Baixe em PDF Baixe em PDF

O empresário musical é uma parte importante da equipe pessoal do artista ou banda, sendo seu principal parceiro de negócios. Empresários recebem cerca de 10 a 20% de tudo que os artistas arrecadam. O empresário também está encarregado de dirigir, motivar e filtrar tudo ligado aos negócios da carreira musical, de modo a otimizar a performance dos artistas.

  1. O primeiro passo para se tornar um empresário é tomar conhecimento sobre tudo da "Indústria Musical". [1] Você estará encarregado da publicidade, selos de gravadoras, relações públicas, apresentações, relações com os agentes e todos os outros aspectos da carreira dos artistas. Mesmo com todo o entusiasmo, paixão e malandragem do mundo, se você não tiver um ótimo conhecimento do meio musical, seus artistas não chegarão muito longe. Dê uma olhada na seção de dicas para algumas boas lições.
  2. Invente um nome para a sua empresa e crie um cartão de visitas. [2] Os cartões de visita ajudam a dar credibilidade. Crie uma página no MySpace ou um site para a sua empresa, se tiver condições, e coloque o link no seu cartão de visitas. Escreva uma declaração de objetivos e missão e publique no seu site.
  3. Isso pode ser tanto fácil quanto difícil. Tudo depende do lugar onde você mora, do seu empenho e de um pouco de sorte. Vá a shows na sua região e, quando encontrar uma apresentação, espere até o final do show e dê seu cartão aos artistas que lhe agradarem. Não seja insistente ou arrogante. Simplesmente mostre a sua admiração e demonstre que você adoraria bater um papo. (Veja Primeiras Impressões na seção de Dicas).
    • Encontre apresentações em clubes ou outros locais de shows. Vá e assista quantos shows você puder.
    • Encontre uma apresentação utilizando ferramentas online cuja especialidade seja conectar a indústria musical aos artistas.
  4. Você quer trabalhar com a banda para melhorar diversos aspectos da performance dela na indústria. Pode demorar um pouco até começar a gerar algum lucro, já que você só recebe uma parte do que os artistas ganham. Não trabalhe com artistas nos quais não acredita.
  5. Depois de encontrar o espetáculo que deseja representar, mande um e-mail aos artistas ou uma mensagem em suas redes sociais para manter o contato. Seja breve e amigável. Não diga ainda que você quer representá-los. Simplesmente marque um encontro e avise que gostaria de conversar sobre a carreira deles e seus objetivos.
  6. Vista-se como deveria se vestir um empresário e pague o almoço. Durante o almoço, faça perguntas sobre quais são os objetivos, ambições e qual a situação atual da carreira deles. Estude bastante sobre a indústria onde quer atuar e sobre o espetáculo, de modo que ocasionalmente você possa dar palpites e demonstrar que pode ser útil.
  7. O empresário tem um pouco de diretor criativo. Você está encarregado de fazer tudo para que a apresentação dê certo. Para dar início a este processo, existem alguns pontos que exigem sua atenção imediata.
    • Trabalhe no design da marca do artista. Certifique-se de que a imagem da banda seja expressa no seu trabalho de design. Esta imagem se tornará a marca do artista. Ela ajudará a vendê-los para a Indústria e para os fãs (não confundir com a venda de produtos). Você é um empresário, o que significa que você é um vendedor. Todo espetáculo precisa de uma logo, alguns desenhos de camiseta e uma página customizada nas redes sociais. Um bom design pode custar um pouco caro, mas é uma parte crucial da evolução da banda. É muito importante equipar a sua apresentação para o sucesso e o processo de design é uma parte crucial disso.
    • Concentre-se nas fotos para a apresentação. [3] Fotos profissionais são uma excelente ideia. Fotos podem fazer um artista ou banda crescer ou sumir. Você precisa de poucas fotos. Alguns retratos, fotos ao vivo e algumas outras.
    • Desenvolva o press kit da apresentação. [4] Um press kit é a forma padrão de apresentação de uma banda ou artista na Indústria musical. Ele deve conter fotos, amostras de músicas, matérias de imprensa (citações de coberturas de imprensa anteriores), biografias e quaisquer outros tipos de suportes de mídia. Tudo deve estar contido numa pasta estampada com a logo da banda. Suas informações de contato devem ser facilmente encontradas em algum lugar do kit. Você também precisa disponibilizar toda a informação desse kit online, num EPK (Electronic Press Kit). O Sonic Bids é atualmente o padrão utilizado pela Indústria.
    • Desenvolva sua presença na web. [5] Inscreva a sua performance nos maiores sites de música da internet e promova suas apresentações. Entre eles estão o MySpace, ilike, reverbnation, bandFIND.com e Facebook, entre outros. Use todos . Todos eles oferecem serviços e oportunidades. Se possível, faça upload de seus trabalhos em plataformas como Deezer e Spotify.
    Publicidade

Dicas

  • Fontes de aprendizagem . Um advogado do ramo de entretenimento chamado Donald Passman escreveu um livro chamado All You Need To Know About the Music Business (Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Mercado Musical). É a Bíblia de todo artista e empresário.
  • Primeiras impressões . Dizem que você tem 120 segundos para criar uma primeira impressão. Também dizem que depois disso demora duas semanas para que você mude essa impressão. Assim sendo, preste muita atenção em como você se aproxima das pessoas. Seja confiante sem ser arrogante, seja firme sem ser insistente. E o mais importante, quanto menos, melhor . Não insista com as pessoas, simplesmente se apresente, ofereça o seu cartão e siga seu rumo.
  • Quanto menos, melhor . Isso é verdade em todos os aspectos. Quando entrar em contato por email, utilize duas ou três frases. Quando se encontrar com alguém, seja breve. Profissionais da industria não têm muito tempo para ler longos emails, se encontrar e conversar por horas. Além do que, se seus emails forem muito grandes, eles querem dizer "Eu tenho tempo de sobra e pouco trabalho". Quanto mais breve, mais profissional.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 99 113 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade