outras responsabilidades — estudos, trabalho, família etc. —, talvez seja difícil fazer o que Paulo disse: "orar sem cessar". No entanto, reserve um tempinho para essa diálogo com Deus, mesmo que por alguns minutos, até sentir o apoio d'Ele. [13]
    • Até rezar por poucos segundos de cada vez já ajuda, como "Jesus, confio em Você" ou "Senhor, eu acredito; me ajude a ver a Sua verdade".
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 970 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade