Baixe em PDF Baixe em PDF

A experiência fora do corpo (também conhecida como EFC, projeção de consciência, ou projeção astral) é uma vivência que ultrapassa as barreiras físicas. Algumas pessoas chegam até a se ver, com suas almas supostamente flutuando sobre os corpos! [1] Esses eventos costumam ocorrer quando há mudanças no nível de consciência; podem se dar durante o sono, em uma situação de alto risco, ou sob influência de certos medicamentos e drogas. [2] Se essa for uma curiosidade sua, há algumas técnicas simples e seguras para tentar induzir a projeção. Vá de cabeça aberta, e lembre-se: a jornada é mais importante do que o resultado.

Método 1
Método 1 de 2:

Tentando o método da programação mental

Baixe em PDF
  1. Antes de qualquer coisa, é preciso sentir firmeza na sua intenção. Expresse sua ideia para o universo, e repasse o quanto for necessário, especialmente antes do grande momento.
    • Vá repetindo uma frase ou mantra, como: “Hoje à noite, vou sair do meu corpo, e depois voltar a ele”.

    Você sabia? Alguns acreditam que a experiência fora do corpo tem caráter paranormal ou espiritual, enquanto outros dizem que ela não passa de um fenômeno físico. [3]

  2. Seja o mais específico possível com a hora, e escolha um local confortável e silencioso (que não seja a sua cama) para testar a prática.
    • Você poderia falar algo assim: “Hoje, eu terei uma projeção astral depois de me deitar”. Em seguida, determine um espaço para EFC, como o seu sofá.
    • É importante não estar na cama durante o fenômeno, ou é bem provável que você simplesmente durma.
    • Encare esse novo ambiente como uma oportunidade de experimentar. Você pode até decorá-lo antes, caso isso o deixe mais confortável. Que tal pendurar uns cristais para criar um ar místico? [4]
  3. Deite-se na cama como de costume. Antes de cochilar, programe o relógio para despertar em aproximadamente quatro horas.
    • Leve em consideração o tempo que demora para pegar no sono. É importante já ter atingido o sono REM (“Rapid Eye Movement”, ou “Movimento Rápido dos Olhos”) quando o alarme tocar.
  4. Enquanto relaxa, vá pensando na experiência que deseja ter; essa deve ser a sua única preocupação antes de adormecer.
    • Se os pensamentos começarem a desandar, simplesmente traga de novo o foco para o seu propósito.
    • Nesse momento, vale repetir a frase ou mantra que definiu antes.
  5. Logo ao acordar, fique sentado em silêncio por uns quinze minutos; depois, caminhe até o ambiente que você preparou. Procure evitar os pensamentos sobre qualquer outro assunto.
    • Deixe o celular no mudo, e evite interrupções dos seus familiares ou pets durante todo o processo. [5]
  6. Procure uma posição confortável. Você pode deixar os braços ao longo do corpo, ou cruzar as mãos sobre o peito; fica a seu critério. Comece a repetir o seu desejo bem baixinho.
    • Diga assim: “Vou sair do meu corpo agora”, ou “Estou iniciando a minha projeção de consciência”.
  7. Feche os olhos quando se sentir pronto; em seguida, comece a visualizar o seu espírito se levantando e caminhando. Ande pelos cômodos, prestando atenção nos detalhes e objetos familiares. Mantenha a calma, e se abra para a experiência.
    • Pense em você tocando aquele quadro bonito da sala, ou mexendo naquele brinquedinho da estante.
    • Esqueça o seu corpo físico. [6]
    • Quando conseguir visualizar com mais clareza, comece a explorar a área externa da casa. Tente se imaginar caminhando pela rua (ou levitando, se for mais divertido!).
  8. Vá se aventurando por outros lugares, sempre mentalizando a EFC.
    • No geral, é nesse momento que a projeção astral realmente começa, e ela pode, inclusive, se manifestar como um tipo de sonho lúcido . [7] O objetivo é manter-se consciente, e guiar o processo do adormecimento.
  9. Não fique chateado se não conseguir de primeira: talvez você precise praticar bastante antes de alcançar o resultado desejado! Veja essa jornada como uma meditação profunda, e não encane demais. Após cada tentativa, registre todos os detalhes da projeção em um diário próprio para isso. [8]
    • Ao escrever as experiências, fica mais fácil processá-las e entendê-las, além de acompanhar o seu progresso.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando a técnica de visualização

Baixe em PDF
  1. Escolha um lugar calmo e silencioso, onde não haja interrupções. [9] Você pode ficar em uma cama, sofá, tapete de ioga, ou até na grama, caso encontre um espaço ao ar livre bem tranquilo. Em seguida, é hora de esvaziar a mente.
    • Coloque as mãos sobre o peito ou ao longo do corpo, como preferir.
  2. Feche os olhos, e tente enxergar o seu corpo subindo, levitando a uma pequena altura do local em que estiver deitado. [10]
    • Concentre-se na imagem e sensação de flutuar. Caso perca o foco, gentilmente retome de onde parou.

    Dica: Esse método baseia-se na meditação por visualização. Há algumas versões guiadas na internet, que podem ajudá-lo a desenvolver as habilidades necessárias para o processo.

  3. Enquanto imagina o seu corpo pairando sobre o leito, procure sentir efetivamente como seria essa experiência. Dedique toda a sua atenção a isso, até que a sensação de contato com a superfície desapareça. [11]
    • Para alcançar um nível alto de desprendimento, talvez seja necessário mentalizar a cena por algum tempo. Se perder a concentração, basta respirar fundo e recomeçar.
  4. Quando o corpo estiver bem relaxado, imagine-se levantando devagar, andando pelo ambiente, e explorando os objetos e detalhes. Não tente racionalizar suas atitudes: o melhor é deixar acontecer. [12]
    • Nesse momento, pode surgir a vontade de olhar para o seu corpo, mas não faça isso até estar craque nos outros passos; do contrário, você pode romper a projeção, pois pensar na parte física é uma forma de voltar a ela!
  5. Essa EFC com base em visualização é um pouco difícil de aprender, por isso, tenha paciência. Vá repetindo a sequência, até se sentir totalmente confortável com ela. [13]
    • Você vai precisar de alguns meses para dominar todos os passos. Comece, por exemplo, treinando a levitação, depois tente aprender a se desligar da superfície, e assim por diante.
    Publicidade

Dicas

  • Uma ideia é começar com espaços conhecidos, como a sua casa, ou o cômodo em que estiver. Conforme for progredindo na indução e controle da projeção astral, experimente trabalhar com áreas mais amplas. Há quem diga que é possível atravessar a realidade física, e explorar outras dimensões durante a EFC.
  • Tenha calma. A projeção de consciência acontece de maneira gradual.
  • Não dá para dizer ao certo se você teve uma experiência fora do corpo; isso tem mais a ver com as suas sensações, e percepção do fenômeno. É esperado que você sinta um desligamento entre alma e matéria, podendo ou não ver o seu corpo físico durante a meditação. [14]
  • Para encerrar a viagem, basta se imaginar voltando ao mundo material. É possível que isso aconteça involuntariamente se surgir alguma necessidade física, como fome ou vontade de ir ao banheiro, ou se houver uma interrupção externa, como um barulho alto.
  • Há várias técnicas para atingir uma EFC. Se um método não funcionar para você, pesquise outros na internet.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 165 623 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade