PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Está morrendo de tédio? Superar o marasmo pode ser difícil, mas existem muitas formas de transformar uma situação chata em algo mais interessante. Encontre meios de canalizar a criatividade: leia, escreva, ou faça trabalhos manuais. Tire vantagem dos momentos de monotonia e seja produtivo: faça aquela tarefa que você vem adiando ou aprenda algo novo; encontre os amigos e descubra coisas divertidas para fazer pela cidade; procure novas formas de diversão. O fato de estar entediado em casa não significa que você não possa relaxar e dar risada.

Método 1
Método 1 de 5:

Usando a criatividade

PDF download Baixe em PDF
  1. Fazê-lo é uma ótima forma de se livrar do tédio, e o texto de um bom autor poderá ajudá-lo a tirar férias mentais. Os livros infantis e infantojuvenis são particularmente bons nisso, além de despertarem nossa criança interior, e sentimentos de fascinação e nostalgia.
    • Escolha um gênero que ache divertido. Dificilmente uma obra de ficção científica conseguirá acabar com o tédio de uma pessoa que nunca se interessou pelo gênero. Nesse caso, tente ler um livro de ficção histórica.
    • Caso não tenha nenhum livro em casa, visite a biblioteca ou a livraria do bairro. Sair na rua também vai ajudá-lo a combater um pouco do tédio.
  2. Essa é uma ótima forma de exercitar a criatividade, e você terá uma bela obra de arte para exibir por aí quando terminar. A prática também poderá ajudá-lo a adquirir uma nova habilidade, algo muito bem-vindo nos momentos de tédio.
    • O hábito de desenhar ou rabiscar também aumenta a inteligência: estudos sugerem que a atividade auxilia na concentração e na capacidade de ouvir os demais. [1]
    • Quem gosta de pintar e desenhar, mas está sem inspiração, pode sair de casa para criar uma obra de natureza morta, retratando o ambiente ao redor. Você também poderia retratar algum objeto interessante da casa.
    • Outra opção para quem quer usar a imaginação é desenhar ou pintar um personagem de ficção, não importa se de um livro ou filme.
  3. Os livros de colorir podem ser uma ótima forma de mandar o tédio embora, mesmo para as pessoas mais velhas. Pegue alguns lápis de cor, canetinhas ou gizes de cera e tente encontrar um livro desses perdido pela casa. Algumas horas colorindo vão ajudá-lo a aliviar o tédio, e você também pode deixar a televisão ligada ou colocar alguma música para tocar ao fundo. [2]
    • Caso não consiga encontrar um livro, tente colorir as figuras em preto e branco de jornais ou revistas. Outra opção é criar os próprios desenhos para colorir.
    • Quem é mais velho e se sente um pouco bobo colorindo livros infantis pode contar com os livros destinados especificamente ao público adulto. Escolha uma dessas publicações na livraria e veja como se sente.
  4. As listas são um meio divertido de passar o tempo — faça uma lista dos lugares que gostaria de conhecer, livros que gostaria de ler, ou objetivos que deseja atingir. Você também pode criar uma lista boba, sem nenhum propósito sério. [3]
    • Tal atividade vai desafiá-lo a pensar em diversas ideias diferentes, por exemplo: tente listar 50 canções de Natal diferentes ou 50 nomes de menina que comecem com a letra "A".
    • Você também poderia listar suas coisas favoritas, como seus filmes prediletos de um determinado gênero, seus livros ou seus destinos turísticos favoritos.
  5. Ninguém precisa ser um ótimo escritor para fazer isso, e por ser um pouco desafiadora, a escrita criativa poderá acabar com a monotonia e ajudá-lo a distrair a mente. Você se concentrará no que está escrevendo em vez de pensar no quanto está entediado. [4]
    • Escreva livremente se estiver com dificuldades para começar. Coloque no papel tudo o que vier à mente, sem filtros. Quando se deparar com algo interessante, tente desenvolver a ideia. Você poderia até começar com uma frase como "Estou tão entediado", e a partir daí descrever o sentimento de tédio.
    • Quem já gosta da atividade pode tentar escrever um romance, poema ou conto que sempre teve vontade de criar, mas para o qual nunca teve tempo.
    • Crie um blog. Caso se sinta bobo escrevendo sem nenhum propósito claro, comece um blog sobre um assunto que o interesse. Por exemplo, uma pessoa que adore concertos poderia escrever sobre música.
  6. Escreva uma carta ou e-mail . Pense em alguém que não veja faz tempo e tente escrever uma carta ou e-mail para essa pessoa. Dessa forma, você fará algo produtivo, retomando o contato com um ente querido e, de quebra, se livrará do tédio. [5]
    • Diga algo positivo para um amigo ou familiar — além de aliviar o tédio, você se sentirá melhor consigo mesmo. Diga que é grato pela ajuda que recebeu de alguém, por exemplo, ou que admira a forma como a pessoa lidou com uma certa situação difícil.
    • Escreva uma carta para soldados lutando batalhas longe de casa, vítimas de desastres naturais ou idosos em casas de repouso. Muitas organizações recebem e encaminham esse tipo de correspondência, e você sempre terá alguma coisa para fazer nos momentos de tédio.
  7. Seja devido a uma ocasião especial, seja porque você simplesmente acordou sentindo-se mais generoso, faça alguns presentes. Ninguém precisa ser o mestre dos trabalhos manuais para criar um objeto bonito e cheio de significado para um ente querido. [6]
    • Faça algo simples, como pintar um vaso de argila, criar uma colagem de fotografias, ou montar um cartão com adesivos e papel cartão.
    • Quem gosta de tricô ou crochê pode fazer cachecóis ou polainas, presentes fáceis que normalmente ficam prontos em um dia.
    • Crie um álbum de recortes, ou scrapbook , para alguém. Pegue um álbum próprio para scrapbook ou um caderno vazio, algumas fotografias, papel, cola e outros enfeites. Cada página pode ter um tema diferente, como fotos e lembranças específicas de um dia especial. [7]
  8. Quem está morrendo de tédio porque está preso em casa pode criar muitas coisas diferentes com os materiais que já tem à mão. Dessa forma, você não terá que sair para comprar nada e nem precisará gastar dinheiro. [8]
    • Crie uma luminária divertida, enchendo uma tigela de vidro com as luzinhas do Natal passado. Você também poderia colar as luzes nas paredes internas da tigela, criando um design sofisticado.
    • Tem materiais de costura e travesseiros velhos pela casa? Costure vários travesseiro juntos para criar uma almofada gigante, de corpo inteiro. Ela pode ser muito divertida nas festas de pijama das crianças, se você tiver filhos pequenos.
    • Sua casa tem diversas chaves diferentes? Pegue alguns frascos de esmalte e pinte cada uma delas de uma cor distinta, dessa forma, você terá mais facilidade para encontrar a chave certa nos momentos de correria.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Sendo produtivo nos momentos de tédio

PDF download Baixe em PDF
  1. Você poderá sentir-se letárgico ou desmotivado nos momentos de monotonia, o que só vai piorar a situação, principalmente quando precisa terminar uma tarefa importante no trabalho ou na escola. Para manter a produtividade em alta nos momentos em que o tédio afeta a motivação, concentre-se nas razões para concluir uma certa tarefa. [9]
    • Por exemplo, quando precisar terminar um trabalho escolar e estiver desmotivado, pense nos motivos para querer tirar uma nota boa na tarefa. Você poderia concentrar-se em objetivos acadêmicos, como aumentar a média final, ou em metas profissionais, como conseguir uma carta de recomendação do professor.
  2. Um corpo ativo vai ajudá-lo a manter a mente ativa, aliviando o sentimento de monotonia. Ninguém precisa praticar uma atividade física vigorosa, como jogar basquete, para permanecer ativo — faça algo tão simples quanto uma caminhada. Tirar o maior proveito possível do tempo livre, exercitando-se um pouco, vai ajudá-lo a combater o tédio.
    • Corra, ande de skate no parque, jogue basquete, futebol ou tênis.
    • Quem não é muito fã de atividades físicas ou está sedentário há muito tempo pode dar uma volta ao redor do quarteirão, no parque ou no centro da cidade. Você também pode trazer uma câmera fotográfica ou caderno de desenho para retratar momentos interessantes do passeio, se for uma pessoa com inclinações artísticas.
    • Dê um mergulho nos dias quentes.
    • Faça alguns alongamentos dentro de casa nos dias chuvosos — eles são fáceis e manterão o corpo tonificado e saudável.
  3. Essa atividade fortalece o corpo e combate o tédio. A mentalidade da yoga tem a ver com aceitar e se sintonizar com o momento presente, e adquirir mais consciência de ambiente ao redor e de você mesmo vai ajudá-lo a aliviar o tédio. Existem muitas aulas disponíveis na internet. [10]
    • Tome cuidado se estiver começando e siga uma rotina para iniciantes.
    • Ouça seu corpo e pare imediatamente se sentir qualquer desconforto.
  4. Essa é uma ótima opção para quem fica entediado com frequência: um novo hobby ou trabalho manual vai mantê-lo ocupado por horas a fio. [11]
    • Estude pintura, desenho ou escultura se você não tiver muitos dotes artísticos — existem muitos tutoriais na internet. Outra opção é aprender algum tipo de artesanato, como tricô.
    • Aprenda a cantar ou a tocar um instrumento caso não tenha muito talento para a música. Os momentos de tédio poderão ser dedicados à prática da habilidade.
    • Compre um livro de receitas e prepare um prato diferente por dia se você gosta de cozinhar. Experimente algo totalmente novo, como cozinha francesa ou tailandesa.
  5. Além de fazer maravilhas para o bem-estar físico e emocional, a prática da jardinagem também vai motivá-lo a sair de casa e se movimentar regularmente. [12]
    • Visite uma loja de jardinagem e compre diversas plantas e sementes da estação. Peça folhetos e informações sobre como plantar e cuidar de cada semente. Você também pode comprar alguns livros de jardinagem para iniciantes.
    • Comece uma pequena horta. Plante suas próprias ervas, como manjericão, e use-as para cozinhar.
    • Muitas pessoas que não têm um jardim cultivam frutas e vegetais na varanda, e você também pode colocar pequenos vasos de planta dentro de casa.
  6. Quando não temos nada para fazer, podemos aproveitar o tempo para planejar certas coisas com antecedência. Nos momentos de tédio, comece a planejar quaisquer viagens e eventos futuros. Por exemplo, se os planos para o Natal ainda não estiverem bem definidos, comece a procurar voos e verifique sua agenda. [13]
    • Outra opção é fazer planos mais simples. Por exemplo, talvez você tenha conversado com alguns amigos sobre jogar boliche algum dia — crie um evento no Facebook convidando todo mundo.
  7. Nos momentos de monotonia, sempre há algo que precisa ser feito pela casa: talvez os livros na estante não estejam organizados em ordem alfabética, ou talvez haja uma pilha de roupas esperando para ser dobrada. Organize um pouco a casa quando estiver entediado ─ você sentirá que realizou alguma coisa e, de quebra, terá aliviado um pouco o tédio. [14]
    • Caso precise de inspiração, consulte artigos online para encontrar maneiras divertidas e criativas de arrumar a bagunça.
  8. Todo mundo procrastina certas tarefas, mas evitar uma obrigação só para ficar morrendo de tédio não serve para nada. É bem melhor fazer o que precisa ser feito: você vai ocupar a mente e se livrará de vez daquilo que vinha adiando. [15]
    • Faça a lição de casa se for um estudante — dessa forma, você ocupará o tempo de forma produtiva.
    • Você vem adiando uma certa tarefa? Talvez odeie lavar a roupa, mas tenha uma pilha gigante de roupas sujas na área de serviço? É melhor lavar a roupa do que ficar morrendo de tédio.
    • Muitas pessoas adiam obrigações importantes, como pagar as contas. Se não tem nada para fazer, por que não pagar a TV à cabo, o plano de saúde ou a fatura do cartão de crédito com antecedência? Você se sentirá melhor sabendo que não precisa mais se preocupar com as contas pelo resto do mês.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Interagindo com outras pessoas

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguns jogos, como xadrez, damas ou Banco Imobiliário, exigem outros jogadores, mas muitos aplicativos para celular e consoles de videogame permitem que você jogue online com os amigos, mesmo que não tenha ninguém por perto. Outra opção é encontrar outros jogadores disponíveis na plataforma ─ muitas pessoas jogam cartas online, por exemplo. [16]
    • Experimente algum jogo de cartas, alguns deles não precisam de mais de um jogador, como paciência. Outros, como Uno ou buraco, exigem mais pessoas.
    • Use o smartphone. Talvez todos os seus amigos estejam viciados em um jogo mobile com perguntas sobre conhecimentos gerais; nesse caso, veja se um deles quer jogar agora.
    • Interaja com os amigos através do videogame ─ muitos consoles permitem a interação entre outros jogadores.
  2. Você não precisa de nenhum tipo de material, nem todos os jogos exigem um tabuleiro ou um baralho: alguns exigem apenas sua voz e um pouquinho de imaginação.
    • Vocês podem jogar algo como "Eu vejo com meus olhinhos", "verdade ou desafio", "stop", "detetive e ladrão", "20 perguntas" e mais.
    • Criem uma história juntos — cada pessoa acrescenta uma linha ao enredo, que pode ser verbal ou escrito.
    • Façam brincadeiras de improvisação, como charadas.
    • Tentem descobrir formas nas nuvens (ou rochas, se estiver em uma área montanhosa). Essa brincadeira é muito simples e exercita a criatividade.
  3. Quando se sentir sozinho e entediado, saia de casa e veja se um amigo quer tomar um café. Você não precisa gastar muito dinheiro para conversar com alguém enquanto toma uma xícara de café, e uma boa conversa é uma ótima forma de acabar com a monotonia. [17]
    • Vá sozinho ao café se ninguém puder acompanhá-lo. Talvez você encontre outra pessoa sozinha e possa puxar assunto — isso acabará com a monotonia e vai ajudá-lo a fazer um novo amigo. Comente alguma coisa sobre o ambiente, como "Nossa, adoro a atmosfera deste café!".
  4. Se estiver na companhia de outras pessoas da sua idade, procure filmes antigos que estejam espalhados pela casa. Rever os clássicos da infância ou da adolescência pode ser uma ótima forma de curtir um momento nostálgico e acabar com a monotonia. Você também pode assistir a muitos filmes online através de serviços como a Netflix. [18]
    • Caso esteja sozinho em casa, veja se um amigo quer assistir a um certo filme antigo ao mesmo tempo que você, conversando por mensagens de texto durante a sessão. Dessa forma, você se sentirá acompanhado mesmo sem ter ninguém por perto.
  5. Muitas vezes, sentimos tédio porque não temos dinheiro para fazer algo divertido, mas ninguém precisa ser rico para sair às compras. Visite o brechó do bairro se estiver entediado e não tiver muito dinheiro sobrando — você poderá encontrar diversas roupas por um preço relativamente baixo. [19]
    • Mesmo que não compre nada, você poderá divertir-se escolhendo e provando roupas engraçadas do brechó.
  6. Quando não conseguir pensar em nada para fazer com os amigos, finja que vocês nunca estiveram na sua cidade antes. Planeje um dia para visitar todos os pontos turísticos e comer nos restaurantes mais conhecidos, essa é uma oportunidade de revisitar locais para os quais vocês nunca deram muito valor. [20]
    • Pense nas coisas que os turistas costumam fazer na cidade: vá ao museu ou faça uma caminhada nas trilhas da região.
    • Existe um restaurante ou lanchonete obrigatória para todo mundo que visita a cidade? Experimente comer alguma coisa lá.
  7. Quando estiver entre amigos e não tiver nada para fazer, coloque algumas roupas elegantes, faça uma maquiagem bem bacana e comece uma sessão de fotos. Use uma câmera ou smartphone para tirar fotografias de você e dos seus amigos, em diversas poses diferentes. Saia de casa e tire fotos divertidas ao ar livre. [21]
    • A sessão de fotos não precisa ser séria se você não estiver a fim. Tire fotografias bem-humoradas para dar risada mais tarde.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Encontrando formas de se divertir

PDF download Baixe em PDF
  1. A internet é uma ótima fonte de entretenimento, portanto, tente procurar por algo como "fotos fofas de pugs" e passe algum tempo admirando cachorrinhos adoráveis. Outra opção é pesquisar vídeos de bebês ou animais fofinhos. [22]
    • Se estiver conversando com um amigo que também esteja entediado, compartilhem fotos e vídeos fofos um com o outro.
  2. Dê uma olhada no armário da cozinha quando não tiver nada para fazer — provavelmente, você encontrará farinha e açúcar. Confira os ingredientes disponíveis e encontre uma receita fácil na internet, essa pode ser uma forma divertida e produtiva de passar o tempo. [23]
    • Tente cozinhar alguma coisa para um ente querido que esteja prestes a fazer aniversário.
  3. Presenteie os amigos ou crie trilhas sonoras para você mesmo, como uma coleção de canções para ouvir no carro. [24]
    • Opte por trilhas sonoras criativas, já que você precisará de mais tempo para decidir quais canções incluir. Por exemplo, não crie uma coletânea chamada "Melhores Canções do verão", mas sim algo como "Melhores Canções do verão de 1997".
    • Outra opção é criar um CD voltado para um tema ou sentimento aleatório, como canções sobre animais, músicas que o deixem triste ou bandas que façam você dançar.
  4. Coloque alguma música para tocar e comece a dançar na sala — você não precisará ter medo de parecer bobo se não tiver ninguém olhando. Mesmo que não seja um grande dançarino, dançar sozinho poderá ser mais divertido do que você imagina. [25]
    • Assista a alguns vídeos de dança na internet e tente copiar os passos se quiser aprender a dançar.
  5. Rever fotos antigas pode ser uma atividade divertida — talvez você se surpreenda com o quanto mudou desde a oitava série, ou talvez morra de rir com as fotos do primeiro ano de faculdade, já que ficará impressionado com o quanto seu estilo mudou com o tempo. [26]
    • Olhe fotos digitais se não tiver nenhum álbum de papel por perto — navegue pelo álbum mais antigo do Facebook, por exemplo.
  6. Muitos comediantes têm canais no YouTube, onde compartilham conteúdos bem-humorados, e você também poderá pesquisar vídeos de comédia stand-up . Procure coisas engraçadas na internet quando estiver entediado, as risadas vão ajudá-lo a passar o tempo. [27]
    • Caso não saiba por onde começar, uma simples busca no Google por termos como "melhores comediantes da internet" ou "vídeos engraçados" vai render resultados suficientes para mantê-lo ocupado por um bom tempo.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Evitando o tédio

PDF download Baixe em PDF
  1. O tédio costuma ser associado ao sentimento de sono ou letargia, mas as pessoas também podem sentir-se assim quando são bombardeadas por muitos estímulos externos ou se sentem tão agitadas e cheias de energia a ponto de não conseguirem concentrar-se em uma única coisa. [28]
    • Por exemplo, podemos sentir tédio em um café agitado, com uma música alta tocando e várias pessoas falando ao mesmo tempo. O resultado do estímulo causado por tanto barulho pode sobrecarregá-lo ou distrai-lo, impedindo que uma tarefa seja finalizada. [29]
    • Ou talvez você se sinta entediado porque está cheio de energia e não consegue concentrar-se em uma única coisa por mais de dois minutos. A energia em excesso pode surgir de fontes normais, como uma boa noite de sono ou o nervosismo causado por um voo de avião, e nós podemos confundir o excesso de estímulos internos com o tédio.
    • Caso se sinta sobrecarregado pelo estímulos externos, tente reduzi-los. Por exemplo, coloque fones de ouvido e ouça alguma música ou ruído branco se estiver em um ambiente barulhento, ou tente ir para um lugar com menos distrações.
    • Faça alguma atividade para liberar a energia se estiver sentindo-se muito agitado, como uma caminhada. Quando terminar de caminhar, volte ao que estava tentando fazer.
  2. A menos que queira muito assistir a um determinado programa, evite usar a televisão e as redes sociais como forma de passar o tempo — isso vai levá-lo a fantasiar com o que preferia estar fazendo, e estudos demonstram que tal mentalidade pode intensificar ainda mais a sensação de tédio. [30]
  3. Sonhar com outros lugares ou atividades mais divertidas vai agravar o sentimento de monotonia, em vez de abrandá-lo. Esses pensamentos darão a impressão de que a atividade atual é maçante, mesmo que seja alguma coisa que você normalmente consideraria estimulante.
    • Para quem gosta de sonhar acordado de vez em quando, tarefas repetitivas como limpar o chão ou cortar a grama são boas oportunidades de se perder em pensamentos, já que as atividades que exigem pouca "presença mental" não são visivelmente afetadas por esse hábito.
  4. Caso encontre grandes lacunas na agenda do dia, tente preenche-las com alguma coisa interessante. Talvez você note que sempre fica entediado e frustrado em uma determinada hora do dia e, nesse caso, agendar uma atividade específica para tal horário é uma boa forma de evitar a monotonia. [31]
  5. . Entre em um clube ou grupo de jovens para estruturar seu tempo livre, ou faça planos com os amigos. Quando sentimos que não temos nada para fazer, não há nada melhor para combater o tédio do que curtir a companhia de outras pessoas. Convide os amigos para um passeio, ou chame um vizinho para uma partida rápida de futebol ou basquete . Mesmo que simplesmente saia para tomar um café ou caminhar com um colega pelo centro da cidade, você já estará fazendo algo novo. Passe o tempo com os amigos de sempre ou retome o contato com velhos conhecidos para sacudir a rotina.
    • Nada substitui a interação ao vivo e a cores — encontre os amigos pessoalmente e não troque a socialização verdadeira pelas redes sociais.
    • Vá acampar. Qual o próximo feriado? Tiradentes? Natal? Férias de Julho? Pesquise acampamentos divertidos para passar o tempo livre.
  6. Um estudo recente descobriu que as pessoas que faziam pausas de dois minutos no meio de tarefas monótonas de 50 minutos se sentiam mais concentradas, relaxadas e produtivas no final da atividade. [32] Tenha alguma coisa pela qual esperar caso vá começar um projeto demorado, como um vídeo no YouTube, uma música ou um artigo que queira muito ler, e recompense-se a cada 30 minutos de trabalho com dois minutos de descanso.
    • Retire-se do ambiente de trabalho por um minuto. Mesmo que seja uma rápida ida à cozinha para tomar um copo de água, alguns minutos podem ser revigorantes. Vá ao jardim e sinta o cheiro das flores para respirar um pouco de ar fresco.
  7. A ideia de que deixar o rádio ou a televisão ligados, como uma espécie de plano de fundo, pode criar um ambiente de trabalho mais produtivo e relaxante é um equívoco bastante comum. Infelizmente, isso divide a atenção do subconsciente e faz com que você se sinta mais entediado do que se estivesse trabalhando em completo silêncio. Concentrar-se completamente na tarefa, mesmo que seja uma atividade "chata", é uma opção mais inteligente do que dividir o foco do cérebro com estímulos concorrentes.
    • Use a música ou o rádio como uma recompensa, e não como distração. Você será mais produtivo se fizer intervalos cronometrados durante atividades maçantes do que seria se tentasse acabar tudo de uma vez, mas deixasse o rádio tocando ao fundo.
  8. [33] As pessoas têm mais dificuldade para se concentrar no trabalho quando apresentam níveis muito baixos de açúcar no sangue. Mantenha lanchinhos saudáveis, como nozes ou frutas, na mesa de trabalho para manter o cérebro funcionando em potência máxima. Recompense-se com um pouquinho de chocolate quando terminar uma lição de casa particularmente difícil, ou uma série de memorandos no escritório.
    • Os energéticos e outras fontes de cafeína são opções populares, mas a "queda" de glicose causada por bebidas cafeinadas ricas em açúcar afeta a produtividade em longo prazo. Evite esses estimulantes para não cair mais uma vez na monotonia.
  9. Algumas pessoas gostam de trabalhar sentadas em bolas de ginástica, em vez de cadeiras de escritório, ou usam algum outro acessório ergonômico para permanecerem ativas, mas você não precisa gastar rios de dinheiro para se manter em movimento. Saia do escritório e faça uma caminhada rápida, ou pare por quinze minutos para fazer uma sessão de alongamentos no banheiro — tudo isso vai aumentar os níveis de energia do corpo e mantê-lo alerta.
    • Se tiver uma esteira em casa, tente trabalhar nela usando uma mesa elevada. Trabalhar em pé é uma forma saudável e eficiente de manter o foco.
  10. Caso sinta que tem tempo de sobra, procure um emprego de meio-período ou uma oportunidade de voluntariado. Ganhar dinheiro ou ajudar quem precisa é uma forma produtiva de preencher o tempo livre que tem provocado insatisfação na sua vida. Aqui estão algumas ideias para começar:
    • Comércios locais, como lojas e cafés, são bons lugares para procurar um emprego de meio-período, e costumam oferecer horários flexíveis de trabalho, sendo uma ótima opção para estudantes.
    • Hospitais, asilos, abrigos de animais e organizações que distribuem alimentos estão sempre procurando por voluntários. Além de ser uma atividade emocionalmente gratificante, o trabalho voluntário pode deixar seu currículo mais atraente.
    • Trabalhe como autônomo. Ofereça-se para fazer faxinas e serviços de jardinagem, levar cachorros para passear ou cuidar de bebês e crianças. Quem tem habilidade manual também pode fabricar os próprios produtos, como bolsas e cachecóis, e vendê-los na internet.
    Publicidade

Dicas

  • Não reclame de tudo — as pessoas costumam achar que a vida é monótona quando encontram defeitos em tudo.
  • Diga sim se alguém pedir que você faça alguma coisa ou participe de algum evento. Não deduza que uma atividade é chata antes mesmo de tentar.
  • Mude de ambiente. Sente em outro canto da casa ou escritório, ou vá para um lugar completamente diferente — essa é uma ótima forma de abrandar o tédio.
  • Não se convença a ficar entediado. Em vez disso, concentre-se em algo útil, positivo e criativo, como os estudos, a arte e um projeto de construção, ou simplesmente compartilhe ideias e ajude outras pessoas pelo bairro, principalmente crianças e idosos.
  • Não tenha medo de errar, principalmente se estiver fazendo algo novo ─ é melhor cometer e um erro e aprender com ele do que passar o dia todo entediado e sem fazer nada.
  • Jogue no computador. Existem muitos jogos divertidos para computador que vão mantê-lo ativo durante os momentos de tédio.
  • Saia de casa, é divertido lá fora!
  • O tédio é causado quando uma pessoa não consegue usar o subconsciente de modo positivo. A positividade pode evitar o tédio.
Publicidade

Avisos

  • Muitas pessoas têm o hábito de comer para se distrair, mas evite fazer isso. No entanto, se realmente estiver com fome, aproveite para comer alimentos saudáveis, como frutas ou vegetais.
  • Não fique deprimido por estar entediado, todo mundo se sente assim. Encare o tédio como um desafio.
  • Evite ficar muito mal-humorado, você vai magoar as pessoas ao redor. Saia para caminhar, leia um bom livro ou pratique um pouco de yoga se estiver irritado por causa do tédio ─ não descarregue as próprias frustrações em outras pessoas.
  • Não apele para as drogas, nem faça nada ilegal para tentar passar o tempo — isso é contraproducente e autodestrutivo.
  • Faça listas divertidas.
Publicidade
  1. http://www.mydomaine.com/things-to-do-when-bored
  2. https://www.danielbranch.com/50-things-to-do-on-a-boring-day-at-home/
  3. http://www.mydomaine.com/things-to-do-when-bored
  4. http://www.mydomaine.com/things-to-do-when-bored
  5. https://www.danielbranch.com/50-things-to-do-on-a-boring-day-at-home/
  6. https://www.danielbranch.com/50-things-to-do-on-a-boring-day-at-home/
  7. https://www.danielbranch.com/50-things-to-do-on-a-boring-day-at-home/
  8. http://www.collegefashion.net/college-life/25-inexpensive-or-free-ways-to-cure-summer-boredom/
  9. http://www.collegefashion.net/college-life/25-inexpensive-or-free-ways-to-cure-summer-boredom/
  10. http://www.collegefashion.net/college-life/25-inexpensive-or-free-ways-to-cure-summer-boredom/
  11. http://www.collegefashion.net/college-life/25-inexpensive-or-free-ways-to-cure-summer-boredom/
  12. http://www.collegefashion.net/college-life/25-inexpensive-or-free-ways-to-cure-summer-boredom/
  13. http://www.mydomaine.com/things-to-do-when-bored
  14. http://www.mydomaine.com/things-to-do-when-bored
  15. https://www.danielbranch.com/50-things-to-do-on-a-boring-day-at-home/
  16. http://www.mydomaine.com/things-to-do-when-bored
  17. http://www.mydomaine.com/things-to-do-when-bored
  18. https://www.danielbranch.com/50-things-to-do-on-a-boring-day-at-home/
  19. https://www.apa.org/monitor/2013/07-08/dull-moment.aspx
  20. https://www.psychologytoday.com/blog/ulterior-motives/201209/what-is-boredom
  21. http://www.bostonglobe.com/ideas/2012/12/02/could-boredom-curable/Mz1W0a5jfyrtTH9wZgdFVI/story.html
  22. http://www.scotthyoung.com/blog/2007/05/29/eliminate-boredom-with-these-12-tips/
  23. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0010027710002994
  24. http://www.livescience.com/17885-office-boredom-health-productivity.html

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 408 264 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade