Baixe em PDF Baixe em PDF

Algumas amizades ou relacionamentos são feitos para durar para sempre, mas outros, não. Às vezes, você e um amigo já aprenderam tudo que tinham para aprender um com o outro e chegou a hora de vocês irem deixando de fazer parte da vida um do outro aos poucos. É difícil terminar uma amizade sem magoar ninguém, mas se você usar a gentileza mesmo depois de passar tanto tempo com a pessoa, vocês vão se afastar mais facilmente e com menos drama.

Método 1
Método 1 de 3:

Seguindo em frente

Baixe em PDF
  1. Assim que decidir que não quer mais ser amigo dela, não a convide para fazer mais nada. As amizades requerem um esforço mútuo. Se você não fizer sua parte para marcar encontros ou coisas para fazer junto com a pessoa, a amizade vai ficar sem equilíbrio e começará a ficar menos próxima. [1]
  2. Você ainda pode acenar e cumprimentar, mas, se quiser acabar com a amizade, não comece a conversar com a pessoa sobre o que estava assistindo na TV ontem à noite. Será confuso para ela e uma perda de tempo para você.
    • Conversa não é só pessoalmente. Mensagens e interações nas redes sociais também contam. Se você realmente quer acabar com uma amizade, não interaja mais do que um “like” de vez em quando. [2]
    • Se o seu futuro ex-amigo começar a conversar com você, tente encerrar o papo logo. Faça isso evitando perguntas e depois dizendo alguma coisa como “depois a gente se fala!” [3]
  3. Se o seu ex-amigo chamar você para fazer alguma coisa com ele, mas você está tentando evitá-lo, é melhor não aceitar. Procure se manter ocupado com outros amigos, com seu trabalho, com as tarefas da escola ou da faculdade e com suas obrigações familiares para que, quando ele chamar, você esteja ocupado.
    • Você pode até mentir para não magoar os sentimentos do seu ex-amigo. Se for fazer isso, conte uma mentira simples, vaga e fácil de lembrar. “Eu tenho compromisso no sábado” é um bom exemplo e, se ele vir você andando de skate com outras pessoas, não vai saber que você estava mentindo. “Eu tenho que cantar na ópera” obviamente não é uma boa ideia. [4]
  4. Vocês não são mais tão amigos, mas isso não quer dizer que você precisa dar um gelo total nele. Quando o vir por aí, seja cordial, faça contato visual e ajude-o caso ele realmente precise (por exemplo, se ele não soube qual a lição de inglês). Você está tentando definir limites e não magoar ninguém. [5]
  5. Se seu ex-amigo quiser conversar com você sobre o motivo de você ter desaparecido, tente acabar com a briga antes mesmo que ela comece. Reafirme que ele não é uma má pessoa e que ele tem várias qualidades. Deixe claro que você está ocupado e está focado em outras coisas agora. [6] Você pode dizer algo como "Eu estou tão focado no meu TCC que estou esquecendo de responder as pessoas no WhatsApp".
    • Não peça muitas desculpas se não forem sinceras.
    • Dê ênfase para as diferenças entre vocês. Isto vai mostrar que vocês dois mudaram e que já não têm mais tanto em comum.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escolhendo acabar com uma amizade

Baixe em PDF
  1. Assim como a maioria dos relacionamentos importantes, até as melhores amizades podem ficar chatas ou limitantes de vez em quando. Porém, se você passa mais tempo se decepcionando com seu amigo do que convivendo bem, é sinal de que essa amizade já deu o que tinha que dar. Pergunte-se:
    • Você sente que vocês não tem mais nada para conversar? Ter diferenças é muito bom, mas se você e seu amigo não têm mais nada em comum, talvez a amizade esteja dando mais trabalho do que prazer.
    • Seu amigo só procura você quando quer alguma coisa, como suas anotações das aulas ou uma carona? [7] Não é amizade de verdade se você sente que a pessoa só quer tirar vantagem da sua boa vontade.
    • Seu amigo faz você se sentir meio mal consigo mesmo? Às vezes, a gente precisa do apoio das pessoas que gostamos para sermos nossas melhores versões, mas se o seu amigo fica corrigindo você o tempo todo ou faz você se sentir mal consigo mesmo, então é melhor ficar sem ele. [8]
  2. Nem sempre a amizade chega ao fim e deve ir acabando aos poucos. Se você tem um amigo que machuca você emocional ou fisicamente, saia de perto o mais rápido que puder. Amizades podem ser abusivas, assim como relacionamentos amorosos, e é importante se preservar o máximo que você conseguir. [9]
    • Identificar abusos em uma amizade pode ser difícil. No geral, se você tem medo de ficar com seu amigo (seja por coisas que ele faz ou diz), é mau sinal. [10]
    • Se alguém assusta você, não tem nada de errado em parar de falar com a pessoa de uma hora para a outra.
  3. Assim que encontrar uma amizade que precisa acabar, mas não aconteceu nada de grave para ter que encerrá-la imediatamente, espere um tempo. Se afastar aos poucos exige a paciência de fazer as coisas aos poucos. Se não tem motivo para ter pressa, procure ter certeza do que quer.
    • Talvez você perceba que está com saudade do seu amigo e queira a companhia dele de novo. Se for o caso, saia com ele de novo. Vocês se divertem juntos ou os mesmos problemas ficam acontecendo de novo e de novo?
    • Seu amigo também pode ter reparado que vocês estão se distanciando. Se isso acontecer, ele pode começar a se afastar também. Se ele fizer isso, facilita as coisas e você não terá que se esforçar para terminar a amizade. [11]
  4. As amizades são ótimas porque recebem muito menos pressão social do que os relacionamentos amorosos. Portanto, sua decisão de deixar de ser próximo de alguém é algo casual. Não marque isso falando da questão para todo mundo ou escrevendo um texto enorme nas redes sociais. [12]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo distância

Baixe em PDF
  1. Assim que conseguir se afastar da pessoa (quando ela entender a mensagem e parar de procurar você), faça o melhor que puder para não ficar sozinho com a pessoa. Isso inclui continuar não marcando de vê-la, é claro, mas também é evitar fazer dupla com ela no trabalho, na faculdade ou em qualquer outra tarefa colaborativa.
  2. Se vocês fazem parte do mesmo grupo, vocês provavelmente serão convidados para os mesmos eventos ou festas às vezes. Prepare-se para isso para não se sentir culpado e nem tomar um susto. Se for possível, chegue e vá embora com outros amigos, para não se sentir tão exposto.
    • Às vezes, outros amigos que não estavam envolvidos na história estigmatizam as pessoas que resolveram se afastar ou parar de se falar. [13] Não se preocupe com isso e continue sendo educado com todo mundo.
  3. Você provavelmente sente que teve bons motivos para se afastar dessa pessoa, mas isso não quer dizer que você deve espalhar fofoca sobre ela ou fazer algo que a machuque de propósito. Se desvencilhe dela o máximo que puder, só evite ignorar as pessoas quando elas estiverem falando com você.
    • Não fale muito sobre a sua decisão de terminar a amizade. Isso pode chegar nos ouvidos do seu ex-amigo como algo negativo e faz parecer que você está falando mal dele.
    • Não conte nenhuma verdade “ruim”, como “ninguém quer ser amigo dele porque ele é chato”. Isso fere os sentimentos de alguém que já pode estar fragilizado e não ajuda a pessoa a melhorar. [14]
  4. Seria maravilhoso se todas as amizades durassem para sempre, mas, às vezes, elas não duram. Às vezes, a gente conhece pessoas que nos ensinam sobre nós mesmos e sobre o mundo e, depois, seguimos em frente. Procure se concentrar em proteger os sentimentos de todos, se puder, e em refletir sobre o que aprendeu com essa amizade. [15]
  5. O final de uma amizade provavelmente fez você aprender muito sobre o que está buscando nas pessoas: gostos em comum, gente que encoraje você e pessoas fáceis de começar, por exemplo, são boas coisas para procurar em suas amizades. [16] Devote sua energia às pessoas com as quais se importa para que essas amizades floresçam.
    • Mantenha o contato. As redes sociais são uma ótima cola para manter as pessoas juntas, mas o olho no olho também. Use uma mistura dos dois. [17]
    • Planeje coisas diferentes. O tempo que compartilhamos com as pessoas é muito importante, então aproveite-o marcando coisas que você e seus amigos gostam de fazer.
    • Seja sincero e aprenda com seus erros. Esta é a melhor forma de garantir que o fim daquela amizade não tenha sido em vão.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de tentar resolver as coisas primeiro. Talvez você consiga conviver com os defeitos do seu amigo porque, afinal, todos nós temos defeitos.
Publicidade

Avisos

  • Não faça fofoca sobre seu ex-amigo. Mesmo que você não queira mais a companhia dele, isso não quer dizer que ele é uma má pessoa.
  • Se vocês fazem parte do mesmo grupo, pode ser mais difícil se afastar da pessoa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 42 915 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade