Baixe em PDF Baixe em PDF

Você já quis transferir uma foto especial para tecidos, camisetas ou bolsas? Saiba que você pode fazer isso em um só dia e com apenas alguns materiais. Essa é uma ótima ideia de artesanato para festas infantis e uma forma divertida de personalizar objetos de decoração, acessórios e roupas. Existem dois métodos de transferência de fotos, e você poderá encontrar os produtos necessários em uma loja de artigos para artesanato local.

Método 1
Método 1 de 2:

Usando gel ou medium para decoupagem

Baixe em PDF
  1. O gel acrílico é barato e pode ser encontrado na seção de tintas das lojas de produtos artísticos. Você também pode usar médium acrílico, que é vendido na parte de resinas. [1] Também é possível encontrar mediuns mais especializados na Internet. [2]
    • Caso esteja com dificuldades para encontrar o que procura na loja de produtos artísticos, peça ajuda a um funcionário do local.
  2. A maioria das pessoas quer fazer transferências em camisetas ou produtos de lona, já que é bem fácil aplicar nesses tecidos. É um pouco mais difícil transferir fotos para tecidos sintéticos. Caso pretenda passar a foto para um material sintético, faça um teste com um tecido parecido primeiro. É provável que a imagem transferida não fique boa em tecidos elásticos.
    • Quanto mais elástico o tecido, mais desgaste a foto transferida vai precisar suportar. É por isso que geralmente são usados tecidos como linho ou lona.
  3. Para usar gel, você vai precisar de uma imagem impressa a laser. Também é possível usar páginas de revistas ou fotos tiradas de jornais. [3] Com alguns mediuns, você pode usar tanto imagens impressas a laser quanto aquelas impressas em jato de tinta. [4]
    • Se a imagem tiver texto, será necessário usar o computador para virá-la na horizontal, de modo que a imagem transferida fique correta. A maioria dos programas usados para abrir uma imagem tem essa opção. Não é necessário usar o Paint ou o Photoshop.
  4. Para tanto, você pode usar um pincel de cerdas comum.
    • A camada de medium precisa ser bem grossa. Quando você terminar de cobrir a imagem, não deverá ser capaz de vê-la.
  5. Veja se todas as partes da foto estão em contato com o material e alise para remover as bolhas de ar. Deixe descansar de um dia para o outro.
    • Algumas pessoas dizem que não é necessário deixar a imagem descansar de um dia para o outro se você usar gel. Se você tirar o papel antes da secagem completa, a imagem transferida vai parecer desbotada. [5]
  6. O papel vai começar a sair. Continue esfregando até tirar todo o papel.
    • Se você estiver fazendo uma transferência para deixar exposta, pode aplicar outra camada de gel para protegê-la.
  7. É melhor lavar a peça que recebeu a foto à mão. [6] Se precisar lavá-la na máquina, vire o tecido do avesso e não o coloque na secadora. [7]
    • Não seque o tecido a seco. Os produtos químicos agressivos vão estragar a imagem.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando papel transfer

Baixe em PDF
  1. Esse produto é vendido na Kalunga e em outras grandes papelarias. Veja se o papel escolhido é compatível com a impressora que você tem para não tentar imprimir com laser em um papel para impressora jato de tinta. [8] .
    • Preste atenção nos detalhes informados na embalagem. A maioria dos papeis para transferência à ferro exige tecidos de algodão ou mescla de algodão. Se o item for escuro, procure por papel para tecidos escuros.
  2. Faça o upload da imagem para o computador e use o Paint ou outro programa de edição para ajustar o tamanho da figura de acordo com o que você precisa.
    • Ao recortar a foto, arredonde os cantos dela. Assim, eles não vão começar a sair depois de muitas lavagens. Para transferir um desenho, recorte o mais próximo possível das bordas e arredonde os cantos. Nunca deixe ângulos agudos no papel transfer.
    • Lembre-se de que todos os espaços em branco da imagem ficarão da cor do tecido.
  3. Aplique a foto virada para baixo sobre o tecido, de modo que o lado impresso fique contra o material.
    • Tome cuidado para não rasgar a imagem ao tirar o verso do papel.
  4. Deixe o ferro bem quente e sem vapor, pois este vai estragar a imagem. Passe o ferro sobre uma superfície dura e não porosa em vez de usar a tábua de passar.
    • A maioria dos ferros tem uma configuração que você pode alterar para que eles não soltem vapor, mas você também pode deixar o ferro sem água.
  5. Você pode só levantar um dos cantos para verificar a imagem primeiro. Se ela estiver com falhas, coloque o papel de volta no lugar com cuidado e passe um pouco mais o ferro. Algumas pessoas gostam da aparência desgastada das imagens que não foram totalmente transferidas. Portanto, fique à vontade para experimentar se gostar dessa estética.
    • Aguarde 24 horas antes de lavar a peça.
  6. [9] Se a transferência não der tão certo quanto você esperava, tente mudar um pouco o procedimento da próxima vez. [10] Talvez você tenha feito a impressão no lado errado do papel. Se a imagem tiver desbotado, você pode ter lavado a peça muito cedo. Caso a foto tenha descascado, talvez você não tenha arredondado bem as bordas.
    • É preciso passar o ferro com o tecido sobre uma superfície plana e o ferro na temperatura máxima, além de aplicar bastante pressão ao passar. As transferências precisam de muito calor e pressão para se prenderem ao tecido. Por isso, se você não aplicar pressão ou calor suficientes, partes da imagem podem não grudar.
  7. [11] É melhor lavar o tecido que recebeu a foto à mão, mas se você precisar lavá-lo na máquina, vire-o do avesso para que as outras roupas não arranquem o desenho. Deixar a peça secar no varal também ajuda a preservar a foto transferida.
    • Use um sabão em pó para roupas delicadas. [12] Não use nenhum tipo de alvejante na hora de lavar.
    Publicidade

Materiais Necessários

Para o método da transferência com medium

  • Gel ou medium acrílicos;
  • Um pincel comum ou de espuma;
  • Uma imagem.

Para o método do papel transfer

  • Impressora jato de tinta;
  • Papel transfer;
  • Tecido ou roupa de algodão, ou mescla de algodão e poliéster;
  • Ferro de passar;
  • Superfície dura e não porosa.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 794 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade