Baixe em PDF Baixe em PDF

Os amigos são essenciais para nossas vidas—nos abrimos para eles, procuramos apoio quando estamos para baixo e comemoramos os sucessos com eles, afinal de contas — mas as amizades mudam e evoluem com o tempo, o que nem sempre é algo bom. Está sentindo que uma amizade já deu o que tinha que dar — vocês não têm mais nada em comum, ou a relação se tornou tóxica — e quer pôr um fim nela? Não sabe como fazer isso sem muito drama? Continue lendo para avaliar se é realmente necessário cortar os laços com a pessoa e como fazê-lo do melhor modo possível.

Método 1
Método 1 de 4:

Afastando-se aos poucos

Baixe em PDF
  1. Se estamos falando do seu melhor amigo, talvez o corte completo de laços não seja a melhor tática. Se quiser simplesmente reduzir a intimidade (transformar um melhor amigo em um amigo comum ou um amigo em um conhecido), o afastamento gradual pode funcionar bem. Se você quer o seu melhor amigo fora da sua vida, converse com ele. Ainda assim, é bom se afastar um pouco antes da conversa.
    • Caso a pessoa esteja sempre em contato com você (pelo fato de vocês estudarem ou trabalharem juntos, por exemplo), experimente a abordagem gradual. Dizer na cara que não quer mais ser amigo dela provavelmente vai complicar as coisas além do necessário. [1]
    • Se a amizade parece estar acabando por conta própria (como quando nenhum dos dois parece conseguir arranjar tempo um para o outro), deixe-a se esvair sozinha. Não é necessário dizer que não quer mais ser amigo da pessoa.
    • Não a corte completamente sem explicação. Retire-se gradualmente de uma amizade, mas não ignore as tentativas de contato da outra pessoa nem finja que não a conhece. Isso pode causar mágoa, confusão e drama.
    • Esse método ainda pode causar mágoas. Mesmo que você não diga com todas as palavras que não quer mais ser amigo dela, a pessoa ainda vai entender a situação e ficar chateada.
  2. Quando seu amigo chegar com algum convite, diga que está ocupado. A lição de casa, seus pais e as obrigações religiosas são boas razões para se ficar indisponível. Demore para responder às mensagens e tente não falar muito no telefone. Quando conversarem, seja breve.
    • Lembre-se de não ser maldoso nunca. A ideia não é magoar os sentimentos da pessoa, mas sim afastar-se dela. Seja breve e diga coisas como "Desculpa, mas preciso ir".
    • Caso não se sinta confortável fingindo estar ocupado quando seu amigo entrar em contato, ocupe-se de verdade. Junte-se a um clube ou pratique uma atividade que interesse a você, mas não a seu amigo. Você conhecerá novas pessoas e terá oportunidades novas para sair.
    • Passe mais tempo com outros amigos, reconecte-se com seus familiares ou saia por conta própria.
  3. Se você tinha o costume de contar tudo sobre suas interações com seus namoricos ou sobre problemas familiares, reduza tais conversas. Fale sobre assuntos mais superficiais.
    • Caso ele queira conversar por horas sobre a namorada, tente evitar a conversa ou mantê-la o mais breve possível. Diga que está ocupado e não pode falar, ou que pode falar por no máximo cinco minutos por conta de um compromisso.
  4. Deletar a pessoa da sua lista de amigos deixa bem claro para os amigos em comum de vocês que a relação terminou, muitas vezes antes que a outra pessoa perceba o que está acontecendo. Ao removê-la de suas listas de amigos, sua decisão privada passa a ser pública e pouco sutil. [2]
    • Em vez de excluir a amizade, simplesmente cancele a assinatura do feed da pessoa.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Sendo sincero

Baixe em PDF
  1. A conversa vai ser difícil de qualquer modo, mas pode ser útil escrever seus motivos para botar um fim na relação ou montar um roteirinho para o papo. [3] Como a ideia é minimizar as mágoas, declare os seus motivos com tato e evite as acusações. [4]
    • Ensaie o que dizer com um amigo próximo ou um familiar. É importante escolher uma pessoa de confiança que não vai dizer nada para ninguém. Se o amigo em questão ouvir de outra pessoa que você quer cortar a amizade com ele, a situação vai ficar bem chata para todos os envolvidos.
  2. Se ele era bem próximo de você, é importante dialogar e permitir uma resposta, em vez de simplesmente falar tudo e não ouvir. [5] Seja direto (mas não maldoso) e não invente desculpas esfarrapadas.
    • Um ambiente silencioso e privado é a melhor opção para se evitar situações embaraçosas, como as lágrimas. O pátio da escola não é um bom local para se ter a conversa.
    • É muito fácil interpretar mal uma mensagem escrita, portanto, converse com a pessoa cara a cara ou pelo telefone. Não envie mensagens por escrito, pois elas podem ser repassadas.
    • Seja gentil, mas firme. Não diga "Você virou um babaca e nossa amizade acabou", sob nenhuma circunstância. Tente dizer algo como "A nossa amizade se tornou bastante negativa e acho que o melhor para nós é nos separarmos".
  3. Seu amigo provavelmente vai ter perguntas ou explicações. Ele pode ficar na defensiva ou até mesmo chorar. Deixe as emoções fluírem — a menos, é claro, que a pessoa fique violenta; nesse caso, vá embora. No futuro, vocês dois vão se sentir melhores por terem tido a oportunidade de dizer o que precisava ser dito, por mais difícil que tenha sido. [6]
    • Seu amigo pode ficar mal pelo modo como agiu e tentar salvar a amizade. Se estiver disposto, você pode deixá-lo tentar.
    • Caso seu amigo tente transformar a conversa em uma briga, não caia na dele. Não se envolva, mesmo que ele comece a xingá-lo.
    • Fique no local até que a pessoa fique bem. Caso seu amigo fique magoado com a situação, pode ser preciso acompanhá-lo até que ele esteja bem o suficiente para ir para casa. [7]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Lidando com as consequências

Baixe em PDF
  1. As pessoas podem perceber que vocês não são mais amigos e ficar interessadas. Você pode dizer coisas não muito específicas como "Acabamos nos distanciando", mas evite os detalhes sempre que possível. Falar mal de um ex-amigo é maldoso e imaturo, não importa o que tenha acontecido. [8]
    • Caso seu amigo comece a espalhar boatos sobre você, tente não revidar na mesma moeda. Não há motivo algum para se defender disso ou insistir na situação caso não queira mais nada com a pessoa. [9] Nesse caso, você vai saber que tomou a decisão correta.
  2. As coisas podem ficar estranhas por um tempo, e seu amigo pode ficar magoado ou nervoso, mas trate-o com respeito sempre. Lembre-se de que ele já foi seu amigo e merece essa honra. [10]
    • Não ignore a pessoa! Dê um sorriso de leve ou acene com a cabeça ao vê-la, mas siga em frente.
  3. Encerrar uma amizade pode prejudicar o funcionamento de um grupo de amigos. Os amigos em comum podem tomar partido na situação, pedindo para que vocês se reconciliem ou ficando bravos.
    • Tente não ficar irritado caso os amigos de vocês fiquem do lado da outra pessoa. Você provavelmente vai ficar magoado, mas saiba que não precisa de pessoas assim na sua vida.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Avaliando a amizade

Baixe em PDF
  1. Encerrar uma amizade pode ter um impacto enorme na vida de vocês, portanto, não tome uma decisão precipitada. Sente-se para se acalmar e liste os motivos pelos quais é amigo da pessoa. Em seguida, liste as coisas de que não gosta mais na amizade para ter uma ideia melhor se é possível salvar a relação ou se o melhor é dar um fim a ela. [11]
    • Definir os motivos pelos quais deseja dar fim ao relacionamento ajudará na sensação de confiança na sua decisão e na comunicação com a outra pessoa. Você conseguirá colocar um ponto final nas coisas e sair com a sensação de que fez o certo. [12]
    • Lembre-se de que não há problema algum em se afastar de alguém com o tempo. Isso não torna você uma pessoa ruim.
  2. Veja se quer dar fim ao relacionamento por conta de algo que pode ser resolvido ou por conta de uma mudança grande nas personalidades de vocês. Um desentendimento simples pode ser a causa do conflito; seu amigo pode não saber que fez algo que está irritando você. É possível também que vocês tenham mudado e não haja mais uma conexão — se vocês se conhecem desde o jardim de infância e estão na adolescência, é possível que gostem e valorizem coisas diferentes. Isso é normal.
    • Está pensando em dar fim à amizade por sua amiga ter dito algo ruim sobre sua namorada ou por ter faltado em um compromisso? A menos que se trate de um padrão de comportamento, deixar claro que ficou magoado pode ser suficiente para contornar a relação.
    • Caso fique entediado e não queira mais passar um tempo com a pessoa, é possível que a conexão entre vocês tenha desaparecido. [13]
    • Se vocês não têm muito em comum — estão com dificuldade para encontrar coisas para fazer ou conversar —, esse é um sinal de que a amizade está no fim. [14]
    • Trata-se de um amigo compassivo e que pensa sempre em você, mas que às vezes fura os passeios ou está sempre atrasado? Pense bem se os problemas são coisas que podem ser trabalhadas para salvar a amizade. [15]
    • Seu amigo sofre de ansiedade ou é tímido? Você se vê como uma pessoa capaz de guiar amigos por problemas sociais como esses?
  3. Uma amizade tóxica é um relacionamento pouco saudável no qual você sente que está sempre sendo usado. Caso seu amigo o insulte, tenha ciúmes de suas outras amizades ou faça com que se sinta mal, talvez seja melhor cortar a relação. [16]
    • Seu amigo só entra em contato quando precisa de algo? Ele o usa como terapeuta, mas nunca devolve o favor? Ele pede que faça coisas sem dar nada em troca?
    • Ele se concentra apenas nas coisas negativas da vida? Avalie se o problema é contido, pois nós temos fases mais negativas. Se o problema for crônico, entretanto, pode ser que seu amigo seja simplesmente uma pessoa pouco saudável de se ter por perto. [17]
    • Ele é extremamente competitivo, arranja brigas ou é exigente demais? Todos esses sinais apontam para uma relação tóxica. [18]
    • Ele faz coisas que o causam problemas? Se seu amigo estiver roubando, machucando pessoas ou fazendo coisas ruins — e o arrastando para esse meio —, saiba que não é sua função "consertá-lo". Sempre cuide de suas necessidades primeiro.
    • Pense em como se sente depois de encontrar seu amigo. Caso acabe sentindo-se mal consigo próprio, a relação provavelmente não é saudável. [19]
  4. Se os pontos positivos do relacionamento superam os negativos, tente conversar com seu amigo sobre as coisas que o irritaram ou magoaram. Os problemas podem ter solução, e talvez não seja preciso dar fim ao relacionamento. Lembre-se de que ninguém é perfeito e que você também pode se tornar um amigo melhor. [20]
    • Converse, em particular, com seu amigo e explique que o relacionamento atual dele é prejudicial para a relação de vocês. Diga algo como "Fico muito incomodado quando você flerta com minha namorada" ou "Sabe, é muito difícil sair com você pelo fato de estar sempre atrasado. Pode se esforçar mais para chegar na hora?".
    • Encerrar uma amizade sem permitir que a outra pessoa tente mudar pode ser bastante traumático. Se ela já foi uma boa amiga sua, tente resolver a situação antes de cortar a relação. [21]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 130 322 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade