Baixe em PDF Baixe em PDF

Ser tímido não é incomum, mas isso pode atrapalhá-lo na hora de falar com a garota que você gosta. Em vez de permitir que o medo da rejeição o impeça de chegar na paquera, trabalhe para superar suas inseguranças e se tornar uma pessoa mais extrovertida e confiante. Tranquilize suas preocupações sobre não saber o que dizer assim como resolveria qualquer problema e você verá que é fácil superar seus medos.

Método 1
Método 1 de 3:

Interagindo com estranhos

Baixe em PDF
  1. Um passo importante para superar a timidez é praticar com outras pessoas para aumentar seu nível de conforto nas conversas. Há muitos cenários nos quais você pode interagir com estranhos em um ambiente tranquilo e agradável para desenvolver mais confiança nas suas habilidades sociais. [1]
    • Aborde funcionários de lojas para pedir ajuda para encontrar algum produto ou pedir mais informações.
    • Cumprimente o funcionário do caixa do supermercado e pergunte como está o dia dele.
    • Seja educado e breve. A intenção não é se envolver em uma conversa, mas desenvolver suas habilidades de interação com pessoas que ainda não conhece.
  2. Depois de fortalecer suas habilidades sociais em pequenos diálogos com estranhos, comece a interagir com outras pessoas que não sejam necessariamente a menina que você gosta. Assim, a pressão não será tão grande e você não terá que se preocupar com a possibilidade de ser rejeitado. [2]
    • Aborde as pessoas no trabalho ou em ocasiões sociais para praticar suas habilidades de conversa.
    • Faça algum comentário para iniciar um diálogo com as pessoas. Tente abordar alguém com uma pergunta, como: “Você sabe de quem é essa música? Eu gosto dela.”
    • Converse com alguém do trabalho ou da escola para discutir alguma tarefa recente e parta para assuntos mais pessoais. Tente dizer algo como “Eu ia começar a trabalhar na tarefa ontem à noite, mas comecei a ver aquela série policial que todo mundo está comentando. O que você costuma assistir?”
    • Praticar diálogos em ambientes de pouca pressão pode ajudá-lo a superar o medo de rejeição e se sentir mais confortável ao conversar com as pessoas.
  3. Independentemente da ocasião, sorrir pode fazer você parecer mais amigável. Sorria e estabeleça contato visual ocasionalmente para demonstrar confiança, mas evite olhar demais, pois isso pode deixar algumas pessoas desconfortáveis. [3]
    • Pratique os sorrisos e olhares na frente do espelho para quando for se apresentar às pessoas. Pode ser difícil no começo, mas você parecerá mais amigável e confiante, duas coisas que garotas acham atraentes.
    • Sorrir também pode ajudá-lo a se sentir melhor na situação em que estiver envolvido. Estudos mostram que sorrir altera as reações químicas no cérebro, fazendo você se sentir mais feliz e mais confiante. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Abordando a garota que você gosta

Baixe em PDF
  1. Diferentes ambientes podem fazer a garota que você gosta ficar mais ou menos disposta a conversar. Se resolver interrompê-la quando ela estiver fazendo algo importante ou em um momento em que ela claramente não gostaria de ser incomodada, então, provavelmente ela não vai reagir bem à abordagem. [5]
    • Se ela estiver no meio de uma conversa com outras pessoas, parece focada no que está fazendo ou está com fones de ouvido, talvez seja melhor não incomodá-la. Considere abordá-la em outro momento.
    • Lugares como bares, cafeterias, livrarias ou até mesmo a academia podem ser boas opções para iniciar uma conversa. Muitas pessoas vão à tais lugares por causa do convívio social e pode ser que nesse momento ela esteja mais disposta a conversar.
  2. Caso se olhem através de uma sala, fale com ela em seguida. Se ficar olhando para ela por um bom tempo antes de abordá-la, talvez ela se sinta desconfortável. [6]
    • Olhar para alguém de longe por muito tempo sem tomar alguma atitude pode fazer você parecer estranho em vez de amigável.
    • Sua conversa deve parecer espontânea em vez de planejada, então, faça contato visual para poder ter uma brecha para abordá-la.
    • Cumprimente-a e apresente-se da maneira como planejou.
  3. Não basta apenas se apresentar e esperar que tudo se desenvolva a partir dali. Tente fazer alguma observação amigável que possa motivá-la a continuar a conversa, caso ela queira.
    • Você pode tentar ser direto. Diga algo como: “Eu vi você ali no outro lado e, se eu não me apresentasse, ia me culpar pelo resto da noite.”
    • Você também pode pedir um favor social, como: “Oi! Eu sou novo aqui e não conheço ninguém. Posso conversar com você um pouco?”
    • Se já se conhecem um pouco, fale sobre alguma aula que fizeram juntos ou uma festa que foram.
  4. Não importa o quanto praticou, você sempre acabará sentindo um pouco de nervoso ao falar com a sua paquera. Se estiver nervoso, ela provavelmente vai perceber. Em vez de tentar se desvencilhar do seu nervosismo, acrescente ele na conversa. [7]
    • Diga algo como: “Eu sempre fico nervoso ao conhecer pessoas novas.”

    • Se quiser elogiá-la, diga: “Não tem como não ficar nervoso ao falar com uma garota tão bonita.”
  5. Depois de conseguir abordar a garota, talvez você perceba que os assuntos estão começando a se dispersar. Isso não quer dizer que ela não está interessada, portanto, faça perguntas sobre ela e acrescente observações sobre o que ela disser ou o que está acontecendo ao redor para preencher os momentos de silêncio constrangedor. [8]
    • Peça para ela falar mais sobre um assunto que ela tenha comentado. Se ela disser que se mudou recentemente, por exemplo, pergunte sobre o lugar onde ela morava, dizendo algo como “Havia bons lugares para sair à noite na cidade em que você morava?”. A resposta dela ajudará você a conhecer os gostos e preferências dela na hora de sair.
    • Tente falar sobre algo interessante que está acontecendo ao seu redor. Se estiver na escola, pergunte se ela já fez aulas com algum professor específico e ofereça suas opiniões a respeito da pessoa. Diga algo como: “Já fez aula de história com o Marcos? Ele é bem legal, mas sempre dá muito dever de casa.”
  6. Talvez você esteja tentado a mentir ou a agir como alguém diferente para parecer mais descolado ou mais confiante na frente da sua paquera, mas lembre-se de que, se o objetivo é ter um relacionamento com ela, é preciso ser honesto desde o início.
    • Por mais difícil que seja aceitar a falta de interesse da garota, pelo menos você poderá ficar tranquilo por ter sido sincero.
    • Se ela responder bem, você saberá que poderá agir com sinceridade e esse é melhor jeito de iniciar um relacionamento.
  7. Se ela estiver interessada de alguma forma, a conversa vai fluir. Aproveite a situação para perguntar se ela pode passar o telefone dela ou se você pode adicioná-la nas redes sociais. [9]
    • Pedir o número de telefone já dá a entender que você tem mais intenções com ela, então pode ser mais fácil adicioná-la em alguma rede social se ainda não tiver certeza se ela está interessada.
    • Experimente dizer algo como “Tudo bem se eu te ligar algum dia?”
    • Se você prefere utilizar as redes sociais, pergunte casualmente qual é a plataforma que ela mais usa. Pergunte se ela está no Facebook, por exemplo. Caso ela esteja, pergunte se você pode enviar uma solicitação de amizade.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Combatendo a timidez

Baixe em PDF
  1. Ser tímido é um obstáculo emocional que pode ser superado com esforço e prática. Quem precisa emagrecer, procura um nutricionista e segue uma dieta, além de fazer exercícios físicos. Para superar a timidez, você também pode criar um plano. [10]
    • Elabore um plano para poder superar o medo de conversar com a menina na qual está interessado.
    • Use o plano para criar pequenas metas que resultarão em você se sentindo mais confortável para falar com ela.
  2. O primeiro passo para superar a timidez é praticar com as pessoas ao seu redor. Acostume-se a se apresentar ou cumprimentar alguém em voz alta. [11]
    • A prática pode treinar a memória motora ao cumprimentar alguém ou se apresentar. Logo você poderá fazer essas coisas de maneira mais espontânea.
    • Pratique em frente ao espelho para ver como reage ao interagir com as pessoas e faça os ajustes necessários para parecer mais confiante.
  3. A timidez geralmente vem com o medo de ser rejeitado. É perfeitamente natural levar a rejeição para o lado pessoal, mas não é preciso fazer isso. Em vez de pensar na rejeição como uma falha pessoal, enxergue-a da verdadeira forma: como uma experiência de aprendizado. [12]
    • Frequentemente, ser rejeitado tem mais a ver com a outra pessoa do que com você. As pessoas têm dias ruins, momentos de mau humor ou problemas de insegurança que interferem em suas habilidades sociais.
    • Você não vai morrer com a rejeição. Na verdade, com a perspectiva correta, pode ser que nem se sinta magoado. Em vez de ver a rejeição como um fracasso, veja ela como uma fora de aprender com as experiências e desenvolver uma melhor compreensão de como interagir com as outras pessoas.
  4. O medo de rejeição geralmente vem acompanhado da prática comum de tentar prever o que vai acontecer. Como uma habilidade de sobrevivência, os humanos aprenderam a prever as piores situações que podem ocorrer, mas esse é um traço que pode atrapalhar em situações onde não há perigo. [13]
    • Jamais sofra por antecipação e não fique pensando no que pode dar errado.
    • Se não conseguir eliminar esses pensamentos, pelo menos tente se concentrar no que pode dar certo. Isso pode aumentar a sua confiança e fazer você parecer uma pessoa mais segura.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 81 697 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade