Baixe em PDF Baixe em PDF

Todo mundo fica com o pé sujo quando anda descalço ou com chinelos por aí! Mas não é nada que seja motivo de preocupação: tirar manchas da pele fica muito simples quando se sabe o que usar. Se elas forem mais leves ou moderadas, você pode passar um sabonete ou gel de banho; se forem mais resistentes, prepare uma solução com açúcar, óleo de abacate e limão. De resto, leia abaixo e conheça os detalhes!

Método 1
Método 1 de 2:

Removendo manchas mais resistentes com uma solução

Baixe em PDF
  1. Coloque 1 xícara de açúcar granulado em uma vasilha média. Opte por esse tipo normal, sem ser mascavo ou cana-de-açúcar.
    • O açúcar granulado é um pouco mais abrasivo que os outros tipos, o que o torna ideal para o projeto.
    • Você pode trocar o açúcar por sal, desde que use sal Kosher ou sais de Epsom. O volume é o mesmo: 1 xícara.
  2. Adicione ½ xícara de óleo de abacate e misture até ele formar uma solução com o açúcar. Você pode aumentar esse volume, mas lembre-se de que o produto final vai ficar menos viscoso com volumes maiores do óleo.
    • Na falta de óleo de abacate, você pode usar um detergente de louça de qualquer marca ou perfume. Nesse caso, quanto menor for o volume dele, mais viscosa a solução vai ficar (e vice-versa).
  3. Você pode usar pouco mais de 20 ml de suco de limão ou o equivalente a ½ fruta. O limão não só é um produto de limpeza eficaz, mas também serve como esfoliante e desodorante.
    • Você tem a opção de trocar o suco por quatro ou cinco gotas de óleo essencial de limão. Ele contém propriedades antissépticas, consegue eliminar partículas de graxa e gordura e, de quebra, também amacia a pele.
  4. Antes de aplicar a solução, é melhor você molhar os pés para reduzir as propriedades abrasivas dos ingredientes. O processo vai até ficar mais confortável.
  5. Passe um volume generoso da solução nos seus pés. Você não precisa ter medo de exagerar!
    • Se sobrar um pouco da solução, transfira a um recipiente hermético e guarde tudo em uma área fresca e escura (para evitar que os óleos oxidem).
  6. Esfregue a pele com um pouco de força, passando até por baixo das unhas e pelas áreas menos acessíveis entre os dedos, até tirar todos os resquícios de sujeira.
  7. Decida entre passar uma toalha nos seus pés e esperar a sua pele ficar seca por conta própria. Só não a deixe úmida, ou você pode escorregar e cair ou até desenvolver infecções fúngicas (como pé-de-atleta). [1]
    • Depois de secar os pés, passe o seu hidratante favorito na pele. De todo modo, essa parte é opcional: os óleos da solução já hidratam a região.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando um sabonete ou gel de banho

Baixe em PDF
  1. Você pode começar molhando os seus pés, o que os deixa mais macios, confortáveis e fáceis de limpar.
    • Se você não conseguir molhar os pés no chuveiro, improvise com uma mangueira, garrafa d'água ou qualquer coisa do tipo.
  2. A marca do sabonete ou gel de banho não importa, desde que você aplique um volume generoso do produto na pele. Esfregue até formar espuma.
    • Tente também usar um creme ou óleo que amacie os pés. Produtos que contêm óleo de melaleuca, por exemplo, amaciam a pele e combatem a proliferação de fungos. [2]
    • Em caso de dúvida, use um sabonete Dove (em barra ou líquido). Ele é excelente para peles sensíveis e secas. [3]
  3. Esfregue a pele com um pouco de força, passando até pelas áreas menos acessíveis entre os dedos, até tirar todos os resquícios de sujeira.
    • Compre essa escova em qualquer drogaria ou supermercado. Só a use para lavar os pés , não o resto do corpo!
    • Você pode ainda passar uma pedra-pomes nos pés depois de molhar a pele. [4]
    • Caso você não tenha acesso imediato a uma escova de banho, faça o possível para remover as manchas com as mãos, uma toalha de rosto ou outros materiais disponíveis.
  4. Seque os pés usando uma toalha ou espere até a umidade evaporar naturalmente. Não saia andando por aí enquanto a sua pele não ficar 100% seca, ou você pode escorregar e cair.
  5. O hidratante vai ajudar a amaciar ainda mais os seus pés após a lavagem. Pegue o seu creme favorito e espalhe um volume generoso em todas as áreas da pele, exceto entre os dedos.
    • Você não deve passar o hidratante entre os dedos porque isso aumenta o risco de infecções fúngicas no local. [5]
    • Em caso de dúvida quanto ao hidratante ideal, você pode optar por produtos de marcas como Avon e Natura ou alternativas 100% orgânicas. [6]
  6. As meias servem para melhorar a absorção do hidratante pelos seus pés, principalmente se você tem o hábito de andar descalço.
    • Além do mais, a meia pode impedir que você escorregue e caia depois de passar o hidratante e ficar com a pele úmida por alguns minutos!
    • Calce meias de algodão ou lã, que são tecidos mais macios e delicados. [7]
    Publicidade

Avisos

  • Se você tem diabetes ou qualquer quadro que afete os nervos, consulte um profissional para saber como cuidar dos seus pés. [8]
Publicidade

Referências

  1. https://www.powersteps.com/foot-care
  2. Catherine Cheung, DPM. Podóloga. Entrevista pessoal. 12 de maio de 2020.
  3. https://www.realsimple.com/beauty-fashion/skincare/bath-body/the-best-bar-soaps#best-natural-bar-soap
  4. Catherine Cheung, DPM. Podóloga. Entrevista pessoal. 12 de maio de 2020.
  5. https://www.powersteps.com/foot-care
  6. https://www.allure.com/gallery/best-foot-creams
  7. https://www.powersteps.com/foot-care
  8. Catherine Cheung, DPM. Podóloga. Entrevista pessoal. 12 de maio de 2020.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 12 742 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade