Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este artigo ensina a você como evitar que seu notebook sofra danos permanentes quando um líquido cai nele. Tenha em mente que, embora as informações abaixo forneçam a melhor maneira de lidar com um vazamento por conta própria, não há como garantir que o notebook pode ser salvo; dessa forma, buscar ajuda profissional é uma solução muito melhor.
Passos
-
Desligue o notebook e desconecte-o da fonte de alimentação imediatamente. Para tanto, segure o botão de liga/desliga do aparelho. Se o líquido entrar em contato com os circuitos do notebook ainda ativos, o aparelho provavelmente vai entrar em curto-circuito, por isso, o tempo é muito importante aqui. [1] X Fonte de pesquisa
- Para desconectar o notebook de uma fonte de energia, basta tirar o cabo dele. Este geralmente está do lado direito ou esquerdo do corpo do aparelho.
-
Tire o notebook de perto de qualquer líquido residual. Isso vai diminuir a exposição dele a mais líquido e reduzir o risco de choque elétrico.
-
Vire o notebook de cabeça para baixo e remova a bateria, se possível. Normalmente, você pode fazer isso virando o aparelho de cabeça para baixo, deslizando um painel da parte de baixo dele e puxando a bateria com cuidado.
- Em um MacBook, não é possível fazer isso sem primeiro desaparafusar a parte inferior do aparelho do resto do corpo.
-
Desconecte todos os hardwares externos. Isso inclui os seguintes itens:
- Dispositivos USB (pen drives, adaptadores sem fio, carregadores etc.);
- Cartões de memória;
- Controladores (por exemplo, o mouse);
- O carregador do notebook.
-
Coloque uma toalha sobre uma superfície plana. É aqui que você vai deixar o notebook pelos próximos dois dias, portanto, escolha um local quente, seco e onde ele não atrapalhe.
-
Abra o notebook até a extensão máxima e coloque-o virado para baixo sobre a toalha. Dependendo da flexibilidade dele, você pode ficar com um notebook em forma de tenda ou com algo totalmente plano.
-
Seque o líquido visível. Locais a secar incluem a frente e a parte de trás da tela, o corpo do notebook e o teclado.
- Continue deixando o aparelho parcialmente voltado para baixo durante a secagem para que o excesso de líquido caia dele.
-
Aterre-se antes de tocar nas partes internas do notebook. Aterrar-se vai remover a eletricidade estática das suas roupas e do seu corpo. Essa eletricidade pode facilmente matar os circuitos, portanto, executar esse passo antes de tocar nos cartões de memória RAM ou no disco rígido é crucial.
-
Remova todo o hardware que puder. Caso não se sinta à vontade ou não saiba bem como remover a memória RAM, o disco rígido e outras partes internas removíveis, leve o notebook para uma assistência técnica profissional.
- Na internet, você pode encontrar manuais para seu modelo específico de notebook que detalham a substituição e a remoção de componentes internos. É só procurar pela marca e pelo modelo do aparelho seguido de "remover RAM" (ou seja qual for o componente que você precisa remover).
- No caso de um MacBook, primeiro, você terá de soltar cada um dos dez parafusos que mantêm o corpo do aparelho unido.
-
Seque os componentes internos molhados. Para tanto, você precisará de um pano de microfibra (ou outro que também não produza fiapos).
- Se houver muita água nas áreas internas do seu notebook, seque-as primeiro.
- Tome muito cuidado ao fazer isso.
-
Remova os resíduos secos. Use um pano que não solte fiapos para remover de leve as manchas que não forem de água, ou aplique ar comprimido para soprar a sujeira, a poeira e outros resíduos não líquidos.
-
Deixe o notebook secar. É bom deixá-lo de lado por pelo menos um dia. [2] X Fonte de pesquisa
- Guarde o aparelho em um local seco e quente. Por exemplo, um desumidificador pode melhorar o tempo de secagem.
- Nunca use um secador de cabelo para acelerar o processo, pois o calor concentrado emitido por ele é intenso o bastante para danificar os componentes internos do seu notebook.
-
Monte o notebook novamente e ligue-o. Se ele não ligar ou você perceber alguma distorção no som ou na tela, será necessário levá-lo a uma assistência técnica.
-
Remova os resíduos, se necessário. Mesmo que o notebook esteja ligado e funcionando, pode ser que ainda haja uma substância grudenta ou oleosa nele. Você pode remover esse resíduo esfregando de leve um pano úmido e que não solte fiapos, como aquele que usou para secar o aparelho.Publicidade
Dicas
- O fato de o notebook estar funcionando depois de seco não significa que ele está consertado. Faça um backup dos seus dados e leve o aparelho para uma verificação completa.
- O iFixit e o YouTube costumam ter tutoriais abrangentes e avançados a respeito de como desmontar um notebook quebrado.
- A garantia de algumas empresas cobre danos por derramamento. Dê uma olhada no certificado antes de abrir o corpo do aparelho, pois qualquer reparo feito por conta própria vai invalidar a garantia.
- Se possível, tente fazer um vídeo de todo o processo de desmontagem; assim, você não terá qualquer dificuldade para voltar a montar o notebook.
- Várias empresas vendem capas ou membranas para teclados e notebooks. Embora elas mudem a maneira como o teclado responde ao que é digitado, também evitam que derramamentos diretos afetem o aparelho.
- Adquira uma garantia contra derramamentos acidentais se você souber que vai ficar perto de líquidos com frequência. Essa garantia pode acrescentar algumas centenas de reais ao preço de compra do notebook, mas será bem mais barata do que ter de comprar um novo.
Publicidade
Avisos
- A água e a eletricidade não se misturam! Seque bem todas as entradas e pontos de contato elétrico antes de ligar o notebook a uma fonte de alimentação.
- Não ligue o notebook no meio do processo de secagem.
Publicidade
Materiais Necessários
- Toalha;
- Várias chaves de fenda pequenas;
- Sacos plásticos para armazenar peças pequenas e parafusos;
- Um pano que não solte fiapos.
Referências
Publicidade