Baixe em PDF Baixe em PDF

Nozes torradas são mais saborosas que as cruas. Embora torrar as nozes descascadas seja geralmente preferível a torrá-las com casca (devido à forma como a casca deve ser removida), nozes torradas com casca geralmente ficam mais saborosas.

Método 1
Método 1 de 8:

Torrando nozes no forno (descascadas)

Baixe em PDF
  1. Prepare uma assadeira forrando-a com papel alumínio ou papel manteiga. Spray para cozinhar também serve para o mesmo propósito.
  2. O ideal é partir as nozes descascadas ao meio ou em quatro partes. Nozes inteiras podem não torrar por igual, enquanto pedaços menores que um quarto de noz podem torrar muito rápido e queimar. Distribua as nozes numa única camada para que torrem por igual.
  3. Nesta temperatura as nozes devem permanecer no forno de 5 a 10 minutos, especialmente se estiverem cortadas em pedaços pequenos. Após 5 minutos no forno, verifique se as nozes já começaram a dourar. Você pode mexê-las com uma espátula resistente ao calor para garantir que dourem por igual.
  4. Quando as nozes começarem a cheirar no forno, é porque estão torradas. Retire-as do forno e deixe-as descansar numa tigela resistente ao calor até que esfriem. Deguste-as mornas ou em temperatura ambiente, mas, antes de comê-las, aguarde até que já não estejam mais tão quentes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 8:

Torrando nozes na boca do fogão (descascadas)

Baixe em PDF
  1. Coloque a frigideira sobre uma boca do fogão e aqueça-a em temperatura média. Não é necessário espalhar nenhum tipo de gordura na frigideira, como manteiga, óleo, margarina ou spray para cozinhar, já que o óleo das próprias nozes será o suficiente para torrá-las.
  2. As nozes descascadas torrarão melhor se estiverem dividas ao meio ou em quatro partes, mas como é mais fácil monitorá-las na frigideira que no forno, você pode parti-las em pedaços menores, caso deseje. Procure manter as nozes dispostas numa única camada para que torrem por igual.
  3. Mexer as nozes permite que cada pedaço seja exposto ao calor igualmente. Como resultado você terá nozes torradas por igual e diminuirá as chances de que algumas queimem. É aconselhável mexê-las constantemente, mas você pode deixar que descansem por breves períodos desde que fique atento para que não queimem.
  4. Deixe as nozes no fogo até que dourem. O processo deve demorar cerca de 5 minutos, mas pode ser ainda mais rápido se você cortar as nozes em pedaços pequenos. Quando estiverem prontas, as nozes estarão douradas e terão cheiro de torradas.
  5. Quando as nozes estiverem torradas, retire-as imediatamente da frigideira. Do contrário, continuarão a torrar em contato com o metal quente. Transfira as nozes para um recipiente resistente ao calor e deixe-as esfriar até que atinjam a temperatura de sua preferência para serem servidas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 8:

Torrando nozes no micro-ondas (descascadas)

Baixe em PDF
  1. Qualquer outro recipiente próprio para cozimento no micro-ondas também serve. Certifique-se apenas de adicionar nozes suficientes para cobrir o fundo do recipiente formando uma única camada. Corte as nozes ao meio ou em quatro partes para garantir que torrem uniformemente.
  2. Verifique se nenhuma das nozes queimou após isso. Mexa-as com uma espátula resistente ao calor para garantir que torrem por igual. Se seu micro-ondas não possui uma bandeja giratória, gire a badeja mais ou menos 180 graus antes de prosseguir com cozimento.
  3. Cheire-as para verificar se já estão torradas. Quando preparadas no micro-ondas, as nozes não douram, mas ainda assim ficam com cheiro de torradas.
  4. Isso geralmente não é necessário após os dois primeiros minutos de cozimento, mas pode ser preciso particularmente caso as nozes estejam cortadas em pedaços grandes.
  5. Comê-las logo depois de retirá-las do micro-ondas pode causar uma queimadura em sua língua.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 8:

Preparando as nozes (com casca)

Baixe em PDF
  1. Embora possa ser tentador selecionar nozes com rachaduras na casca para facilitar a abertura após o cozimento, cascas com rachaduras ou furos deixam a oleaginosa desprotegida, aumentado as chances de que a noz estrague ou perca parte de seu sabor.
  2. Mesmo que o calor cozimento provavelmente mate a maioria dos micro-organismos presentes na casca das nozes, lavá-las antes de prepará-las é sempre uma medida de higiene recomendável. Lave as nozes em água corrente e, caso você note alguma sujeira grudada na casca delas, esfregue suavemente com uma escova ou bucha vegetal até que a sujeira saia. Após lavar as nozes, deixe-as secar ao ar livre antes de cozinhá-las.
  3. Usando uma faca afiada de serra, corte um pequeno " x" em um lado da noz. Uma das principais razões para que as pessoas prefiram torrar as nozes já descascadas é a maior dificuldade para remover a casca após o cozimento. Para facilitar este processo, corte um "x " na casca das nozes antes de começar a torrá-las.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 8:

Torrando nozes no forno (com casca)

Baixe em PDF
  1. Prepare uma assadeira forrando-a com papel alumínio ou papel manteiga.
  2. Para garantir que as nozes torrem por igual, procure mantê-las numa única camada, evitando que se amontoem. O ideal também é que as nozes sejam posicionadas ligeiramente separadas, mas, caso toquem numas nas outras, isso não irá comprometer o processo. Para obter melhores resultados, posicione as nozes de modo que o “x” da casca fique para cima. A marca não precisa ficar totalmente para cima, mas também não deve ficar totalmente para baixo ou coberta por outras nozes.
  3. As nozes devem torrar até que comecem a cheirar e suas cascas fiquem mais escuras. A casca das nozes também deve começar a inchar um pouco na região do “x”. Talvez seja necessário cozinhá-las por até 15 minutos, mas geralmente elas torram mais rápido que isso e 10 minutos costumam ser suficientes.
  4. Não é necessário, mas mexer as nozes ajudará a garantir que elas torrem mais uniformemente. Use uma espátula, já que as nozes e a assadeira estarão muito quentes para serem tocadas com as mãos. O “x” da casca de cada noz não deve ficar encoberto por outra noz ou virado para baixo.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 8:

Torrando nozes na boca do fogão (com casca)

Baixe em PDF
  1. [1] A frigideira deve ser aquecida no fogo de médio a alto. Deixe que a frigideira aqueça por mais ou menos 5 minutos. Não é necessário espalhar nenhum tipo de gordura na frigideira, como manteiga, óleo, margarina ou spray para cozinhar, já que o óleo das próprias nozes será o suficiente para torrá-las. É indicado, no entanto, o uso de uma frigideira antiaderente.
  2. As nozes devem estar dispostas na frigideira numa camada única e não é recomendável torrar grandes porções de uma só vez. É aconselhável que o lado da casca da maioria das nozes onde há o “x” fique para cima, mas isso não é fundamental, já que as nozes não ficarão na mesma posição por muito tempo.
  3. Após os primeiros dois minutos, comece a mexer as nozes. Você pode deixá-las descansar por intervalos de aproximadamente 30 segundos, mas é bom mexê-las de vez em quando para assá-las de maneira uniforme. Use uma espátula resistente ao calor.
  4. O processo pode demorar um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do quão alto esteja o fogo e da capacidade de aquecimento de sua frigideira. Quando as nozes começarem a dourar e a cheirar, estarão prontas para sair do fogo. Quando as nozes estiverem torradas, retire-as imediatamente da frigideira. Do contrário, continuarão a torrar em contato com o metal quente.
    Publicidade
Método 7
Método 7 de 8:

Torrando nozes no micro-ondas (com casca)

Baixe em PDF
  1. Qualquer outro recipiente próprio para cozimento no micro-ondas também serve, mas um prato fundo é particularmente útil em função de suas bordas altas. Mantenha as nozes dispostas numa única camada para garantir que torrem uniformemente e certifique-se de que o lado da casca das nozes com o “x” fique para cima e não seja coberto por outras nozes.
  2. As nozes devem ser cozidas em potência máxima e geralmente são necessários vários intervalos de 1 minuto até que fiquem prontas. As cascas não ficarão coradas como ocorre quando se prepara as nozes no forno ou fogo, mas as nozes ficarão com cheiro de torradas e a parte da casca onde há o “x” começará a soltar levemente quando estiverem prontas.
  3. Mexer as nozes permite que elas torrem uniformemente. Procure manter o máximo de nozes com o “x” da casca à mostra, mesmo após mexê-las. Desde que os “x” fiquem para baixo ou encobertos, as nozes devem ficar prontas sem maiores problemas.
    Publicidade
Método 8
Método 8 de 8:

Removendo a casca das nozes

Baixe em PDF
  1. Nozes torradas são mais saborosas quando servidas mornas, então você deve deixar que esfriem à temperatura ambiente. Logo após terminar de torrá-las, elas estarão quentes e manuseá-las nestas condições pode queimar suas mãos. Espere que elas esfriem um pouco até que seja confortável pegá-las com as mãos para que possa descascá-las.
  2. Após o cozimento, a casca das nozes deve começar a descascar levemente na região do “x”. Use seus dedos para segurar os cantos do “x” com força e retirar a casca amolecida da noz. A casca pode apresentar ainda alguma resistência, mas geralmente é possível remove-la com os dedos.
  3. Se a casca ainda estiver muito dura e oferecer resistência para ser retirada, remova-a com um quebra-nozes como se a noz ainda estivesse crua. Pressione com cuidado, no entanto, porque nozes torradas tendem a ser um pouco mais macias que nozes cruas e podem se romper mais facilmente.
  4. [2] Você pode usar um pano de prato limpo ou papel toalha. Esfregue nozes com uma toalha batendo levemente para remover mais rapidamente os restos da casca.
  5. Você também pode armazenar as nozes torradas na geladeira ou no freezer, se necessário, mas a maioria das pessoas prefere degustar as nozes quando ainda estão mornas ao invés de frias.
    Publicidade

Dicas

  • Nozes torradas podem ser consumidas puras ou usadas para compor outros pratos. Experimente usá-las em saladas, massas, pães, iogurtes, sorvetes, sopas ou qualquer outro prato que você possa enriquecer com nozes cruas.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Assadeira;
  • Papel alumínio ou manteiga;
  • Espátula;
  • Frigideira;
  • Prato fundo próprio para micro-ondas ou qualquer outro recipiente com esta especificação.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 856 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade