- Categorias
- Informática e Eletrônica
- Internet
- Sites de Compartilhamento e Hospedagem de Vídeos
- YouTube
Como Ser um Bom Streamer no YouTube
Este artigo foi coescrito por Melissa Newman
. Melissa Newman é Estrategista de Redes Sociais & Desenvolvedora de Conteúdo em Bristol, Pennsylvania. Com seis anos de experiência, é especialista em estratégia para redes sociais, desenvolvimento de conteúdo e gestão de comunidades. Melissa se formou em Inovações Digitais em Marketing pela Fox School of Business da Temple University e é bacharela pela Temple University. Também possui certificados do Facebook, Google Analytics, Hootsuite e HubSpot Academy. Melissa já ganhou prêmios pelas suas campanhas nas redes, incluindo o Jesse H. Neal Award de Melhor Uso de Redes Sociais e o Hermes Creative Award. Também ganhou o Azbee Award de Melhor Campanha em Redes Sociais.
Há 11 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 1 648 vezes.
Sessões de gameplay de jogos populares, apresentações como DJ, notícias de celebridades, análises políticas... Não importa qual é seu nicho, fazer transmissões ao vivo no YouTube é uma das melhores formas de se conectar com seu público. Todo usuário que tem uma conta verificada pode fazer esse tipo de transmissão, mas poucos streamers fazem sucesso de verdade. Caso você queira conquistar inscritos, chamar atenção com seus conhecimentos e até ganhar dinheiro, siga as dicas deste artigo e coloque a mão na massa!
Passos
-
Pense no que mais poderia trazer visitantes ao seu conteúdo. O que você consegue oferecer aos usuários do YouTube que eles não achariam em outros canais? Algum conhecimento avançado sobre determinado jogo, período histórico, problema de saúde ou gênero musical? Quais pontos de vista únicos você é capaz de trazer para impressionar e inspirar as pessoas? Pense sempre em como o seu conteúdo agrega valor a quem o consome.
- Se você é especialista no assunto, inclua sessões de perguntas e respostas nas suas transmissões. Mostre ao seu público que é uma fonte de informações confiável!
- Pergunte às pessoas do que elas mais gostam no seu conteúdo, assim como o que gostariam de ver mais. Incorpore esse feedback às suas transmissões no futuro.
Publicidade
-
Diferentemente de vídeos gravados previamente, não dá para editar as partes das suas transmissões que não correrem tão bem. Sendo assim, crie o hábito de montar uma lista de pontos a percorrer, como temas de discussão e fases de determinado jogo.
- Essa parte fica um pouco mais fácil para quem quer ser streamer de jogos, já que não é preciso pensar em toda uma estrutura fixa. Mesmo assim, monte uma lista dos assuntos de que você pode falar enquanto joga (para manter o público engajado).
- Caso você queira limitar suas transmissões a um tempo específico, como uma hora, organize a estrutura de cada uma delas em uma folha de papel e reserve um número específico de minutos para as partes que compõem o todo. E não se esqueça de deixar tempo para tirar dúvidas e fazer comentários!
-
As pessoas não vão acompanhar suas transmissões se não conseguirem ver ou ouvir você direito. Ainda que seu notebook tenha uma webcam decente, é melhor comprar uma câmera externa e mais potente — com resolução 720p ou superior. O mesmo vale para o microfone: compre um headset USB top de linha para não ter nenhum problema.
- Se você pretende construir uma carreira como streamer, invista em uma câmera DSLR ou outro modelo de qualidade. [1] X Fonte de pesquisa
- Alguns streamers preferem microfones condensadores, que conseguem capturar melhor sons mais baixos. [2] X Fonte de pesquisa Caso você precise de um equipamento que capte sons altos, minimize os ruídos e tenha outros recursos, é melhor optar por um microfone dinâmico.
Publicidade
-
Mesmo que você não pretenda fazer transmissões de jogos, vale a pena investir em um codificador de qualidade. A maioria dos streamers da área de jogos eletrônicos usa programas de codificação para transmitir seus vídeos. E eles têm outros recursos: possibilitam o uso de câmeras e microfones externos, permitem a participação remota de várias pessoas, incluem ferramentas gráficas e efeitos visuais etc. [3] X Fonte de pesquisa Por fim, os aparelhos ajudam a comprimir o arquivo sem perder qualidade de imagem e som.
- Alguns programas de codificação que o YouTube recomenda: AWS Elemental MediaLive, Melon, OBS, Stage Ten, Xsplit Broadcaster, Gamecaster e Wirecast. [4] X Fonte de pesquisa
-
Usar as técnicas de iluminação erradas pode causar problemas como reflexos, sombras e granulação da imagem. O ideal para minimizar coisas do tipo é instalar um sistema de iluminação de três pontos (o que é bem fácil). Ring lights também são bastante populares entre youtubers — e você pode comprar peças de qualidade por preços acessíveis na internet.
- Se você usa óculos, não instale a ring light bem na frente do seu rosto. Nesse caso, monte-a um pouco acima da sua cabeça, inclinada para baixo e para o lado de leve. [5] X Fonte de pesquisa E você pode ainda instalar uma ou duas luzes de cada lado para não projetar nenhuma sombra.
- Dá para criar técnicas de iluminação para fotos e vídeos até com objetos que você tem em casa!
Publicidade
-
Acesse o YouTube Analytics para descobrir quando o seu público mais está ativo. Se você já publicou algum conteúdo no YouTube no passado, seus dados de análise vão dizer em que momento do dia as pessoas mais assistiram a ele. Atenha-se a esses horários para sempre conquistar um alto número de acessos. As estatísticas ficam na área Analytics do YouTube Studio. [6] X Fonte de pesquisa
- Quando você tiver uma transmissão mais interessante programada para o futuro próximo, grave alguns vídeos promocionais para atiçar a curiosidade das pessoas. Se possível, deixe um "gostinho de quero mais" no fim de cada material.
-
Assim que você descobrir o melhor horário para fazer as transmissões, atenha-se a ele. Não importa se suas transmissões acontecem às 18h todos os dias ou apenas uma vez por semana, seja sempre consistente para manter as pessoas engajadas. Caso seu público esteja esperando seu conteúdo, mas saia de mãos abanando, ele vai se sentir frustrado e acabar diminuindo.
- Você também pode dizer às pessoas quando vai acontecer sua próxima transmissão! Isso aumenta as chances de elas se inscreverem no seu canal e ativarem as notificações.
- Não se esqueça de avisar seus amigos e seguidores nas mídias sociais antes de começar suas transmissões. Eles são a sua principal base de apoio!
Publicidade
-
Dê às suas transmissões ao vivo a mesma atenção que você daria a vídeos gravados. Depois que você encerrar a transmissão, ela vai ficar disponível para quem quiser assistir. Ainda que não haja tantas pessoas ao vivo, pode ser que o número de visualizações aumente gradualmente quando o material ficar acessível no seu canal. Dê aos usuários o mesmo conteúdo de qualidade que eles esperariam de produções gravadas e editadas! [7] X Fonte de pesquisa
- Se você costuma usar certos bordões, imagens e efeitos sonoros nos seus vídeos gravados, incorpore-os também às suas transmissões ao vivo.
-
Interagir com seu público ao vivo é como conversar cara a cara com alguém. Deixe o bate-papo aberto para responder aos comentários e às perguntas das pessoas. Mesmo que não dê para falar diretamente com ninguém em particular, o fato de que você está prestando atenção ao que o pessoal diz já torna toda a experiência mais personalizada.
- Responda às pessoas falando o nome delas, sobretudo se forem usuários que já têm o costume de acompanhar seu canal. Isso cria uma relação mais próxima entre você e o público.
- Fazer perguntas ao público é outra ótima estratégia para aumentar a participação dele no bate-papo. Incentive as pessoas a conversarem umas com as outras ! Com o tempo, você vai acabar criando uma verdadeira comunidade nas suas transmissões.
Publicidade
-
Incentive as pessoas a conversarem umas com as outras , não só com você. À medida que as pessoas que acompanham suas transmissões conhecem você melhor, elas também podem se familiarizar umas com as outras — o que também garante certa fidelização do público. Dá até para você criar um espaço para sua comunidade em outra plataforma, como no Twitter, e aproveitar para divulgar seu conteúdo com um público mais específico.
- Indique moderadores para o bate-papo das suas transmissões. A função deles é evitar que as pessoas usem linguagem ofensiva.
- Prepare sessões de bate-papo exclusivas com os inscritos do seu canal à medida que você ganha mais popularidade. Dá para especificar o tempo que uma pessoa precisa estar inscrita no seu canal antes de poder acessar essas conversas. Isto aumenta sua base de seguidores, o que se reflete nas suas estatísticas de modo geral. [8] X Fonte de pesquisa
-
Sacie a fome de conteúdo do seu público entre suas transmissões ao vivo. Os fãs das suas transmissões vão adorar o fato de que podem ver seus outros conteúdos a qualquer momento. Além disso, publicar vídeos criativos ou engraçados pode atrair mais pessoas para seu canal.
- Publique vídeos mais curtos até cultivar uma base fiel de inscritos. Mesmo que você queira explorar determinado assunto a fundo, é melhor começar com conteúdos de consumo mais rápido. [9] X Fonte de pesquisa
- Quando você terminar uma transmissão, faça o upload dela para seu canal como um vídeo comum. Se você não quiser enviar todo o conteúdo, separe alguns momentos de destaque — ou mesmo erros de "gravação" e coisas do tipo!
Publicidade
-
Comece e termine suas transmissões dizendo algo memorável. Um dos jeitos mais legais de construir sua marca é pensar em uma frase de apresentação e outra de conclusão específicas para cada vídeo. [10] X Fonte de pesquisa Também vale a pena criar bordões criativos e até brincadeiras que você faça com frequência.
- Não seja tão repetitivo nos seus bordões — apenas o bastante para que seu público associe você a essa frase.
- Tente não mudar a apresentação e a conclusão demais entre cada transmissão. Isto deixa seu conteúdo mais consistente.
-
Acompanhe outros streamers que estão no mesmo nicho que você. Observe: o que eles fazem para atrair tantos visitantes e inscritos? Será que você poderia incorporar alguma característica ao seu conteúdo? Esse tipo de inspiração costuma trazer uma série de benefícios, desde que não seja uma cópia deslavada.
- Se seu nicho são jogos eletrônicos, acompanhe outros streamers que falem dos mesmos jogos que você. Veja também listas dos principais representantes do assunto no YouTube! Quanto maior for o seu número de inspirações, melhor.
- Não tenha medo de experimentar coisas novas! Ainda que os streamers mais populares do YouTube sigam uma formula específica, não quer dizer que você é obrigado a fazer o mesmo. O mais legal sempre é criar algo que mais ninguém faz!
Publicidade
-
Pense sempre em formas legais de divulgar seu canal e suas transmissões. É normal não ter uma base de inscritos tão grande quando você estiver começando a planejar seu conteúdo. Não desanime! Com o tempo, as pessoas vão ficar sabendo dos seus vídeos e acompanhar as transmissões ao vivo. Para isso, lembre-se de investir na divulgação em todas as plataformas e mídias sociais possíveis. [11] X Fonte de pesquisa
- Você pode divulgar seu conteúdo para usuários do YouTube de acordo com os interesses deles por meio do YouTube Ads . Acesse a plataforma e descubra mais.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.adorama.com/alc/what-is-the-best-camera-for-live-streaming-video/
- ↑ https://www.popsci.com/reviews/best-mic-for-streaming/
- ↑ https://support.google.com/youtube/answer/2907883
- ↑ https://support.google.com/youtube/answer/2907883#zippy=%2Csoftware-encoders
- ↑ https://nofilmschool.com/2017/05/how-solve-glare-issue-when-lighting-people-glasses
- ↑ https://support.google.com/youtube/answer/9002587?hl=en
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=qtnk9lCAEn4
- ↑ https://support.google.com/youtube/answer/9826490
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=W_52Sc35txI
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!