Baixe em PDF Baixe em PDF

Muitas pessoas não sabem muito bem lidar com a fé, mesmo depois de frequentarem a igreja a vida inteira. Além disso, como não é possível provar a existência de Deus, às vezes é difícil crer em algo que não podemos ver, tocar ou ouvir. Por outro lado, é justamente a fé que nos ajuda a criar laços afetivos com Jesus. Além disso, de acordo com o Cristianismo, ela é uma dádiva divina — não algo artificial — e pode ser reconquistada quando perdida.

Método 1
Método 1 de 2:

Começando a seguir Jesus

Baixe em PDF
  1. Todo mundo tem dúvidas de vez em quando. Por isso, não se culpe se a sua fé em Jesus estiver abalada — afinal, às vezes fica difícil crer em algo que não se pode ver. Mesmo assim, quem tem mesmo vontade de honrar o Pai acaba enxergando Deus e suas ações benevolentes no mundo. [1]
    • O livro de João diz que um dos próprios seguidores de Jesus, Tomé, teve dificuldade para crer que estava vendo Cristo após a ressurreição. Se isso aconteceu com alguém tão próximo do messias, é normal acontecer com quem nunca o viu.
    • Efésios 2:8-9 traz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus". Quer dizer que a fé não tem a ver com ações ou obrigações, mas sim um dom de Deus. [2]
  2. Não existem provas arqueológicas da existência de Jesus, mas muitos historiadores acreditam que ele foi um homem de verdade. Imagine-o assim, de carne e osso, e pense no impacto social e político que ele causou por onde passou — e fica mais fácil ter fé. [3]
    • Leia livros sobre a vida de Jesus, não necessariamente da literatura gospel, para se familiarizar um pouco mais com o assunto.

    Você sabia? Historiadores clássicos, como Flávio Josefo e Tácito, escreveram sobre a vida de Jesus e seus seguidores poucas décadas após a sua morte. Eis mais um argumento para a existência de Cristo.

  3. A Bíblia diz que Jesus foi morto na cruz por causa dos seus ensinamentos mais radicais sobre Deus. Três dias depois, ele ressuscitou, deixou a sua tumba e, assim, criou uma "ponte" entre o pecado e o Senhor. [4]
    • Para entender como a morte de Jesus pagou os pecados da humanidade: lembre-se de que, no Velho Testamento, Deus pedia que as pessoas fizessem sacrifícios de animais, plantações etc. para conseguir o perdão. Ele enviou o seu filho para a Terra para tomar o lugar dessas cerimônias e, assim, poupar o homem.
    • João 3:16, uma das passagens mais famosas da Bíblia, descreve a função de Jesus no perdão humano: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
    • João 14:6, por sua vez, reitera essa mensagem: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim".
  4. Todo mundo já desobedeceu algum comando de Deus. O pecado pode ser algo pequeno, como contar uma mentira, ou sério, como matar outra pessoa. Por exemplo: talvez você tenha contado uma história exagerada para um professor ou chefe para se livrar de uma tarefa; talvez tenha tratado alguém mal sem querer; talvez tenha desobedecido os seus pais, sabendo que eles não iriam descobrir. Ainda assim, só segue Jesus quem admite o próprio pecado. [5]
    • Romanos 3:23 diz: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".
    • Nenhuma pessoa é necessariamente ruim só porque peca. Só quer dizer que ninguém é perfeito. Segundo a Bíblia, somente Jesus passou pela Terra sem cometer qualquer ato de desobediência.
    • Como todo mundo peca, ninguém é digno de receber a vida eterna ao lado de Deus. Contudo, Ele é tão amoroso e bondoso que tornou essa conquista possível. Romanos 6:23 traz: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor". Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que, nessa passagem, "morte" indica a separação do Pai.
  5. A Bíblia diz que o Senhor é bom e, embora Suas leis e regras pareçam rígidas, elas existem para manter a humanidade segura e feliz. Por outro lado, Ele ama e protege até quem não segue essas regras. [6]
    • Hebreus 11:3 explica que, embora não possamos ver Deus, Ele é responsável por criar o mundo: "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente".
  6. Ore a Deus em busca de perdão e confesse a sua fé. Quando começar a crer que Jesus é filho de Deus e entender que, assim como todo mundo, você peca, peça o perdão do Senhor. Essa primeira oração é conhecida como a Oração de Salvação e é a única "obrigação" de qualquer pessoa que quer se tornar cristã. [7]
    • Diga algo como: "Meu Senhor, eu sei que cometi erros e que nunca vou ser perfeito. Quero afastar todo pecado e seguir as palavras de Jesus. Perdoe tudo o que eu fiz de errado e me ajude a ser uma pessoa melhor a cada dia". Ainda assim, você tem a liberdade de dizer o que quiser nessa oração, desde que seja algo sincero.
    • 1 João 1:9 traz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça".
  7. Não basta dizer a Deus que quer afastar o pecado. Você tem que fazer o possível para deixar os atos incorretos para trás. É a chamada penitência , passo importante na jornada de todo cristão. [8]
    • Não se preocupe se não acertar tudo logo de cara. O processo dura uma vida inteira, mas Deus vai estar ao seu lado — basta perseverar.
  8. O batismo é a clássica cerimônia em que a pessoa é mergulhada na água e sai logo em seguida. Ele simboliza a renovação o espírito no Pai. A Bíblia diz que todos os crentes devem ser batizados, mas que isso não é condicional para entrar no reino dos Céus. [9]
    • Em Atos 2:38, Pedro diz: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo". O Espírito Santo é o espírito de Deus que habita naqueles que creem e os distancia do que é mau.
    • Em algumas denominações, os convertidos não precisam mergulhar toda a cabeça ou o corpo. Em vez disso, eles recebem um batismo simbólico com um salpico de água.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Mantendo a fé em épocas difíceis

Baixe em PDF
  1. Dedique um tempo diariamente a Jesus para criar laços com ele e começar a sentir a influência dele na sua vida. Você pode começar a se sentir mais certo das coisas ou até ter certa paz na hora de meditar, por exemplo. Quanto mais estreita for a sua relação com Deus, mais fácil vai ser crer n'Ele. [10]
    • Você pode ler a Bíblia, orar, escrever no seu diário ou fazer outras coisas para se aproximar de Jesus. Algumas pessoas até oram quando estão cuidando de casa, dirigindo, cozinhando ou cantando!
    • Peça para Jesus fortalecer a sua fé e preste atenção às formas com que ele se manifesta no dia a dia. [11]
  2. A Bíblia é cheia de histórias de pessoas que tiveram a sua fé testada em épocas complicadas. Essas histórias ajudam a conectar os cristãos de hoje com aqueles que já tiveram problemas emocionais, físicos etc., mas continuaram crendo na bondade de Deus. [12]
    • Os primeiros cristãos foram perseguidos e até mortos após a crucificação de Jesus. Alguns dos livros do Novo Testamento, como Romanos, Coríntios (1 e 2) e Hebreus, foram escritos nessa época e mostram que os crentes viviam com medo, mas ainda assim não perdiam a fé. [13]
    • 2 Coríntios diz que o apóstolo Paulo foi acometido por um mal desconhecido. Esse mal nunca recebeu nome, mas é chamado de "espinho na carne". Ele serviu para ajudar Paulo a permanecer humilde e crente.
    • Jesus foi traído por um de seus principais amigos e, na noite anterior à sua morte, orou por horas a fio. A sua fé e a determinação para cumprir o seu destino, descritas nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e João, podem inspirar qualquer pessoa que esteja passando por tempos difíceis.
  3. Conforme ora e lê passagens da Bíblia, peça para Jesus lhe dar forças para perseverar, seja qual for o problema — depressão, doenças físicas, relacionamentos familiares complicados etc. Ele vai dar conforto à sua vida, desde que você peça. [14]
    • Não quer dizer que Jesus vai resolver todos os seus problemas em um piscar de olhos ou que a sua vida vai ficar perfeita. Ainda assim, ele dá forças para enfrentar essas situações.
    • 1 Pedro 5:7 traz: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós".
  4. Independentemente do que está acontecendo na sua vida, ore para Jesus mostrar o que você pode extrair de cada experiência. Reflita, leia a Bíblia e ore para ter sabedoria para esses momentos. [15]
    • Por exemplo: se você está de luto por um ente querido, comece a valorizar as pessoas que ainda estão ao seu lado. Isso não vai acabar com a dor, mas ajuda a aproximar o seu coração dos corações dos outros.
    • Provérbios 3:5-6 traz: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas".
  5. Busque grupos de pessoas que também creem para fortalecer a sua fé e se integrar à comunidade. Dá para aprender bastante com a sabedoria e as experiências de outros cristãos. [16]

    Dica : muitas vezes, a igreja é o melhor lugar para conhecer outros cristãos. Vá a um templo mais contemporâneo se você não se sente à vontade nos tradicionais. Por outro lado, se não gosta da ideia de ir a cultos, você pode buscar grupos mais informais de estudos da Bíblia na sua área.

    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 110 510 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade