PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A infinidade de funções que um computador tem pode deixar as pessoas que não têm experiência desanimadas ou perdidas. Felizmente, essas máquinas ficam cada vez mais simples com o passar dos anos — e não é mais difícil montar, ligar e configurar um PC em pouco tempo. Leia as dicas deste artigo para aprender essas e outras partes básicas, como instalar os seus programas favoritos.

Método 1
Método 1 de 5:

Começando

PDF download Baixe em PDF
  1. . Se acabou de comprar um PC, você vai ter que montá-lo antes de começar a usar. Escolha um lugar para a CPU e conecte o monitor, o teclado e o mouse, além de colocar tudo na tomada.
    • Esses são os únicos componentes indispensáveis para um computador funcionar, mas existem diversos periféricos e acessórios opcionais.
    • O processo é bem mais fácil com um notebook: basta ligá-lo à tomada e ver se a bateria está carregando ou carregada.
  2. Quando for usar o computador pela primeira vez, você provavelmente vai ter que criar uma conta de usuário. Ela vai agregar todos os seus documentos, fotos, arquivos baixados e outros dados.
    • Se você for usar o computador em espaços públicos ou dividi-lo com outras pessoas, crie uma senha para proteger as suas informações pessoais.
    • Leia este artigo para aprender a criar uma conta de usuário no Windows 7.
    • Leia este para criar uma conta no Windows 8.
    • O processo é um pouco diferente para usuários do OS X.
  3. A área de trabalho é a tela mais importante e visitada do computador. Ela contém ícones e atalhos para os programas e arquivos mais usados e aparece toda vez que a máquina é ligada. Além do mais, cada sistema operacional traz uma versão própria do recurso.
    • À exceção do Windows 8, todos os sistemas operacionais da Microsoft trazem o menu Iniciar no canto inferior esquerdo da área de trabalho. Com ele, o usuário tem acesso rápido aos programas instalados e às configurações.
    • O Windows 8 trocou o menu Iniciar pela Tela Inicial. Ela funciona da mesma forma, mas exibe e organiza as informações de maneira bastante diferente.
    • No OS X, o usuário pode usar várias áreas de trabalho para organizar os documentos. Leia este artigo para aprender a tirar proveito desses recursos.
  4. O mouse e o teclado são os dois acessórios indispensáveis de interação do computador. Aprenda a usá-los com o sistema operacional e os programas instalados.
  5. Mesmo que você tenha montado o computador sozinho, ele vai ter alguns programas pré-instalados e prontos para uso. No Windows, clique no Iniciar e explore a lista de opções. No Mac, acesse o Dock e a pasta Aplicativos.
  6. Esse processo é bastante comum em qualquer computador e sistema operacional. Além disso, a maioria dos instaladores traz instruções claras do que fazer.
    • Instalar o Microsoft Office é o processo básico para os usuários do Windows. O pacote traz diversos programas essenciais, como um processador de texto e afins. Muitas máquinas já vêm com uma versão de testes instalada.
    • Instalar programas no Mac é um pouco diferente do Windows por causa da estrutura interna do sistema operacional. Muitos usuários preferem a facilidade do OS X em relação ao concorrente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Aprendendo os comandos básicos do computador

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode usar o mouse ou os atalhos do teclado para selecionar arquivos do computador ou trechos de texto em documentos ou páginas da internet. Para isso, clique e arraste o cursor sobre o item ou pressione Ctrl + A (no Windows) ou Cmd + A (no Mac). Depois disso, dá para fazer uma série de coisas com os arquivos.
  2. Copie e cole . Copiar e colar são dois dos comandos mais usados na seleção de arquivos e trechos de texto. Ao "copiar", você deixa o texto original intacto e cria uma cópia na área de transferência do computador. Depois, basta usar o comando "colar" para transferir essa cópia a outro lugar.
    • No Windows, pressione Ctrl + C para copiar e Ctrl + V para colar. Se preferir, clique com o botão direito do mouse no texto ou arquivo selecionado e, depois, na opção desejada do menu suspenso.
    • No Max, pressione Cmd + C para copiar e Cmd + V para colar ou clique com o botão direito no arquivo ou trecho selecionado e escolha a opção desejada do menu.
  3. . Muitos programas, como processadores de texto e editores de fotos, permitem ao usuário criar e salvar documentos e arquivos — o que é ideal para quem usa um computador, já que a máquina pode sofrer uma pane ou passar por outro problema e acabar desligando. Acostume-se a salvar tudo com frequência e a criar cópias adicionais para situações de emergência. Para isso, pressione Ctrl + S (no Windows) ou Cmd + S (no Mac).
    • Se você tem muitos arquivos importantes no computador, configure o sistema de backup para sempre ter uma cópia adicional de todos os documentos e dados (caso algo aconteça com a máquina). O artigo acima traz instruções de criação de backup para o Windows e o Mac OS X.
  4. . Quanto mais você usar o computador, maior a sua coleção de documentos, arquivos de mídia e afins vai ficar. Por isso, separe um tempo para organizar tudo em pastas pessoais e acessíveis.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Conectando-se à internet

PDF download Baixe em PDF
  1. Para acessar a internet, o computador tem que ter acesso a uma conexão segura. Ela pode ser com ou sem fio — sendo que, no caso das conexões com fio, é preciso ligar a máquina a um modem ou roteador. Por fim, tudo isso depende da configuração da rede e da potência do computador em si.
    • Conecte o computador a uma rede sem fio (Wi-Fi). Se você tem acesso a uma rede sem fio em casa, no trabalho ou em outro lugar, use o computador para navegar na internet. A maioria dos notebooks se conecta automaticamente, mas alguns computadores de mesa têm que ter uma placa de rede.
    • As conexões com fio são mais estáveis e velozes . Se o seu computador estiver próximo ao ponto de acesso da internet (o modem ou roteador), use um cabo de Ethernet para navegar na rede. Isso é muito mais viável com os computadores de mesa, já que eles são praticamente imóveis. No geral, esse tipo de conexão não sofre interferência, como o Wi-Fi, e tem uma velocidade de transmissão muito maior.
  2. O navegador é o programa com o qual o usuário pode acessar páginas, ver vídeos, baixar arquivos e usar todos os outros recursos da internet. Todos os computadores vêm com um navegador instalado (Internet Explorer no Windows, Safari no Mac e Firefox no Linux), mas existem inúmeras outras alternativas populares.
    • O Google Chrome é um dos navegadores alternativos mais populares do mercado. Ele é gratuito e opera em sincronia com a conta do Google.
    • O Firefox é outro navegador bastante popular. Ele é personalizável e traz opções de segurança altamente eficazes.
  3. antes de começar a navegar na internet. Esses programas protegem o computador de vírus e outros malwares e são basicamente um pré-requisito para acessar a rede. A maioria das máquinas já vem com algo instalado, mas também existem alternativas confiáveis.
  4. . Tenha muito cuidado, pois a internet está cheia de páginas, programas e arquivos fraudulentos e maliciosos. Evite dar informações pessoais, baixar conteúdo de fontes suspeitas e qualquer outra atividade arriscada.
  5. Aprenda a enviar e-mails . O e-mail é uma das formas de comunicação mais comuns da atualidade — e, por isso, é essencial aprender a usá-lo. Crie uma conta gratuita no serviço de sua preferência e aprenda a escrever uma mensagem em poucos minutos.
  6. . A internet está cheia de tipos diferentes de arquivos baixáveis: imagens, músicas, programas e afins. Além disso, existem milhões de páginas que disponibilizam downloads de formas variadas.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Otimizando a funcionalidade do computador

PDF download Baixe em PDF
  1. . Se você vai montar um home office ou pretende usar o computador para estudar, provavelmente vai precisar de uma impressora. A instalação do acessório é bem simples: basta ligá-lo à máquina por um cabo USB e deixar o sistema operacional cuidar do resto.
  2. Com as redes, vários computadores de determinado ambiente podem interagir e compartilhar a mesma internet. Configure-a para ter acesso rápido a arquivos que estão em outras máquinas, além de facilitar a navegação e a impressão para outros usuários e demais recursos. Para isso, você vai precisar de um roteador ou comutador que funcione sem fio ou com um cabo de Ethernet.
  3. Configure uma webcam ou um microfone . Com a webcam, você vai poder fazer chamadas de vídeo com amigos e parentes que morem longe com programas como Skype e Hangouts do Google. Assim como a maioria dos outros periféricos, as câmeras se instalam sozinhas assim que são conectadas à máquina pela entrada USB. Além disso, muitos notebooks vêm com webcam embutida.
  4. . Apesar de praticamente todo notebook ter alto-falantes de fábrica, os computadores de mesa precisam de periféricos ou fones de ouvido para reproduzir sons. No geral, as CPUs têm entradas coloridas nas partes da frente e de trás, o que facilita a conexão.
  5. Se você tem um notebook ou o computador estiver perto da tevê, transforme-a em um aparelho de home theater. Basta usar os cabos certos para transferir imagens e sons entre eles.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Resolvendo alguns problemas com o computador

PDF download Baixe em PDF
  1. . Assim como qualquer aparelho eletrônico, o computador passa por problemas de vez em quando. Por sorte, você pode aprender algumas formas de resolvê-los para poupar tempo e até dinheiro sem se especializar no assunto. Só fique a par dos processos básicos para nunca se encrencar.
    • A primeira coisa a fazer é sempre reiniciar o computador. Por incrível que pareça, isso resolve inúmeros problemas com programas e recursos.
    • Se você tiver algum problema de conectividade com a internet, redefina a conexão de rede e veja se isso resolve.
  2. . Os vírus são arquivos destrutivos e invasivos que representam uma ameaça aos dados e às informações do computador, deixando-o lento ou até apagando todo o conteúdo da máquina. Felizmente, dá para evitar a maioria deles com algumas medidas de precaução.
    • Além dos vírus, existem os adwares e spywares , que também causam problemas de segurança e desempenho. Eles costumam vir acoplados a outros programas e podem ser difíceis de resolver.
  3. Com o tempo, você vai perceber que usa alguns programas com mais frequência do que outros. Se achar algo é supérfluo e está ocupando memória, apague-o para liberar o espaço. Além do mais, alguns softwares funcionam em segundo plano, mesmo quando o usuário não os abre — e podem impactar o desempenho do computador. Faça uma checagem frequente e desinstale tudo o que for dispensável.
    • Leia este artigo para aprender a desinstalar programas do Mac.
    • Leia este artigo para aprender a desinstalar programas do Windows.
  4. Às vezes, quando nada mais parece resolver o problema, a única solução é reinstalar o sistema operacional. O processo não é tão difícil quanto parece e pode melhorar bastante o desempenho do computador. O que desanima muitos usuários é o trabalho de salvar os arquivos antigos e reinstalar os programas perdidos — o que não acontece com quem faz backups regulares. Você pode até ver que usa menos programas do que pensa.
  5. . O maior problema de qualquer computador é o aquecimento interno, que piora com o acúmulo de partículas de sujeira na parte interna. Por isso, limpe os componentes da máquina com uma lata de ar comprimido ou um aspirador de pó pelo menos duas vezes por ano (ou mais, se você fuma ou tem animais de estimação).
  6. Às vezes, as peças de hardware do computador — ou seja, os componentes físicos — param de funcionar corretamente. Quando isso acontecer, a sua melhor opção é atualizá-las para não ter que comprar uma máquina nova. Dá para fazer isso com drives de DVD, a memória , o poder de processamento e a placa de vídeo, por exemplo.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 24 889 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade