PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ser emocionalmente independente e resiliente é uma parte integrante de ser feliz. Quando dependemos de outros para o nosso senso de ego, nós nunca realmente sabemos quem somos. Felizmente, ao aceitarmos a nós mesmos, modificando o nosso pensamento e dando passos ativos para ser fiel a quem somos e o que sentimos, podemos encontrar aquela sensação de paz interior e independência que estivemos procurando. E tudo começa com o Passo 1 abaixo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Aceitando-se

PDF download Baixe em PDF
  1. Vamos tomar como exemplo os pais: a maioria deles não são tão bons. Eles não são ótimos porque não nos amam ou por que não merecemos carinho? Não. Embora quando criança seja difícil de entender. Eles não são excelentes, porque não têm ideia do que estão fazendo -- eles estão tentando, mas são apenas humanos. Ao invés de culpá-los (ou culpar um ex, por exemplo) pela sua dor, reformule-a. Veja que eles não merecem a raiva, o ódio ou o ressentimento. Na pior das hipóteses, eles merecem piedade; na melhor das hipóteses, a compaixão.
    • Se você for 8 ou 80, provavelmente já teve relações que deixaram-lhe um pouco pior para o desgaste. Nós, seres humanos, temos uma tendência a levar cada fracasso/discussão/decepção/rejeição para o lado pessoal e guardá-los na memória. Primeiro de tudo, isso tem que parar. O passado está no passado e vai ficar lá. Ele tem pouca importância.
  2. Este é um passo fundamental em aceitar a si mesmo e reformular a ideia de passado. Quando você não guarda rancor e para de levar as coisas para o lado pessoal, você é deixado com uma versão orgânica, imaculada de você -- um ser emocionalmente independente e resiliente. E será mais feliz também!
    • Da próxima vez que se vir chateado com alguém, perceba que isso não tem nada a ver com você. São os outros tomando suas próprias decisões, e você não tem controle sobre isso, o que é bom. Este é um momento trivial no esquema de sua vida que em pouco tempo será completamente esquecido.
    • Dito isso, não significa que algumas pessoas devam ser desculpadas sem serem responsabilizadas. Perdoe-as, esqueça o comportamento, mas modifique suas expectativas. Seu amigo chegou uma hora atrasado no almoço marcado? Da próxima vez (se houver uma próxima vez), você vai saber como lidar com isso.
  3. Quando foi a última vez que você teve algum tempo livre e não pegou seu telefone ou se distraiu? Nos dias de hoje, estamos constantemente bombardeados com estímulos, o que acaba por nos afastar da introspecção e de conhecer nossas próprias mentes. A partir de agora, reserve 20 minutos ou mais por dia para algum "tempo próprio". Afinal, quer melhor companhia do que você mesmo?
    • Nesse tempo, deixe sua mente vagar. Aonde é que isso vai? Como ela pensa? Tome nota de quão fascinante essa coisa dentro de sua cabeça é realmente. O que você pode aprender sobre si mesmo?
  4. . Mais ou menos como pedir a uma formiga para olhar no espelho e dizer: "Eu sou uma formiga", não é? Pois bem, para além dos passos acima e abaixo, há alguns pontos de atrito que se aplicam a todos:
    • Você é tão digno como qualquer outra pessoa que conheça. Não há seres humanos "melhores"; todos nós temos boas e más qualidades.
    • Você tem talentos e interesses. Quais são eles?
    • Você tem pensamentos e opiniões. Tem também coisas que você gosta e não gosta. Quais são?
    • Você tem valores. Tem crenças. Quais coisas/conceitos/ideias você mantém como verdadeiros?
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mudando Seu Pensamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Há um punhado de maneiras de poder ser emocionalmente dependente. A forma mais comum é em um relacionamento romântico. Nós aprendemos a depender do nosso companheiro para afeto, sexo, aprovação, dentre outras coisas. Quando isso não acontece, sentimos que fizemos algo errado ou que somos de alguma forma menos valiosos. Como você está emocionalmente dependente? Romanticamente? Com amigos? Colegas de trabalho ou seu chefe? Com cada pessoa que você encontra? Pense em algumas das seguintes coisas para identificar quais as áreas que você precisa trabalhar:
    • Você fica com ciúmes facilmente? Você se compara aos outros tanto que isso pode estragar o seu dia?
    • As pessoas muitas vezes não conseguem atender às suas expectativas? Quem faz isso na maioria das vezes?
    • Quando está sozinho, você procura outras pessoas apenas para se sentir bem? Será que um vazio aparece quando você não está com os outros?
    • O seu parceiro ou a ideia de um parceiro significa felicidade para você?
  2. Quando culpamos os outros, eles estão em falta. Por isso, eles se tornam os únicos que podem resolver o problema. Terrível. A fim de assumir o controle de seu pensamento e emoções, você tem que assumir a responsabilidade.
    • Isso força você a se tornar dependente de si mesmo para uma solução. Ao invés de desesperar-se, você pensa que tem opções à sua disposição para melhorar a situação. Isso lhe livra dessas emoções negativas que aparecem e também força-lhe a ser mais lógico e se sentir mais no controle.
  3. Só por um momento. Por que ficar nervoso? É apenas uma pessoa que está julgando e sendo crítica. Não é o fim do mundo, nem sequer é particularmente notável, provavelmente. Todo mundo faz isso. Por que dar-lhes a satisfação? Simplesmente não vale a pena.
    • Lembre-se que você não tem que reagir da maneira como esperam que haja. Pode parecer que o caminho natural, humano para responder seja ficando chateada, mas essa não é a única opção. Você pode ficar com raiva, triste -- ou pode notar essas emoções e seguir em frente. Afinal, não há qualquer benefício em ficar com raiva ou triste, não é? A que isso vai levá-lo?
  4. Literalmente. A serotonina e a dopamina são o que você realmente desfruta. Se você quisesse condicionar-se para sentir-se em êxtase com a visão do tapete marrom, poderia. O cérebro é assim. Em outras palavras, você decide o que lhe faz feliz e isso é independente do mundo exterior. Vem de dentro -- você não pode encontrá-lo lá fora.
    • Caso não tenha ficado claro, isso é uma notícia muito boa. Você tem controle sobre todos os seus sentimentos e não depende dos caprichos dos outros! Toda emoção que quiser sentir, pode, e a que não quiser sentir, não precisa. A felicidade está a uma decisão de distância.
  5. Há uma linha tênue entre ser emocionalmente independente e um idiota. Algumas pessoas ficam tão presas a "ser fiel a si mesmas" que passam por cima dos outros em um esforço para se afirmar. Tenha em mente que isso não é uma desculpa para ser um valentão e sempre fazer as coisas do jeito que quer. Você pode ser gentil e atencioso enquanto continua sendo fiel a você.
    • A maioria das pessoas que passam por cima dos outros estão tentando impedir seus sentimentos de inadequação ou falta de importância interior. Elas se sentem vazias interiormente, então forçam seu "valor" nos outros em um esforço de convencer a si mesmas. Isso não é ser emocionalmente independente -- é ser rude.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Vivendo de Forma Independente

PDF download Baixe em PDF
  1. A próxima vez que seus amigos estiverem sentados ao redor da mesa falando mal do mais recente filme ou reclamando sobre pseudoliberais ou mesmo fofocando sobre um amigo, ao invés de deixá-los lhe influenciarem com suas opiniões, decida por si mesmo. Como você está se sentindo? Por que as opiniões deles têm qualquer peso sobre a sua?
    • Tente isto em formas pequenas também. Da próxima vez que quiser conhecer um restaurante, ver um filme ou entrar em uma loja nova etc., e já tenha ouvido coisas muito medíocres a respeito, vá de qualquer maneira! Cada um tem sua opinião.
    • Quando decidir por si mesmo, trabalhe para falar sobre isso. É possível que outras pessoas se sintam da mesma forma, mas são demasiado tímidas para dizer qualquer coisa! Você também pode trazer um bom ponto de vista que ninguém mais considerou.
  2. Da próxima vez que tiver oportunidade de fazer algo que simplesmente tiver vontade, diga não. Você não quer participar dessa atividade, e não há problema se você não viver de acordo com as expectativas dos outros, porque "isso não lhe incomoda Ouça a sua intuição -- muitas vezes está certa.
    • No entanto, há uma linha tênue aqui. Você acha que deve faltar ao casamento do seu melhor amigo porque não está a fim? Provavelmente não. Quer evitar a reunião de trabalho obrigatória porque está com preguiça? Não. Em outras palavras, saiba como fazer suas escolhas.
  3. Hoje em dia, vivemos em um turbilhão de facilidades. Nós temos tantos recursos à nossa disposição que nem precisamos fazer algo. Temos nossos carros consertados, assim como o encanamento, os computadores, nossa saúde cuidada -- e a lista continua. Infelizmente, isso tira a nossa desenvoltura e nosso sentido de responsabilidade. Para não depender dos outros, temos de corrigir os nossos próprios problemas.
    • Então, da próxima vez que estiver se sentindo deprimido, responsabilize-se para fazer algo sobre isso. Passe a noite fazendo algo que realmente goste, faça compras ou simplesmente relaxe. Quando conseguir, isso pode mostrar-lhe que você tem o poder de fazer tudo melhor, não as outras pessoas.
  4. Há uma fala nos filmes de James Bond que diz: "Arme-se porque ninguém mais vai lhe salvar." É um pouco cínico, mas a ideia é verdadeira: somos todos seres humanos e, ao final do dia, nós temos que ser egoístas e colocar-nos em primeiro lugar para sermos feliz. Todo mundo faz isso, então você também pode -- sem sentir qualquer culpa.
    • Ter isso em mente pode ajudar-lhe a diminuir suas expectativas e não se decepcionar. Quando você espera pouco das pessoas, é mais fácil para elas alcançarem o esperado. E será mais fácil perceber quem ainda luta para alcançar sua baixa expectativa e quem sempre a ultrapassa.
  5. Quando toda a nossa vida gira em torno de um pequeno grupo de pessoas, é difícil não pensar que as suas opiniões poderiam não fazer diferença. Para ampliar seu mundo e diminuir a importância de opiniões alheias, saia com mais pessoas! Ter uma ampla rede social é bom para você.
    • Todos os seres humanos têm de unir-se às coisas. Isso pode parecer estranho, porque significa que nossas emoções estão vinculadas ao capricho de outras pessoas e coisas. A chave aqui é não se apegar muito . É uma linha tênue que só você pode encontrar. A melhor maneira de fazer isso é espalhar-se entre pessoas diferentes e dividir seu tempo de acordo com suas convivências e interesses.
  6. Isso se resume a: você é dono de si mesmo, portanto, vá fazer o que quiser, seja lá o que isso signifique. Quando você descobrir quem é e se ater a isso, ninguém poderá parar esse sentimento interior de felicidade que irá prevalecer como resultado.
    • As pessoas que realmente são fiéis a si mesmas são uma raça rara. Isso não deve causar julgamento -- deve inspirar. As pessoas irão ver que você é sua própria fonte de felicidade e deseja que elas façam o mesmo! Enquanto alguns não serão capazes de lidar com isso, esses não são os que você quer ter por perto de qualquer maneira!
    Publicidade

Dicas

  • Considere seus erros do passado como uma experiência de aprendizado e faça deles uma inspiração para ser forte e não cometer os mesmos erros novamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 89 704 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade