Baixe em PDF Baixe em PDF

Ter um cachorro é, ao mesmo tempo, uma delícia e uma baita dor de cabeça. Quem tem um cãozinho babão em casa conhece bem as manchas de saliva que ficam nas roupas, nos móveis, nas janelas e em vários outros objetos. Felizmente, as manchas podem ser removidas de praticamente qualquer superfície com produtos fáceis de encontrar na despensa, como vinagre e álcool 70. Antes da faxina, porém, leia as etiquetas dos objetos manchados para saber como limpá-los e faça um teste em uma partezinha escondida.

Método 1
Método 1 de 3:

Removendo as manchas com uma solução de vinagre

Baixe em PDF
  1. Combine ¼ de xícara de vinagre branco com uma colher de chá, cada, de detergente e bicarbonato. Polvilhe o bicarbonato lentamente na solução para que ela não faça muita espuma. Em seguida, complete com uma xícara de água fria.
    • Misture os ingredientes em uma garrafinha de spray limpa para aplicar a solução facilmente na mancha.
    • A água quente pode cozinhar as proteínas da saliva e tornar a mancha permanente. Use apenas água fria.
  2. A solução pode ser usada em tecidos laváveis e em estofados, tapetes, janelas, pisos e paredes resistentes à água. Por segurança, porém, leia com atenção as instruções de cuidados dos itens antes de limpá-los. Também é recomendado que você teste a solução em uma parte escondida do objeto antes de tratar a mancha.
    • As etiquetas dos móveis costumam vir com letras. Caso a peça tenha um W, isso significa que ela pode ser lavada com água. Já se tiver um F ou um P, ela deve ser lavada a seco. As peças com um X na etiqueta não devem ser lavadas a seco em nenhuma hipótese. [1]
    • Caso a etiqueta tenha um F ou um P, limpe a peça com álcool ou com um solvente próprio para lavagem a seco. Por segurança, não use água se a peça não tiver nenhuma letra.
  3. Caso o item seja resistente à água, borrife um pouquinho da solução na superfície, sem encharcar. Deixe agir por 15 minutos se estiver limpando um tecido. Para tirar manchas de superfícies duras, não é necessário deixar a solução agir.
    • Caso não tenha uma garrafinha de spray, aplique a solução na mancha com um pano branco de alta absorvência.
    • O vinagre pode fazer com que os tecidos soltem tinta. Logo, o ideal é usar um pano branco na limpeza.
  4. Molhe um pano branco limpo com água fria e torça para tirar o excesso. Para a limpeza de tecidos, bata com o pano delicadamente na mancha para absorver a solução. Já para limpar uma superfície dura, basta esfregar o pano na solução. [2]
  5. Deixe o local da manchar secar naturalmente ou enxugue-o com um paninho para ir mais rápido. Depois de seco, de uma olhada no item. Repita o passo a passo acima, se necessário, até a mancha desaparecer.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando álcool 70

Baixe em PDF
  1. Caso o item não seja resistente à água, borrife um pouco de álcool 70 na mancha. Use um paninho branco de alta absorvência se não tiver uma garrafinha de spray.
    • O microsuede e a microfibra, por exemplo, são parecidos com a camurça, mas bem mais fáceis de limpar. Porém, esses e outros tecidos só podem ser lavados a seco.
    • Você também pode usar lencinhos de limpeza com álcool se os tiver em casa ou se não se importar de dar um pulo no supermercado. [3]
  2. Use um pano branco em vez de um colorido para não manchar o estofado. Não esfregue o pano com força na mancha. Em vez disso, bata delicadamente com ele no estofado até tirar a saliva. [4]
  3. A microfibra e o microsuede ficam duros depois de limpos. Passe uma escovinha macia, uma escovinha de unhas ou uma escova de dentes delicadamente no material para recuperar a textura original. [5]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Limpando tecidos delicados

Baixe em PDF
  1. Aplique uma pequena quantidade de álcool em um pano branco seco e passe na mancha com tapinhas leves, tomando cuidado para não danificar o tecido. A seda pode ser difícil de limpar. Leia atentamente as instruções da etiqueta e faça um teste em uma parte escondida do tecido, primeiro.
    • Caso a peça tenha um F ou um P na etiqueta, procure uma lavanderia.
  2. Coloque duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma vasilha. Em seguida, adicione suco de limão até formar uma espuma. Molhe um pano branco macio na mistura e passe na mancha com tapinhas leves. Limpe o tecido com delicadeza, sem esfregar a solução no veludo. [6]
    • Deixe a superfície secar por três a cinco horas. Para acelerar a secagem, use um ventilador.
  3. Para limpar móveis e assentos de carro de couro, o melhor é comprar uma solução ou um pacote de lenços umedecidos específicos para o material. [7] A camurça é ainda mais complicada do que o couro. Logo, o melhor também é dar preferência para produtos comerciais ou até mesmo procurar um profissional.
    • Caso não tenha medo de errar, você pode passar um pouquinho de vinagre branco na camurça, deixar secar e escovar o tecido com uma escova apropriada. [8]
    Publicidade

Dicas

  • Leia as instruções da etiqueta cuidadosamente antes de tentar remover manchas de qualquer material.
  • Sempre teste o produto de limpeza escolhido em uma parte discreta do material, principalmente quando for limpar tecidos delicados.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 8 501 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade