Baixe em PDF Baixe em PDF

Talvez você tenha sido criado com Deus e uma fé espiritual ou talvez seja novo em tudo isso. Independentemente de que momento você esteja na sua caminhada espiritual, existem várias formas de servir a Deus todos os dias. Você pode servi-lo em quase todos os aspectos da vida – esforçando-se ativamente, simplesmente amando-o com todo seu coração e sendo uma boa pessoa.

Método 1
Método 1 de 3:

Servindo a Deus através da fé

Baixe em PDF
  1. Para começar a servi-lo, você precisa descobrir quem Ele é para você. O seu relacionamento com Deus é algo que você busca apenas quando precisa? Ou você se comunica com Ele todos os dias?
    • Sua relação com o Senhor o ajudará a servi-lo através dos pensamentos e ações.
    • Pense na sua própria vida e em tudo que Deus já lhe deu.
  2. Não é necessário estar na igreja ou de joelhos para orar; você pode apenas conversar com Deus na forma de oração. Você pode encontrar orações específicas para quase qualquer situação na vida ou apenas peça para Ele ajudá-lo em algum problema. Ore por orientação, paz ou qualquer outra coisa que esteja na sua mente. [1]
    • A oração é uma forma de servir a Deus que pode ser muito benéfica, pois é uma maneira de permitir que a fé o guie enquanto você aprende a focar no que está acontecendo na sua vida e lidar com qualquer problema.
    • Orar não é uma forma de ignorar o que está acontecendo, nem deve ser usado como um meio de apenas pedir as coisas a Deus, pois Ele não é um gênio da lâmpada que só está aqui para atender as suas vontades.
    • O serviço ao Senhor através da oração é o primeiro passo para servi-lo com toda a sua vida e através da fé nele.
  3. Ler a Bíblia ou qualquer outro livro sagrado da sua religião é outra forma de oração e serviço a Deus. O texto pode servir como orientação quando você se sentir perdido, pode inspirá-lo e até mesmo ensiná-lo formas de ser um servo do Senhor.
    • Participe de um estudo bíblico, no qual se aprende a interpretar as escrituras com outros seguidores. Quando começar a entender a Bíblia, você também poderá ajudar os outros.
    • À medida que lê o livro sagrado, pense em como ele se reflete na sua própria vida.
    • Não é necessário ler do começo ao fim; você pode encontrar alguns livros ou passagens que o façam sentir uma conexão com Deus.
  4. Lembre-se de reservar um momento para agradecer por tudo que Ele tem lhe dado ou o ajudado a conquistar.
    • Se for cristão, você pode fazer isso na igreja, antes de uma refeição, na hora de dormir ou sempre que sentir vontade. É só separar um momento para agradecer a Deus por todos os feitos dele; seja a comida na mesa ou as roupas que você está usando.
    • Se pratica outra religião, como Hinduísmo, a prática básica é agradecer a Deus três vezes ao dia. [2] As três vezes são: ao levantar de manhã, antes do almoço e antes de dormir.
    • Separe um momento para agradecer a Deus por lhe dar as ferramentas necessárias para ser bem-sucedido na vida. Faça isso antes da refeição, antes de dormir ou quando tiver um tempo livre.
  5. Existe um provérbio sobre um único par de pegadas na areia durante os piores momentos da vida. [3] A mensagem principal é que, quando você achava que estava sozinho durante as situações mais difíceis, Deus o carregou. Ser servo de Deus é permitir que Ele lhe dê forças quando você mais precisa simplesmente colocando a sua fé nele.
    • Obter forças de Deus nem sempre é um conceito fácil. Afinal, como é que Ele o deixará fisicamente mais forte? Ele não fará isso, mas você pode usar a sua fé n'Ele para encontrar forças na vida diária.
    • Talvez você tenha um pavio curto. Quando sentir que seu sangue está começando a ferver, pare por um momento e ore pedindo a Deus para ter paz. Peça para encontrar a força para permanecer calmo e resolver as coisas. Tirar um minuto para respirar e orar pode ajudá-lo a se acalmar.
    • Talvez você esteja tendo dificuldade para lidar com algo na vida. Ao orar pedindo forças, você pode acabar percebendo que tem a habilidade de lidar melhor com as coisas.
    • Receber a força de Deus dependerá bastante da sua fé e do conhecimento de que você não está sozinho. Ele estará ao seu lado para reerguê-lo quando você cair.
  6. Talvez você tenha um amigo que precise de ajuda ou que esteja passando por alguma dificuldade, ou até mesmo alguém que você não conheça bem. Orar com eles, se estiverem abertos a isso, ou até mesmo por eles, pode fazer maravilhas na situação.
    • Não force ninguém a orar com você, nem os condene por não servirem a Deus da mesma forma como você serve.
    • Se alguém não estiver confortável com a oração ou não acreditar em Deus, ore a Ele para que a pessoa encontre a paz, a força e a fé de que precisa na vida dela.
  7. Uma família que ora unida permanece unida. Servir a Deus nem sempre é algo individual. Quando você e sua família agradecem e têm fé, vocês estão servindo a Deus juntos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Servindo a Deus na sua comunidade

Baixe em PDF
  1. Você pode servir sendo um mentor ou um exemplo positivo para alguém mais novo ou com uma idade próxima.
    • Talvez você tenha um parente mais novo que precise de orientações.
    • Priorizar alguém além de você e ajudar aos outros é uma ótima forma de servir.
  2. As atividades voluntárias são outras formas de serviço a Deus e podem ser feitas de várias maneiras.
    • Você pode ser voluntário em uma cozinha comunitária ou em um abrigo.
    • Outra opção é limpar o bairro ou fazer parte da vigilância da comunidade, protegendo as pessoas ao seu redor.
    • Lembre-se de que o serviço a Deus pode ser tão simples quanto ajudar um vizinho com um pequeno favor ou tarefa. Não precisa ser um gesto muito grande.
  3. Se você já estudou a Bíblia, sabe que existem várias passagens sobre ter apenas o que é necessário e ajudar os outros dando o que não precisa. [4]
    • Essa é uma ótima maneira de servir, pois você pode apenas olhar à sua volta e encontrar coisas em casa que não usa ou que não precisa mais para doar.
    • Em vez de jogar fora roupas ou móveis velhos, doe para lojas de segunda mão ou para outras pessoas.
    • Você também pode doar comida para um abrigo.
  4. Você pode sempre servir ao Senhor sendo um bom samaritano. Se vir alguém com necessidades, tente ajudá-lo.
    • Você não precisa fazer nada muito grande, pois ajudar ao próximo pode ser tão simples quanto abrir a porta ou devolver à pessoa algo que ela deixou derrubar.
  5. Você se lembra de alguma vez que alguém o tenha ajudado? Agora é a sua vez. Faça algo por alguém que precise de ajuda.
    • Talvez alguém tenha deixado você passar no trânsito ou na fila da loja. Agora é a sua vez de fazer o mesmo pelos outros.
    • Essa é uma boa forma de servir a Deus. Fazer algo por outra pessoa também o fará se sentir bem consigo mesmo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Servindo a Deus sendo um bom exemplo

Baixe em PDF
  1. Essa é a melhor maneira de servir a Deus. Mesmo se não puder ir, sempre é possível encontrar um tempo algumas vezes por semana para refletir, orar e ler a Bíblia com calma.
    • Ir à igreja é uma das formas mais comuns de mostrar que é servo do Senhor. Mesmo se não for a sua atividade preferida, tente usar esse tempo para esquecer os problemas da vida por uma hora e foque no seu relacionamento com Deus.
    • A igreja pode ser uma experiência muito espiritual e renovadora, da mesma forma que a meditação e os exercícios. Nesse caso, você está exercitando a fé.
  2. Fale sobre Ele com os outros ou convide-os a ir à igreja. Não tenha vergonha do Senhor, pois Ele é o seu criador.
    • No entanto, da mesma forma que não é preciso ter vergonha de Deus, você também não deve impor a sua fé aos outros. Servir a Deus não significa forçá-lo para outras pessoas.
  3. O serviço ao Senhor não significa se gabar de suas realizações e boa sorte, e sim agradecer a Ele por tê-lo abençoado e ser humilde.
    • Reflita em silêncio sobre como a sua fé tem lhe trazido sorte e lembre-se de que é o seu dever usá-la para ajudar a quem precisa.
    • Talvez você tenha conseguido uma promoção no trabalho. Não saia por aí se gabando – em vez disso, use o seu novo status para melhorar o ambiente de trabalho ou para ajudar os seus colegas quando eles precisarem de orientações.
    • Se tiver ganhado um prêmio ou um reconhecimento por alguma realização, lembre-se de que Deus lhe proporcionou as ferramentas e que você não conseguiu isso sozinho. Sirva a Ele dando um exemplo de humildade que os outros podem seguir.
  4. Se tiver filhos, sabe o quanto eles o admiram e aprendem com você. Liderar através do bom exemplo é ainda mais importante quando se trata dos filhos. Uma ótima maneira de servir ao Senhor é apresentando-o aos seus pequenos.
    • Leia livros com eles que os ensinem sobre espiritualidade.
    • Mostre aos seus filhos como Deus existe na vida diária deles e ensine-os a caminhar com o Senhor no coração usando exemplos da Bíblia ou da vida real. [5]
  5. Quando se está frustrado, com pressa para ir a algum lugar ou para realizar uma tarefa, é fácil perder a visão de como ser servo. Pare e pense em como Ele gostaria que você agisse.
    • Isso também pode ser um tipo de oração. É bom parar as vezes e tirar um momento para perguntar “Como Deus quer que eu aja?”.
    • Deixar que Deus e a sua fé nele o ajudem a decidir como agir não é apenas uma boa forma de encontrar paz interior, mas também mostrará aos outros o melhor de si. Assim, você será um bom modelo de pessoa.
  6. . Deus é quem perdoa definitivamente. Ele tem o poder de perdoar nossos pecados e transgressões. Embora nem sempre seja fácil perdoar quem nos ofendeu, essa é uma das melhores formas de serviço ao Senhor e, consequentemente, a si mesmo.
    • Se estiver tendo dificuldade para perdoar alguém, use outras formas de servir a Deus para ajudá-lo. Ore, converse com Ele, vá à igreja ou faça algo por alguém.
    • Você pode escrever o lado positivo que tenha surgido de uma situação ruim e pedir a Deus a força que precisa para perdoar e focar nesses bons aspectos.
    Publicidade

Dicas

  • Ao orar, apenas fale com Deus como se estivesse conversando com um amigo. Pode ser formal ou informalmente, você é quem decide.
  • Nem sempre é fácil ser servo do Senhor. Na verdade, às vezes é muito difícil. Se precisar, converse com alguém em quem confia e que partilha da mesma fé que você, como sua esposa, um amigo ou um membro da igreja. Você não precisa caminhar sozinho.
  • O serviço a Deus não tem que ser uma experiencia explicitamente religiosa. Apenas se lembre da regra de ouro: faça aos outros o que gostaria que fizessem a você. É assim que se serve ao Senhor.
  • Não force a sua fé em alguém que não a aceita. Isso não ajuda em nada. Servir a Deus às vezes significa ajudar os outros em formas que não têm nada a ver com religião.
  • Ao manter Deus como prioridade no seu coração, você o servirá todos os dias até sem perceber.
  • Envolva-se na igreja! Participe do coral, ajude com as crianças e seja voluntário nos eventos e nas reuniões da comunidade!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 21 984 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade