PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

INFJs são conhecidos como “Advogados” ou “Conselheiros” da Tipologia de Myers-Briggs (MBTI). Conhecidos por suas ótimas dicas, inteligência emocional e apoio genuíno, , os INFJs podem se conectar, em algum nível, com praticamente qualquer pessoa. No entanto, quando o assunto é o amor, algumas personalidades serão bastante compatíveis logo de imediato, enquanto outras vão exigir um pouco mais de trabalho para funcionarem. Seja você um INFJ ou esteja interessado em ter algo mais sério com uma pessoa com tal personalidade, leia este artigo para saber, com todos os detalhes, quais tipologias são mais compatíveis com um sujeito INFJ.

O que você precisa saber

  • Os INFJs combinam mais com indivíduos que “sonhem alto” como eles. É importante que desenvolvam uma conexão tanto em um nível emocional quanto intelectual.
  • Eles não vão ter muita compatibilidade com quem tem personalidade mais espontânea e que não possui uma sensibilidade parecida.
  • INFJs são sensíveis e desejam ser compreendidos.. Para que funcione, o relacionamento com um INFJ exige paciência e comunicação sem ruídos.
Método 1
Método 1 de 4:

O que um INFJ procura em um relacionamento?

PDF download Baixe em PDF
  1. Eles sentem atração por quem é autêntico ou honesto e adoram compreender o comportamento dos outros, trabalhando para entender os amados em um nível mais profundo e emocional. [1]
  2. Os INFJs gostam quando as pessoas se sentem confortáveis o suficiente para virem compartilharem os próprios problemas com eles. Se o parceiro falar sobre os seus medos mais profundos ou as dificuldades que enfrentou na infância, por exemplo, o INFJ se sentirá exultante.
    • Eles também apreciam a discussão de ideias e exercícios de imaginação do futuro. A compatibilidade será maior com aqueles que também se divertem com teorias, criação de projetos e que abordam problemas sociais.
  3. Poucas coisas são tão ruins para os INFJs quanto serem malcompreendidos . Eles poderão até dar a impressão de serem meio “frios”, mas são conhecidos como “Conselheiros” porque sentem e se importam com o mundo em volta. Eles não gostam de deixar assuntos inacabados, já que levam a falta de comunicação para o lado pessoal. [2]
    • Ser passivo-agressivo vai afastar completamente um INFJ.
    • Eles também podem tentar não compartilhar as próprias emoções, mas vão falar sobre elas quando tiverem o espaço e a compaixão que necessitam.
  4. Nada apressados, vão pensar sobre relacionamentos em longo prazo, preferindo ter alguns momentos significativos a muitas ocasiões empolgantes. As pessoas com tal personalidade também evitam a espontaneidade e preferem planejar suas aventuras. [3]
    • Isso não quer dizer que não serão espontâneos sempre. Ao se sentir à vontade, o INFJ terá disposição para embarcar em novas experiências.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Personalidades mais compatíveis

PDF download Baixe em PDF
  1. . É o casal “de ouro”, já que são super compatíveis. Os INTPs amam a personalidade animada e cuidadosa dos INFJs, que vão admirar a confiança, a inteligência e a sagacidade dos INTPs. São tipologias que fundamentalmente se entendem e compartilham valores que envolvem a criatividade e o humanitarismo. [4]
    • Comparados aos INFJs, os INTPs não têm uma “programação” tão rígida. É raro que prefiram o mesmo planejamento inflexível que traz conforto aos “Advogados”, mas uma boa combinação de espontaneidade e planejamento poderá ser satisfatório para ambos.
    • Como os INTPs costumam ser mais lógicos do que emocionais, às vezes eles podem parecer um pouco diretos e insensíveis a um INFJ. Para superar isso, os INTPs podem tentar escolher as próprias palavras com um pouco mais de cuidado. Os INFJs também devem se esforçar para compreender o estilo de comunicação dos INTP a fim de não levar muita coisa ao lado pessoal.
  2. . INFJs e ENFJs têm muitos traços compartilhados. Eles podem passar horas trabalhando com ideias, seja ao compartilharem suas esperanças para o futuro ou imaginarem quem sobreviveria ao apocalipse zumbi! Leais e cuidadosos, possuem um alto nível de empatia, que contribui para o bom entendimento entre ambos. [5]
    • Mesmo os aspectos em que diferem pode ser positivo para o relacionamento. Os ENFJs são extrovertidos e costumam ser mais “tagarelas”, enquanto os INFJs adoram ouvir, trazendo um equilíbrio interessante desde que ambos tenham chance de falar.
    • A extroversão do ENFJ também pode motivar o INFJ a experimentar coisas diferentes. Da mesma maneira, esse último pode “desacelerar” um pouco o primeiro, incentivando-o a ser mais introspectivo.
  3. . Também introvertido, o indivíduo com tal personalidade compreende a necessidade do INFJ em possuir seu tempo sozinho. Ambos são conhecidos por terem consideração pelos outros, por serem idealistas e por apoiarem sempre. [6] Ambos buscam uma conexão mais profunda e procuram ajudar o amado a se tornar o melhor ser humano possível.
    • Um grande desejo do INFJ é ser compreendido. Os INFPs se sentem da mesma forma, o que faz com que esse casal se esforce para ver além da superfície um do outro, apreciando as “excentricidades” do companheiro. O INFJ entenderá por que o INFP lê e relê o mesmo livro, enquanto esse último admirará o amor do primeiro pela música folk dos anos 70.
    • Os INFJs adoram fazer planejamentos, enquanto os INFPs podem ser mais espontâneos. Isso pode causar um pouco de atrito, mas também pode ser um meio de trabalharem em prol de um meio-termo. O INFJ pode trazer um pouco de organização ao INFP, que por sua vez pode deixar o INFJ um pouco menos “tenso”.
    • Eles nem sempre enxergam as coisas pelo mesmo ângulo, mas são muito capazes de entender perspectivas distintas. Quando têm tempo suficiente para entender e analisar um problema e as próprias emoções, esse par pode lidar com o conflito com facilidade.
  4. . É uma personalidade que age como a “lógica” aos caprichos do INFJ. Ambas gostam de discutir teorias e objetivos, mas os INFJs costumam ter uma perspectiva mais sensível quando comparada à racionalidade do INTJ. É um par que funciona, de qualquer forma; o “coração de mãe” do INFJ e a lógica fundamentada do INTJ poderão resultar em várias ideias incríveis. [7]
    • INFJ e INTJ são personalidades conhecidas por serem intelectuais. Apesar de parecerem meio “frias”, de início, vão entender melhor como o companheiro pensa após se conhecerem melhor.
    • Enquanto os INFJs podem ser perder nas próprias emoções e com os sentimentos em relação aos outros, os INTJ podem se ater mais aos fatos e às vezes levarem menos o “lado humano” em consideração. Isso faz com que as diferenças deles complementem um ao outro. O INFJ pode ajudar o INTJ a lembrar que, às vezes, as coisas desafiam a lógica, ao passo que esse último auxiliará o primeiro a ser mais objetivo.
  5. . Os ENTPs gostam muito de se esforçar para entender pessoas diferentes, o que agrada aos INFJs. Além disso, são duas personalidades muito curiosas; ambas vão querer saber das opiniões, dos hábitos, do passado do companheiro e assim por diante. Eles nunca ficarão sem assunto para explorar e discutir. [8]
    • INFJs são mais lógicos do que os outros “sentimentais”, enquanto os ENTPs são mais delicados do que os integrantes das tipologias racionais. É verdade que poderão abordar problemas de maneira diferente, mas deverão entender a perspectiva um do outro, chegando a um meio-termo.
    • Os INFJs podem até ser sentimentais, mas em certos casos, não vão conseguir colocar para fora as próprias emoções. A abordagem mais direta dos ENTPs em situações de conflito poderá deixar o INFJ um pouco perdido, mas também incentivá-lo a se expressar de forma mais aberta.
    • Os ENTPs podem ser um pouco desatentos e impulsivos na hora de tomar decisões. Os INFJs vão trazer um pouco de organização à vida deles, contribuindo para que a combinação dê certo.
  6. . São duas personalidades que apoiam aqueles em sua volta com palavras e ações gentis. Os INFJs adoram mostrar o apreço que têm pelo parceiro, o que os ENFPs vão reciprocar com todo o prazer. Ambos também possuem imaginações férteis e corações amáveis, de modo que tenham muito em comum quando o assunto são os valores, o senso de humor e suas excentricidades. [9]
    • Quando um INFJ se sente mais à vontade perto do ENFP, ele poderá ter mais coragem para ir a eventos sociais ou experimentar atividades mais “aventureiras”.
    • Em contrapartida, um INFJ pode fazer com que o ENFP “se acalme” e pense mais nele próprio. Uma noite juntos será positiva para os dois indivíduos com tais personalidades.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Personalidades que possuem compatibilidade moderada

PDF download Baixe em PDF
  1. . INFJs e ENTJs conseguem enxergar um ao outro como são de verdade. [10] O ENTJ pode parecer um pouco frio, mesmo com sua cordialidade e desejo de ajudar, mas o INFJ gostará do “coração de mãe” dele. De maneira parecida, o INFJ pode parecer sensível e fraco, mas o ENTJ enxergará a força que o sujeito possui.
    • No entanto, a abordagem mais direta do ENTJ em relação aos conflitos pode ser um pouco incômoda ao INFJ, que é mais reservado. Não será algo que impossibilite uma relação, desde que ambos tentem entender um o estilo de comunicação do outro.
  2. . Junto com o INFJ, são duas das tipologias mais carinhosas do MBTI. Os dois valorizam o entendimento e estarão dispostos a investir tempo para desenvolver uma conexão mais profunda um com o outro. Eles também respeitarão os limites sociais do parceiro. [11]
    • Ao mesmo tempo, eles nem sempre estarão na mesma sintonia. O INFJ prefere pensar em possibilidades e conceitos; em contrapartida, o ESFJ gosta mais de focar no prático, no “aqui e agora”; por se concentrarem em aspectos diferentes, a chance de conflito é maior.
  3. . São duas tipologias introvertidas, que entendem as necessidades sociais um do outro. Vão viver em harmonia bem quando juntos, já que o INFJ entra com o raciocínio lógico e o ISFJ ajusta os detalhes dos planos e projetos. Talvez um não assimile tão bem como o outro pensa, mas farão o possível para que haja essa compreensão. [12]
    • Por outro lado, tanto o ISFJs quanto o INFJs são delicados e introvertidos, ou seja, podem ficar muito magoados e não vão querer compartilhar as emoções feridas. Com isso, o casal pode não saber como o parceiro está se sentindo, fazendo com que o atrito se desenvolva.
  4. . É muito raro que um INFJ se aproxime de outro. Devido aos valores parecidos, a maneira com que processam informação, a empatia e a capacidade organizacional, eles vão conviver em harmonia. Como anseiam em serem compreendidos, há algo melhor do que ter um outro INFJ ao lado? [13]
    • De qualquer forma, os traços similares podem fazer com que esse casal não saia da própria “bolha”. É possível que fiquem intrigados por uma ideia interessante, porém esqueçam de considerar os detalhes ou até mesmo o que precisam para colocá-la em ação. Ambos introvertidos, podem acabar se fechando completamente à socialização.
    • Os INFJs estarão dispostos a ouvir os outros, mas não vão compartilhar muito dos próprios sentimentos. Um relacionamento de INFJs pode causar um impasse quando há conflito. Ver como outro INFJ se porta poderá, por um lado, mostrar que traços que devem ser trabalhados por ambos.
  5. . Tanto os INFJs quanto o ISFPs são pessoas que gostam de saber o que o outro está pensando. Podem demorar para se abrirem um com o outro, mas suas personalidades são gentis e podem reconhecer o que o outro precisa.
    • No entanto, por ser do tipo “P” (Perceptivo), o ISFP costuma ser mais espontâneo do que o INFJs. Eles gostam de ficar de olho na próxima oportunidade de se divertirem e nem sempre não procurar a mesma conexão emocional profunda que o INFJ prefere. [14]
    • Os ISFPs não se preocupam tanto com o abstrato quanto os INFJs. Apesar de INFJs passarem muito tempo pensando no “por que”, os ISFPs se interessam mais com “o que” e preferem agir o quanto antes. Pode ser que compartilhem valores, mas a abordagem distinta de cada um pode confundir o outro.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Personalidades com menor compatibilidade

PDF download Baixe em PDF
  1. . Um ESTP pode ser muito diferente de um INFJ; este último prefere ficar em casa e fazer o que gosta, enquanto o ESTP deseja explorar a cidade. Os INFJs buscam uma conexão profunda, ao contrário dos ESTP, que só querem se divertir. Por fim, as emoções de INFJ podem ser muito confusas para os ESTP, que também podem causar o mesmo efeito no parceiro devido à espontaneidade que possuem. [15]
    • Os opostos podem se atrair. É possível que INFJs e ESTPs formem um vínculo forte, mesmo com todas as diferenças; quando explicam bem algo, eles conseguem entender a lógica um do outro, mesmo que não seja igual a que possuem. Ademais, como opostos, fazem com que cada um dê o melhor de si e se tornem pessoas mais compreensivas.
  2. . Esses dois introvertidos podem entender as necessidades sociais um do outro, mas há diferença na hora de processar as informações e ter prioridades, o que pode dificultar o êxito durante um conflito. Os INFJs preferem ter uma estrutura, fazendo com que os ISTPs se sintam “presos”; por outro lado, a franqueza das pessoas com esse tipo de personalidade pode causar desconforto para os INFJ. [16]
    • Se ambas as partes tentarem se comunicar de forma eficaz, o relacionamento ainda poderá dar certo. Os ISTPs devem ter mais compaixão quando discutem problemas com os INFJs; do mesmo modo, os INFJs devem externar suas preocupações e procurarem ser mais objetivos em relação aos fatos em vez de se concentrarem apenas no impacto emocional.
  3. . Indivíduos com essa tipologia costumam ter opiniões fortes. Como os INFJ priorizam as emoções e os ESTJ, a lógica, os dois lados podem ter dificuldade em entender como o outro tirou uma certa conclusão. Os ESTJs também gostam de resolver conflitos rapidamente, enquanto os INFJs precisam de tempo para processá-los. [17] Esse pode ser outro ponto de discórdia.
    • Apesar de possíveis problemas de comunicação, a perspectiva diferente de cada personalidade pode ajudá-los a chegarem a um meio-termo durante uma discussão. Se o INFJ conseguir se expressar de maneira objetiva e o ESTJ der tempo para que o companheiro entenda melhor as próprias emoções, o relacionamento pode funcionar.
  4. . ESFPs e INFJs podem ter dificuldade em se entender, já que o primeiro vive o presente e o segundo encara as coisas sempre levando uma perspectiva mais ampla em consideração. Os ESFPs podem se frustrar com a natureza excessivamente analítica de um INFJ, enquanto eles podem se sentir exaustos quando os ESFPs ficam entediados e mudam de interesse constantemente. [18]
    • ESFPs são conhecidos como “Animadores”, então são bastante extrovertidos. É algo que pode incomodar os INFJ, que são mais reservados. Ainda assim, por serem “livros abertos”, os ESFP podem intrigar os INFJs, que adoram analisar as pessoas.
    • ESFP e INFJ são sentimentais, mas um processa as emoções “para fora”, enquanto o outro vai internalizá-las. Por isso, algumas reações não verbais ou certas frases podem acabar machucando o parceiro; o ideal é que ambos tentem encontrar um meio-termo para lidar com o conflito e causar menos mágoa.
  5. . Assim como o INFJ, possui uma personalidade mais introvertida. Caso não se comuniquem adequadamente, os motivos do parceiro poderão ser interpretados incorretamente, projetando traços desfavoráveis um no outro. Um INFJ odeia ser malcompreendido, ou seja, é possível que seja uma questão bem complicada.
    • INFJs adoram deixar a imaginação correr solta, ao contrário dos ISTJs, que preferem se ater mais à realidade. É um fato que pode causar dificuldade para que o casal encontre interesses em comum para discutir; o que um acha “o máximo”, o outro pode considerar entediante. [19]
    • Além disso, suas abordagens distintas podem levá-los a tirarem conclusões mais equilibradas do que outras personalidades mais parecidas. O INFJ pode “sonhar alto” e considerar o impacto que aquilo pode causar, enquanto o ISTJ trabalha com os detalhes. É uma parceria que também não terá problemas em fazer planos para atingirem seus objetivos.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que o teste MBTI é apenas uma forma de ver o mundo. As descobertas obtidas através dele podem empoderar você, mas não deixe de se envolver com uma pessoa especial apenas porque ela não se encaixa em uma certa categoria. Saia, explore o mundo e aprenda o que é a verdade de acordo com sua opinião!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 184 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade