Baixe em PDF Baixe em PDF

A tela do seu iPhone parece ter vida própria? Os apps abrem sozinhos ou os ícones começam a se mover de maneira errática, como se um fantasma estivesse tocando a tela? Calma, você não está sozinho, principalmente se usar um iPhone X ou 11, ambos modelos conhecidos por terem defeitos com módulos de tela. Felizmente, esse problema costuma não ser muito difícil de resolver, portanto, leia 11 formas simples de solucionar o inconveniente “toque fantasma” em qualquer celular da Apple.

1

Reinicie o iPhone.

Baixe em PDF
  1. O processo pode solucionar o “toque fantasma” se for decorrente de um aplicativo ou processo que está se comportando de maneira inesperada. [1]
    Publicidade
2

Desconecte todos os acessórios e carregadores de terceiros.

Baixe em PDF
  1. Tente desconectá-lo e analise se o problema continua; há carregadores, adaptadores para fones, capinhas Smart Battery (carregadoras) e outros itens que, ao serem afixados à entrada Lightning, podem fazer com que movimentos estranhos ocorram na tela. Se o “toque fantasma” aparece apenas quando o acessório é conectado, provavelmente ele é o “culpado”.
    • Caso determine que o defeito é causado por um carregador, tente trocar a tomada ou o bloco do carregador. Você pode, por exemplo, conectar o cabo diretamente em uma entrada USB do computador; com isso, será possível descartar algum problema de aterramento, com tomadas múltiplas ou de parede e extensores, resolvendo o erro.
3

Limpe o display.

Baixe em PDF
  1. Os “toques fantasmas” detectados pelo iPhone podem ser uma resposta a algo preso na tela. Faça uma limpeza com um pano de microfibras, como os utilizados para limpar óculos, por exemplo. Caso não tenha um, uma camiseta de algodão vai servir. Passe o pano com cuidado até que nada mais fique na superfície.
    • Durante a limpeza, desligue o aparelho para não abrir aplicativos e nem enviar mensagens ou fazer ligações acidentalmente.
    • Para substâncias grudentas ou sujas, você pode umedecer um pouco o pano com água destilada antes de utilizá-lo para limpar a tela.
    Publicidade
4

Tire ou troque a película protetora da tela.

Baixe em PDF
  1. Isto é mais frequente quando há poeira, pelos, sujeira ou até uma bolha de ar entre a tela e a película ou quando há alguma rachadura na proteção. Sempre que notar qualquer dano nela, troque-a.
    • Para retirar a película com a mão, usando um cartão de crédito, ou descolando-a com fita adesiva. Antes, aplique calor baixo ao local para que a proteção já fique mais solta.
5

Troque a capinha do celular.

Baixe em PDF
  1. Os fabricantes sempre criam capinhas que podem ser bem encaixadas em todos os modelos de iPhone, mas às vezes, a borda do display pode ficar em contato com elas, levando ao “toque fantasma”. Tire a capinha e veja se o problema persiste; se funcionar, é hora de comprar outra.
    Publicidade
6

Verifique as opções de acessibilidade.

Baixe em PDF
  1. É possível que você tenha, sem querer, mudado a duração do toque, habilitado o “AssistiveTouch”, o “Adaptações de Toque” ou até ativado o recurso que registra os toques na parte de trás do iPhone. Faça o seguinte para saber e resolver o problema:
    • Abra o menu “Ajustes” e entre em “Acessibilidade”.
    • Selecione “Toque”.
    • Se o "AssistiveTouch" estiver ativado, o smartphone apresentará um comportamento distinto ao tocar a tela ou fazer gestos personalizados. Para desabilitar esse recurso, acesse “AssistiveTouch” e pressione o botão para desligá-lo.
    • Quando a função “Adaptações de Toque” estiver ativada, o iPhone pode estar ignorando toques seguidos ou exigindo que o dedo fique muito mais tempo em contato com a tela para registrar o comando. Desligue o recurso acessando “Adaptações de Toque” e pressione o botão para desativá-lo.
    • Se a opção “Tocar Atrás” estiver ativa, o dispositivo registrará toques duplos ou triplos na parte de trás para realizar algumas ações, como abrir aplicativos, mudar o volume ou ativar a Siri. Desligue a opção acessando “Tocar Atrás” e mudando “Toque Duplo” e “Toque Triplo” para “Nenhum”.
    • Selecione “Toque Tátil” (ou “Haptic Touch”) para verificar se a duração do contato — o tempo que seu dedo deverá ficar na tela para registrar o toque longo — está muito rápida ou lenta.
7

Atualize para a versão mais recente do iOS.

Baixe em PDF
  1. A Apple também corrige “bugs” que são identificados após cada atualização, logo, se o “toque fantasma” estiver relacionado a algum erro, as atualizações vão resolvê-los. Para fazer a verificação manual, entre em “Ajustes” > “Geral” > “Atualização de Software”.
    Publicidade
8

Atualize aplicativos na App Store.

Baixe em PDF
  1. Se o upgrade de aplicativos não for automático, é bem provável que vários tenham atualizações na fila. Para saber, acesse a App Store, toque no ícone do seu perfil no canto direito superior e entre na seção “Atualizações disponíveis”. [2] Caso existam novas versões, escolha “Atualizar tudo”, no canto esquerdo superior, para instalá-las agora.
9

Faça a restauração das configurações do iPhone.

Baixe em PDF
  1. Quando o problema estiver ligado a alguma preferência que você alterou, a melhor saída será restaurar as configurações padrão do dispositivo. Você não vai reverter o celular inteiro às opções de fábrica, apenas a rede, a privacidade, o teclado, a tela inicial, a localização e as preferências do Apple Pay. Você não perderá nenhum outro dado ao fazer isso. Entre no app “Ajustes”, selecione “Geral” > “Transferir ou Redefinir o iPhone” > “Redefinir” > “Redefinir todas as configurações”. [3]
    Publicidade
10

Restaure o aparelho às configurações de fábrica.

Baixe em PDF
  1. Antes de levar o celular a um técnico, tente reverter o smartphone às preferências de fábrica; todo o conteúdo dele será apagado e você terá que reconfigurar o dispositivo “do zero”.
    • No entanto, não se esqueça de fazer, antes, um backup dos dados para não perder informações importantes.
11

Entre em contato com o suporte da Apple se o problema continuar.

Baixe em PDF
  1. O jeito será pedir para a Apple trocá-la; dependendo do modelo e da garantia, o reparo poderá ser gratuito. Clique aqui e acesse a seção “Agendar reparo de tela” ou procure uma loja autorizada da Apple para saber mais sobre o que poderá ser feito.
    • iPhone X : a Apple já está ciente dos problemas de “toque fantasma” desse modelo e realiza a troca do display sem custos adicionais por até três anos após a compra. [4]
    • iPhone 11 : se a tela não responde aos toques e o celular foi fabricado entre novembro de 2019 e maio de 2020, a Apple fará gratuitamente a troca. [5] Para saber se o seu dispositivo está apto a ser consertado, acesse este site e insira o número de série no campo disponibilizado.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 792 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade