Baixe em PDF Baixe em PDF

Buscar fama e fortuna é o sonho de muitas pessoas mundo afora. Antes, todo famoso vivia sob o olhar atento do público e da mídia; contudo, com o advento da internet, já é possível alçar-se à fama por meio da rede. Para alcançar esse objetivo, basta que você descubra seu nicho e expanda suas influências.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Encontrando seu nicho

Baixe em PDF
  1. Existem várias maneiras de alcançar a fama pela internet. Fazer vídeos de gameplay de jogos eletrônicos ou produzir conteúdo exclusivo na forma de vídeos ou textos são alguns exemplos populares. Além disso, também há pessoas que atingem a celebridade nas redes sociais. Monte uma estratégia baseada nas suas habilidades e nos seus hobbies. [1]
    • Se não conseguir chegar a conclusão alguma, pense em algo que desperte o seu interesse e que você gostaria de explorar mais.
    • Se tem técnicas diferentes de passar maquiagem, por exemplo, você pode gravar vídeos ensinando as pessoas.
    • Se é muito bom em jogos, pode fazer streaming das suas partidas ou gravar algo no YouTube para atrair seguidores.
    • Se já passa muito tempo nas redes sociais, pense em maneiras de aumentar seu número de seguidores e ficar famoso.
    • Se acha que sua vida é interessante o bastante, crie um vlog e chame atenção de curiosos.
    • Se entende muito de um determinado assunto, crie um blog ou grave vídeos para falar dele com as pessoas.
  2. Essa é outra maneira de alcançar a tão sonhada fama. Se não segue nenhuma celebridade específica na rede, comece a pesquisar para ter uma ideia melhor do que fazer. Visite sites como o YouTube, redes sociais como o Instagram, blogs, sites etc. Se já é fã de certa celebridade e segue suas produções com afinco, você provavelmente vai saber em partes como proceder.
    • Kéfera Buchmann, Whindersson Nunes e Felipe Neto são alguns exemplos de celebridades influentes no Brasil. [2]
  3. Comunidades são constituídas de pessoas variadas, que compartilham de interesses, ideias e pensamentos. Alguns membros de grupos específicos produzem conteúdo na rede e alcançam a fama por meio disso. Pesquise mais sobre tais criadores ou pessoas famosas para ter uma noção da concorrência, bem como dos possíveis fãs que você vai conquistar. Além disso, existem subcomunidades e grupos mais específicos que se concentram em questões mais detalhadas. Acesse as redes sociais dos seus ídolos e veja vídeos ou leia textos sobre as suas produções.
    • Acesse sites colaborativos e comunidades em redes sociais, como o Facebook, para ter essa noção de onde começar. [3]
    • Você também pode participar de comunidades dedicadas a jogos eletrônicos, como fóruns e redes de jogadores.
    • O sueco PewDiePie é o maior expoente da área dos vídeos de gameplay no YouTube. Acesse seu perfil na rede e explore suas alternativas.
    • Além de PewDiePie, busque outros canais, como Smosh, Fine Brothers, Lindsey Stirling etc. — todos em inglês.
    • Você também pode acessar fóruns específicos para as comunidades pelas quais se interessa.
    • Se o conteúdo que você quer produzir já é bem explorado por pessoas famosas, troque de foco, a menos que pretenda acrescentar algo novo à comunidade.
  4. Depois de pesquisar, faça um processo mais seletivo: pense nos seus objetivos e decida se eles são realistas; anote o que pensa em fazer e liste os lados positivos e negativos dessa escolha etc. Quando chegar a algo mais conciso, tome a sua decisão e comece a pensar na próxima estratégia.
    • Faça uma estimativa das suas chances de obter sucesso na comunidade. Para isso, estude seus concorrentes, a base de acessos e usuários e a popularidade da plataforma na qual vai se basear.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Gerenciando sua presença na rede

Baixe em PDF
  1. Tente usar o mesmo nome de usuário, logotipo e foto de perfil em todos os perfis para desenvolver a sua marca pessoal sem confundir as pessoas. Mantenha consistência também nas coisas que diz e na sua personalidade. Se disser x , mas fizer y , não cumprir com sua palavra ou for hipócrita, entre outros, seus fãs e a internet vão se virar contra você. [4]
    • Se tiver um logotipo ou uma foto de perfil preferida, use-a em todas as redes sociais.
    • Encare sua marca pessoal como uma empresa: quando ela tem vários logotipos e aspectos diferentes, acaba confundindo os clientes. O mesmo se aplica aos seus fãs.
    • Não importa como você está se sentindo — irritado, maldoso, feliz ou tranquilo —, não mude sua personalidade de repente, ou seus fãs vão ficar confusos com a sua inconsistência.
  2. Escolha duas plataformas virtuais que possa alimentar com frequência para dar aos fãs mais acesso — mesmo que você não crie nada novo. Quando for escolher as redes, leve em consideração a idade do seu público-alvo e que mídias ele mais usa. Além disso, divulgue seus perfis entre meios diferentes e sempre facilite a circulação das pessoas por esses locais virtuais.
    • Se quiser atrair um público mais jovem, use algo como Twitter e Instagram.
    • Se quiser atrair um público mais velho, use algo como Facebook, Pinterest e LinkedIn. [5]
  3. Com esses recursos, as pessoas vão poder encontrar seus perfis em redes sociais, além de terem acesso direto ao conteúdo que você produz. Se criar um site, também pode atrair patrocinadores e anunciantes. Por fim, se criar um blog, você vai poder lucrar se decidir permitir anúncios ou usar links de afiliados ou promoções que convençam os visitantes a comprar produtos de empresas variadas.
    • Crie um site versátil e bem programado, que funcione em celulares e navegadores variados.
    • Se decidir se especializar em vídeos, troque o blog tradicional por um vlog.
    • Wodpress.org, Wordpress.com, Squarespace e Wix são as opções mais populares de blogs.
      • O Wordpress.org exige conhecimentos mais técnicos; portanto, não é ideal para quem não entende de linguagens de programação, como PHP e CSS.
  4. Esses dois recursos são ideais para alcançar um público maior e atrair mais fãs. Use tags (que tenham relação com o que você faz) de forma criativa nas suas publicações para encontrar pessoas que tenham os mesmos interesses. Incentive-as a seguir termos específicos e cultive uma base cada vez mais ampla nas redes sociais. Além disso, compartilhe memes populares e engraçados que encontrar na internet. Faça o possível para se aproximar da comunidade virtual.
    • Compartilhe memes que sejam relevantes a notícias recentes.
    • O Brasil é um ótimo "produtor" de memes, responsável por inúmeras pérolas: fotos e gifs com Inês Brasil, Power Rangers, a cantora Gretchen etc. [6]
    • Se tiver um blog de culinária, por exemplo, use hashtags como #culinária, #cozinha ou #alimentação. [7]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aumentando a sua popularidade

Baixe em PDF
  1. Uma das melhores formas de conseguir mais seguidores é explorar algo pioneiro em determinado gênero. Encontre um nicho em um grupo social, jogo ou assunto que não seja usado por outras celebridades. Por sorte, a internet é ampla e provém opções quase ilimitadas. [8]
    • Por exemplo: canais de críticas cinematográficas no YouTube já estão saturados e, portanto, bem competitivos.
    • Além de encontrar um nicho para o que faz , pesquise também um nicho para o que você é .
    • Muitas celebridades da internet representam grupos minoritários da sociedade.
  2. Toda comunidade de fãs on-line gosta quando seus ídolos são verdadeiros quanto ao conteúdo que produzem. Isso ajuda a dar consistência à sua marca pessoal, além de dar aos visitantes uma ideia do que esperar de você no futuro. Se desviar muito desse caminho e seus fãs virem as mudanças como negativas, você pode prejudicar sua carreira virtual. [9]
  3. Se não estiver acostumado a usar redes sociais com frequência, você pode criar um cronograma que aponte horários para fazer publicações e edições em seus perfis. Isso vai mostrar aos seus visitantes que você é ativo — e eles, portanto, vão ficar inclinados a voltar. Por fim, só publique conteúdo de qualidade.
    • Faça publicações frequentes para aparecer mais no feed dos seus fãs.
    • Tente ser consistente até com a regularidade das postagens: se seus fãs estiverem acostumados a receber seu conteúdo a cada dois dias, e você sumir por uma semana, vai prejudicar seu crescimento.
  4. Você não deve mudar sua personalidade, mas há algumas coisas que pode fazer para chamar mais a atenção dos seus fãs. Nas suas publicações, priorize o conteúdo que acha que eles gostariam de ver. Se sabe que a maioria deles não gosta de alguma coisa, não produza nada com ela; se seus fãs vivem pedindo determinado assunto, satisfaça esse desejo etc.
    • Responda às mensagens das pessoas nas redes sociais e leia os comentários das suas publicações.
  5. Se notar uma queda brusca nos números ou se algum vídeo ou artigo específico receber feedback muito negativo, evite cometer o mesmo erro no futuro. Quando notar esse tipo de problema, pense no que está fazendo e internalize as críticas que receber. Adapte sua imagem e rotina para otimizar a contagem de acessos novamente.
    • Se postar um vídeo ou artigo muito polêmico, grave outro vídeo ou redija outro texto para explicar seu ponto de vista ou pedir desculpas pelo equívoco.
  6. Mesmo que não tenha todos os equipamentos necessários, priorize a qualidade do que publica. Se postar coisas irrelevantes ou conteúdos impensados, você pode ficar com uma má reputação e até perder seguidores ou inscritos. [10]
    • Se quiser trabalhar com vídeos, é melhor esperar até conseguir o equipamento necessário para gravá-los em HD que fazer algo de baixa qualidade.
  7. Muitas pessoas não entendem que manter a fama na internet pode ocupar tanto tempo quanto qualquer emprego de período integral. Não espere receber recompensas imediatas após produzir ou criar conteúdos exclusivos. Ainda assim, continue sendo consistente e aceite os elogios e críticas das pessoas. Para se destacar de outras personalidades da rede, você vai precisar ter um quê único e vendável. [11]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 124 660 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade