Baixe em PDF
Baixe em PDF
Nada pode parar um trombone quando ele mostra sua força. É um dos mais graves e mais poderosos instrumentos sinfônicos. Não existem muitas coisas mais impressionantes do que uma marcha de trombones tocando. Eles podem ser também líricos, e suas origens estão na música sacra. Seja numa sinfonia, numa marcha, conjunto de metais, banda ou grupo de Jazz, o trombone é sempre apreciado.
Passos
-
Monte o trombone encaixando cuidadosamente o lado da campana com um parafuso no lado do braço também com um parafuso, e rotacione para a direita para formar um ângulo. Ajuste em seguida de acordo com o tamanho de sua mão, com a campana apontando para frente e do seu lado esquerdo. Aperte a rosca e posicione o bocal na extremidade da vara principal. Rosqueie o bocal gentilmente. Evite pressionar ou forçar o bocal para que ele não fique preso. Se você pressioná-lo com a mão, ele fará um pequeno som de encaixe, mas depois para remove-lo você precisará do auxílio de uma ferramenta própria para isso.
-
Segure o trombone montado apoiando o tubo próximo à rosca de encaixe com sua mão esquerda e com a mão direita segure a parte móvel. Se assegure de que a vara principal está travada, mesmo que não estiver tocando o instrumento. Do contrário, a vara pode cair no chão, fazendo um grande barulho e até mesmo danificando a peça. É importante sempre prestar atenção nisso, uma vez que a vara é o coração do trombone. O menor dos amassos pode prejudicar seu funcionamento.
-
Pegue o trombone. Se você for destro, apoie o indicador da mão esquerda sobre o bocal e o polegar em torno da vara. Os outros dedos desta mão devem ficar mais à frente. Com a mão direita, apoie a ponta dos dedos polegar, indicador e médio em torno do segundo braço da vara.
-
Mantenha o corpo centralizado quando tocar. Isso irá permitir que você aspire um maior volume de ar mais rapidamente, em contraste com uma posição curva e inadequada. Se você estiver sentado, procure recostar as costas o máximo possível no encosto da cadeira. Se você se sentar na beira da cadeira (como muitos professores de música ensinam), o fluxo de ar vindo de seus pulmões ficará restrito. É importante também que seus pés estejam bem apoiados no chão.
-
Para produzir sons com o instrumento, você precisará fazer um “o” com seus lábios, pressionando os cantos e deixando o centro solto para soprar. Antes de conseguir produzir um bom som, é importante você praticar o Buzzing (som parecido com um besouro — vibração dos lábios) sem o bocal. Mantenha os lábios firmes e sopre rapidamente. Lembre-se que isso vai ser consideravelmente mais fácil de realizar com o bocal. Importante: NÂO infle as bochechas para soprar. Isso vai fazer com que você fique sem ar rapidamente, e produzirá um som áspero e engasgado.
-
Para tocar notas mais agudas, você deve comprimir mais os lábios, elevando o maxilar e soprando o ar num movimento descendente. Para conseguir isso, recue os cantos da boca, deixando-os mais firmes conforme o tom das notas vai aumentando. Procure também ficar relaxado e soprar rapidamente pelo bocal do instrumento, evitando fazer expressões faciais que possam causar tensão no som.
-
Para tocar notas mais graves, você deve relaxar o centro de seus lábios e abaixar a mandíbula. O ar ainda deve ser soprado de maneira rápida e uniforme, mas numa quantidade muito maior para manter uma boa qualidade do som. Trombones, especialmente os baixos e tenores com gatilhos, necessitam de muito mais ar para manter uma nota soando por causa da tubulação adicional. Quando você começa tocando no registro mais baixo, isso pode ser muito dificil. A chave é aumentar sua capacidade pulmonar.
-
Se você nunca tocou um instrumento de sopro de metal, o trombone pode se mostrar um desafio. Para tocar mais alto, sopre mais forte e de maneira mais aberta (Observação: com o tempo será natural você pressionar os lábios contra o bocal para alcançar notas mais altas. Evite este hábito, tendo em mente que mais tarde alguns problemas poderão aparecer). Tocar mais abertamente não significa relaxar os lábios, e sim dá-los mais abertura movimentando o maxilar para baixo, obtendo assim um som mais cheio e estridente.
-
Se você realmente pretende aprender a tocar, ao invés que simplesmente brincar com o instrumento, você deve aprender as sete posições da vara principal.
- Primeira posição: a vara praticamente toda retraída. (Tome cuidado para não retornar a vara à primeira posição com muita violência).
- Terceira posição: um pouco à frente da campana, mas pode variar dependendo do registro em que a nota é tocada.
- Segunda posição: aproximadamente entre a primeira e a terceira. Novamente, essa posição pode variar.
- Quarta posição: à frente da campana.
- Sexta posição: quase no fim do curso da vara. A quinta posição fica entre a quarta e a sexta.
- Sétima posição: no fim do curso da vara. Na maioria dos trombones há uma marcação indicando onde fica a sétima posição. Como o fim do trombone vem logo em seguida, isso beneficia músicos com braços longos.
- As posições podem variar também pelo fato de que existem cinco tipos diferentes de trombones. Os do tipo soprano e alto são menores, resultando em posições próximas umas das outras. Por outro lado os do tipo baixo e contrabaixo são muito maiores. O trombone baixo costumava ser bem maior que um tenor ou um “normal”. Hoje em dia, a maioria tem um sistema de gatilho duplo acoplado. É difícil se encontrar um antigo trombone baixo. Os do tipo contrabaixo são praticamente o mesmo instrumento, mas maiores em tamanho.
-
Aumente o alcance de suas notas praticando regularmente (de preferência uma vez por dia por pelo menos trinta minutos) e aumente a flexibilidade de seus lábios subindo de uma nota para uma mais aguda e voltando, aumentando gradualmente a velocidade e tentando manter um som uniforme. Aumente também o seu fôlego praticando notas longas. Escalas são extremamente importantes, pratique-as em várias oitavas. Lembre-se, se você realmente pretende aprender a tocar o trombone, considere investir num livro com técnicas para melhorar suas habilidades. Você pode encontrar vários métodos diferentes na maioria das lojas de música.
-
Aumente sua capacidade pulmonary. Existem diferentes técnicas para isso. Fique em forma. Corra. Ande de bicicleta. Nade. Qualquer atividade cardiovascular vai lhe beneficiar. Exercícios para melhorar a respiração também são uma ótima ferramenta. Se você não consegue respirar adequadamente, não vai ser possível sustentar uma nota por muito tempo. Nos métodos impressos e na internet é possível encontrar diversos tipos de exercício. Procure a respeito.Publicidade
Dicas
- Procure não amassar a vara principal. Esta é uma parte sensível do instrumento, e se danificada, não irá funcionar corretamente.
- Há uma chave de escape de água (também conhecida como válvula de cuspe) localizada no final da vara principal. Você deve pressiona-la a cada cinco minutos para liberar a água (ou saliva) que se condensa nos tubos. Lubrifique-a bem para evitar que a mola se parta.
- Pratique suas escalas todos os dias. Isso vai ajudar a lhe dar controle da embocadura.
- Tocar notas longas favorece duas coisas. 1) isso vai melhorar seu timbre. 2) mantendo uma nota soando, você vai aprender a controlar o fluxo de ar melhor. O ideal é desenvolver um fluxo de ar constante.
- Ao guardar o instrumento, empurre todas as varas para dentro. Isso evita que elas enferrujem ou endureçam.
- Ouça trombonistas profissionais como Joe Alessi, Christian Lindberg, ou Wycliffe Gordon. Ouvir um profissional tocando lhe dará mais ideias de como soar melhor.
- As notas básicas:
- Primeira posição: Mova a vara para frente cerca de 1 cm. Nessa posição você pode tocar as notas Bb (Sí bemol), F (Fá), Bb novamente e D (Ré). Se você for um pouco mais ambicioso, pode arriscar um F (Fá) agudo.
- Terceira posição: Mova a vara até o segundo braço ficar alinhado com a campana. A primeira nota que você pode tocar nesta posição é um Ab (Lá bemol), seguido de um Eb (Mí bemol), outro Ab e por fim um C (Do). Tente manter cada nota soando o máximo possível.
- A próxima é a quarta posição, aproximadamente quando o segundo braço da vara está alinhada um pouco à frente da campana. A primeira nota grave que você pode tocar é um G (Sol), seguida de um D agudo, outro G e um B. Novamente, tente mantê-las soando o máximo que puder.
- Na próxima posição, a sexta, você pode tomar um C. Você alcança essa posição esticando o braço, mas tomando cuidado para não alcançar a sétima posição. As notas graves são difíceis desta até a próxima posição. Tente manter a nota C soando o máximo possível.
- Cuide bem da vara, pingando pequenas gotas de óleo todos os dias. Alguns borrifos de água vão dar um toque a mais de suavidade ao deslizá-la.
- Pratique! Todo os dias, por pelo menos 30 minutos, ou numa media de 210 minutos semanais. Tente distribuir o tempo, mas se precisar praticar bastante em um único dia, não se preocupe. Quanto mais praticar, melhor!
- Mantenha o instrumento em boas condições. Limpe seu interior e lubrifique regularmente. Lave a campana (sim, lave com água morna e detergente), lubrifique a curva de afinação com vaselina, e se houver uma válvula, lubrifique-a com um óleo apropriado.
- Aqueça-se antes de tocar, e tenha um momento de descontração logo após. Se aquecendo você alonga os músculos da boca usados para tocar o instrumento adequadamente. Toque uma variedade de escalas até se sentir confortável tocando cada nota. O aquecimento permite também que você toque, pratique e se apresente por um maior período de tempo, e com mais qualidade. Quando for descontrair, você deve tocar calma e continuamente as escalas de maneira decrescente. Faça isso toda vez que tocar ou se apresentar.
- Faça parte de uma banda de iniciantes ou orquestra, ou ainda faça aulas com um professor particular. Para a maioria das pessoas leva anos até que elas consigam realmente tocar bem o trombone.
- Ouça CDs.
- Toque a campana do trombone para melhorar a força de seus lábios.
Publicidade
Avisos
- Quando colocar o instrumento sobre alguma superfície, não apoie-o sobre a vara. Isso pode causar seu empenamento.
- Nunca use "Brasso" ou qualquer outro produto polidor em um instrumento de latão. Esses produtos removem o verniz e facilitam erosões no metal. Você pode adquirir o verniz específico para instrumentos de latão em lojas de música ou especializadas.
- Não bata o bocal contra os lábios quando estiver tocando. Isso pode causar machucados, que eventualmente irão diminuir a capacidade de tocar.
- Tome cuidado ao encaixar o bocal. Se encaixado de maneira errada ele pode ficar preso, e a sua extração pode custar caro.
- Não use todo o seu fôlego para tocar mais alto. Isso pode causar uma sensação de irritação e desconforto em seus lábios, forçando-o a fazer uma pausa. Além disso, você pode ficar sem fôlego no meio da canção.
- Não coma balas, chiclete ou qualquer tipo de comida antes de tocar o trombone ou qualquer instrumento de metal. Você também deve esperar de 15-20 minutos após qualquer refeição. Enxágue a boca antes de tocar.
- Não se posicione de maneira desconfortável, isso pode machucar seus braços. Muitos trombonistas iniciantes, especialmente os mais jovens, não conseguem alcançar a 6a e 7a posição. Se esse for o seu caso, não se preocupe.
- Chaves (ou rotores) de Fá são ótimos para iniciantes, mas lembre-se de usar o gatilho com moderação. A chave de Fá é útil para algumas passagens e posições alternadas. Alguns estudantes a utilizam como um apoio. Já alguns músicos a utilizam como uma forma de atingir notas mais graves na 7a posição. Hoje em dia a maioria dos trombones possuem uma chave de F e uma chave de G/Db.
Publicidade
Materiais Necessários
- Um trombone
- Alguns livros com métodos de estudo para inicantes. Experimente o famoso “Arban’s Famous Method for Trombone” (Famoso Método para Trombone, de Arban) para inciantes.
- Outro bom método é o “Melodious Etudes for Trombone” (Etudes Melódicas para Trombone), série de três livros escrita por Rochut. É um bom livro para trabalhar a suavidade das notas. Ambos podem ser encontrados no Amazon. Procure também pela série de Rubank.
- Livros "Aprenda uma música por dia” também são ótimos para iniciantes.
- Lubrificante próprio para varas de trombone. “Trombone” é um lubrificante bastante usado por muitos trombonistas. É fácil de aplicar e pode ser revitalizado com borrifadas d’água. Não misture com óleo!
- Uma escova para bocal e uma escova flexível.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 42 149 vezes.
Publicidade