Baixe em PDF Baixe em PDF

Se tem paixão por aprender coisas novas, é fascinado por computadores e adora resolver problemas, você pode se tornar um gênio da computação. Não se preocupe se não puder conquistar um bacharelado nessa área de conhecimento: você pode evoluir o seu domínio combinando o entendimento concreto da base da computação com experiência prática, habilidades para solucionar problemas e sabendo como encontrar informações úteis.

Método 1
Método 1 de 6:

Aprendendo o básico do hardware

Baixe em PDF
  1. Mesmo que não esteja começando as suas atividades no computador, obter um livro voltado para iniciantes é uma ótima forma de preencher as lacunas em seu conhecimento. Peça na biblioteca mais próxima que mostrem livros iniciantes de computação, busque na página de sua editora favorita por " computadores para iniciantes " ou consiga:
    • Qualquer livro de computação da série " Para Leigos ", como " Windows Para Leigos " ou " MacOS Para Leigos ";
    • " Como Funciona o Computador ", por Ron White;
    • " Atualização e Manutenção ", por Scott Mueller.
  2. Para se tornar um gênio da computação, você precisa entender como as diversas partes de um computador funcionam umas com as outras.
    • Tudo o que há dentro dele está conectado à placa-mãe, inclusive o processador (CPU, do inglês Central Processing Unit ), que age como o "cérebro" do computador.
    • A memória RAM armazena dados que estão sendo atualmente usados. Familiarize-se com a forma como ela funciona e se conecta à placa-mãe.
    • Os periféricos agregam funções ao computador. Aprenda mais sobre placas de som, rede e vídeo.
    • Drives de armazenamento e disco servem para guardar dados. Pesquise por drives de disco rígido, CD ou DVD e mídias removíveis, como pen drives e cartões SD.
  3. As especificações de cada hardware deverão estar visíveis em um rótulo ou uma placa ao lado do produto. Observe as diferentes quantias de memória RAM, as marcas e velocidades da CPU e as diversas resoluções de tela.
    • Tente abrir o mesmo programa em computadores diferentes e observe se há diferenças no desempenho.
    • Pergunte a um vendedor quais computadores são recomendados para quais funções. Por exemplo, questione " qual desses é bom para jogos? " ou " o que você recomendaria a alguém que só precisa fazer trabalhos para a universidade? " A seguir, observe a diferença nas especificações entre os diversos modelos.
  4. Veja como outros gênios da computação instalam a memória RAM ou trocam discos rígidos estragados para entender o que está incluído nessas tarefas. Ouça cuidadosamente à medida em que a pessoa descreve o que está fazendo.
  5. Caso esteja se sentindo confiante, cheque o interior do computador para observar como os diferentes componentes se conectam um ao outro.
    • Se você se sente apreensivo com essa tarefa, peça ajuda a alguém que entende mais sobre o assunto.
    • Jamais abra um computador a menos que a máquina esteja apoiada sobre uma superfície firme e você esteja adequadamente aterrado.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Luigi Oppido

    Técnico de Computação
    Luigi Oppido é Proprietário e Operador da Pleasure Point Computers, em Santa Cruz, Califórnia. Possui mais de 25 anos de experiência em conserto de computadores, recuperação de dados, remoção de vírus e atualizações. Há mais de dois anos, apresenta o Computer Man Show!, transmitido pela KSQD para toda a região central da Califórnia.
    Luigi Oppido
    Técnico de Computação

    Desmonte computadores quebrados e tente compreender como eles funcionam. Se quiser tornar-se um especialista, compre computadores quebrados e tente consertá-los. Todo mundo tem um computador com problemas e que você pode tentar consertar, e também existem lojas que vendem computadores usados e com problemas. Ao desmontá-los, aprenderá como eles funcionam, mesmo que usando o método da tentativa e erro.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Usando diferentes sistemas operacionais e softwares

Baixe em PDF
  1. Há prós e contras ao se usar Windows, MacOS, Linux, Chrome OS e assim por diante. Visite a página de cada um dos sistemas operacionais disponíveis no mercado para se familiarizar com suas funções. A seguir, pesquise na internet por páginas direcionadas especificamente aos usuários de cada um deles. Ler blogs de usuários é uma ótima forma de descobrir como as pessoas usam seus computadores.
    • O Windows vem de fábrica na maioria dos computadores e é usado tanto por servidores quanto estações de trabalho. Ele também é bastante popular entre usuários domésticos e jogadores que adoram mexer no hardware.
    • Sabe-se bem que o MacOS é suave e esteticamente agradável. Popularizado pelos artistas, ele quase sempre roda nos hardwares fabricados pela Apple (apesar de ser possível instalá-lo em computadores modernos) e seu design familiar tem ganhado popularidade.
    • O Linux é uma opção gratuita (geralmente) do "Unix" usado por usuários avançados. Ele é altamente personalizável, seguro e pode ser usado em praticamente qualquer tipo de hardware para realizar qualquer tipo de função.
    • O Chrome OS é um sistema operacional bastante simples encontrado nos Chromebook da Google e projetado especialmente para pessoas com interesse primário no uso casual da internet (e de aplicativos nela incluídos).
  2. Para ser um gênio da computação pleno, você deve ter experiência no uso de todos os sistemas operacionais e de uma ampla variedade de softwares.
    • É possível encontrar computadores com Windows em diversas bibliotecas. Muitos dos campi universitários podem inclusive disponibilizar sistemas Windows e MacOS a seus estudantes. Por outro lado, você pode sempre pedir para usar o computador de um amigo ou parente.
    • Experimente cumprir a mesma tarefa (como navegar a internet) no Windows, no Linux ou no MacOS a fim de observar as diferenças.
  3. Tanto sistemas MacOS quanto Windows têm painéis de sistema com detalhes sobre a máquina. Tente explorar uma nova área do Painel de Controle (Windows) ou das Preferências do Sistema (MacOS) diariamente. O mero ato de brincar por aí e clicar para ver todas as diversas opções disponíveis trará informações necessárias ao seu cérebro genial em formação.
    • Para abrir o Painel de Controle do Windows, pressione Win + S para abrir a pesquisa e digite painel de controle . Clique em " Painel de Controle " nas opções e navegue pelas seções diversas.
    • Para abrir as Preferências do Sistema no MacOS, clique na maçã presente no canto esquerdo superior da tela e, a seguir, em " Preferências do Sistema… ".
  4. Se essa for a sua primeira vez, comece com algo fácil, como um navegador da internet novo. Caso já seja um usuário avançado, experimente instalar o Linux . Esse é um sistema operacional bastante popular entre os geeks (seu time!) que pode ser instalado nas mais diversas configurações de hardware. [1]
    • Uma vez que o Linux é tão popular entre pessoas que amam computadores, existe uma comunidade inteira de usuários em páginas de chat e fóruns. Aprendê-lo é algo que certamente trará novos amigos e, talvez, até mesmo um mentor.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Conquistando habilidades avançadas

Baixe em PDF
  1. Depois de ter dominado o básico, aventure-se por territórios avançados. Saber programar é algo que separa os gênios da computação dos usuários casuais. Pesquise sobre o que faz cada linguagem de programação e escolha uma delas na qual se aprofundar.
    • Compre um livro sobre a linguagem em questão. Começar com algo voltado para iniciantes construirá uma ótima base para os estudos mais avançados.
    • Procure por aulas que oferecem experiência prática na programação. Será necessário pagar para fazer cursos mais ambiciosos em escolas especializadas, mas é possível encontrar aulas gratuitas em páginas como Coursera e Khan Academy. [2]
  2. Conectar um computador à internet é bastante simples, mas e a configuração de uma rede inteira de máquinas? Tome para si o desafio de aprender formas diferentes de conectar um computador à internet, compartilhar arquivos através de sistemas diversos e configurar firewalls.
  3. Saber como fazer uma configuração é um ótimo começo, mas proteger o seu trabalho de ameaças à segurança é algo inteiramente distinto. Pesquise mais a respeito de ataques de negação de serviço (" DoS "), vulnerabilidades de código, hacks em bancos de dados e vírus worm para se preparado perante as possibilidades.
  4. Fazer parte de uma comunidade de gênios da computação (ou mesmo aspirantes) dará a você a oportunidade de fazer e responder perguntas, bem como de aprender sobre novas tecnologias que possam interessá-lo.
    • Procure por grupos de encontro em sua área.
    • Descubra salas de bate-papo cheias de usuários de computadores que estejam sempre acessíveis.
  5. Tornar-se um gênio da computação não acontece da noite para o dia. É preciso trabalhar duro e ter dedicação, habilidades de resolução de problemas e uma paixão genuína pelo conhecimento.
    • A tecnologia sempre evolui, então é necessário se manter atualizado. A informação que você hoje conhece poderá estar obsoleta no ano seguinte. Leia revistas de computação, siga blogs populares do gênero e familiarize-se com as últimas notícias de uma tecnologia em software.
    • Tenha sempre o sistema operacional mais atualizado que foi lançado no mercado.
    • Entre em grupos de testes beta para sistemas operacionais e aplicativos diversos, para estar entre os primeiros que os experimentarão de forma prática.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Tornando-se um especialista em solucionar problemas

Baixe em PDF
  1. Quando o momento chegar, a melhor forma de exibir as suas habilidades geniais será na resolução de problemas. Essa é uma das mais importantes capacidades para se ter na indústria de TI. [3] Quando um problema de computação surgir, comece tentando descobrir o que realmente está acontecendo.
    • Definir o problema como " o mouse não funciona " é muito amplo — especifique o caso da forma mais precisa possível, indicando o comportamento ou a mensagem como em " ao conectar o mouse na porta USB, aparece uma mensagem que diz 'Este IRQ está associado ao teclado'. "
  2. Uma das habilidades mais importantes para o aspirante a gênio é como encontrar novas informações. Obter dados precisos sobre problemas de computador com o Google é uma arte.
    • Use aspas (") para envolver palavras e frases exatas ( "este dispositivo está solicitando uma interrupção" em vez de apenas este dispositivo está solicitando uma interrupção ) como garantia de que os resultados trarão o que você procura. [4]
    • Use o Google para procurar em uma única página. Se estiver buscando por informações sobre redes sem fio e preferir que os resultados venham apenas da página Microsoft.com, digite problemas mouse site:microsoft.com em vez de problemas mouse microsoft .
    • Filtre os resultados por data (algo relevante, uma vez que os computadores sempre mudam) clicando em " Ferramentas " no topo da busca, e mude " Em qualquer data " para um período diferente. [5]
  3. Apesar de que as páginas do fabricante possam estar entre os primeiros resultados, algumas das melhores informações de resolução de problemas virão de fóruns de usuários.
    • Não demora muito até que você observe que páginas trazem bons resultados e quais devem ser evitadas. Se a sua busca trouxer uma página que, aparentemente, tem pouco a ver com o conteúdo desejado, a fonte pode não ser tão útil a você.
  4. Não tenha medo de fazer perguntas — mas, antes disso, experimente usar a ferramenta de busca da página para evitar duplicar um tópico aberto que já tenha sido resolvido.
    • Há muitos fóruns online que não permitem a busca do conteúdo até depois de seu registro para ter uma conta.
  5. Agora que já praticou as suas habilidades de resolução de problemas, encontre novas oportunidades de adquirir experiência prática. Pergunte às pessoas que você conhece se têm tido problemas com seus computadores e ofereça-se para consertá-los. Use esses novos conhecimentos para encontrar outras pessoas na internet que passaram por problemas parecidos e tente implementar as soluções sugeridas.
  6. Gênios da computação aprendem a resolver problemas destrinchando coisas. Em vez de mexer no computador que você usa todos os dias, consiga um apenas para testes (ou, ainda melhor, um laboratório de testes com vários tipos de computadores) para realmente colocar as mãos na massa.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Atualizando o computador (por conta própria)

Baixe em PDF
  1. É importante que você esteja usando a última e melhor versão de seu sistema operacional, procurando sempre por atualizações.
    • Atualizar o sistema operacional pode travar alguns aplicativos. É algo realmente frustrante. No entanto, encontrar soluções para esses problemas é excelente para melhorar a sua capacidade de resolver problemas.
  2. Pergunte a si mesmo: o que mais me frustra nesse computador? O que não consigo fazer com ele que outros podem? Depois de ter algumas respostas, você será capaz de determinar o tipo de hardware ou software que poderia melhorar a sua experiência.
  3. Navegue por fóruns voltados ao seu tipo específico de computador para aprender sobre os tipos de atualizações que outros estão fazendo. Mesmo que você decida por não fazer nenhuma atualização de imediato, ainda conseguirá aprender muito sobre as diferentes configurações possíveis em sua máquina.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Aprenda todo o possível sobre um tema específico

Baixe em PDF
  1. Seria o webdesign? Vídeos belíssimos? Programar em Python? Tornar-se um especialista em um único assunto é uma ótima forma de se reforçar como gênio da computação.
  2. Use os seus novos conhecimentos de Google para encontrar artigos atualizados sobre o que for de seu interesse. Além disso:
    • Encontre (e siga) blogs dedicados ao tema.
    • Entre em fóruns voltados para usuários com esse interesse em comum.
  3. Quer saber como configurar o Wordpress? Ou como consertar componentes estragados da placa-mãe? É possível encontrar vários vídeos instrutivos sobre quase tudo no YouTube.
  4. Se estiver na faculdade, procure saber se existem aulas oferecidas com relação a esse tema. Não se esqueça de procurar em outras instituições — elas oferecem uma ampla gama de cursos e, às vezes, a um custo baixo ou mesmo gratuitamente.
    • Se você preferir aprender em casa, há também cursos online à disposição sobre vários temas.
    • Alguns cursos estão inclusive disponíveis de forma gratuita em páginas como Khan Academy e Coursera. Você talvez até encontre um curso inteiro sobre algo no YouTube.
    Publicidade

Dicas

  • Ponha nos favoritos as páginas que se destacam pela quantidade de informações, a fim de encontrá-las facilmente no futuro.
  • Defina objetivos, como criar uma página da internet ou escrever um programa pequeno e útil. Não desista até ter atingido esses objetivos.
  • Procure por oportunidades de trabalho voluntário que o ajude a adquirir experiência prática. Pode ser que haja programas em locais próximos para reciclar computadores, montar servidores para salas de aulas ou mesmo voluntariar-se para algum trabalho na biblioteca municipal.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 54 098 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade